Prefeitura Municipal de Lajeado Secretaria Municipal da Saúde

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Melhora da Qualidade de vida;
Advertisements

Garantia de Acesso aos Medicamentos, em nível ambulatorial, no SUS.
Assistência Farmacêutica no SUS.
Carlos Alberto Pereira Gomes Gerente de Assistência Farmacêutica
Otimização das Compras de Medicamentos
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde POLÍTICA BRASILEIRA PARA INSUMOS DE PREVENÇÃO Brasília, fevereiro de 2007.
SEMINÁRIO PARA GERENTES DE SAÚDE DAS SECRETARIAS DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL Junho de 2003 Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado da Saúde Diretoria.
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO DE MEDICAMENTOS
Assistência Farmacêutica
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
A participação da FECAM e da EGEM na elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social - PLHIS: FECAM Assessoria e consultoria aos Municípios.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA SISTEMA AME Aline Dockhorn Farmacêutica.
PROPRIEDADES Incorpora os algoritmos decisórios que constam nos instrumentos de normalização, além de lembretes e alertas, para os profissionais de saúde.
IMPLANTAÇÃO DO PLANO DIRETOR DA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE Oficina 10: O Sistema de Apoio Diagnóstico Laboratorial Prof. Pedro Guatimosim Vidigal.
IMPLANTAÇÃO DO PLANO DIRETOR DA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE Oficina 10: O Sistema de Apoio Diagnóstico Laboratorial Prof. Pedro Guatimosim Vidigal.
CONCEITOS SOBRE ACESSO A MEDICAMENTOS NO BRASIL
Decreto nº 7.508/11 - Regulamentação da Lei nº 8.080/90
Mauro Luís Silva de Souza
Modelo de Atenção à Saúde no Brasil
GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE
Auditoria Operacional
COMPLEXO REGULADOR “É um instrumento ordenador, orientador e definidor da atenção à saúde que consiste na organização do conjunto de ações de regulação.
NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA- NASF
A PRÁTICA DA FITOTERAPIA EM PINHAL DA SERRA
GERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA
ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NO SUS
Informatização da dispensação e suprimento de medicamentos
FUNDAÇÃO PARA O REMÉDIO POPULAR
Panorama da Saúde no Brasil
A Evolução da Assistência Farmacêutica no SUS - Paraná
O FARMACÊUTICO NA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR CTO, 2007 Dulce Couto
Avaliação Curso de Atualização em Políticas Públicas de Saúde com Ênfase na Assistência Farmacêutica – CRS CO 1ª Turma.
Câmara Setorial de Medicamentos 24/05/2007 Contribuições da Abrasco, Fiocruz, Fenafar, Sobravime.
HiperDia Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Pacientes Hipertensos e Diabéticos Este produto de software é de propriedade do DATASUS/SE/MS, sendo.
Transparência no Direito à Saúde
Atribuições do Farmacêutico
I FÓRUM ESTADUAL DE LOGÍSTICA REVERSA DE MEDICAMENTOS VENCIDOS OU INSERVÍVEIS DO ESPÍRITO SANTO.
Política Estadual para as Terapêuticas não Convencionais no SUS em MG I Simpósio Mineiro de Homeopatia Walcymar Leonel Estrêla Coordenação Estadual de.
Viva PICs! Roda de Conversa: Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares - 8 anos de SUS 15 de março de 2014 Henriqueta T do Sacramento.
Seleção de medicamentos
A Evolução da Assistência Farmacêutica no SUS - Paraná Comissão de Assistência Farmacêutica no Serviço Público CRF-PR.
VIGIPÓS – PARANÁ Jussara de Fátima Serrato dos Santos
Projeto Hospitais Sentinela Uso Racional de Medicamentos 7 Encontro Nacional de Gerentes de Risco Porto Alegre, 10 a 12 de outubro 2005 Clarice Alegre.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA
Projeto do Semestre, Agosto, 2010 Turma 14/Grupo J Ministério do Meio Ambiente.
As ações de Farmacovigilância nos Hospitais Sentinelas
ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA BÁSICA E CONSÓRCIO DE MEDICAMENTOS – ESTRATÉGIA PARA A OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS NO SUS Seminário Internacional.
1 OS DESAFIOS PARA UMA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE BELÉM.
Comissão Farmacoterapêutica-SMS
PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO SUS:
Plano de Uso Racional de Medicamentos
Coordenador da Assessoria Jurídica da SES / RS.
O que já foi licitado pela Prefeitura Municipal por Modalidade. Dispensa: 27 Processos R$ ,50 Inexigibilidade: 17 Processos R$ ,32 Convite:
AVALIAÇÃO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA BÁSICA NOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO PARANÁ CURITIBA 2012 Suzan Mirian do P. Alves.
Farmácia Hospitalar – Padronização de Medicamentos
Farmácia Hospitalar – Sistema de Distribuição de Medicamentos
Comissão de Saúde Pública CRF-SP Seccional Avaré
Transparência e Controle Social
22 de Novembro de 2013 Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo Fórum experiências exitosas em 2013 Fórum experiências exitosas em 2013 Título da experiência:
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS Coordenação: Maria Elisa A M Bertonha
Introdução à Farmácia Hospitalar
HOSPITAL SÃO LUCAS DA PUCRS
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO AQUISIÇÃO DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS Novembro 2005.
PRESTAÇÃO DE CONTAS AGOSTO/15
Distribuição de medicamentos
Perfis de acesso Perfil Almoxarifado/CAF Almoxarifado Gestor Municipal
DIRETORIA DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA A Comissão Intergestores Bipartite-CIB pactua a forma de repasse da contra-partida Estadual, que pode ser: 1 -
Jardel Corrêa de Oliveira 46º Encontro de Secretarias Municipais de Saúde de SC Fraiburgo - SC.
Transcrição da apresentação:

Prefeitura Municipal de Lajeado Secretaria Municipal da Saúde Assistência Farmacêutica

Assistência Farmacêutica Caminhada feita até hoje: Diagnóstico e análise da situação (2005) Recursos financeiros Seleção dos medicamentos Compra Recebimento e armazenamento Controle de estoque Distribuição Dispensação

Assistência Farmacêutica

Assistência Farmacêutica Caminhada feita até hoje: Ações realizadas: Revisão da relação municipal de medicamentos; Implantação da CFT – Comissão de Farmácia e Terapêutica (2008); Programação de compra de acordo com consumo histórico (anual com entrega parceladas); Aquisição – licitação modalidade pregão eletrônico; Alocação do almoxarifado de medicamentos para dentro da estrutura da SESA sob controle do farmacêutico;

Assistência Farmacêutica Caminhada feita até hoje: Ações realizadas: Armazenamento de acordo com BP (Boas Práticas); Definição e implantação de sistema informatizado para controle de estoque interligado com unidades de dispensação (2007); Distribuição semanal para as unidades; Definição do acesso aos medicamentos; Definição de rotinas para distribuição dos medicamentos (POP – procedimento operacional padrão);

Assistência Farmacêutica Caminhada feita até hoje: Ações realizadas: Definição de protocolos para distribuição de determinados medicamentos (CFT - Uso racional); Palestras em grupos de saúde das unidades – uso racional dos medicamentos; Participação do farmacêutico nas reuniões técnicas da equipe multidisciplinar.

Assistência Farmacêutica Caminhada feita até hoje: Comissão de Farmácia e Terapêutica Implantação baseada na COMARE do Ministério da Saúde (Comissão Técnica e Multidisciplinar de Atualização da Relação Nacional de Medicamentos Essênciais). RENAME

Assistência Farmacêutica Caminhada feita até hoje: Parceria PML - UNIVATES Implantação da Farmácia-Escola (2011) Formação de recursos humanos voltados para o SUS; Inclusão de medicamentos fitoterápicos, dermatológicos e homeopáticos; Atenção farmacêutica (segmento farmacoterapêutico – uso racional dos medicamentos - HIPERDIA).

OBRIGADO! Prefeitura Municipal de Lajeado Secretaria Municipal da Saúde – SESA OBRIGADO! Renato Specht - Secretário sesa@lajeado-rs.com.br José Luís Batista - Farmacêutico assisfar@lajeado-rs.com.br