Programas sociais para a infância

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Transcrição da apresentação:

Programas sociais para a infância Programa de Gestão pedagógica para a infância Fundação Orsa

Argumentos para investir na educação infantil Científico Social Econômico Político As políticas para a infância sempre incorporam um duplo compromisso... as necessidades das crianças, seus direitos e suas famílias como também o desenvolvimento infantil, refletindo sobre como os meninos e meninas se relacionam, brincam e aprendem.. Sua opção determina sua ação.

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL 1.Formação Continuada de profissionais de Educação Infantil 2.Projeto de Gestão Pedagógica para a Infância 3.Prêmio Qualidade na Educação Infantil META: colocar na agenda social, política e educacional a educação infantil de qualidade

Criança Cidadã, permeando os projetos da Fundação Orsa Sujeito social e histórico, faz parte de uma organização familiar e está inserida em uma sociedade com determinada cultura e num momento histórico. Busca compreender o mundo, sente e pensa de um jeito próprio, expressando-se por meio de diferentes linguagens. Constrói seu conhecimento de forma ativa a partir das interações que estabelece com as pessoas e o meio em que vive. Cria, recria, significa e comunica.

PRINCÍPIOS DA PEDAGOGIA DA INFÂNCIA Auto conceito Autonomia Solidariedade Cultura Prazer Infância Cidadania Diversidade Cooperação Afetividade História de vida

Organização de espaços e ambientes Intervenção com o brincar Linguagens expressivas Participação da família e da comunidade Rotina transformadora

Cenário legal para o Progepi . Direitos Universais da Criança. . Constituição Federal de 1988. . Estatuto da Criança e do Adolescente. . Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 1996. . Plano Nacional da Educação. ..Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (CEB 1/99). . Diretrizes operacionais para a Educação Infantil (CEB 4/00)

Os seis critérios* de qualidade na Educação Infantil 1. Profissionalismo; 2. Cada professor é responsável por um pequeno grupo de crianças; 3. Ambiente estimulante e educativo; 4. Cuidados com alimentação e saúde; 5. Educadores capazes, interessados e amorosos; 6. Projeto político pedagógico, proposta curricular e gestão. *Critério: aquilo que serve de base para comparação, julgamento ou apreciação.

Os seis princípios* de qualidade para a Educação para a infância 1. Refletir sobre a prática; 2. Investigar saberes e metodologias de aprendizagem; 3. Projeto Político Pedagógico desafiante; 4. Multiplicidade de experiências para as crianças; 5. Educação e cuidado representação inseparável; 6. Construir com as famílias uma relação de confiança, respeito, parceria e cumplicidade. *Princípios: proposições diretoras de uma ciência, às quais todo o desenvolvimento deve estar subordinado.

PROGEPI faz a diferença quando... . Cria uma atmosfera de alegria, afeto e entusiasmo; . Cria situações de mediação entre as crianças, as suas emoções e o seu ambiente; . Organiza coletivamente o espaço e o tempo; . Organiza as turmas considerando a necessidade de convivência; . Dialoga com a família e comunidade; . Investe na formação continuada dos profissionais que atuam com as crianças pequenas; . Avalia regularmente seu projeto pedagógico; .Cria brinquedos e brinca com a criança; .Cuida e educa no cotidiano vivo; . Define a inclusão como um projeto da escola que incorpora diversidade como eixo central da tomada de decisões.

PARCERIA QUE DÁ CERTO! + =

Os espaços devem ser construídos com a participação das famílias e educadores, com materiais disponíveis e recicláveis. Os ambientes desafiadores, a presença da cultura local contribuem para integrar o cuidar e o educar.

Permitir que as crianças escolham seus materiais, desenvolvam competências ao realizarem as atividades por sua iniciativa. A beleza do ambiente e o desafio dos objetos devem estimular a criança a agir.

O ambiente de aprendizagem influencia a conduta das crianças Criatividade e entusiasmo: a contribuição dos educadores

O ESPAÇO É PARA A CRIANÇA DESCOBRIR

Educar cuidando para o desenvolvimento da autonomia e identidade

Linguagens expressivas Contato com a natureza, animais e livros...

A criança precisa brincar só... ... e brincar junto!

A equipe é convidada a criar brinquedos que estimulem o desenvolvimento integral da criança.

A magia das cores, sons e sonhos Antes.....

A magia das cores, sons e sonhos Depois...

A magia das cores, sons e sonhos Depois...

Espaço Ambiente Rotina Brincar e brinquedos Família Comunidade

Comunicação com a família e comunidade Criança em Ação (jornal bimensal) Criarte Oficina de Brinquedos Escola de pais cidadãos A caixa que roda Primeiros passos Tarde da Cidadania Voluntariado

Impactos do PROGEPI na cidade de Caraguatatuba Aumento no atendimento da demanda; em 2001 duas instituições e 10 centros em 2004 ( de 215 a 2850 crianças); Reconhecimento na cidade da importância da educação de 0 a 6 anos; Reconhecimento público dos gestores; Direitos e diretrizes concretizadas em forma de qualidade para todas as crianças; Empregabilidade, compromisso e entusiasmo. Implementação da Política pública em educação infantil ( aprovado em Plano Municipal); A cultura da infância na cidade e da formação continuada; Centro de referência em atendimento em educação infantil; Conceito e projeto disseminado.

Desafios Mudar o cargo de ADI para Professor de Desenvolvimento Infantil; Buscar a qualificação superior para todas as professoras; Implantar uma rotina de acompanhamento, avaliação e registro nos CEIs. Organizar a transição administrativa para uma OSCIP local;

Aqui você pode aprender muito mais!!!!! www.premioqualidadeeduinfantil.org.br www.municipiofeliz.org.br www.fonteseducacaoinfantil.org.br

MUITO OBRIGADA! aclima@fundacaoorsa.org.brwww.fundacaoorsa.org.br (55 11) 4182 8880