Centro de Competências TIC da ESE de Santarém

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APRESENTAÇÃO PÚBLICA DO PORTAL DA EDUCAÇÃO DO CONCELHO DA MAIA
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Visão Global do Projecto
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes.
Sítio dos miúdos
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa Os Blogues no Ensino-Aprendizagem das Ciências Escola Secundária de.
Fatores Críticos para a Viabilização da EAD na Universidade Experiência do professor no uso das tecnologias em ambiente presencial Existência de grupos.
SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN
Objectivos: Articular currículos e metodologias de ensino-aprendizagem entre o 1º, 2º e 3ºs ciclos do Agrupamento de Escolas de Arraiolos, nas áreas das.
Ferramenta de ensino on-line
“Ver para Dizer Ciência”
MPEL2 Percursos de aprendizagem mediados por ferramentas tecnológicas EAT Equipa Concerto Alexandre Monteiro Ana Neves Jorge Lagarto Margarida Cabral.
Metas de Aprendizagem na área das TIC
III Encontro Nacional de EAD para a Rede de Escolas de Governo
A nossa e-escola Encontro de Professores do 1º CEB Viseu, 30 de Junho de 2006 José Carlos Duarte Marques.
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL Centro Tecnologias e Inovação na Educação Grupo 1 Sessão 3: 27 de Maio 10
Análise de um recurso disponível na WEB Trabalho Realizado Por:
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Projecto Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém CIDTFF da Universidade de Aveiro 2ºCiclo Educação e Comunicação Multimédia.
Plataforma de Ensino a Distância
Uma Aventura…Literária 2013
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo Visão Geral.
Visão Geral A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo.
Iniciativa e-escolinha. Universal alunos e professores Inovadora a nível mundial Promotora de inovação nas escolas Promotora de igualdade.
(Bernardino Jorge) Centro de Formação da Associação de Escolas do Concelho de Mafra ENCONTRO A QUALIDADE NA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR 1 de Março de 2006 Tema:
Agrupamento de Escolas de Águeda Junho de 2004.
Santarém Março a Julho de 2007
Plataformas uma ferramenta na educação??? 2006 Centro de Competência CRIE - FCUL.
1 Utilização Educativa da plataforma Moodle Centro de Competência CRIE FCUL Primavera 2007 na FCUL
Construção de Sites com o Google Pages Creator Centro de Competência CRIE FCUL Formação Primavera Março na Esc. Sec. com 3.º Ciclo Pedro.
Utilização Educativa da plataforma Moodle
A culpa foi dos Bichos da Seda ou da Plataforma Moodle? Mónica Silva, Teresa Faria e Teresa Silva Centro de Competência CRIE FCUL 10 Julho 2006 – Baixa-Chiado.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos As TIC e a aprendizagem As TIC e a aprendizagem Desenvolver competências Desenvolver competências.
LEITURA-A-PAR Passos seguidos (metodologia): Envolvimento dos pais:
Florin Zamfir Portal de Comunidade Educativa – Serviços e Conteúdos Portal da Comunidade Educativa Serviços e Conteúdos Florin Zamfir, Fernando Delgado,
Software Educativo União Educacional Minas Gerais
No âmbito da Formação “Ensino e Aprendizagem com TIC na Educação Pré-Escolar e No 1º Ciclo do Ensino Básico” e com o objectivo de criar e futuramente.
1- URL da experiência e parágrafo descritivo; Actividade de grupo (Act3) Análise e reflexão de relatos de experiências 1 Gisélia Fernandes, Manuela Sousa/
Se é professor, provavelmente já ouviu falar sobre…
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
1 Utilização Educativa da plataforma Moodle Centro de Competência CRIE FCUL Primavera 2007 na FCUL
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL Centro Tecnologias e Inovação na Educação Grupo 1 Sessão 2: 20 de Maio 10
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
Actividade 3 – trabalho de grupo
Análise de uma ferramenta ou recurso
Moodle Manual de Utilização Plataforma de Ensino a Distância
Ana Teresa Ramirez Cristina Conchinha João Raimundo Ferreira 1.
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Curso de Especialização em Mídias na Educação
Se é professor, provavelmente já ouviu falar sobre… Educação do Séc. XXI Aprendizagem baseada na Internet.
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
Criação colaborativa de páginas web com o WetPaint Licenciatura em Ensino Básico – 1º Ciclo (2º ano) Disciplina de ITICE
1 RePe Centro de Competência TIC da ESE - Santarém E-Portefólio SEMINÁRIO PEDAGÓGICO O Contributo do Portefólio para.
A utilização das TIC nos processos de ensino/ aprendizagem CRIE – ME
1º Encontro Escolas Aprender e Inovar com TIC Escola Básica Integrada 1,2,3/JI Vasco da Gama.
A Escola AA virtual Plataforma Moodle Correio eletrónico SITE
Ferramenta de ensino on-line Este apresentação foi adaptada de um documento produzido por José Oliveira.
JORNADAS DE ABERTURA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA 2008 Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação com o Magalhães – Centro.
Utilização das TIC nos processos Ensino-Aprendizagem
A Página da Escola como Fator de Motivação para o
WORKSHOP Aveiro, 28 de Abril de 2004 Comissão de Gestão.
Construção de Sites com o Google Pages Creator 2ª sessão Centro de Competência CRIE FCUL Formação Primavera Março 2007 na Esc. Sec. com 3.º Ciclo.
De que falamos quando dizemos “moodle”?. O Moodle é um software para gestão da aprendizagem e de trabalho colaborativo, permitindo a criação de cursos.
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Plano de Ação ProinfoIntegrado. Acesso login/senha; recursos e softwares. Digitação; formatação; hiperlink; inserir figuras; salvar arquivos criar pastas.
Transcrição da apresentação:

Centro de Competências TIC da ESE de Santarém A MINHA TURMA

Áreas de actuação do CCTIC -1 Investigação e Desenvolvimento em TIC na Educação Apoio a projectos de escolas Desenvolvimento de REDs – conteúdos e ferramentas http://cctic.ese.ipsantarem.pt/cctic/

Áreas de actuação do CCTIC -1 O PASSADO Eu Sei! Um portal de jogos e actividades para todas as áreas/disciplinas do 1º e do 2º ciclos de escolaridade e para o Jardim de Infância. Muitos dos recursos disponibilizados pelo CCTIC da ESES no Portal das Escolas estão incluídos neste site. Eu Sei! no Magalhães Adaptação off-line de algumas actividades do site Eu Sei!

Áreas de actuação do CCTIC - 2 O PASSADO No Mundo das Fábulas Inclui mais de 30 fábulas com ilustrações originais e numerosas propostas de actividades.TOP 100 do e-Learning awords em 2005. Contos Inclui contos de Andersen, dos irmãos Grimm e de Charles Perrault. Ilustrações originais e propostas de actividades de exploração dos contos. A Viagem de Vasco da Gama A viagem é contada por um jovem (personagem fictícia) que acompanha Vasco da Gama. O texto é baseado no «Roteiro de Álvaro Velho».

Áreas de actuação do CCTIC - 3 O PASSADO Bioquest O BioQuest propõe actividades de reflexão sobre questões controversas actuais relacionadas com a ciência e a tecnologia. TOP 100 do e-Learning awords em 2007. Jogos Seguranet Aplicações realizadas com a colaboração com o Centro de Competência TIC da ESE de Santarém.

PRIORIDADE ÀS FERRAMENTAS... Áreas de actuação do CCTIC - 4 O FUTURO PRIORIDADE ÀS FERRAMENTAS... ... de que o REPE é um exemplo (construção de portefólios digitais).

A Minha Turma Ambiente de aprendizagem colaborativo Ambiente de aprendizagem individual + Redes = PLE (Personal Learning Environmemts) PLE (Personal Learning Environmemts + Groupware = Ambiente de Aprendizagem Colaborativo

A Minha Turma Ambiente de aprendizagem colaborativo Que rede? Rede ad-hoc – servidor no computador do professor e ligações Wi-Fi Que groupware? O LMS Moodle

A Minha Turma Ambiente de aprendizagem colaborativo Gestão das actividades da Turma Realização de actividades colaborativas Novas ferramentas pedagógicas Fóruns Glossários Jogos e actividades colaborativas ...... Centrada no computador do professor (servidor) Versão do RePe para o 1º Ciclo, facilmente exportável para o Moodle da escola do 2º ciclo.

Colaborar – Act., Hist. e Desenhos colaborativos Actividades síncronas a realizar em colaboração. O professor pode: criar, alterar ou importar actividades definir o número de grupos de alunos permitido permitir (ou não) a escolha livre de grupos corrigir as respostas dos alunos

Colaborar – O Nosso Glossário Glossário colaborativo multilíngua. Os alunos podem: gravar e enviar sons (língua estrangeira); criar termos alterar termos criados por si ou pelos colegas. O professor pode: ver e comentar os trabalhos enviados.

Desafios – Gosto de ler e de escrever Inclui a listagem dos livros do Plano Nacional de Leitura. Os alunos podem: apreciar os livros que leram; criar as suas próprias histórias. O professor pode: gerir a disponibilização de livros; ler e apreciar os trabalhos dos alunos.

Desafios – Enigma da semana O professor pode: criar, alterar e disponibilizar os enigmas; ver, corrigir e comentar a solução enviada pelos alunos; gerir a visualização da solução e das respostas enviadas pelos alunos, pela turma.

Jogos – Vamos comemorar! Actividades e jogos educativos temáticos. O professor pode: alterar, criar e importar actividades (cerca de 16 tipos); ver e comentar os trabalhos dos alunos.

Jogos – Jogos Seguranet Jogos e actividades sobre segurança na internet. Programa concebido e realizado pelos Centros de Competência da ESES e da Malha Atlântica.

Sala – Guardar os nossos trabalhos Permite guardar os trabalhos realizados pelos alunos, em formato PDF.

Sala – O Nosso Mural Mural da Turma Permite visualizar todos os trabalhos realizados pelos alunos que professor tenha enviado para o mural.

Conhecer e experimentar Site do Projecto Endereço: http://cctic.ese.ipsantarem.pt/aminhaturma/ Secção comunicar: fóruns Disponibilização de uma comunidade de prática de apoio aos professores

Obrigado! Almeirim, 7 de Julho de 2010