ESCOLA E FAMÍLIA: UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
CONTEXTO DA GRH É formado por pessoas e organizações.
Uma visão geral da vida em sociedade
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Identidade em Rede “Não somos seres finalizados, mas sim um leque de possibilidades inesgotáveis.” Martin Heidegger Filosofo Alemão.
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Organização Curricular da Escola
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
I- Concepção de Educação
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2012 DRE PIRITUBA / JARAGUÁ.
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
A Escola e as Mudanças Sociais
Tânia Franck Garcia- SOE/2009
Curso Direito à Memória e à Verdade
ENCONTRO PROVINCIAL DE EDUCADORES LASSALISTAS
QUEM SOU EU?.
Cuidar e Educar: Papel de quem?
Uma Análise Autopoiética das Comunidades Virtuais
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
PESCA EM ÁGUAS PROFUNDAS IX A SOCIEDADE HUMANA, HOJE.
Diretoria Regional de Educação Itaquera DOT-P/CEFAI
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2013 DRE PIRITUBA.
O ingresso na Universidade
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Profª Drª Loredana Limoli Universidade Estadual de Londrina.
EDUCAÇÃO - SÉC.XXI.
Profª Drª Monica Ribeiro da Silva
Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos
Paulo Freire Elaboração: Helena Oliveira Neves
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
Emile Durkheim e o fato social
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva
PENSAMENTO HUMANO ENQUANTO PENSAMENTO FILOSÓFICO.
A Sociedade humana: generalidades
Um diálogo sobre a Educação para valores na família.
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2014 DRE PIRITUBA.
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Sala de Recursos Multifuncionais
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
A prática do psicologo no CRAS
Max Weber e as ações sociais
 A história do direito volta a ter relevância;  Há influências de transformações históricas que vem mudando a sociedade e sua visão sobre sua própria.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
Coordenadoria do Ensino Fundamental
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Licenciatura em Pedagogia e Séries Iniciais do Ensino Fundamental Interação com o Mundo Cultural Criança e mundo Cultural.
EDUCAÇÃO CENTRADA NO CUIDADO
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
AULA5: AS RELAÇÕES HUMANAS DEPENDEM DE VALORES E REGRAS
PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA REDE DE PROTEÇÃO PARA OS JOVENS
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
Sobre as transformações nas estruturas familiares no Brasil
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Estância Turística de Santa Fé do Sul
As Concepções Pedagógicas.
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
Família O termo “família” é derivado do latim “famulus”, que significa “escravo doméstico”. Este termo foi criado em Roma Antiga para designar um novo.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
Sistema de Garantia de Direitos Redes: um sistema de incompletudes.
A FUNÇÃO SOCIAL DA QUÍMICA SEGUNDO AS OCEM. Função das ciências da natureza A área corresponde às produções humanas na busca da compreensão da natureza.
Matriz de avaliação processual
Reinaldo  As eras psíquicas da humanidade têm correspondência com a dinâmica histórica de transformação da psique humana, desde sua concepção, passando.
Transcrição da apresentação:

ESCOLA E FAMÍLIA: UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO

COMO É A SOCIEDADE QUE VIVEMOS HOJE ? UM CONTEXTO QUE EXIGE EFICIÊNCIA, COMO SINÔNIMO DE PRODUTIVIDADE. SER EFICIENTE HOJE É UM PASSAPORTE PARA INSERÇÃO SOCIAL. VIVE-SE HOJE NA SOCIEDADE DO ESPETÁCULO E O “PARECER” É MUITO MAIS DO QUE “SER” OU “TER”.

QUE SOCIEDADE TEMOS E QUEREMOS?

COMO É A SOCIEDADE QUE ALMEJO CONTRUIR E VIVER ?????

ESPECIALMENTE PARA EU VIVER????

PARA MEUS AMIGOS????

PARA MINHA FAMÍLIA ????

O QUE SE PROPÕE DE FATO NA CONTEMPORANEIDADE? EDIFICAM-SE FORMAS DE VIVER ALICERÇADAS EM RELAÇÕES, COM OBJETOS E PESSOAS, EM QUE O DESCARTÁVEL É PREPONDERANTE.

O QUE SE PROPÕE DE FATO NA CONTEMPORANEIDADE? HOMENS APRISIONADOS POR PROJETOS DE VIDA, VICIADOS EM TECNOLOGIAS QUE MUDAM A VELOCIDADE DO TEMPO.

O QUE SE PROPÕE DE FATO NA CONTEMPORANEIDADE? CELULAR, NOTEBOOK,SITES DE RELACIONAMENTOS E OUTROS PRODUTOS QUE RATIFICAM A URGÊNCIA DE AGILIDADE EM UMA SOCIEDADE DE CONSUMO CADA VEZ MAIS COMPETITIVA

QUAL O PAPEL DA EDUCAÇÃO E DA FAMÍLIA NESTA CONSTRUÇÃO SOCIAL? CONTRIBUIR COM CONHECIMENTO PARA QUE HOMENS E MULHERES SEJAM CAPAZES DE AGIR DENTRO DE PRINCÍPIOS ÉTICOS,ESTÉTICOS, MORAIS E POLÍTICOS??? VISTO QUE DOTADOS DESTES PRINCÍPIOS PODERÃO CONTRIBUIR PARA A MANUTENÇÃO DA ORDEM SOCIAL !!!!

“O ser humano não nasce completo, depende biologicamente e se constitui como sujeito a partir da qualidades das relações que ele estabelece.” (Parolin, 2005)

SOCIEDADE MODERNA

TRAZ DIFERENTES VALORES... QUE SÃO DECORRENTES AVANÇO DA CIÊNCIA = MAIS LONGEVIDADE,CURA DE DOENÇAS, MODIFICAÇÕES ESTÉTICAS

TRAZ DIFERENTES VALORES... QUE SÃO DECORRENTES DA TECNOLOGIA = VARIADAS MANEIRAS DE SUPERAÇÃO DAS NECESSIDADES MAIS SIMPLES

TRAZ DIFERENTES VALORES... QUE SÃO DECORRENTES DA COMUNICAÇÃO = DIFERENTES FORMAS DE RELACIONAMENTO A CURTA E LONGA DISTÂNCIA

NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA A COMPLEXIDADE DAS RELAÇÕES SOCIAIS PERMITE QUE ORA ESTEJAMOS INCLUIDOS EM DETERMINADAS SITUAÇÕES E EXCLUIDOS DE OUTRAS. O SUJEITO PARA SE INCLUIR, SEJA NA ESCOLA, NO MERCADO DE TRABALHO OU EM QUALQUER OUTRO ESPAÇO SOCIAL, NECESSITA DE DETERMINADOS ATRIBUTOS, QUE, NA MAIORIA DAS VEZES, FAZEM REFERÊNCIA A UMA NORMA. DAÍ A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA E DA EDUCAÇÃO/ESCOLA

AMBIENTE DA EDUCAÇÃO POR ISSO UM ESPAÇO NO QUAL O CONVÍVIO, O RESPEITO E ESPECIALMENTE A ÉTICA PARA COM AS DIFERENÇAS DOS SERES HUMANOS É IMPRESCINDÍVEL. POR ISSO A NECESSIDADE DE EDUCAR PARA A DIFERENÇA, FUNÇÃO QUE EXIGE DO PROFESSOR, QUE ELE SAIBA TRABALHAR CONSCIENTEMENTE COM A CAPACIDADE E AS DIFICULDADES DE TODOS SEUS ALUNOS.

NESTE CASO CONVÉM PENSAR QUE... “...A REALIDADE DOS NOSSOS DIAS IMPÕE ATITUDES QUE COADUNEM COM UMA NOVA VISÃO DE MUNDO, ONDE AS VELHAS ABORDAGENS PATERNALISTAS BASEADAS NA CARIDADE E NO ASSISTENCIALISMO, SÃO SUBSTITUÍDAS POR IDEIAIS E PROJETOS DE UMA SOCIEDADE FLEXÍVEL, QUE ACREDITA QUE TODOS SOMOS RESPONSÁVEIS, E QUE É POSSÍVEL REVER CULTURAS, POLÍTICAS E NORMAS SOCIAIS INSTITUÍDAS, MAS NÃO LEGITIMADAS.” (Molon,2010)

QUAL A FUNÇÃO DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS ? O QUE SIGNIFICA SER FAMÍLIA HOJE? O QUE É NA VERDADE EDUCAR OS FILHOS?

O QUE SIGNIFICA SER FAMÍLIA HOJE? APESAR DAS TRANSFORMAÇÕES QUE A FAMÍLIA PASSA HOJE, TENDO NOVAS CONFIGURAÇÕES, ESTA CONTINUA SENDO A PRIMEIRA FONTE DE INFLUÊNCIA NO COMPORTAMENTO, NAS EMOÇÕES E NA ÉTICA DA CRIANÇA.

O QUE É NA VERDADE EDUCAR OS FILHOS? É CRIAR TODAS AS OPORTUNIDADES PARA QUE OS FILHOS DESDE DE BEBÊ CONTRUAM MEIOS PARA: SEREM LIVRES; TER AUTONOMIA; RESPONSABILIDADE; ÉTICA; RESPEITO E VALORIZAÇÃO DO OUTRO...

PARA QUE SE TORNE UM SUJEITO LIVRE E VERDADEIRO. EDUCAR O FILHO PARA QUE? PARA QUE SE TORNE UM SUJEITO LIVRE E VERDADEIRO. PARA NÃO SER ESCRAVO DE CAPRICHOS, PAIXÕES, MEDOS, DÚVIDAS E INSEGURANÇAS. PARA SER CAPAZ DE VIVER POR SI, DE SER ELE MESMO, INTEGRADO E PRODUTIVO NA SOCIEDADE ONDE VIVE.

A FAMÍLIA E SUAS CONFIGURAÇÕES

QUE OBJETIVOS PESSOAIS E SOCIAIS A FAMÍLIA PODE ATINGIR, DIANTE DA REALIDADE ATUAL ? O PRINCIPAL OBJETIVO É NÃO ESQUECER QUE APESAR DE TODAS AS TRANSFORMAÇÕES, A FAMÍLIA CONTINUA SENDO O “LUGAR” PRIVILEGIADO DE CUIDADOS, APRENDIZAGENS DOS AFETOS, CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES, DA COSNCIÊNCIA DE PERTENÇA A ESTE MUNDO E DA NECESSIDADE QUE CADA UM TEM DE DEIXAR NELE SUA MARCA

O QUE A FAMÍLIA DE HOJE NECESSITA? ESTAR CONTINUAMENTE RESTAURANDO E ALIMENTANDO AS RELAÇÕES ENTRE SI E COM O MUNDO E A NATUREZA. QUE TODOS OS MEMBROS SAIBAM VIVER A SOLIDARIEDADE MÚTUA. ABRIR-SE AOS QUE ESTÃO FORA DA FAMÍLIA E AS VEZES A MARGEM DA SOCIEDADE. DE UMA REEDUCAÇÃO CONTRA O INDIVIDUALISMO PESSOAL E O FECHAMENTO GRUPAL.

RELAÇÃO FAMÍLIA / EDUCAÇÃO/ ESCOLA FAMÍLIA – PRIMEIRA FONTE DE INFLUÊNCIA NO COMPORTAMENTO, CARÁTER E EDUCAÇÃO DE TODO SER HUMANO. EDUCAÇÃO – PROCESSO FACILITADOR DO DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE FÍSICA, MENTAL , MORAL E ESPIRITUAL DO SER HUMANO. ESCOLA – ESPAÇO INSTITUCIONAL QUE TEM POR OBJETIVO PENSAR E PROPOR AÇÕES PEDAGÓGICAS QUE POSSIBILITEM A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ACADÊMICO OU FORMAL DE TODO SER HUMANO.

PARA PENSAR... A PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS DEVE SER CONSTANTE E CONSCIENTE. A VIDA FAMILIAR E ESCOLAR SE COMPLETAM. A PARCERIA FAMÍLIA/ESCOLA PRECISA SER CADA VEZ MAIOR, POIS QUANTO MAIS INTENSA MELHORES SERÃO OS RESULTADOS NA FORMAÇÃO DO ALUNO.

PAIS E EDUCADORES NÃO PODEM ESQUECER QUE APESAR DAS MODIFICAÇÕES PELA QUAL A FAMÍLIA PASSA HOJE, ESTA CONTINUA SENDO A PRIMEIRA FONTE DE INFLUÊNCIA NO COMPORTAMENTO, EMOÇÕES E ÉTICA DO SER HUMANO.