Produção da Material Didática para o Ensino de Matemática

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Transcrição da apresentação:

Produção da Material Didática para o Ensino de Matemática AD2 http://br.geocities.com/sandracmat/formulario_rived.html sandracmate@hotmail.com

X + 2 = 16 2X + 15 = x - 13 EQUAÇÕES 5X + 33= 45

Primeiras Idéias sobre Equações A balança está em equilibrada e os dois queijos tem pesos iguais. Quantos Kg tem cada um? Para responder a essa pergunta podemos pensar assim: Como a balança esta em equilíbrio se tirarmos 6kg de cada prato ela vai continuar em equilíbrio

Dois queijos, então, se equilibram, com 13-6 ou 7 Kg Como os queijos tem pesos iguais, então cada queijo tem 7:2 = 3,5 quilogramas Outra forma de responder à pergunta consiste em usar uma letra para indicar o peso desconhecido.Nesse caso, estaremos usando ÁLGEBRA. Veja, a seguir, como é o raciocínio Algébrico

O que está no outro prato Cada queijo tem “X”quilogramas. Logo, podemos escrever: Um queijo x Dois queijos 2.X O que está num dos pratos 2.x + 6 13 Equação 2x + 6 = 13 O que está no outro prato

Usando operações inversas vamos agora encontrar o valor de Resolvendo Equações: Usando operações inversas vamos agora encontrar o valor de 2. X + 6 = 13 2. X = 13 – 6 A operação inversa de somar 6 é subtrair 6 2.X = 7 X = 7: 2 A operação inversa de multiplicar por 2 é dividir por 2 X = 3,5 Então, x = 3,5, ou seja,cada queijo tem três quilogramas e meio. Uma sentença como 2.X + 6 = 13 é uma EQUAÇÃO , c

Toda equação tem: Pelo menos uma letra que indica um número desconhecido; Um sinal de = entre duas expressões A letra é a INCÓGNICA da equação Exemplo: na equação 2.x + 6 = 13, a incógnita é A palavra INCÓGNITA significa desconhecida A palavra EQUAÇÃO significa igualdade entre duas expressões numéricas

para o qual vale essa igualdade. Numa equação, a expressão que vem à esquerda do sinal de = é chamada de 1º Membro E a direita é o 2º Membro 2.x + 6 = 13 1º membro 2º membro Resolvendo a equação 2.x + 6 = 13, obtivemos x= 3,5. Então, 3,5 é a solução da equação, pois este é o único valor de para o qual vale essa igualdade.

Atenção: Nas multiplicações com , ou com qualquer letra que represente um número, pode-se omitir o sinal de vezes. Por Exemplo: 2x indica 2.x 2x + 6 indica 2.x + 6

Faça bastante exercícios! As equações vão aparecer muito daqui para frente, até no Ensino Médio. Procure entender bem as base do assunto! Faça bastante exercícios! Exercícios http://br.geocities.com/sandracmat/equacoes_ad2.html

Sites para pesquisar http://www.exatas.mat.br/equacao1.htm http://www.somatematica.com.br/fundam/e quacoes1.php http://www.matematicahoje.com.br/telas/cul tura/curiosidades/curiosidades.asp?aux=J