Estatística Aplicada (RHS106)

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Transcrição da apresentação:

Estatística Aplicada (RHS106) Plano de curso Prof. Christopher Freire Souza Centro de Tecnologia Universidade Federal de Alagoas www.ctec.ufal.br/professor/cfs

Apresentação Primeiros contatos Estatística Aplicada - Christopher Freire Souza Apresentação Primeiros contatos Porque estudar Estatística e Probabilidade? Motivação Objetivo Conteúdo programático Avaliações Bibliografia Suporte

Primeiros Contatos Identificação Formação e experiência profissional Estatística Aplicada - Christopher Freire Souza Primeiros Contatos Identificação Formação e experiência profissional Porque escolheu esta disciplina?

Primeiros Contatos Identificação Formação e experiência profissional Estatística Aplicada - Christopher Freire Souza Primeiros Contatos Identificação Formação e experiência profissional Porque escolheu esta disciplina? O que sabe sobre estatística?

Primeiros Contatos Identificação Formação e experiência profissional Estatística Aplicada - Christopher Freire Souza Primeiros Contatos Identificação Formação e experiência profissional Porque escolheu esta disciplina? O que sabe sobre estatística? O que espera aprender?

Porque estudar Estatística e Probabilidade? (Uma breve história) Estatística Aplicada - Christopher Freire Souza Porque estudar Estatística e Probabilidade? (Uma breve história) Cientista rico e independente, desejava trazer o rigor matemático para a biologia A Origem das Espécies (Darwin, 1859) serviu de inspiração para estudar a hereditariedade da inteligência Convidou famílias para comparecer à medição de altura, peso e medidas de ossos em seu Laboratório biométrico, procurando prever características transmitidas de pais para filhos (correlação) Francis Galton

Porque estudar Estatística e Probabilidade? (Uma breve história) Estatística Aplicada - Christopher Freire Souza Porque estudar Estatística e Probabilidade? (Uma breve história) Observando dados acumulados em biologia, Carl (Karl) Pearson descobriu uma família de funções de distribuição de probabilidades Pearson acreditava que as funções descreveriam qualquer tipo de dispersão inferências resultariam de comparações de dispersões Tais funções poderiam ser identificadas a partir de quatro números (parâmetros) Média (m), desvio padrão (s), simetria (g) e curtose (k) Distribuição Normal Distribuição Binomial Negativa

Porque estudar Estatística e Probabilidade? (Uma breve história) Estatística Aplicada - Christopher Freire Souza Porque estudar Estatística e Probabilidade? (Uma breve história) Pearson acreditava que se o conjunto de dados (amostra) obtidos dos experimentos fosse suficiente (população) a estimativa dos parâmetros poderia ser realizada Com isso, os valores dos parâmetros se aproximariam dos quatro números (estatísticas) estimados a partir de amostras Carl (Karl) Pearson Distribuição Normal

Porque estudar Estatística e Probabilidade? (Uma breve história) Estatística Aplicada - Christopher Freire Souza Porque estudar Estatística e Probabilidade? (Uma breve história) Repetição de experimentos controlados resultam em valores diferentes, em função de influência de diversos fatores imprevistos, inobserváveis e incontroláveis (aleatoriedade) A dispersão (distribuição) de números (dados) pode ser descrita por meio de fórmulas matemáticas (função de distribuição) A fórmula nos informa a probabilidade (e não a certeza) de obtenção de um valor específico para um experimento (evento) Distribuição Normal Distribuição Binomial Negativa

Estatística Aplicada - Christopher Freire Souza Motivação O rigor matemático subjacente às técnicas de análise em Estatística confere o respaldo científico necessário para realizar inferências a partir de comparações Mesmo a descrição de comportamentos a partir de amostras de dados, etapa preliminar em estudos estatísticos, é etapa chave em aplicações nas áreas de Recursos hídricos e Meio Ambiente

Estatística Aplicada - Christopher Freire Souza Objetivo Desenvolver habilidades nos alunos para descrever e inferir comportamentos a partir de análise de dados

Conteúdo programático Estatística Aplicada - Christopher Freire Souza Conteúdo programático Introdução à Probabilidade e à Estatística: Termos básicos, hidrologia estatística, tipos de dados e pensamento crítico 1 - Análise Preliminar dos Dados: Resumos e Gráficos, Estatísticas e Análise Exploratória de Dados 2.1 - Probabilidade: Fundamentos, regra da adição, regra da multiplicação, probabilidade através de simulações, contagem 2.2 - Distribuição de Probabilidades: Fundamentos, variáveis discretas e contínuas, estatísticas amostrais 2.3 - Estimação dos parâmetros: Pontual e intervalar 2.4 - Testes de aderência: Papéis de probabilidade e testes estatísticos 3.1 - Testes de hipóteses: paramétricos, potência de um teste, tamanho de amostras e não-paramétricos 3.2 - Análise de freqüências: Tempo de retorno, Método Gráfico e Fator de freqüência 3.3 - Regressão linear: Simples e Múltipla

Avaliações Média de mini-testes teóricos: 10% Estatística Aplicada - Christopher Freire Souza Avaliações Média de mini-testes teóricos: 10% Média das 4 melhores notas dos 5 Trabalhos: 90% Prazo: 20% (2,5 a menos na nota do item por dia de atraso) Escrita: 40%, incluindo os itens: introdução (contextualização e objetivos), método (material, técnicas e idealizações), resultados e discussão (conclusões e limitações) Apresentação: 20% Arguição: 20% (7,0 para respostas e 3,0 para participação na argüição de colegas) Para aprovação: Freqüência de pelo menos 75% Média final maior ou igual a 7,0, se critério de freqüência for respeitado

Estatística Aplicada - Christopher Freire Souza Bibliografia Triola, Mario F. 2008. Introdução à Estatística. Rio de Janeiro, LTC. Tradução de: Elementary Statistics Naghettini, Mauro e Éber José de Andrade Pinto. 2007. Hidrologia Estatística. Belo Horizonte, CPRM. Gordon, Nancy D., Thomas A. McMahon, Brian L. Finlayson, Christopher J. Gippel e Rory J. Nathan. 2004. Stream hydrology: an introduction for ecologists. Chichester, West Sussex, England ; Hoboken, N.J., Wiley. Salsburg, David. 2009. Uma senhora toma chá: Como a estatística revolucionou a ciência no século XX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. Tradução de: The lady taste tea Mlodinow , Leonardo. 2009. O andar do Bêbado: Como o acaso determina nossas vidas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. Tradução de: The drunkard’s walk

Estatística Aplicada - Christopher Freire Souza Apoio Sítio eletrônico (www.ctec.ufal.br/professor/cfs) com material do curso, incluindo: Notas de aulas Material instrucional Dados para aplicações Enunciado de trabalhos Plano de curso (inclusive cronograma)