Serviço Social no Brasil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação Ambiental
Advertisements

CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DOS ASSISTENTES SOCIAIS
O significado sócio-histórico da profissão
Pesquisa e Produção do Conhecimento
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
V semana do Serviço social – TEÓFILO OTONI -MG
A Psicologia Sócio-Histórica
A questão das mudanças nas organizações
A pesquisa em temas da EJA na Argentina nas últimas décadas
A Atuação do Serviço Social
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
PSICOLOGIA DA SAÚDE José A. Carvalho Teixeira
Bases pedagógicas para prática autônoma e significativa
DIRETRIZES CURRICULARES DE HISTÓRIA NRE DE LARANJEIRAS DO SUL 2009.
Myriam Veras Baptista Odaria Battini
Profª Dra. Vera Peroni - PPGEDU/UFRGS
Educação, Saúde e Cidadania “Tecendo saberes no cotidiano”
Seminário Regional de Psicologia e Políticas Públicas: Perspectivas de Diálogo com o Estado O fazer da Psicologia e as Políticas Públicas SETAS.
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
Especialização em Gestão Social em Políticas Públicas UNISUL-EGEM-AMESC Disciplina: Política Pública II – Assistência Social e Saúde SEGURIDADE SOCIAL.
Questões para Formulação, Implementação e Avaliação das Políticas de Saúde 2012-Ana Maria Costa Jorge Lyra.
SEJAM BEM-VINDOS! PROFESSORES: LÚCIA HELENA ANASTÁCIO NOECI CARVALHO MESSIAS LUIZ GUSTAVO SANTANA.
Políticas públicas e cidadania
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
Reformas educacionais na América Latina
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Instrumentais técnicos
GESTÃO SOCIAL : Desafios e Especificidades
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
“Pensar o Serviço Social na contemporaneidade requer que se tenha os olhos abertos para o mundo contemporâneo para decifrá-lo e participar da sua recriação.”
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CASTRO, Alba Tereza Barroso de
A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO PARA O SERVIÇO SOCIAL COMO PROFISSÃO INTERVENTIVA NA REALIDADE SOCIAL: ASPECTOS CENTRAIS.
Introdução a Questão Social
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Projeto Institucional das escolas Salesianas
PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO
Karl Marx ( ) - comprometimento em relação a classe trabalhadora
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
O QUE SERVIÇO SOCIAL QUER DIZER
OPEC III - LUCILA PESCE - EAD e o universo do trabalho
O projeto profissional do Serviço Social do INSS
Política Educacional Brasileira
A prática do psicologo no CRAS
Apresentação do Livro da Maria Lúcia Barroco
CURSO: Licenciatura em Educação Física
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Introdução ao Serviço Social
O CONTEXTO DE EMERGÊNCIA DA REFORMA SANITÁRIA BRASILEIRA
Kátia Souto Consultora Técnica do PNCH/SVS/MS Curitiba/ 2009
SERVIÇO SOCIAL 5º PERÍODO.
QUESTÃO SOCIAL Processo Histórico Status emergência = 1830
TRABALHO, MOBILIDADE E NOVOS CONTEXTOS DE VULNERABILIDADE IVO BRITO DEPARTMENTO DE DST E AIDS MINISTÉRIO DA SAÚDE.
Composição dos Conselhos de Assistência Social
CAMINHANDO UMA PROPOSTA DE RECICLAGEM DE CONHECIMENTOS EM SERVIÇO SOCIAL Terceira Parte: Locus da origem da Questão Social Questão Social A.S. Eronides.
GESTÃO : PLANEJAMETO/ADMINSTRAÇÃO
Plano Nacional de Formação Pedagógica Inicial de Monitores - CEFFA Brasil PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE MONITORES CEFFABRASIL.
Matriz Teórico-Metodológica do Serviço Social
Instituições sociais: entre manutenção da coesão e a emancipação dos sujeitos, será isso possível? Profª Camila Lopes Taquetti.
A importância do estágio na formação profissional: suas dimensões
Avanços da psicologia social na América Latina
Escola de Conselhos do Pará Vivência Formativa Eixo 2: Estado e Políticas CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON.
A Construção do Saber no Trabalho Coletivo: Desafios e Conquistas. Rodenilde Paixão Lima Assistente Social.
Rosa Lúcia prédes trindade
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL
Transcrição da apresentação:

Serviço Social no Brasil O S.S. e o pensamento que o ilumina se explicam no movimento histórico da sociedade. Sociedade = produto de relações sociais, de ações recíprocas dos homens entre si, no complexo processo de reprodução social da vida. Relações= sociabilidade humana, envolve: social, político, econômico, cultural, religioso, gênero, idade, etnia. Posicionamento do S.S. = explicativo / propositivo e interventivo.

PERÍODO DE EMERGÊNCIA DO S.S. Relação da profissão com o ideário católico. Caráter do S.S.: apostolado. Questão social: problema de moral e religioso. Intervenção: prioriza família e indivíduo para a solução dos problemas e atendimento de suas necessidades materiais, morais e sociais. Ms. Sandra Lourenço

Contributo do S.S.= valores e comportamentos de seus “clientes”. Perspectiva= integração à sociedade, nas relações sociais vigentes. ANOS 40 S.S. tecnificado, com influências do S.S. norteamericano Teoria social positivista. Estado= implementação de novas políticas sociais. Ms. Sandra Lourenço

Junção do discurso humanista-cristão com o suporte técnico-científico. Legitimação do profissional = assalariamento e ocupação de um espaço na divisão sócio-técnica do trabalho. Junção do discurso humanista-cristão com o suporte técnico-científico. Pensamento conservador (contramovimento aos pensamentos da modernidade - restauração e manutenção da ordem capitalista). Visão no âmbito do verificável, da experimentação, da fragmentação. Ms. Sandra Lourenço

Propostas de trabalho = ajustadoras e um perfil manipulatório. Aperfeiçoamento dos instrumentos e das técnicas para a intervenção. Ms. Sandra Lourenço

ANOS 60 expansão do capitalismo mundial, imposição à América Latina de um estilo de desenvolvimento excludente e subordinado. S. S. = assume as inquietações e insatisfações deste momento histórico e direciona seus questionamentos ao S.S. tradicional através de um amplo movimento, de um processo de revisão global. Ms. Sandra Lourenço

Revisão nos níveis: teórico, metodológico, operativo e político. Construção de um novo projeto comprometido com as demandas das classes subalternas. Interlocuções com o marxismo no S.S. Latino-americano (processo tortuoso). Priorização de um projeto tecnocrático/modernizador - Araxá e Teresópolis. América latina = perspectiva crítica de contestação política/ transformação social. Ms. Sandra Lourenço

Limites: ditaduras militares e ausência de suportes teóricos claros. ANOS 70 produção brasileira. Vertentes de análise que emergiram no Movimento de Reconceituação: 1- vertente modernizadora: abordagens funcionalistas, estruturalistas e sistêmicas (matriz positivista) - perspectiva de integração social; recursos buscados Ms. Sandra Lourenço

na modernização tecnológica e em processos de relacionamentos interpessoais. Projeto renovador tecnocrático fundado na busca da eficiência e da eficácia que devem nortear a produção do conhecimento e a intervenção profissional. 2- vertente inspirada na fenomenologia = metodologia dialógica/ visão de pessoa e comunidade. Dirige-se ao vivido humano, aos sujeitos em suas vivências. S.S. com tarefa de auxiliar na abertura desse sujeito existente, singular e transformação Ms. Sandra Lourenço

Social (dos sujeitos) - reatualização do conservadorismo. 3- vertente marxista = S.S com consciência de sua inserção na sociedade de classes (marxismo equivocado que recusou as vias institucionais e as determinações sócio-históricas da profissão). Posicionamento claro do ponto de vista sócio-político. Questionamento da prática institucional e seus objetivos de adaptação social Ms. Sandra Lourenço

Aproximação aos movimentos sociais. Compromisso com a ruptura do S.S. tradicional. Reflexão: Como se constituem e se desenvolvem no S.S. brasileiro as primeiras interpretações sobre sua própria intervenção e sobre a realidade social? Quais as principais vertentes de análise definem-se para a profissão no âmbito do Movimento de Reconceituação? Ms. Sandra Lourenço

Efetiva interlocução da teoria social de Marx com o S.S. (Iamamoto). ANOS 80 Efetiva interlocução da teoria social de Marx com o S.S. (Iamamoto). Apreensão do ser social a partir de mediações. Ponto de partida: aceitar os fatos, dados como indicadores, como sinais mas não como fundamentos últimos do horizonte analítico. Conhecimento que apreende dialéticamente a realidade em seu movimento contraditório. Ms. Sandra Lourenço

Incorporação do pensamento de Antonio Gramsci e de suas abordagens: Adoção do marxismo como referência analítica hegemônica no S.S. brasileiro = profissão como componente da organização da sociedade inserida na dinâmica das relações sociais participando do processo de reprodução dessas relações. Novo movimento e uma nova qualidade no processo de recriação da profissão na busca de sua ruptura com seu histórico conservadorismo e no avanço da produção de conhecimentos. Incorporação do pensamento de Antonio Gramsci e de suas abordagens: Ms. Sandra Lourenço

Agnes Heller: problematização do cotidiano, Abordagens acerca: do Estado, da sociedade civil, do mundo dos valores, da ideologia, da hegemonia, da subjetividade e da cultura das classes subalternas (Cf. Gramsci). Agnes Heller: problematização do cotidiano, Georg Luckács e à sua ontologia do ser social fundada no trabalho. E. P. Thompson: concepção acerca das “experiência humanas”. Eric Hobsbawm: era da globalização, etc. Ms. Sandra Lourenço

Debate plural: convivência e diálogo de diferentes paradigmas, com direção hegemônica. S.S.= diálogo com e apropriação do debate intelectual contemporâneo no âmbito das ciências sociais do Brasil e do exterior. S.S.= desenvolvimento de pesquisas acerca da natureza de sua intervenção, na divisão social, política, econômica e histórica, em seus procedimentos, sua formação etc. S.S. =avançou na compreensão do Estado Capitalista, das políticas sociais, dos movimentos sociais, do poder local, Ms. Sandra Lourenço

dos direitos sociais, da cidadania, da democracia, do processo de trabalho, da realidade institucional etc. Desafio de repensar a assistência social colocando-a como objeto de suas investigações. Trabalho interdisciplinar. Interlocução com ciências sociais. Espaço no CNPq como área de pesquisa. Demandas ao S.S. brasileiro de instituições portuguesas e latino americanas. Ms. Sandra Lourenço

Efetiva ruptura com o tradicional conservadorismo (não hegemonicamente em toda a categoria). Maturação de posicionamentos teórico-metodológicos e ídeo-políticos: visibilidade= intervenção dos A.S., através de órgãos representativos, LOAS. Diversificação das demandas profissionais: além de executor de programas para assumir posições de planejamento e gestão de políticas sócio/assistenciais. Ms. Sandra Lourenço

Presença de A.S. em fóruns e conselhos vinculados às políticas sociais, seja no plano da defesa dos direitos sociais dos usuários dessas políticas, seja no âmbito do legítimo controle social das mesmas. Ms. Sandra Lourenço

Questão para reflexão: Quais as tendências mais relevantes do Serviço Social nos anos 80 do ponto de vista da produção de conhecimentos e do exercício profissional? Ms. Sandra Lourenço

Capitalismo globalizado. ANOS 90 Capitalismo globalizado. Regressão neoliberal que erudiu as bases dos sistemas de proteção social e redirecionou as intervenções do Estado em relação à questão social. Políticas sociais = objeto de um processo de reordenamento, subordinado às políticas de estabilização da economia, em que a opção neoliberal na área social passa pelo apelo à filantropia e à solidariedade da sociedade civil e programas seletivos e focalizados Ms. Sandra Lourenço

de combate à pobreza no âmbito do Estado (apesar da Constituição de 1988). S.S. = desafio de decifrar algumas lógicas do capitalismo contemporâneo particularmente em relação às mudanças no mundo do trabalho e sobre os processos desestruturadores dos sistemas de proteção social e da política social em geral. Lógicas que reiteram a desigualdade e constróem formas despolitizadas de abordagem da questão social. Ms. Sandra Lourenço

Ms. Sandra Lourenço S.S. desafiado a compreender e intervir nas novas configurações e manifestações da “questão social”, que expressam a precarização do trabalho e a penalização dos trabalhadores na sociedade capitalista atual: contexto= alternativas privatistas e refilantropizadas para a pobreza e exclusão social, com o crescimento do denominado terceiro setor ; espaços de desetruturação (não eliminação) das políticas sociais e de implementação de estratégias programáticas (renda mínima)

- Eixos articuladores do debate profissional: Novas temáticas ao S.S., novos sujeitos sociais e questões como: o desemprego, os sem terra, o trabalho infantil, a violência doméstica, a discriminação de gênero e etnia, as drogas, a AIDS, as crianças e adolescentes de rua, os portadores de necessidades especiais, os idosos e outras questões relativas à exclusão. - Eixos articuladores do debate profissional: assistência social como política pública; municipalização e descentralização de políticas públicas; Ms. Sandra Lourenço

Revisão curricular, temas principais: a direção social da profissão, o mercado de trabalho, as perspectivas teórico-metodológicas e a realidade social brasileira; precarização e mudanças no mercado de trabalho: terceirização, contratos parciais, temporários, redução dos postos de trabalho, a emergência de possíveis espaços de trabalho (terceiro setor), a exigência de novos conhecimentos ‘técnico-operativos, declínio da ética do trabalho e exacerbação dos valores de competitividade e do individualismo Ms. Sandra Lourenço

crise dos modelos analíticos, explicativos nas ciências sociais; Reestruturação do capitalismo contemporâneo= rupturas, apartheid e degradação humana; crise dos modelos analíticos, explicativos nas ciências sociais; pensamento pós moderno: versão neoconservadora = questiona e nivela os paradigmas marxista e positivista; crítica à razão, propõe a superação das utopias, denuncia a administração e o disciplinamento da vida, recusa a abrangência das teorias sociais e reitera a Ms. Sandra Lourenço

a importância do fragmento, do intuitivo, do efêmero e do microsocial (em si mesmos) restaurando o pensamento conservador e antimoderno. Busca resgatar valores negados pela modernidade e cria um universo descentrado, fragmentado, relativo e fugaz (modos mais flexíveis de acumulação do capital). Ms. Sandra Lourenço

Reflexão: Quais as principais tendências do Serviço Social nos anos 90 do ponto de vista da produção de conhecimentos e do exercício profissional? Ms. Sandra Lourenço

Fonte: http://www.ite.edu.br/apostilas/FHTMSS%20Sandra.ppt