A auditoria cívica hoje

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POMMAR/USAID-Partners
Advertisements

FÓRUNS DA AGENDA 21 Sempre em frente!.
Caravana Nacional em Defesa do SUS
AVALIAÇÃO DA EXECUÇÃO DE PROGRAMAS DE GOVERNO
QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA
Equipe Técnica de RH/ACCIE. Situada em Erechim – habitantes 190 empresas associadas – Industria, Comércio e Serviços Empregam cerca de funcionários.
CAMS Comissão Nacional de Articulação com Movimentos Sociais
DIRETORIA DE REGULAÇÃO E AUDITORIA DO SISTEMA DE SAÚDE – DIRE
Descentralizando a Saúde para o Desenvolvimento Regional
Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica Coordenação de Acompanhamento e Avaliação.
NORMAS TÉCNICAS DE CONTROLE DA TUBERCULOSE UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE
Cronograma de Trabalho Orgalent-e
Papel de Coordenadores e Técnicos na Execução das Ações no PBSM.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA SISTEMA AME Aline Dockhorn Farmacêutica.
Controle de Recursos Públicos
Como o terceiro setor pode participar no controle do recurso público
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
DIREITOS, DEVERES E PRAZOS DO PETIANO
Plano de Formação da Comissão Regional Centro Oeste 2 Pinheiros e Butantã Cronograma das atividades da comissão 4 de maio – pauta: Leitura dos documentos.
IMPACTO NA TRANSPARÊNCIA E GOVERNANÇA CORPORATIVA
Melhoria de sua integração com a cadeia produtiva Desenvolvimento de opções de geração de renda Fortalecimento dos laços comunitários e solidários.
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Parto Normal está no meu Plano Movimento ANS em favor do Parto Normal
Descentralização da Marcação de Consultas e Procedimentos Especializados para as Unidades Básicas de Saúde – Vitória da Conquista.
Projeto Fortalecimento e Melhoria da Gestão da SDA
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Minas Gerais.
ISO 9001:2000
REUNIÃO PLENÁRIA LOCAL
CONTROLE SOCIAL E O FORTALECIMENTO DA GESTÃO PROJETO DE CAPACITAÇÃO DOS NOVOS GESTORES 2009 PROJETO DE CAPACITAÇÃO DOS NOVOS GESTORES 2009.
DENASUS/Coordenação Geral de Auditoria
Sistema Belcorp.
PLANEJAMENTO DENASUS 2009 REGIÕES CENTRO-OESTE E NORTE.
Orçamento Participativo Osasco
Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS)
PROCURADORIA-GERAL DO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE
PRESTAÇÃO DE CONTAS LEI DE 27 DE JULHO DE 1993 Prefeito Angelo Oswaldo de Araújo Santos Secretário Ariosvaldo Figueiredo Santos Filho Elaboração.
DENGUE ABRIL 2008.
Prof. Adinan Mendonça AULA 2 – MÁQUINAS EQUIPAMENTOS 1
ESTÁGIO – 1ª parte -100 horas
Política Estadual para as Terapêuticas não Convencionais no SUS em MG I Simpósio Mineiro de Homeopatia Walcymar Leonel Estrêla Coordenação Estadual de.
Reunião sobre Monitoramento e Avaliação do Programa Ação Família-viver em comunidade Nov/2007.
Sugestões Câmara Técnica de Saneamento
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Reunião de Iniciação Equipe Data: Análise e Projeto de Sistemas de Informação Sistemas de Informação UFRPE.
Instruções nº 02/2008 (TCE/SP)
ESF FALCÃO PEREGRINO - CAJATI RETROSPECTIVA 2014.
AGENDAMENTO ELETRÔNICO
XXXI Reunião Plenária do Colegiado Nacional de Diretores e Secretários de Conselho de Educação – CODISE Boa Vista/RR.
Projeto Criança Exposta ao Vírus HIV em São José
Situação de Abrangência Brasil crianças (média mensal de crianças menores de 6 anos acompanhadas) gestantes (média mensal de gestantes.
Atuação dos agentes de Controle Social
SISTEMA DE AVALIAÇÃO.
Programa Ambiente da gente Gerente do projeto: Danuza Mantuano Patrocinador: Cristiano Barros Reis Data de status: 08/07/2015 Seção de Gestão Socioambiental.
O DAPSE NO MOVIMENTO ESPÍRITA GAÚCHO Resultados da segunda enquete realizada em 2009 nos encontros regionais com trabalhadores dos departamentos.
Programa Ambiente da gente Gerente do projeto: Ludmilla de Souza Patrocinador: Cristiano Barros Reis Data de status: 08/09/2015 Seção de Gestão Socioambiental.
Cronograma Modelo - Projeto de Cadeiras de Rodas
Contratação de serviços de saúde nos municípios do Estado do Rio de Janeiro NÚCLEO DE SAÚDE COORDENADORIA DE AUDITORIAS TEMÁTICAS E OPERACIONAIS – CTO/SGE.
Projeto Feedback Gerente do projeto: Priscila de F. Q. Boechat Patrocinador: Maria Cristina G. Discacciati Data de status: 25/11/ Capacitação da.
RELATÓRIO DAS AÇÕES REALIZADAS PELO NRE/CASCAVEL, EM PARCERIA COM A SEDS. PROGRAMA FAMÍLIA PARANAENSE.
SOLUÇÃO PRONIM E-SOCIAL
Sistema Web de Gestão, Comunicação e Segurança para Condomínios Residenciais e Comerciais CONECTCON SOCIAL.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS CONTROLE E AVALIAÇÃO: ASPECTOS RELACIONADOS À GESTÃO.
Secretaria de Fiscalização de Pessoal Levantamento de Governança e Gestão de Pessoas na APF Brasília, 18 de junho de 2014 Alessandro Giuberti Laranja Secretário.
DIRETRIZES DO SERVIÇO DE SAÚDE AUDITIVA NO ESTADO DE SANTA CATARINA Secretaria de Estado da Saúde – SES Superintendência de Serviços Especializados e Regulação.
Orientações e fluxo para contratualização dos Filantrópicos Unidade Hospitalar PT GM/MS Gestor Municipal de Saúde Interesse em comum Estudar em conjunto:
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Hospitais Filantrópicos 25/01/07.
Pré Evento (Planejamento)
CONSULTORA: FRANCIELLE CRISTINA GAERTNER COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CANOINHAS.
Transcrição da apresentação:

A auditoria cívica hoje

ANTES Conseguir documentos SES (folha de pagamento, lista eletiva de espera, ficha de ponto, cronograma de atendimento médico em cada UBS). 30 Fazer contata com UNASUS (inspeções anteriores e outros detalhes) Fazer contato de parceria com Promotoria, Prefeitura e Secretaria de Saúde Fazer contato semanal sobre os ofícios 21-14-7 Enviar releases aos meios de comunicação locais 30-21-14-7 Criar estratégia de divulgação nas mídias sociais Agendar entrevistas prévias 15-5 Agendar debate na televisão sobre auditoria cívica Identificar voluntários para recebimento de treinamento 7 Levantar ONGS de transparência e controle social, ONGs interessadas a causa da saúde e conselheiros da saúde, conselheiros tutelares Apresentar cronograma das atividades a todos Definir datas com todos os atores envolvidos 15 Conseguir "documentos necessários" no DataSus e na Secretária de Saúde 30-7

DURANTE Realizar treinamento Entregar as fichas de acompanhamento Dividir voluntários em grupos Delegar atividades a grupos Aplicar fichas de acompanhamento DE Montar relatório junto a auditores e junto ao grupo TARDE DO DE Entregar o relatório junto ao prefeito e ao secretário de saúde

DEPOIS Entregar todos os ofícios ao responsável do sociedade civil 1 + DE Cobrar mensalmente providências ao representante da s.c e ao ator público 30 + DE Dar publicidade aos ofícios e às repostas Agendar reunião mensal entre os participantes da auditoria cívica, incluindo deliberações e encaminhamentos DE - 5 + DE Agendar reunião entre representantes de outras auditorias cívicas 20 + DE Realizar comparativos trimestrais acerca da situação da saúde 90 + DE

INFORMAÇÕES INICIAIS SALA DE SITUAÇÃO Quantidade de unidades básicas de saúde; Número de agentes comunitários de saúde; Número de equipes da saúde da família; Investimento em atenção básica, média e alta complexidade, assistência farmacêutica, etc. DATASUS Número de médicos Número de atendimentos Número de consultas Número de famílias cadastradas Equipamentos existentes

PAPEIS DE TRABALHO(EXECUÇÃO) INFORMAÇÕES EXTERNAS QUESTIONÁRIOS AO GESTOR QUESTIONÁRIO AO USUÁRIO QUESITONÁRIO A EQUIPE MÉDICA

RESULTADOS Resultados qualidade no atendimento Resultados estrutura do atendimento Resultados Posto de Saúde da família Avaliação equipe médica Outras observações Sugestões Constatações anteriores Avaliação dos usuários

ENCAMINHAMENTO Ministério Público; Secretaria de Saúde; Conselho de Saúde; Prefeitura; Legislativo.