Santiago Alves de Siqueira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Advertisements

Pedagogia da pesquisa-ação
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
Diretrizes do ensino de História
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
Kátia Rodrigues Araújo (IC) e Flávia Ulian (PQ)
Liliani Lecco Dettogni
TÍTULO DO TRABALHO REDEFOR-LP/IEL-UNICAMP Autor(a): Antonio Carlos de Oliveira Agencia Financiadora: SEE-SP Palavras- Chave: Trabalho e Estudo – Oralidade.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO AMBIENTE ESCOLAR
DIRETRIZES CURRICULARES (ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO)
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Autor: Paulo Henrique Hermínio Universidade Estadual Paulista
CURSO ONLINE DE DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2º Semestre de 2010.
Núcleo Regional de Educação de Toledo
Educação Ambiental - GPEEA
Sensibilização no IF-SC
ESPORTE NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR Conteúdo do componente curricular
Prefeitura municipal de Imperatriz
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
Portfólio de Estágio Supervisionado
Marco Doutrinal e Marco Operativo
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Antonia Silva Lima Azevedo
DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES ENTRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-músical
“O caleidoscópio precisa de todos os pedaços que o compõem
A Função do Professor Articulador
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA: Este subprojeto será realizado com os licenciandos do curso de licenciatura em Ciências.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA TÉCNICAS EM COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA São Luís 2008 JHONNATHAS MAYCKON.
Professor: Faça a sua Parte Participe Conosco!
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
Projeto Institucional das escolas Salesianas
JOÃO GARCIA FURTADO Professor, no momento sem exercer a profissão
ELISANGELA MOREIRA SILVA FABRICIA JANE COSTA ALFAIA
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
MIRIAM ROSA DA FONSECA STEFFEN
LEITURA DE CHARGES NA PERSPECTIVA POLIFÔNICA Macapá
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
OLGARINA ALEXANDRE FERREIRA MARTINS REPETÊNCIA COMO FATOR DE EVASÃO NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSORA Mª DE NAZARÉ PERES.
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
FORMAÇÃO INICIAL, FORMAÇÃO PERMANENTE E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO: CONTRIBUIÇÕES DO GRUPO DE PESQUISA F3P-EFICE PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA REDE MUNICIPAL.
AVALIAÇÃO.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Ana Parker, Grasiela Birck, Jandira Petry, Renata Silva e Salete Schmidt Professora orientadora Dóris Maria Luzzardi Fiss.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Educação Curso de Pedagogia Seminário de Prática Educativa 2015 TITULO do Trabalho Autores/as: (componentes.
Área de Ciências Humanas no Ensino Fundamental
3ª Conferência FORGES – UFPE/Recife – Dezembro/2013 Kaline SILVA & Kátia RAMOS 3ª Conferência FORGES Formação para a Docência na Educação Superior: um.
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
INTRODUÇÃO Neste texto apresentamos alguns resultados das atividades realizadas desde abril de 2014, como bolsista Probex/Uergs. Essas atividades estão.
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

Santiago Alves de Siqueira A CIDADE, O URBANO E A GEOGRAFIA ESCOLAR: REFLEXÕES A PARTIR DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL DE FLORIANÓPOLIS/SC. Santiago Alves de Siqueira PPGGEO/CFH/UFSC santiago@pmf.sc.gov.br Área de Concentração: Desenvolvimento Regional e Urbano. Linha de pesquisa: Geografia em Processos Educativos.

Apresentação Neste artigo apresentamos parte de uma pesquisa realizada entre 2010 e 2012, de mesmo título, onde analisamos de que maneira, concepções teórico-metodológicas a respeito de eventos socioespaciais de cidade e urbano são abordadas no ensino de Geografia, tendo-se por referência a Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, e como estes dois conceitos são desenvolvidos na perspectiva pedagógica para uma geografia escolar.

Objetivo A pesquisa limitou-se a investigar as escolas básicas que são aquelas unidades educativas que possuem os anos finais do Ensino Fundamental, a saber, 6º, 7º, 8º e 9º anos (anteriormente conhecidos como 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries). Cujo objetivo principal foi analisar de que maneira concepções de aprendizagens de Cidade e o Urbano são abordados no ensino de Geografia da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis e como estes dois conceitos são ou podem ser desenvolvidos na perspectiva da geografia escolar, visando contribuir para a formação para a cidadania.

Recorte Metodológico Nosso recorte metodológico centrou-se em cinco escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal, tendo-se professores de Geografia e alunos do último ano do Ensino Fundamental como sujeitos do processo focado. Utilizamos recursos de entrevistas visando compreender dimensões qualitativas do trabalho de professores utilizados para as abordagens pedagógicas junto aos alunos.

Aproximações com os PPP´s Analisamos aspectos de como vem se dando a apropriação dos conceitos de cidade e urbano e como se dá a contribuição destes para a formação dos alunos, apregoada de cidadã sob enfoques oficiais e em PPP’s.

Vivências Pedagógicas A fim de contribuir com o debate sobre cidadania e o direito à cidade, em alguns momentos são postos em destaque algumas possibilidades de ações pedagógicas para o desenvolvimento didático, dentro de uma possível perspectiva para a geografia escolar, com ênfase a partir da cidade. Apresentamos algumas experiências e vivências pedagógicas e, a partir de enfoques que são destacados sobre Florianópolis e suas possibilidades de produção de espaços de cidadania.

Limitações e Possibilidades A investigação inventariou 5 das 26 escolas básicas. As análises feitas a partir dos dados coletados representam um momento na história deste universo investigado. Os resultados, portanto, não são definitivos. Contudo, contribuíram para o debate da qualificação do processo educativo, a partir do “recorte” escolhido: os conceitos de Cidade e Urbano no fazer do professor de Ensino da rede Municipal de Florianópolis, que, com certeza, nos deu condições para refletir sobre esse ensino, e, sobre como esse pode construir os conceitos de Cidade e Urbano nos alunos, no sentido do desenvolvimento da sua cidadania.

O que foi possível observar Em nossos levantamentos e reflexões encontramos situações em que, conceitos de Cidade e de Urbano, poderiam servir de “porta de entrada” para a compreensão do espaço geográfico, sua dinâmica e outros desdobramentos de aprendizagens. Essa apreensão vem ao encontro das muitas necessidades que os alunos têm, para reconhecerem nas temáticas e compreenderem seus significados, como parte do exercício de sua cidadania. Assim, o estudo da Cidade e do Urbano na Geografia Escolar possibilita, aos estudantes, se reconhecerem como sujeitos dando-lhes oportunidades para que reconheçam na sua identidade e sua própria condição urbana, o sentido de pertencimento social como requisitos à cidadania.

Para (não) concluir A pesquisa que ora finalizamos, seguiu referências de alguns passos já trilhados por autores que se dedicam à temática e ao ensino de Geografia, conforme está permeado ao longo dos textos e capítulos discutidos. No entanto, nas suas especificidades, esperamos com os nossos esforços que os mesmos não apenas contribuam na trajetória da qualificação pessoal-profissional desse autor, mas sirva para que novas caminhadas possam ser feitas, contribuindo principalmente, para a qualificação do debate sobre o tema aqui discutido, notadamente entre meus pares.

Contato www.santiago.pro.br

Figura 9 – Desenho vencedor do concurso IPTU 2008 – Carlona D Figura 9 – Desenho vencedor do concurso IPTU 2008 – Carlona D. Nichele, Escola Básica Municipal Osvaldo Machado (Ponta das Canas). Fonte: <http://portal.pmf.sc.gov.br/noticias/evento.php?pagina=eventopagina&event=247>. Acesso em 07/12/2011.

Figura 10 – Desenho vencedor do concurso IPTU 2009 – Mylo Inchausti Langly, Escola Desdobrada Municipal Costa de Dentro. Fonte: <http://portal.pmf.sc.gov.br/noticias/evento.php?pagina=eventopagina&event=247>. Acesso em 07/12/2011.

Figura 11 – Desenho vencedor do concurso IPTU 2010 – Carine Isabelle Hermann de Oliveira, Escola Básica Municipal Gentil Mathias da Silva (Ingleses). Fonte: <http://portal.pmf.sc.gov.br/noticias/evento.php?pagina=eventopagina&event=247>. Acesso em 07/12/2011.

Figura 12 – Desenho vencedor do concurso IPTU 2011 – Yasmin Alflen Bello da Silva, Escola Básica Municipal Batista Pereira, Alto Ribeirão. Fonte: <http://portal.pmf.sc.gov.br/noticias/evento.php?pagina=eventopagina&event=247>. Acesso em 07/12/2011.

Figura 13 – Desenho vencedor do concurso Jovem Inovador 2011. Fonte: <http://portal.pmf.sc.gov.br/noticias/evento.php?pagina=eventopagina&event=247>. Acesso em 07/12/2011.