ESCOLA IRACI RODOVALHO

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Transcrição da apresentação:

ESCOLA IRACI RODOVALHO Experimentando o sabor da Poesia: aprendendo sobre Natureza e Sociedade na Educação Infantil EQUIPE DA EDUCAÇÃO INFANTIL Docentes: Adriana Azevedo/Ana Paula Mota/ Emanuelle/ Geiza Brasil/ Janaína Ferreira/ Kathilayne/ Jaqueline Soares/ Luciana Ximenes/Walkiria Ribeiro Supervisora: Wilma França Gestoras: Abimali Soares / Zilene de Freitas

Apresentação O presente trabalho visa destacar as etapas e os resultados atingidos a partir das experiências vivenciadas por professoras com os alunos da Educação Infantil (entre 4 e 5 anos) do turno matutino e vespertino da Escola Iraci Rodovalho, durante o período de um bimestre letivo. Tomando como mote a poesia “Paraíso” de José Paulo Paes, foram desenvolvidas atividades envolvendo todos os eixos, sobretudo o eixo Natureza e Sociedade.

Justificativa O mundo onde as crianças vivem se constitui em um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis diante do qual elas se mostram curiosas e investigativas desde muito pequenas. Pela interação com o meio natural e social no qual vivem, as crianças aprendem sobre o mundo, fazendo perguntas e procurando respostas às suas indagações e questões. Como integrantes de grupos socioculturais singulares, vivenciam experiências e interagem num contexto de conceitos, valores, ideias, objetos e representações sobre os mais diversos temas a que têm acesso na vida cotidiana, construindo um conjunto de conhecimentos sobre o mundo que as cerca. (BRASIL, RCNEI, 1998, p.163)

Objetivos Levar às crianças a perceberem a importância do cuidado com o meio ambiente a partir de seu próprio espaço, inspirando assim, para o cultivo de uma melhor qualidade de vida; Ampliar o conhecimento de mundo das crianças sobre a linguagem da natureza e sociedade, estabelecendo de forma mais sistemática a sua relação com as demais linguagens, através das vivências relacionadas com o mundo que as cercam.

Metodologia O projeto “Brincando com poesia” foi desenvolvido em quatro semanas, onde foram trabalhadas uma estrofe por semana. Além do trabalho com leitura e recitação da poesia, refletimos, principalmente, sobre o pensamento do autor junto aos temas abordados na poesia, valorizando a intertextualidade, destacando a reflexão sobre o estar no mundo, o cuidado com a natureza e a importância da relação com o outro; O projeto foi disseminado através das seguintes etapas:

1ª estrofe: Se esta rua fosse minha, eu mandava ladrilhar, não para automóveis matar gente, mas para criança brincar.

Saberes tradados na 1ª Estrofe A Criança e as relações estabelecidas com os ambientes que convive: Os cuidados no trânsito, o caminho até a escola, os tipos de transportes, os tipos de moradia, os tipos de brincadeiras que podem ser feitas na rua, etc. A relação entre o poema e a cantiga de roda.

2ª estrofe: Se esta mata fosse minha, eu não deixava derrubar. Se cortarem todas as árvores, onde é que os pássaros vão morar?

Saberes abordados As florestas e sua importância; A relação com os animais; As queimadas; Os passarinhos e as características e necessidades das aves;

3ª estrofe: Se este rio fosse meu, eu não deixava poluir. Joguem esgotos noutra parte, que os peixes moram aqui.

Saberes abordados O rio e a poluição; Os cuidados com o lixo nos canais, rios, etc. Estudos sobre os peixes e suas características;

4ª estrofe: Se este mundo fosse meu, Eu fazia tantas mudanças Que ele seria um paraíso De bichos, plantas e crianças.

Saberes abordados Produção artística sobre o mundo que existe e “o mundo que queremos” - As plantas - Alguns outros tipos de animais Organização de exposição dos trabalhos realizados para os pais no momento do plantão pedagógico.

Recursos utilizados Materiais diversos de papelaria, sucata, aparelho de som, brinquedos, TV/DVD (vídeo “Ora bolas”, de Palavra Cantada).

Avaliação A avaliação consistiu de modo processual e contínuo, observando a interação das crianças, interesse pelos temas abordados e desenvolvimento de uma apreciação crítica sobre certas atitudes humanas para com a natureza. Como resultado, destacamos o desdobramento que o projeto proporcionou na rotina da nossa Educação Infantil: o cuidado com o ambiente. Desse projeto outras atividades foram elencadas, como o “jardim suspenso coletivo”, no qual as crianças, no dia do meio ambiente , plantaram em garrafas PET sementes de diversas hortaliças e que diariamente realizam os cuidados necessários para que o plantio se desenvolva e se mantenha vivo.

Referências BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. PAES, José Paulo. Poemas para Brincar. São Paulo: Ática, 2000. Proposta Curricular – Prefeitura Municipal do Jaboatão dos Guararapes (PE):2011.