Termo de Referência para CONTRATAÇÃO DE DIAGNÓSTICO AMBIENTAL PARA SUBSIDIAR A Elaboração dos Planos de Manejo das unidades de conservação federais do.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Advertisements

Produção Integrada de Bovinocultura Leiteira Coordenadora de Projetos
CARACTERIZAÇÃO E PLANEJAMENTO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
PLANEJAMENTO E CONSTRUÇÃO DE UMA UT
PLANO DE BACIA HIDROGRÁFICA
Ecossistema: histórico
Feiras.
Apresentação do Projeto
CESFE Processo Seletivo: um evento empresarial estratégico
O QUE SABER - ACADEMIAS CORPORATIVAS
Preparado exclusivamente para: QUERO COMPRAR - A relevância dos meios de informação no processo de compra. PARTE II - DECISORES Outubro/2003.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Plano Diretor de Aeroportos ___________________________
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO – Lei 9985 / 2000
PLANEJAMENTO INTEGRADO LEVANTAMENTO DE ATIVOS DEMANDAS PRIORITÁRIAS
Metodologia para Melhoria da Gestão em Organizações do Terceiro Setor
Identificação de Demandas Prioritárias Para Atuação da Rede Nacional de QP&C Qualidade, Produtividade e Competitividade Integração e Sinergia Rio de Janeiro,
Inventário de ciclo de vida do Diesel
6ª frente de trabalho do pmimf:
Planos de Manejo Integrados das Unidades de Conservação Federais do Interflúvio Purus-Madeira (BR-319)
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
Termo de Referência para contratação de diagnóstico ambiental para subsidiar a elaboração dos Planos de Manejo das Unidades de Conservação Federais do.
Parque Estadual do Pau Furado -MG
Minas Gerais.
Agenda 21 Local segundo as estatísticas da MUNIC
Pesquisa – Ação: M. Thiollent
Reserva Biológica do Rio Trombetas – Programa de Proteção e Manejo
Construção do Programa de Regularização Ambiental no Estado do Pará
VISÃO GERAL - PPA Brasília, maio de 2011.
PLANO DE BACIAS COMITÊS-PCJ 2004/2007
Fórum de Secretários Executivos
SERVIÇOS AMBIENTAIS DAS TERRAS INDÍGENAS – MEIOS DE COMPENSAÇÃO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Pesquisas e Sistemas de Informação de Marketing
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
Recomendações do MMA ao Comitê Executivo Revisão do PPCDAm
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
avaliação do ciclo de vida (acv): estado da arte.
1.
11a Reunião da COGEF Brasília, 30/Mar/2011 CT-PRODEV-COGEF e o monitoramento do PROFISCO.
SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Secretaria de Estado do Meio Ambiente São Paulo, 11 de Dezembro de 2008 Renato Rosenberg Centro de Diagnósticos Ambientais.
LEI 9985/2000 SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA SNUC Art. 1o Esta Lei institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da.
Seminário de Formação Avançada "Gestão de Risco na Indústria“
Florianópolis, 15 de agosto de 2014
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
Programa de Apoio ao Turismo Sustentável Litoral Norte Paulista (CEDS/LN) Oficina TS de outubro de 2011 “Diretrizes para o Turismo Sustentável/LN”
Gerhard Valkinir Cabreira
Reunião para Formação do do Parque Estadual Fritz Plaumann
Proteção e uso sustentável de paisagens dos biomas brasileiros:
II Seminário Mosaicos de Áreas Protegidas no Amazonas
DST/Aids e Rede Básica : Uma Integração Necessária
Amazônia Meridional Marcos Roberto Pinheiro - WWF-Brasil
PLANOS DE MANEJO EM RESERVA PARTICULARES DO PATRIMÔNIO NATURAL – RPPN
Resgate do I Seminário Mosaicos de Áreas Protegidas e avanços Marcos Roberto Pinheiro - WWF-Brasil Manaus (AM), 24 de novembro de 2008.
Autogestão e reforma urbana PROJETO DIAS MELHORES 7344-BR/Bird Abril de 2010.
21ª REUNIÃO DA COGEF BID-COGEF: 21ª REUNIÃO DA COGEF BID-COGEF: * Execução da Cooperação Técnica PRODEV TERESINA, 27 DE SETEMBRO DE 2013.
Sub-rede 4 Manejo integrado dos recursos pesqueiros na várzea amazônica. Estudo comparativo de duas regiões: Médio Amazonas e Purus. Temas Transversais.
Reunião GTAC Uberlândia - MG, 13/02/2014 Giordano Bruno Bomtempo de Carvalho Sugestão de metodologia e cronograma para discussão de Cobrança e Agência.
Consórcio Energético do Rio Uruguai
Parte III Gestão Ambiental.
Parque Nacional do Pau Brasil
PPGT - UnB SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM TRANSPORTES USO DE FERRAMENTAS SIG PARA PLANEJAMENTO E TRAÇADO DE OBRAS LINEARES, MONITORAMENTO E MITIGAÇÃO DE RISCOS.
ESTRATÉGIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COMUNICAÇÃO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA – ENCEA ESTADUAL.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. PARQUE ECOLÓGICO Um parque ecológico congrega uma série de atividades, com objetivos específicos, de uma.
17/06/10 DESMATAMENTO NO MUNICÍPIO LÁBREA ÁREA DO MUNICÍPIO: Km2 ÁREA DESMATADA: 3.044,30 Km2 Fonte: SIPAM– CR MN.
Desenvolvimento Regional e Governança. Diretrizes Estratégicas Redução das desigualdades regionais GOVERNANÇA REGIONAL - Realização de Seminário.
Transcrição da apresentação:

Termo de Referência para CONTRATAÇÃO DE DIAGNÓSTICO AMBIENTAL PARA SUBSIDIAR A Elaboração dos Planos de Manejo das unidades de conservação federais do Interflúvio purus-madeira (BR-319)

OBJETIVO DA CONTRATAÇÃO Termo de Referência para a elaboração dos Planos de Manejo das Unidades de Conservação Federais do Interflúvio Purus-Madeira (BR-319) OBJETIVO DA CONTRATAÇÃO Contratação de serviços técnicos especializados para realização do Diagnóstico Ambiental, apresentando análise integrada dos dados do meio físico e biótico, para subsidiar a elaboração de 11 (onze) Planos de Manejo integrados das UC Federais do Interflúvio Purus-Madeira (BR-319), nos Estados do Amazonas e Rondônia.

Reserva Biológica Abufari Estação Ecológica do Cuniã Parque Nacional Nascentes do Lago Jari Parque Nacional Mapinguari Reserva Extrativista Lago do Capanã Grande Reserva Extrativista Ituxi Reserva Extrativista Médio Purus Reserva Extrativista Lago do Cuniã Floresta Nacional do Iquiri Floresta Nacional Humaitá Floresta Nacional Balata- Tufari

DIAGNÓSTICO AMBIENTAL Termo de Referência para a elaboração dos Planos de Manejo das Unidades de Conservação Federais do Interflúvio Purus-Madeira (BR-319) DIAGNÓSTICO AMBIENTAL Análise integrada das informações do meio físico (geologia, geomorfologia, pedologia, hidrografia e climatologia ) com informações do meio biótico (vegetação, ictiofauna, herpetofauna, avifauna e mastofauna), para responder aos desafios de gestão das UC e propor ações para o manejo dos recursos naturais e para sua gestão O resultado do diagnóstico deverá ter ligação direta com o planejamento das UC, além de subsidiar a gestão territorial do Interflúvio Purus-Madeira Os desafios de gestão são constituídos pelas pressões e ameaças sobre os recursos naturais que se pretende minimizar, pelos ambientes importantes que precisam ser protegidos ou usos permitidos da UC que precisam ser normatizados ou potencializados.

Termo de Referência para a elaboração dos Planos de Manejo das Unidades de Conservação Federais do Interflúvio Purus-Madeira (BR-319) METODOLOGIA Deverá usar como base de análise o mapeamento das Unidades de Paisagem Naturais (UPN), já realizado por consultoria específica, e ser direcionado para os desafios de gestão, apresentando resultados analíticos e orientadores para a gestão e manejo das Unidades Temas a serem pesquisados: vegetação, ictiofauna, herpetofauna, avifauna, mastofauna e meio físico (geologia, geomorfologia, pedologia, hidrografia e climatologia) Uso público

Termo de Referência para a elaboração dos Planos de Manejo das Unidades de Conservação Federais do Interflúvio Purus-Madeira (BR-319) METODOLOGIA 2 etapas de campo - 20 dias cada. Todas as UC deverão ser amostradas e analisadas, de acordo com a análise de UPN e dos desafios de gestão Avaliação Ecológica Rápida (AER), adaptada para as análises de UPN e de desafios de gestão, no que se refere a seleção dos sítios amostrais Definição dos sítios e trilhas de amostragem em Oficina prévia com as equipes das UC

 Relatórios Temáticos (7)  Relatórios Consolidados por UC (11) Termo de Referência para a elaboração dos Planos de Manejo das Unidades de Conservação Federais do Interflúvio Purus-Madeira (BR-319) RESULTADOS Informações descritivas sucintas e foco nos dados analíticos necessários para embasar o planejamento, incluindo a análise dos desafios de gestão existentes para as UC  Relatórios Temáticos (7)  Relatórios Consolidados por UC (11) Resultados serão discutidos conjuntamente e darão início ao planejamento na Oficina de Consolidação dos Diagnósticos

ATIVIDADES 1: Reunião de Planejamento 2: Autorização de Pesquisa Termo de Referência para a elaboração dos Planos de Manejo das Unidades de Conservação Federais do Interflúvio Purus-Madeira (BR-319) ATIVIDADES 1: Reunião de Planejamento 2: Autorização de Pesquisa 3: Levantamento de Dados Secundários 4: Oficina de Capacitação em Diagnóstico e Planejamento das Etapas de Campo 5: Elaboração do Relatório do Diagnóstico Ambiental - Dados Secundários 6: Elaboração da Logística para a 1º Etapa de Campo 7: 1ª Etapa de Campo 8: Elaboração do Relatório dos Resultados Preliminares do Diagnóstico Ambiental. 9: Reunião de Preparação para a 2ª Etapa de Campo

ATIVIDADES 10: Elaboração da Logística para a 2ª Etapa de Campo Termo de Referência para a elaboração dos Planos de Manejo das Unidades de Conservação Federais do Interflúvio Purus-Madeira (BR-319) ATIVIDADES 10: Elaboração da Logística para a 2ª Etapa de Campo 11: 2ª Etapa de Campo 12: Elaboração dos Relatórios Temáticos 13: Elaboração dos Relatórios Consolidados do Diagnóstico Ambiental – Versão Preliminar 14: Participação em Reunião de Organização da Oficina de Capacitação e Consolidação dos Diagnósticos e das Oficinas Ampliadas dos Conselhos 15: Oficina de Capacitação e Consolidação dos Diagnósticos 16: Reunião Ampliada dos Conselhos das Unidades de Conservação 17: Elaboração dos Relatórios Consolidados do Diagnóstico Ambiental – Versão Final

1: Relatório do Diagnóstico Ambiental – Dados Secundários Termo de Referência para a elaboração dos Planos de Manejo das Unidades de Conservação Federais do Interflúvio Purus-Madeira (BR-319) PRODUTOS 1: Relatório do Diagnóstico Ambiental – Dados Secundários 2: Relatório dos Resultados Preliminares do Diagnóstico Ambiental. 3: Relatórios Temáticos 4: Relatórios Consolidados do Diagnóstico Ambiental – Versão Preliminar 5: Relatórios Consolidados do Diagnóstico Ambiental – Versão Final