SISTEMA NACIONAL DA PI E AS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS EM MOÇAMBIQUE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Seminário sobre Propriedade Intelectual para a Competitividade das Pequenas e Médias Empresas de Moçambique “O uso do sistema da Propriedade Intelectual.
Advertisements

MOBILIDADE URBANA E ESTACIONAMENTO Enquadramento Jurídico
SITUAÇÃO ECONÓMICA E FINANCEIRA
UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Organização industrial
D.C. Vão ver que não dói nada !!
Negócios Internacionais
A Utilização da Propriedade Industrial em Portugal Manuel Mira Godinho ISEG/UTL Apresentação ao Workshop Rede de Facilitadores do Emprendedorismo Lisboa,
Estadias de longa duração (Imigração)
REGRAS DE CONCORRÊNCIA Acordos e práticas concertadas A aplicação do n.º 3 do artigo 81.º CE 20 de Junho de 2008, ISEG Professor J. L. da Cruz Vilaça.
Serviços Públicos Essenciais
Noção de Direito dos Estrangeiros
Função accionista do Estado e ‘golden shares’
27 de Setembro de Princípio geral Artigo 219.º do Código Civil: Liberdade de Forma. A regra geral é, portanto, a da liberdade de forma.
A Disciplina do Mercado Electrónico na Comunidade Europeia Manuel David Masseno Porto Alegre, 13 de Junho de 2006.
« INFORMAÇÃO EMPRESARIAL SIMPLIFICADA INE
M ERCURE H OTEL Lisboa, 26 de Novembro de 2003 R EUNIÃO SOBRE O D IPLOMA RELATIVO AO C OMÉRCIO E LECTRÓNICO.
Patentes de Software: Sim ou Não?
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Propriedade Intelectual
Assistência aos Antigos Combatentes e Desmobilizados Com Deficiência
JuriSTEP SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE: PROTECÇÃO DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL.
Centro de Formalidades das Empresas
A passagem da Espanha para a Europa em que pode confiar.
Definição Legal de Franquia

O que é PROPRIEDADE INTELECTUAL?
Objecto, Atribuições e Competências do IPI
Workshop Nacional da OMPI para a Elaboração da Política Nacional da Propriedade Intelectual Hotel Rovuma, Fevereiro 2006 Maputo O papel do direitos.
Estratégia de Protecção de P.I. Laser Kanato Mestrado em Engenharia de Concepção Inovação e Transferência de Tecnologia Digital Laser Pointer for DataShow.
Nomes de domínio: conceito
Balanço.
NIT-BIO COMO VALIDAR O RESUMO? Contratos e Patentes Cíntia Reis Costa
UNIDADE 10: DIREITO COMERCIAL (Direito Empresarial)
ALENTEJO XXI DIVERSIFICAÇÃO DA ECONOMIA E CRIAÇÃO DE EMPREGO 3.2 MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA 3.1.1Diversificação de Actividades na Exploração.
02/04/2017.
Mestrado em Engenharia e Gestão da Tecnologia Políticas de Ciência e Tecnologia IPCTN Resposta e Comentários João Silva Paulo Anastácio Ricardo.
Fórum Permanente Comitê Temático “Racionalização Legal e Burocrática”
Regulamento de Direitos de Propriedade Industrial e Programas de Computador.
Regulamento de Direitos de Propriedade Industrial e Programas de Computador A UA foi uma das primeiras Universidades portuguesas (a 2ª) a aprovar e a aplicar.
11 de Novembro de O GAPI-grupUNAVE resulta de uma iniciativa pública levada a cabo pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial em parceria.
12 de Fevereiro de O GAPI-grupUNAVE resulta de uma iniciativa pública levada a cabo pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial em parceria.
04 de Dezembro de O GAPI-grupUNAVE resulta de uma iniciativa pública levada a cabo pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial em parceria.
30 de Outubro de O GAPI-grupUNAVE resulta de uma iniciativa pública levada a cabo pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial em parceria.
OS DESAFIOS DO FINANCIAMENTO DA INVESTIGAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO DOS BENS INTANGÍVEIS DA PI Ana Comoane Nampula, de Fevereiro de 2006.
REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA E COMÉRCIO INSTITUTO DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL ( IPI) ARIPO MESA REDONDA SOBRE A PROPRIEDADE INTELECTUAL.
Lisboa, 18 de Novembro de 2009 Tânia Cascais Veículos de Investimento Externo em Angola.
Empreendedorismo ________________________________________
UNIVERSITY OF BEIRA INTERIOR Supports teachers continuing education..
-Actividade social (980) Artigos do código comercial
Instruções aos requerentes e Avaliação Farmacêutica
A protecção da inovação estética pelo regime de desenhos e modelos Miguel Moura e Silva Assistente da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
Marcas & Patentes Lei da Propriedade Industrial -
Serão considerados actos de comércio todos aqueles que se acharem especialmente regulados neste Código, e, além deles, todos os contratos e obrigações.
Workshop Nacional da OMPI para a Elaboração da Política Nacional da Propriedade Intelectual Hotel VIP, Junho 2005 Maputo O papel das patentes e das.
DIREITO DE EMPRESARIAL
COMBINAÇÃO DE NEGÓCIOS
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO
1 O Sucesso no Licenciamento Tecnológico Aspectos da Legislação Brasileira Lei de Inovação Lei Nº , de 02/12/2004 Regulamentada pelo Decreto Nº 5.563,
APOIOS FINANCEIROS À ADAPTAÇÃO AO EURO E AO ANO 2000.
Nome Comercial e Estabelecimento
ESTABELECIMENTO EMPRESARIAL
Aula 14 – Direito da Propriedade Industrial Prof. Victor Ventura
Lei de Inovação Lei de Inovação - Lei , de 2 de dezembro de Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente.
PROPRIEDADE INDUSTRIAL
A contratação colectiva
Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa APROPHARMA – Programa Avançado para Executivos na Indústria Farmacêutica Alguns aspectos sobre propriedade.
DIREITO COMERCIAL I INSTRUMENTOS INTRODUTÓRIOS DE NORMAS DE DIREITO EMPRESARIAL.
Departamento de Estatística Área da Central de Balanços Vitor Lopes 29 abril 2016 | Coimbra Caraterização do setor exportador em Portugal.
Propriedade industrial
Transcrição da apresentação:

SISTEMA NACIONAL DA PI E AS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS EM MOÇAMBIQUE

NOÇÃO DE PMEs Noção Jurídica Ausência de definição no novo Código Comercial A figura dos pequenos empresários no novo Código Comercial – artigos 17.º e 26.º Artigo 17/2 – “A qualificação de pequeno empresário efectuar-se-á com base em critérios fixados por decreto”.

PARECER DO COMITÉ ECONÓMICO E SOCIAL SOBRE “O ARTESANATO E AS PME NA EUROPA (2001/C 221/01) São PME as empresas que: Tenham menos de 250 trabalhadores Tenham um volume de negócios anual que não exceda 40 milhões de euros ou balanço total anual que não exceda 27 milhões de euros Cujo capital social ou direitos de voto não sejam detidos em 25% ou mais por empresa(s) que não se enquadrem na definição de PMEs ou pequena empresa

Pequena empresa é aquela que: Tenha menos de 50 trabalhadores Um volume de negócios anual que não exceda 7 milhões de euros ou um balanço total anual que não exceda 5 milhões de euros Obedeça ao referido critério de independência

PMEs vs Microempresas “Quando seja necessário distinguir as microempresas dos outros tipos de PME, aquelas são definidas como empresas com menos de 10 trabalhadores” – artigo 1.º-5 do Parecer do Comité Económico e Social

Retrato das PMEs em Moçambique

Número de Empresas, Número de Pessoas ao Serviço e Volume de Negócios, por Tamanho Fonte – INE (CEMPRE 2004)

Número de Empresas, Número de Pessoas ao Serviço e Volume de Negócios, por Tamanho Fonte – INE (CEMPRE 2004)

Número de Pequenas Empresas, Número de Pessoas ao Serviço e Volume de Negócios, por Província Fonte – INE (CEMPRE 2004)

Número de Pequenas Empresas, Número de Pessoas ao Serviço e Volume Negócios, segundo a CAE Fonte – INE (CEMPRE 2004)

Número de Pequenas Empresas, Número de Pessoas ao Serviço e Volume de Negócios, por Forma Jurídica Fonte – INE (CEMPRE 2004)

Número de Médias Empresas, Número de Pessoas ao Serviço e Volume de Negócios, por Província Fonte – INE (CEMPRE 2004)

Número de Médias Empresas, Número de Pessoas ao Serviço e Volume de Negócios, segundo a Secção do CAE Fonte – INE (CEMPRE 2004)

Número de Médias Empresas, Número de Pessoas ao Serviço e Volume de Negócios, por Forma Jurídica Fonte – INE (CEMPRE 2004)

AS PMEs MOÇAMBICANAS UTILIZAM O SISTEMA NACIONAL DA PI?

Critério de PME Moçambicana PME Moçambicana – escolha do critério da territorialidade em detrimento do critério da nacionalidade dos sócios A empresa que no registo do Direito da PI declara ter sede no território da República de Moçambique, independentemente da nacionalidade dos detentores do capital social

Os Direitos da Propriedade Industrial no CPIM (Decreto n.º 4/2006, de 12 de Abril): I Criações de aplicação industrial: Patentes de Invenção Modelos de Utilidades e Desenhos Industriais II Sinais Distintivos do Comércio Marcas Insígnias de Estabelecimento Nomes Comerciais Logotipos Recompensas Indicações Geográficas Denominações de Origem

Análise dos Dados Número significativo de registo de marcas nacionais por PME Moçambicanas (1860 em 10561 = 17,61%). Pouca relevância de sectores económicos estratégicos de Moçambique (camarão, açúcar, castanha de cajú, algodão) no registo de Direitos da PI, designadamente no âmbito das marcas. Ausência de registo de marcas colectivas, marcas de certificação, indicações geográficas ou denominações de origem.

Análise dos Dados (cont.) Depósito de apenas 2 patentes de invenção, ambas em 1999 e ausência de qualquer depósito desde então. Prevalência nacional no registo de Desenhos Industriais e Modelos de Utilidade depositados (apesar do pouco número de registos em 7 anos). Liderança no registo de nomes comerciais, insígnias de estabelecimento e logotipos (embora os números de registo sejam ainda muito baixos).

Síntese As PMEs Moçambicanas já utilizam a protecção dos Direitos da PI, máxime no âmbito das marcas, embora os números fiquem aquém dos níveis desejados. Pouco recurso à protecção no âmbito das criações de aplicação industrial. Necessidade de sensibilizar as PME (98,6% do tecido empresarial de Moçambique) para uma maior utilização do sistema nacional da PI.

Algumas razões para as PMEs recorrerem à protecção da P.I. Impedir a concorrência de copiar ou imitar os seus produtos ou serviços Criação de uma identidade própria facilmente reconhecida no mercado Fonte de rendimento adicional mediante a celebração com terceiros de contratos de licença de uso, franquia ou outros contratos similares Aumento do seu valor de mercado Recurso a fontes de financiamento Expansão para novos mercados

OBRIGADO!