A auditoria cívica hoje
ANTES Conseguir documentos SES (folha de pagamento, lista eletiva de espera, ficha de ponto, cronograma de atendimento médico em cada UBS). 30 Fazer contata com UNASUS (inspeções anteriores e outros detalhes) Fazer contato de parceria com Promotoria, Prefeitura e Secretaria de Saúde Fazer contato semanal sobre os ofícios 21-14-7 Enviar releases aos meios de comunicação locais 30-21-14-7 Criar estratégia de divulgação nas mídias sociais Agendar entrevistas prévias 15-5 Agendar debate na televisão sobre auditoria cívica Identificar voluntários para recebimento de treinamento 7 Levantar ONGS de transparência e controle social, ONGs interessadas a causa da saúde e conselheiros da saúde, conselheiros tutelares Apresentar cronograma das atividades a todos Definir datas com todos os atores envolvidos 15 Conseguir "documentos necessários" no DataSus e na Secretária de Saúde 30-7
DURANTE Realizar treinamento Entregar as fichas de acompanhamento Dividir voluntários em grupos Delegar atividades a grupos Aplicar fichas de acompanhamento DE Montar relatório junto a auditores e junto ao grupo TARDE DO DE Entregar o relatório junto ao prefeito e ao secretário de saúde
DEPOIS Entregar todos os ofícios ao responsável do sociedade civil 1 + DE Cobrar mensalmente providências ao representante da s.c e ao ator público 30 + DE Dar publicidade aos ofícios e às repostas Agendar reunião mensal entre os participantes da auditoria cívica, incluindo deliberações e encaminhamentos DE - 5 + DE Agendar reunião entre representantes de outras auditorias cívicas 20 + DE Realizar comparativos trimestrais acerca da situação da saúde 90 + DE
INFORMAÇÕES INICIAIS SALA DE SITUAÇÃO Quantidade de unidades básicas de saúde; Número de agentes comunitários de saúde; Número de equipes da saúde da família; Investimento em atenção básica, média e alta complexidade, assistência farmacêutica, etc. DATASUS Número de médicos Número de atendimentos Número de consultas Número de famílias cadastradas Equipamentos existentes
PAPEIS DE TRABALHO(EXECUÇÃO) INFORMAÇÕES EXTERNAS QUESTIONÁRIOS AO GESTOR QUESTIONÁRIO AO USUÁRIO QUESITONÁRIO A EQUIPE MÉDICA
RESULTADOS Resultados qualidade no atendimento Resultados estrutura do atendimento Resultados Posto de Saúde da família Avaliação equipe médica Outras observações Sugestões Constatações anteriores Avaliação dos usuários
ENCAMINHAMENTO Ministério Público; Secretaria de Saúde; Conselho de Saúde; Prefeitura; Legislativo.