Outros recursos da linguagem Barroca

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Outros recursos da linguagem Barroca Barroco Outros recursos da linguagem Barroca

Figuras de linguagem Como todo o trabalho literário do Barroco está centrado no uso elaborado dos recursos da linguagem, os autores do período exploram várias figuras de linguagem e jogos de palavras. Ao lado da metáfora, outras figuras de linguagem muito utilizadas na literatura barroca são: antíteses, paradoxos e hipérboles.

Conciliar aspectos opostos As antíteses e paradoxos são figuras que tratam de conceitos e de qualidades contraditórias. Elas simbolizam, portanto, uma característica que define a estética barroca: a tensão, o movimento, a tentativa de conciliar aspectos opostos.

A estrutura dos poemas Uma das manifestações da técnica dos poetas barrocos é a cuidadosa organização que dão aos poemas. Para ressaltar as agudezas, procuram criar partes equivalentes no interior dos versos, que podem ser divididos em duas, três ou quatro partes.

Exemplo: A um desengano - (Violante do Céu) Será brando o rigor, firme a mudança. Humilde a presunção, varia a firmeza, Fraco o valor, covarde a fortaleza, Triste o prazer, discreta a confiança.

Análise do exemplo: Todos os quatro versos dessa estrofe podem ser divididos em duas partes equivalentes. Cada uma delas explora imagens que se opõem, contradizem ou apresentam características pouco compatíveis.Por exemplo: O rigor é caracterizado como brando. (paradoxo)

Jogos de Linguagem e construção Esses jogos de linguagem e construção, feitos para provocar o espanto do leitor, acabavam por tornar os textos mais complexos. Por esse motivo, os leitores da época sabiam que os poemas barrocos eram escritos para serem lidos várias vezes, até que todas as imagens fossem reconhecidas e decodificadas.

As correntes do Barroco Duas correntes são identificadas no Barroco literário: o cultismo e o conceptismo. Ambas buscam, por meios diferentes, um mesmo fim: criar artifícios de linguagem que revelem agudeza e engenho.

Cultismo Predominante na poesia, o cultismo caracteriza-se pela elaboração muito rebuscada na linguagem. Os poetas utilizam três artifícios: jogos de palavras (trocadilho, sinonímia, antonímia, homonímia, perífrase), jogos de imagens (uso de figuras de linguagem) e jogos de construção (estruturação sintática elaborada).

Perífrase: É a utilização de muitas palavras para exprimir o que poderia ser dito com poucas ou uma só palavra. Exemplo: Sumo Pontífice = papa País do sol nascente = sol

Exploração das imagens A exploração das imagens procura envolver o leitor por meio de estímulos sensoriais, com destaque para o trabalho com os sons e as cores. O cultismo também era conhecido como gongorismo, por ter alcançado expressão máxima na poesia do poeta espanhol Luis de Góngora.

Conceptismo O conceptismo, também conhecido como quevedismo (de Francisco Quevedo), predomina nos textos em prosa. Em lugar de investir no rebuscamento linguístico, o escritor conceptista procura seduzir o leitor pela construção intelectual, valorizando o conteúdo, a essência da significação.

Elaboração da linguagem Para deslumbrar o leitor com o desenvolvimento de um raciocínio, o escritor conceptista recorre a comparações ousadas, exemplificações frequentes, metáforas, imagens, hipeéboles, analogias. O resultado dessa elaboração na apresentação do raciocínio muitas vezes dificulta a compreensão do conteúdo.

Luís de Góngora/ Francisco Quevedo Definiram, com suas obras, as duas correntes da estética barroca. Góngora se distinguiu pela capacidade de explorar os recursos da linguagem para criar metáforas extraordinárias, combinadas a descrições exuberantes e alusões mitológicas. Quevedo, por sua vez, ganhou fama pela profundidade de suas reflexões e pela complexidade conceitual das imagens.