Grupo de Trabalho Tabulação Vera Marchesi - Gerente de Qualidade IBOPE Media Information vmarchesi@ibope.com.br Novembro de 2005
Quando começa a Tabulação? Definição e Qualificação do Tema Elaboração do Questionário Trabalho de Campo Tabulação Análise e Apresentação dos Resultados
Quando começa a Tabulação? Análise e Apresentação dos Resultados Como serão apresentados os resultados: Total ou por grupos? Plano de Tabulação Tenho as informações para analisar diferentes grupos (sexo, idade, escolaridades, etc.) ? Elaboração do Questionário Quantas entrevistas eu vou ter para cada um dos grupos? Esta quantidade é suficiente para ser apresentada? Definição da Amostra A Tabulação “começa” no planejamento
PREPARAÇÃO DOS DADOS PARA A TABULAÇÃO Antes de iniciar o processo de tabulação propriamente dito, a primeira etapa a ser cumprida consiste na filtragem dos questionários para verificações do tipo: Todas as perguntas têm resposta associada ou alguma está em branco As perguntas-filtro foram observadas Coerência das respostas entre si Ambigüidade (qual dos itens recebeu o “x”)
PREPARAÇÃO DOS DADOS PARA A TABULAÇÃO Outra etapa antes da tabulação consiste na codificação de perguntas, que pode se dar em 2 momentos: Pré-codificação associação de um código a cada opção de resposta já na elaboração do questionário (perguntas fechadas). Pós-codificação associação de códigos às respostas somente no retorno dos questionários, após a listagem de todas as respostas obtidas e análise das respostas com mesmo significado, que ficarão sob o mesmo código (perguntas abertas).
A TABULAÇÃO A tabulação consiste, simplesmente, em contar o número de casos que caem em cada uma das várias categorias de respostas. Os objetivos da tabulação são: Determinar a distribuição de frequência Calcular a estatística descritiva, médias ou porcentagens.
TIPOS DE PERGUNTAS PERGUNTAS PERGUNTAS FECHADAS ABERTAS NÃO ESTRUTURADA RESPONDIDA COM AS PRÓPRIAS PALAVRAS AMPLIA A GAMA DE RESPOSTAS NA LINGUAGEM DO ENTREVISTADO Resposta única MÚLTIPLA ESCOLHA Respostas Múltiplas DIFICULDADE DE EXPRESSÃO DO ENTREVISTADO REGISTRO TRABALHOSO E DEMORADO EXIGE TRABALHO DE CODIFICAÇÃO
Perguntas de resposta única – PROPORÇÕES (porcentagens) Ex: AVALIAÇÃO DA PUC-SP NA PREPARAÇÃO DOS ALUNOS PARA O MERCADO DE TRABALHO Total das respostas = 100%
Perguntas de resposta única – MÉDIA Ex: NOTAS DE 0 A 10 PARA ITENS ESPECÍFICOS Professores Relacionamento entre professor e aluno Possibilidade de expressão dos alunos Localização do Campus Eventos culturais Segurança Higiene Infra-estrutura 8,3 8,1 8,0 7,8 7,7 5,6 5,3 4,7 Nota média
Perguntas de resposta Múltipla Ex: Entre estas, quais as razões mais importantes para que os alunos escolham a PUC? (aceitar 1 ou mais respostas) Total das respostas > 100%
(atributos positivos) Perguntas Abertas A PUC-SP EM UMA PALAVRA (atributos positivos)
A TABULAÇÃO CRUZADA Na tabulação cruzada, a amostra é dividida em subgrupos, para que se verifique como as respostas variam de grupo para grupo. A tabulação cruzada é um importante componente da análise dos dados. Na grande maioria das vezes com uma leitura bem feita das tabulações cruzadas, chega-se a grandes conclusões, sem a necessidade de análises estatísticas mais sofisticadas.
Exemplo de variáveis de cruzamento Em princípio, todas as variáveis demográficas podem ser utilizadas (sexo, idade, etc...) SEXO MASCULINO 47% FEMININO 53% IDADE De 17 a 19 anos 32% De 20 a 22 anos 42% 23 anos ou mais 25% CIDADE DE ORIGEM SÃO PAULO (CAPITAL) 68% Interior de SP 24% Demais Estados 7% Outros países 1% CURSO DIREITO 21% PSICOLOGIA 14% ECONOMIA 11% ADMINISTRAÇÃO 10% CIÊNCIAS SOCIAIS 8% SERVIÇO SOCIAL 7% OUTROS (9 cursos) 29% TIPO DE INSTITUIÇÃO ESCOLA PÚBLICA 20% ESCOLA PARTICULAR 80%
A TABULAÇÃO CRUZADA Resultado da Tabulação Outras variáveis (perguntas) podem ser utilizadas como elementos de cruzamento Ex: Avaliação sobre a PUC x Condição do Aluno Resultado da Tabulação
TABULAÇÃO CRUZADA Cuidados na Análise Leitura “na vertical”: 25% do Total dos entrevistados acham o ensino na PUC “Muito Bom” Entre os entrevistados que Só Estudam esta proporção é ainda mais alta, atingindo 29% Leitura “na horizontal” 57% dos que avaliam menos positivamente o ensino na PUC (“Regular”) são pessoas que Só Estudam Tal dado é ainda mais significativo se consideramos que apenas 45% dos entrevistados (Perfil da Amostra) não trabalham, Só Estudam