Clínica Ampliada e Projeto Terapêutico Singular

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Alguns conceitos sobre o Projeto Terapêutico Singular
Advertisements

MESA REDONDA: Rede como produção de Encontro e Responsabilização
CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTO – JUVENIL CAPSi
Alguns Conceitos sobre o Projeto Terapêutico Singular
Gestão em Saúde Introdução aos conceitos: Gestão e Saúde Justificativas da disciplina... Prof. Helena Kanashiro.
Atenção à Saúde no âmbito dos hospitais Prof. Gustavo Nunes de Oliveira 2016.
Projeto Terapêutico da Equipe e Projeto Terapêutico Singular:
Qualificação Técnica do Trabalhador do SUS
CONASEMS INTEGRALIDADE DA ATENÇÃO NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE NÚCLEO DE PROMOÇÃO E VIGILÂNCIAS NILO BRETAS MARCOS FRANCO A NECESSÁRIA INTEGRAÇÃO DA ATENÇÃO.
PRESTAÇÃO DE CONTAS / 2016 GT PARA ELABORAÇÃO DA POLÍTICA MUNICIPAL DE APOIO SOCIOEDUCATIVO EM MEIO ABERTO A CRIANÇAS E ADOLESCENTES.
Educação dos profissionais de saúde e
Seminário Instituição de Longa Permanência para Idosos: do que estamos falando? Políticas de Saúde e as Instituições de Longa Permanência: protegendo dentre.
 Em 1988 surgem as primeiras políticas de atenção à saúde destinada a população em conjunto com a criação do SUS.  Mas a implantação desses programas.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Ambulatório de Travestis e Transexuais
PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR
NR 7 PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL PCMSO
Trabalho de Conclusão de Curso
Promoção da Cultura de Qualidade no Ensino Superior: Procedimentos, instrumentos, papel dos diferentes actores e desafios Prof. Doutor Jeffy Mukora 2ª.
MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE
Enfermeira Tatiane Crippa Orientadora Andressa Andrade
Universidade Aberta do SUS- UNASUS
Enfª Rebeca Gusmão Soares
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS II
Valdete de Barros Martins Coordenadora Geral da Relatoria da VIII CNAS
Laura Lopes da Silveira Orientadora: Teresinha Weiller
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº V   MELHORIA DA ATENÇÃO.
e-SUS Atenção Básica e os indicadores do 3º ciclo do PMAQ
Or. Fabiana Vargas Ferreira
Melhoria da Atenção a Saúde do Paciente Hipertenso e diabético, na UBS São Francisco de Paula, Frederico Westphalen/RS Aluna: Sarah Stoffel Dal- Ri Orientadora:
Universidade Federal de Pelotas
Luís Daniel Cechella Vieira Orientadora: Simone Gomes Dias Oliveira
Aluno: Luis Reinaldo Colmenares Aquino
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
Universidade Federal de Pelotas
A qualificação da atenção ao usuário com diabetes
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD Atenção à saúde de Hipertensos.
Aluna: Letícia Moreira Flores Machado Orientadora: Ana Paula Soares
Projeto Terapêutico Singular (PTS) Carlos Alberto Severo Garcia Júnior.
Eclea Gusso Ulaf Orientador: Gustavo Giacomelli Nascimento
A ATENÇÃO BÁSICA EM PORTO ALEGRE O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE É um dos maiores sistemas de saúde pública do mundo; Assistência integral e gratuita aos.
Grupo de Redução de Danos
I Seminário de Atenção Psicossocial da AP de Dezembro de 2017.
OFICINA DE ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE (PMS/ )
TRABALHO EM EQUIPE SAÚDE DA FAMÍLIA Fabiane Minozzo.
Rosilene vieira Guimarães POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL Curso de Pós-Graduação Gurupi – To 24/06/17.
Humanização: Políticas e estratégias Prof. Efrahim Teixeira Profa. Mariane Franco Profa. Vera Picanço Prof. Marcelo Real.
NASF Citrolândia BETIM Material elaborado pela equipe técnica: Ana Cristina, Érica, Flávia, Maria Aparecida, Marta.
Fundamentos do Psicodiagnóstico
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS
Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)
Universidade Federal de Pelotas
CLÍNICA AMPLIADA e outros dispositivos da PNH Disciplina Enfermagem da Família – 5º Semestre UNIP – Curso Enfermagem.
Secretaria Municipal de Saúde Maria Dalva Amim dos Santos
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 2 Atenção à Saúde da.
Trabalho de Conclusão de curso
Saúde do Trabalhador SUS
Oficina de Serviço Social
Realizar Formação Continuada
Gustavo Tenório Cunha ACOLHIMENTO, REDE E CO-GESTÃO.
Ser a melhor solução de educação para a construção da sua própria história. Ser líder nas regiões onde atua, referência de ensino para a melhoria de vida.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Ouvidoria do SUS Tema: A Ouvidoria como estratégia de fortalecimento da gestão participativa Ouvidoria de São Bernardo do Campo.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Seminário Internacional – OIT Boas Práticas na Inspeção do Trabalho
O Prontuário Eletrônico do Cidadão como ferramenta para qualificar o cuidado e a gestão da AB Rio Claro 18 de Abril de 2018.
Quiz da Atenção básica Beatriz Lee Gabriela Latorraca Helena Castro
Usos da Epidemiologia nos Serviços de Saúde: Sistemas de Informação e Indicadores de Saúde Thais B Santos.
Transcrição da apresentação:

Clínica Ampliada e Projeto Terapêutico Singular IESCS V

Humanizasus O Humanizasus, como também é conhecida a Política Nacional de Humanização foi criada em 2003 e aposta na inclusão de trabalhadores, gestores e usuários na produção e gestão de cuidado e dos processos de trabalho.

Humanizasus PNH traz diretrizes: Acolhimento Ambiência Clínica ampliada e compartilhada Valorização do trabalhador Defesa dos direitos dos usuários Gestão participativa

Clínica Ampliada A clínica ampliada é uma das diretrizes que a Política Nacional de Humanização propõe para qualificar o modo de se fazer saúde. Ampliar a clínica é aumentar a autonomia do usuário, do serviço de saúde, da família e da comunidade. É integrar a equipe de trabalhadores da saúde de diferentes áreas na busca de um cuidado e tratamento de acordo com cada caso, com a criação de vínculo com o usuário.

Clínica Ampliada A vulnerabilidade e o risco do indivíduo são considerados e o diagnóstico é feito não só pelo saber dos especialistas clínicos, mas também leva em conta a história de quem está sendo cuidado.

Clínica Ampliada A clínica ampliada é realizada através da escuta do usuário e da estimulação da autonomia e singularidade.

Projeto Terapêutico Singular O Projeto Terapêutico Singular é um dispositivo da chamada Clínica Ampliada, uma das diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH).

Projeto Terapêutico Singular É um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas, para um sujeito individual ou coletivo, resultado da discussão coletiva de uma equipe interdisciplinar, com apoio matricial se necessário.

Projeto Terapêutico Singular Previsto na Portaria nº2.488 de 2011

Projeto Terapêutico Singular Geralmente é dedicado a situações mais complexas. Portanto, é uma reunião de toda a equipe em que todas as opiniões são importantes para ajudar a entender o Sujeito com alguma demanda de cuidado em saúde e, consequentemente, para definição de propostas de ações.

Projeto Terapêutico Singular O projeto busca a singularidade (a diferença) como elemento central de articulação (lembrando que os diagnósticos tendem a igualar os sujeitos e minimizar as diferenças: hipertensos, diabéticos, etc.). Pode ser feito para grupos ou famílias e não só para indivíduos.

Projeto Terapêutico Singular O PTS contém quatro momentos: O diagnóstico Definição de metas Divisão de responsabilidades Reavaliação

Projeto Terapêutico Singular O diagnóstico: que deverá conter uma avaliação orgânica, psicológica e social, que possibilite uma conclusão a respeito dos riscos e da vulnerabilidade do usuário. Anamnese do caso em questão. Todos os profissionais da equipe devem participar para expor suas hipóteses.

Projeto Terapêutico Singular Definição de metas: uma vez que a equipe fez os diagnósticos, ela faz propostas de curto, médio e longo prazo, que serão negociadas com o Sujeito pelo membro da equipe que tiver um vínculo melhor.

Projeto Terapêutico Singular Divisão de responsabilidades: é importante definir as tarefas de cada um com clareza, inclusive a do sujeito que terá suas responsabilidades terapêuticas.

Projeto Terapêutico Singular Reavaliação: momento de reconhecimento de falhas e conquistas.

Projeto Terapêutico Singular SUJEITO Definição de Hipóteses Diagnósticas SUJEITO SUJEITO SUJEITO (Re)Avaliação da Situação Pactuação (situação singular) Individual ou coletiva Definição de metas SUJEITO Divisão de responsabilidades

Projeto Terapêutico Singular Utilização de ferramentas que auxiliam a elaboração do PTS.

Projeto Terapêutico Singular

Projeto Terapêutico Singular

Projeto Terapêutico Singular

Projeto Terapêutico Singular https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/1150 BRASIL. Ministério da saúde. Cartilha da PNH. Clínica Ampliada, equipe de referência e projeto terapêutico singular. 2º edição. Série B. Textos Básicos de Saúde. Brasília- DF, 2007. http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_humanizacao_pnh_folheto.pdf http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/201_clinica_ampliada.html