Formação Docente no IFCE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ações da Coordenação de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Advertisements

ProInfo (Programa Nacional de Informática na Educação)
GT 02 - Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Internacionalização UNIVERSIDADE FEDERAL DE CATALÃO.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL - IFRS - Agosto | 2016.
Sistema Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina Articulando a competência da indústria catarinense
DESIGN THINKING NA EDUCAÇÃO PRESENCIAL, A DISTÂNCIA E CORPORATIVA Profa. Dra. Carolina Costa Cavalcanti Profa. Dra. Andrea Filatro Profa. Dra. Mônica Garbin.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE ESTUDOS ESPECIALIZADOS PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO.
Plano de Permanência e Êxito
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
ACADEMIA PAULISTA DE EDUCAÇÃO
Sergio Eugenio Menino possui graduação em Ciências Econômicas pela Fundação Armando Álvares Penteado, extensão em Economia Empresarial, Estratégia de Empresas,
Experiência FAESA na implantação dos 20% EAD
FORMAÇÃO DE PROFESSORES INCLUINDO AS TDIC: O CASO DO PARFOR NO ISERJ
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
A realidade atual do ensino de ciências no ensino médio: avaliação.
Especialização em Políticas e Gestão em Serviço Social
Especialização em Sistema de Justiça:
A AVALIAÇÃO COMO TECNOLOGIA: O DIREITO EDUCACIONAL E A EVOLUÇÃO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO Mestre.
Regulamento da Organização Didática do IFCE
Graduação em Enfermagem - EAD
Política e Gestão em EAD
Identidade Institucional no IFCE
Especialização em Gestão de Marketing em Mídias Digitais
Especialização em Coaching Profissional
O ensino de História: teoria e prática
DESENVOLVIMENTO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Helena Gemignani Peterossi é Bacharel (1968) e Licenciada (1969) em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestrado em Filosofia.
A Importância do ENADE para as Avaliações de Cursos
Formador, Contextos e Perfil
Especialização em Direito Tributário
A Pró-Reitoria de Ensino do IFCE
Turma IX Curso de Especialização em Teoria Histórico Cultural
Atividades Complementares Curso de Letras 2011/2º
EAD: PERMANÊNCIA E ÊXITO DEAD/PROEN
Especialização em Docência do Ensino Superior
Introdução a Educação a Distância
Resolução da Carga Horária Docente do IFCE
Resolução Nº 50 de 04 dezembro de 2008
Erica Gallindo Professora IFRN (Em cooperação técnica no IFCE)
Orientações para Cursos de Graduação em Avaliação Externa
Política Nacional de Formação dos Profissionais do Magistério
Curso de formação em contação de histórias em quatro módulos.
Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação
Proposta de Matriz Curricular para Licenciaturas
Grupos isolados que pesquisam EaD
Nnnnnneee CONTRIBUIÇÕES PARA AUXILIAR NO CREDENCIAMENTO INSTITUCIONAL PARA OFERTA DA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Gurias, arrumar com os dados de.
Ana María Martin Cuadrado. Adriana Barroso de Azevedo Fernando Spanhol
FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EXECUÇÃO DE UM CURSO HÍBRIDO PARA O MEIO RURAL.
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
O QUE É O PEDAGOGO.
DISCENTE: KAROLINE BRITO
DIRETRIZES CURRICULARES
quinta-feira, 20 de setembro de 2018
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
Série Histórica Anuário Estatístico: análises dos anos de 2013 a 2017
Especialização em Coaching Profissional
A formação do professor na UFMS
PRÓ-REITRORIA DE ENSINO
Documento Base (Formulação Preliminar) Comissão SEB/MEC - Fev/2016
Organização. Organização Pacto O projeto pressupõe a articulação entre as instituições do SUS: Escolas de Saúde Pública, Escolas Técnicas do SUS, Áreas.
Plataformas e Avaliações da pesquisa e pós graduação
Realizar Formação Continuada
Pesquisa em EAD: Ensino e Aprendizagem
Experimentos de Física: uma abordagem
Estrutura Organizacional Câmpus Boa Vista Centro - IFRR
Estrutura Organizacional Câmpus Amajari - IFRR
RECEPÇÃO DOS PAIS /01/2019.
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO - PRPPI
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 9 ed. São Paulo, Cortez, 2007.
UFSC EM NÚMEROS 2009 – 2018.
Transcrição da apresentação:

Formação Docente no IFCE Ana Uchoa DEPARTAMENTO DE ENSINO TÉCNICO Hobson Cruz COORDENAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA

Era o mestre oficineiro que ensinava aos seus pupilos o ofício. O Começo de tudo... © 2017 Pró-Reitoria de Ensino Era o mestre oficineiro que ensinava aos seus pupilos o ofício. Era na oficina que se dava a aprendizagem. Era na prática e na observação da prática. Era este mestre um educador.

A Educação Profissional - EP e o seu sujeito docente - um olhar histórico no Brasil © 2017 Pró-Reitoria de Ensino Historicamente, a materialização da formação entre passos e descompassos; Os programas e as políticas de formação pontuais e esparsos; A defesa da identidade do docente da EP; E uma pergunta fica no ar: Qual o lugar da formação do docente da Educação Profissional?

Lugar? Lugares de Formação? De que lugar falamos? © 2017 Pró-Reitoria de Ensino Os institutos federais; As universidades; Outras instâncias formadoras; O chão de fábrica; O contato com os pares; A prática de sala de aula e de laboratório.

O que tem sido feito no IFCE, no que diz respeito à formação de seu quadro docente? © 2017 Pró-Reitoria de Ensino Resgate histórico da última década

Resgate Histórico da Formação Docente no IFCE 2006-2011 2013 – 2015 2016 – 2017 2017 Curso de Pós-graduação Lato Sensu, em Nível de Especialização, em Formação Pedagógica para Docência na Educação Profissional e Tecnológica, na Modalidade a Distância, no âmbito do PLAFOR; © 2017 Pró-Reitoria de Ensino Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, no âmbito do Programa PROEJATEC; Especialização em Docência na Educação Profissional, Científica e Tecnológica, na Modalidade a Distância (Convênio com a Universidade Aberta do Brasil). Curso em Aperfeiçoamento em Docência na Educação Profissional nos Níveis Básico e Técnico, na modalidade a distância, no âmbito do Programa Brasil Profissionalizado;

Aproximando o zoom para o que temos feito... © 2017 Pró-Reitoria de Ensino

A Especialização em Formação Pedagógica para Docência na EPT © 2017 Pró-Reitoria de Ensino Organização em três núcleos: Contextual - Bases Filosóficas e Políticas Educacionais; Estrutural - Base Didático- Pedagógica; Integrador - Bases Integradoras de Ensino; Carga horária total de 680h/a; Oferta de 140 vagas a docentes de todos os campi do IFCE; Ênfase na articulação entre a teoria e prática, representadas pelas pesquisas em andamento, que serão consubstanciadas em TCCs, com previsão de defesa pública nos dias 21 e 22/10/2017.

Ana Uchoa ana@ifce.edu.br Hobson Cruz hobson.cruz@ifce.edu.br Contatos