Orlando Nastri Neto onneto.usp@gmail.com Versão 1.0 Julho de 2012 Soluções CVU para o 3º setor Ferramentas de Pesquisa e Pesquisa de Mercado Orlando Nastri Neto onneto.usp@gmail.com Versão 1.0 Julho de 2012
Agenda Uso no 3º Setor Conceito O 3º Setor Visão Geral Problema Abordagem de Pesquisa Projeto de Pesquisa Coleta de Dados Amostra Meio de aplicação Questionário Treinamento para Aplicação Tabulação Relatório Final
Uso no 3º Setor Ferramentas de Pesquisa podem ser usadas em uma ONG, objetivando: Compreender melhor a população atendida Orientar melhor os serviços prestados, de acordo com as necessidades da comunidade Criação de novos serviços
CONCEITO Uma ferramenta de pesquisa pode ser um “Pesquisa de Mercado” Pesquisa de Mercado, ou Pesquisa de Marketing, é uma ferramenta utilizada para: Desenvolver estratégias Conhecer melhor o público da organização (desejos, expectativas, percepções) Obter informações que possam orientar a tomada de decisões cotidianas de uma organização Sustentar o Planejamento Estratégico
O 3º SETOR No contexto do 3º setor, algumas peculiaridades são relevantes: CONSUMIDORES Uma ONG ou Projeto Social não possui consumidores, e sim envolvidos em sua atividade Envolvidos: voluntários, atendidos, comunidade, profissionais, patrocinadores A Pesquisa de Mercado deve versar sobre estas pessoas
O 3º SETOR PROBLEMA GERENCIAL x PROBLEMA DE PESQUISA A ONG pode enfrentar um problema, por exemplo: necessidade de saber as demandas sociais de uma comunidade Este problema gerencial deve ser traduzido para um problema de pesquisa, por exemplo: busca por características demográficas da comunidade e interesse por cursos e/ou atividades de assistência social, visando moldar melhor o serviço que será oferecido pela ONG
O 3º SETOR LINGUAGEM Aconselha-se usar uma linguagem mais didática em todos os documentos envolvidos no processo de Pesquisa de Marketing, com explicações de termos técnicos
VISÃO GERAL
PROBLEMA Público-Alvo e Objetivos Conversar com a ONG para saber quais os objetivos principais e secundários da pesquisa Exemplo: Objetivo Principal- conhecer a percepção da comunidade sobre os serviços prestados pela ONG Objetivo secundário- identificar quesitos de qualidade e potenciais soluções para problemas relatados Saber quem é o público alvo que pode ser: Comunidade envolvida na ONG, famílias Pessoas atendidas diretamente pela ONG Moradores de um bairro ou região de cidade
ABORDAGEM DE PESQUISA Ex.: Quantitativa – questionário por telefone ou pessoalmente Ex.: Qualitativa – grupo focal, entrevista em profundidade
PROJETO DE PESQUISA Formular uma proposta padrão aos moldes do CVU, para ser aprovada juntamente com a ONG, contendo: Capa Equipe CVU responsável Objetivos Métodos (Quanti/Quali) Cronograma de Atividades Detalhamento de Atividades Orçamento Taxa CVU Custos diretos (ligações, combustível, bolsa para aplicadores) OBS: em anexo, deve constar um Contrato do Projeto
COLETA DE DADOS A coleta de dados pode ser feita através de dados primários ou secundários. Dados Primários: a partir da aplicação de questionários, direto na fonte em questão Dados Secundários: a partir da coleta de dados já existentes, como por exemplo: estudos sobre 3º setor na internet Geralmente, ambas as formas de coleta são importantes, promovendo uma complementação
AMOSTRA Uso: no caso de uma pesquisa com orientação quantitativa, no uso de questionários A amostra é uma parcela da população com a qual se faz uma pesquisa a partir de um universo previamente definido. Para o cálculo de amostragem, utilizamos a seguinte fórmula: n = z²*{(p*(1-p))/e²} sendo que: n = tamanho da amostra (número de entrevistados) z = desvio-padrão normal (calculado com base no intervalo de confiança desejado) e = erro (pré-definido) p = proporção amostral (baseada na freqüência de resposta de cada pergunta) Fonte: STENVENSON, William J. Estatística Aplicada à Administração. Ed. Harbra, 2001, p.212 Geralmente, utilizamos um erro de 5%.
MEIO DE APLICAÇÃO Entrevista Pessoal E-mail
MEIO DE APLICAÇÃO Telefone
QUESTIONÁRIO O objetivo do questionário é garantir a uniformidade das respostas de modo a poder padronizar os resultados com dados confiáveis e estatísticos. Dicas: Determine informações necessárias. Os objetivos da pesquisa podem ajudar; Combine perguntas abertas e fechadas, a fim de tomar o menor tempo possível do entrevistado; Redação clara, simples e objetiva; Não induza respostas; Evite termos técnicos e palavras em outros idiomas;
QUESTIONÁRIO Existem várias possibilidades de desenvolver questões. Exemplos abaixo advindos de uma Pesquisa de Marketing real, com intuito de de gerar aprendizagem: INTRODUÇÃO
FREQUÊNCIA DE USO
ENUMERAÇÃO
ESCALA LIKERT
LEMBRANÇA
DISTRIBUIÇÃO DE PONTOS
PERFIL
TREINAMENTO E GERENCIAMENTO A orientação aos aplicadores, que estarão em campo pesquisando, é necessária: Estudo sobre o tipo de projeto e necessidades envolvidas Estudo sobre melhor forma de aplicação dos questionários Coordenador do Projeto: Gerenciar o prazo de entrega dos questionários Organizar tabulação dos dados em Excel ou outro software Validar os questionários ( ligar para 10% dos entrevistados para confirmação)
TABULAÇÃO Esta é a parte que exige maior atenção dos responsáveis pelo projeto. Como fazer: A tabulação pode ser feita em excel Desenvolver apuração dos dados, eliminando os questionários não estão válidos No caso de perguntas objetivas, deve-se agrupar as respostas iguais e calcular a porcentagem de todas elas No caso de perguntas discursivas, deve-se agrupar as respostas semelhantes e montar “tipos” de respostas Desenvolver análises estatísticas e gráficos
RELATÓRIO FINAL O relatório final deve ser elaborado de acordo com a proposta apresentada à ONG O CVU oferece efetivamente, neste momento, a sua solução Conteúdo: Todas as etapas dos projeto, de forma detalhada Gráficos Porcentagens dos resultados Análises textuais dos resultados Conclusões estratégicas perante as informações levantadas
Te Ajudando a Ajudar! WWW.CVURP.ORG