Preparação para o ENADE 2012 – Resultados Positivos Gestão dos Indicadores de Avaliação com ênfase no ENADE, CPC, IGC Seminário AMPESC Rodrigo Capelato.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Comissão de Avaliação da Docência Comissão Própria de Avaliação – CPA
Advertisements

Robert Verhine UFBA / FAPESB / CONAES 45º. Fórum Nacional de Reitores
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Avaliação dos componentes curriculares 2011
Avaliação dos componentes curriculares : Satisfação dos docentes
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
ENADE Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes UFRGS - SAI Setembro 2004.
PUCRS - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PEDIATRIA E SAÚDE DA CRIANÇA Início do Mestrado: 1995 Início do Doutorado: 2004 Formou 63 Mestres e 3 doutores Conceito.
Adm. e Prof. Hudson Fernandes Amaral, Dr.
Matriz de Orçamento de Custeio e Capital - OCC (Matriz ANDIFES)
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Questionário de Avaliação Institucional
O SINAES E OS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: REFLEXÕES SOBRE O PRIMEIRO CÍCLO Bob Verhine UFBA / FAPESB / CONAES
GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA A RESULTADOS – GEOR
Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2011 Diretoria de Avaliação da Educação Superior - DAES.
Plano Nacional de Educação para o decênio (PNE /2020)
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS
1 Actividade Física e Desportiva Dos Alunos da Escola Secundária Manuel de Arriaga Escola Secundária Manuel de Arriaga Ano lectivo 2009/10 Departamento.
Simone Braz Ferreira Gontijo
Renda até 2 SM.
Entendendo os Indicadores Conceito Preliminar de Curso - CPC e o Índice Geral de Cursos – IGC Impactos do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes.
Conceito Preliminar de Curso - CPC
1 Jovens Urbanos 3ª edição Resultados da Avaliação Econômica Jovens Urbanos 3ª edição São Paulo março/2010.
Cálculo dos Indicadores referentes ao ano de 2011
SISTEMA DE AVALIAÇÃO BÁSICA
PESQUISA SOBRE PRAZO MÉDIO DA ASSISTÊNCIA NA SAÚDE SUPLEMENTAR
II ENCONTRO REGIONAL SUL/SUDESTE DE DIRIGENTES DE GRADUAÇÃO DAS IES PARTICULARES Passo Fundo - RS, 18 e 19 de outubro de 2012 PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO.
AVALIAÇÃO TRIENAL 2013 CAPES ÁREA SAÚDE COLETIVA.
CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO (CPC)
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
Licenciatura em Ciências Biomédicas
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Quais são, suas médias, medianas e modas?
Quais são, suas médias, medianas e modas?
Plataforma Brasil – Submissão de pesquisa
O comportamento informacional dos alunos de cursinho pré-vestibular no processo de escolha da orientação vocacional. Apresentação de trabalho da disciplina.
CARREIRA DOCENTE QUE FUTURO?!
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Profa. Dra. Débora Mallet Profa. Ms. Luciana Santos
Marion Creutzberg Coordenadora de Avaliação / PROGRAD / PUCRS
Indicadores do Ensino Superior
Projeto AVALIAÇÃO DOS CURSOS E DA UNIVERSIDADE CORPO DISCENTE- Programa de Avaliação Institucional (PROAI) PROAI ENCONTRO DE PROFESSORES ENCONTRO.
AULA DE ESTATÍSTICA PROFESSOR RODRIGÃO.
IF696 - Integração de Dados e DW
Enade UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
Programa de Atualização em Gestão Acadêmica e Administrativa Centro Universitário Moura Lacerda Cenários e Tendências no Ensino Superior Parte II Cenários.
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Enade 2014 Pró-Reitoria de Ensino, de Pesquisa e de Extensão Reunião com os Campi Gerências, Coordenações de.
Introdução a Engenharia de Alimentos
Conceito Preliminar de Cursos - CPC 2013 Coordenação-Geral de Controle de Qualidade da Educação Superior Diretoria de Avaliação da Educação Superior Dezembro.
As avaliações e bases de dados do INEP
ENADE 2015 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 28 de outubro de 2010 Nadja Valverde Viana IMPLANTAÇÃO E DESAFIOS.
Universidade de Passo Fundo Comissão Própria de Avaliação Divisão de Avaliação Institucional Enade.
CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
Avaliação Institucional Análise Estatística dos Cursos de Graduação da FURG Prof. Dr. Tabajara Lucas de Almeida Profª MSc. Suzi Samá Pinto Comissão.
AVALIAÇÃO DE CURSOS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. INDICADORES UTILIZADOS PELO MEC IGC = ÍNDICE GERAL DE CURSO CPC = CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO IDD = INDICADOR.
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE 2014
Profa. Dra. Marion Creutzberg
Questionário do Estudante Enade
O CASO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE (UNI-RN)
O que acontece depois da prova do ENADE? PROCEDIMENTOS INVISÍVEIS PARA RESULTADOS VÍSÍVEIS.
Segurança Patrimonial PROFº LAURELLI Na Indústria:  Há 34 anos, sempre na área da Qualidade. Durante 7 anos implantando ISO 9000 e ISO e participação.
Avaliação e Perspectivas dos Cursos de Graduação do IFPA.
Capacitação de Coordenadores de Cursos Técnicos de Nível Médio e de Graduação do IFPA Belém, 02 de maio de 2016 Atribuições e Aspectos Gerais da Coordenação.
ENADE - Constitui-se componente curricular obrigatório dos cursos de graduação. - Será inscrito no histórico escolar do estudante somente sua situação.
Transcrição da apresentação:

Preparação para o ENADE 2012 – Resultados Positivos Gestão dos Indicadores de Avaliação com ênfase no ENADE, CPC, IGC Seminário AMPESC Rodrigo Capelato 2012

AGENDA Composições do CPC; Avaliação da Infraestrutura e Projeto Pedagógico; Curva de Gauss e o Cálculo do CPC; Cálculo do IDD; Cálculo do IGC; Ações para Estimular os Alunos para o ENADE.

? COMPOSIÇÕES CPC CPC 2008/2009 CPC 2009/2010 CPC 2010/2011 ENADE 40% - ? Nota Ingressantes 15% Nota Concluintes IDD 30% Infraestrutura 3,06% 5% Projeto Pedagógico 8,13% Doutores 11,67% 20% Mestres 0,00% Regime de Trabalho 7,14% TOTAL 100%

AVALIAÇÃO INFRAESTRUTURA E DO PROJETO PEDAGÓGICO Até 2011 QUESTÃO 26 PARA AVALIAR A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE A INFRAESTRUTURA Os equipamentos e/ou materiais disponíveis nos ambientes para aulas práticas são suficientes para o número de estudantes? A) Sim, todos. B) Sim, a maior parte. C) Somente alguns. D) Nenhum. QUESTÕES 34 PARA AVALIAR A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O PROJETO PEDAGÓGICO Na maioria das vezes, os planos de ensino apresentados pelos professores contêm os seguintes aspectos: objetivos, metodologias de ensino e critérios de avaliação, conteúdos e bibliografia da disciplina? A) Sim, todos os aspectos. B) Sim, a maior parte dos aspectos. C) Somente alguns aspectos. D) Nenhum dos aspectos. E) Não sei responder.

CONCEITO – CURVA DE GAUSS

COMO CALCULAR O CPC CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO Exemplo: Área – Arquitetura e Urbanismo Separar todos os cursos da área Para o cálculo dos Insumos utilizar a amostra total Para o cálculo do desempenho dos ingressantes e concluintes no ENADE extrair os cursos com média geral igual a zero nas provas de formação geral e/ou de componentes específicos, para ingressantes e/ou concluintes; Calcular a média e o desvio padrão dos insumos: % equipamentos disponíveis são suficientes (resp. A/B) % avaliam bem o plano de ensino (resp. A) % Docentes Mestres % Docentes Doutores % Docentes Regime Parcial/Integral Média - Área 71,5% 56,8% 65,9% 19,5% 53,7% Desvio Padrão - Área 20,5% 20,2% 18,8% 16,1% 33,9%

COMO CALCULAR O CPC Calcular o afastamento padronizado do curso para o cálculo dos insumos e depois o afastamento padronizado inferior e superior da área: Afastamento Padronizado do Curso = Insumo do Curso – Média da Área Desvio Padrão da Área Afastamento Padronizado % equipamentos disponíveis são suficientes (resp. A/B) % avaliam bem o plano de ensino (resp. A) % Docentes Mestres % Docentes Doutores % Docentes Regime Parcial/Integral Inferior da Área -3,00 -2,82 -1,21 -1,58 Superior da Área 1,39 1,98 1,81 3,00 1,36 Obs 1: o afastamento inferior da área é resultado do menor observado dentre todos os cursos. Caso o menor caso o afastamento inferior da área seja menor que -3, então assume-se o valor de -3. (para o cálculo dos conceitos dos ingressantes e concluintes considera 0 e 5) Obs 2: o afastamento superior da área é resultado do maior observado dentre todos os cursos. Caso o afastamento superior da área seja maior que +3, então assume-se o valor de +3.

COMO CALCULAR O CPC Calcular o Conceito dos Insumos numa escala de zero a cinco: Conceito do Insumo do Curso = 5 x Afastamento do Curso + І Afastamento Inferior І Afastamento Superior + І Afastamento Inferior І Exemplo de Curso % equipamentos disponíveis são suficientes (resp. A/B) % avaliam bem o plano de ensino (resp. A) % Docentes Mestres % Docentes Doutores % Docentes Regime Parcial/Integral Percentuais 70,2% 63,7% 75,0% 34,2% 36,8% Conceito 3,35 3,29 3,62 2,52 1,84 Conceito do Curso para Infra-Estrutura = 5 x -0,0606 + І-3І = 3,35 1,3909 + І-3І

Nota Enade Concluintes Componente Específico COMO CALCULAR O CPC   Infra Pedag Mestre Doutor Regime Ingressantes Concluintes IDD CPC Contínuo CPC Peso 5% 20% 15% 30% Conceitos Exemplo 3,35 3,29 3,62 2,52 1,84 3,43 2,49 2,27 Conceito Ponderado 0,17 0,16 0,18 0,50 0,09 0,51 0,37 0,68 2,68 3   Nota Enade Concluintes Formação Geral Componente Específico Peso 25% 75% Conceitos Exemplo 2,05 2,64 Conceito Ponderado 0,51 1,98 Nota Final 2,49  CPC Contínuo CPC Faixas 0,00 a 0,94 1 0,95 a 1,94 2 1,95 a 2,94 3 2,95 a 3,94 4 3,95 ou mais 5

CÁLCULO DO IDD CÁLCULO DO IDD IDD = DESEMPENHO DOS CONCLUINTES – DESEMPENHO DOS INGRESSANTES??? NÃO!!! O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) tem o propósito de trazer às instituições informações comparativas dos desempenhos de seus estudantes concluintes em relação aos resultados médios obtidos pelos concluintes das demais instituições que possuem estudantes ingressantes de perfil semelhante ao seu.

CÁLCULO DO IDD FATORES QUE DETERMINAM O PERFIL DOS INGRESSANTES E A MÉDIA ESPERADA DOS CONCLUITNES: Desempenho no Enade dos ingressantes do curso; Escolaridade do pai e/ou da mãe; Razão entre o número de concluintes e o número de ingressantes no curso; Proporção de docentes no curso com título mínimo de doutor; Proporção de docentes no curso com título mínimo de mestre; Proporção de docentes no curso com regime de trabalho integral ou parcial; Proporção de alunos do curso que avaliaram positivamente a infraestrutura; Proporção de alunos do curso que avaliaram positivamente o projeto pedagógico.

CÁLCULO DO IDD – com ingressantes e sem escolaridade dos pais

CÁLCULO DO IDD – sem ingressantes e sem escolaridade dos pais Será utilizado o desempenho dos ingressantes no ENEM como proxy para perfil dos ingressantes em substituição ao desempenho dos ingressantes no ENADE. Somente será calculado o IDD para os cursos com percentual mínimo dos ingressantes que tenham realizado o ENEM.

CÁLCULO DO IGC IGC = (+) MÉDIA PONDERADA DOS CPC’s (+) MÉDIA PONDERADA CONCEITO CAPES DOS PROGRAMAS DE MESTRADO (+) MÉDIA PONDERADA CONCEITO CAPES PROGRAMAS DE DOUTORADO   IGC Contínuo IGC Faixas 0,00 a 0,94 1 0,95 a 1,94 2 1,95 a 2,94 3 2,95 a 3,94 4 3,95 ou mais 5

Campanhas internas de divulgação: Criação de logomarca; como estimular o aluno para o Enade Campanhas internas de divulgação: Criação de logomarca; Criação de slogan; Criação de kit para o aluno; Programa de fidelidade; Banners pelo campus; Vídeo motivacional; Quiosque no local da prova.

Para que serve o questionário sócio-econômico? O que é CPC? como estimular o aluno para o Enade Palestra para alunos: Para que serve o ENADE? Para que serve o questionário sócio-econômico? O que é CPC? O que é IGC? Quais as consequências de indicadores insatisfatórios para a instituição e o aluno? Apresentação das provas Datas Orientações gerais

Preparação e motivação dos alunos para a prova: como estimular o aluno para o Enade Preparação e motivação dos alunos para a prova: Revisão dos conteúdos curriculares; Aplicação de simulados; Inclusão dos simulados na metodologia de avaliação; Premiação; Recolher as provas ao final do exame;