Comercio Internacional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Organização e Técnicas Comerciais
Advertisements

TÉCNICAS DE COMÉRCIO EXTERIOR
BALANÇO DE PAGAMENTOS.
Parte 3 Revisão Importação.
CARTILHA DE COMO EXPORTAR
PROGRAMA DE FINANCIAMENTO
Comércio Internacional Escola Secundária de Paços de Ferreira
Modulo 21 Nuno Silva.
Comércio internacional
Comércio Internacional
DOCUMENTOS DE EXPORTAÇÃO
Roupas Esportivas Danilo José Caetano Deise da Cruz Rodrigues
Índice 1. Comercio internacional 1.1 Definição 1.2 Breve introdução
Pagamentos internacionais
ADM 1520 Comércio Exterior UCG SERVIÇOS Profª. Selma Maria da Silva.
Pagamentos e Recebimentos Internacionais
Transportes Internacionais
CARTÕES DE CRÉDITO POR: DANIELA ZANETTA ROSA EDINEI DE SOUZA
Fundamentos de Economia
Incoterm Termos ou Condições de Venda
ESTRATÉGIAS DE EXPORTAÇÃO
Taxa de Câmbio e Balanço de Pagamento
Incoterm Termos ou Condições de Venda
Por padronizarem, facilitam as negociações e reduzem custos.
MODALIDADES DE PAGAMENTO
Comércio Exterior, suas Motivações, Importância, Mercadorias e Países.
Prof. Angello Reggio Neto
Exportação. Contribuição ao crescimento econômico brasileiro
INCOTERMS Termos do Comércio Internacional
Comércio Internacional
Como funciona um crédito documentário?
Comercio internacional
MODALIDADES DE PAGAMENTO - COMEX Prof. Moacir Danziato
As regras Incoterms 2010.
Sistemática de Importação e Exportação
Ana Laura Diniz Danielle Lobão Mariana Brandino Najla Nascimento
ADM. Mercado Exterior Balanço de Pagamentos
Termos Internacionais de Comércio (Incoterms)
Comércio Exterior Sumário: Exportação
Lisboa, 18 de Novembro de 2009 Tânia Cascais Regime Cambial Angolano.
Fundamentos do Comércio Exterior
Como funciona uma cobrança documentária?
INCOTERMS Definem de forma prática, simples e precisa, os direitos e obrigações mínimas do vendedor e do comprador, quanto a fretes, seguros, movimentação.
O que são Incoterms?.
TIPOLOGIAS DE CONCESSÃO DE CRÉDITO MAIS UTILIZADAS NA BANCA
Legislação Aduaneira Base legal: - Decreto n /2009 e alterações.
SEGUROS NO TRANSPORTE INTERNACIONAL DE CARGA LOGÍSTICA INTERNACIONAL
Guia Prático para Exportação
Modalidades de Pagamento no Comercio Internacional
Direito Empresarial Curso de Administração
Apresentação COSEC apresentação COSEC COSEC: líder destacado em seguro de créditos e caução em Portugal, integrado num dos maiores grupos financeiros.
2.5 – EXPORTAÇÃO - NOÇÕES INTRODUTÓRIAS
5 – MOD PAG.
Mercado de Crédito Objetivo:
9 - ROTEIRO PARA IMPORTAÇÃO IMPORTA FÁCIL
Transportes e Seguros Internacionais
Incoterms.
10 - ROTEIRO PARA EXPORTAÇÃO EXPORTAR É FÁCIL
Seguro de Crédito Stuart Barrowcliff, VP, Political Risk & Trade Credit Insurance XL Catlin Insurance ABGR 2015, São Paulo, Brazil © 2015, XL Catlin companies.
Contratos Comerciais Internacionais Ato de comércio onde uma ou mais partes encontra-se submetido a outra ordem jurídica. Formas de colocação de produtos.
PLANEJAMENTO DE VENDAS & PÓS VENDAS Professor Antonio Pires de CarvalhoAdministraçãoUnidade - VO Conceito “Acordo em que um proprietário (lessor) concede.
ELEMENTOS DE LOGÍSTICA INTERNACIONAL LOGÍSTICA INTERNACIONAL
O sistema cambial COMEX. NOÇÃO DE CÂMBIO  Câmbio é compra ou venda de moedas estrangeiras ou de papéis que as representem.  No Brasil, em decorrência.
SISTEMA CAMBIAL Controlado pelo BANCO CENTRAL DO BRASIL
Incoterms Internacional Commerce Terms
20091 COMÉRCIO EXTERIOR 2 Prof. Ricardo S. N. Nóbrega.
SISTEMÁTICA DO COMEX 5 – MODALIDADES DE PAGAMENTO DO COMEX.
LOGÍSTICO INTERNACIONAL AULA 4 PLT Cap. 6 PLT 392 Pagina 104 à 130.
Carta de Crédito Publicação 600 (UCP 600)
Termos Internacionais de Comércio (Incoterms)
Transcrição da apresentação:

Comercio Internacional Tânia Carneiro Nº20 12ºS

Comercio internacional O comércio internacional é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. Na maioria dos países, ele representa uma grande parcela do PIB. O comércio internacional está presente em grande parte da história da humanidade, mas a sua importância económica, social e política se tornou crescente nos últimos séculos.

Regulamentação do comércio internacional Tradicionalmente o comércio é regulamentado através de tratados bilaterais entre nações. Durante os séculos de crença no mercantilismo a maioria das nações mantinham altas tarifas e muitas restrições ao comércio internacional. No século 19, especialmente no Reino Unido, a crença no livre comércio tornou-se um paradigma e este pensamento tem dominado as nações ocidentais desde então.

… Durante as recessões económicas, sempre surgem pressões para o aumento de tarifas de importação, com o intuito de proteger a produção doméstica. A grande depressão estadunidense levou ao colapso do comércio internacional, fazendo com que a crise se aprofundasse, segundo a visão de alguns. A regulamentação do comércio internacional é realizada através da OMC no nível global.

Riscos do comércio internacional Os riscos existentes no comércio internacional podem ser divididos em dois grandes grupos Riscos políticos; Riscos económicos .

Riscos económicos Insolvência do comprador; Atraso no pagamento - a falha do comprador em pagar o total em até seis meses; De não-aceitação; Relacionados à soberania económica.

Riscos políticos De cancelamento ou não renovação de licenças de exportação ou importação; Relacionados a conflitos armados; Expropriação ou confisco por companhias importadoras; De imposição de um banimento de algum bem após o embarque; De transferência : A imposição de controlo de transferência de valores pelo país importador devido a crises de liquidez; Relacionados à soberania política.

Importações Importação é o processo comercial e fiscal que consiste em trazer um bem, que pode ser um produto ou um serviço, do exterior para o país de referência. O procedimento deve ser efectuado via nacionalização do produto ou serviço, que ocorre a partir de procedimentos burocracia (burocráticos) ligados à Receita do país de destino.

Exportações Exportação é a saída de bens, produtos e serviços além das fronteiras do país de origem. Esta operação pode envolver pagamento (cobertura cambial), como venda de produtos, ou não, como nas doações.

Diferença entre importação/exportação e comércio intracomunitário A diferença entre o comércio externo e o comércio interno é que quando os economistas estão a analisar dados concretos falam de comércio externo quando pretendem explicar teorias trata-se de comércio interno.

Os termos de comércio internacional (incoterms) Incoterms ou comércio internacional são termos de vendas internacionais, publicados pela Câmara Internacional de Comércio. São utilizados para dividir os custos e a responsabilidade no transporte entre a figura do comprador e do vendedor.

Transportes O transporte terrestre é o movimento de pessoas e mercadorias por terra. Inclui o transporte rodoviário Transporte marítimo é o movimento de pessoas e mercadorias pelo mar ou rios, em barcos e navios, usado principalmente para movimentar mercadorias em longas distâncias O transporte aéreo é o movimento de pessoas e mercadorias pelo ar usando aviões ou helicópteros, usado preferencialmente para movimentar passageiros ou mercadorias urgentes ou de alto valor.

Documentaçao Factura - representa a venda para clientes em território nacional; Factura pró-forma – documento que indica o valor da mercadoria;

Apólice Uma apólice é um documento emitido por uma seguradora, que formaliza a aceitação do risco objecto do contrato de seguro. Nela estão discriminadas uma série de condições, como o bem ou a pessoa segurado/a.

Pagamento directo O que é cobrança documentaria no comércio exterior? Trata-se da modalidade que mais implica riscos para o exportador. Nesta modalidade de cobrança, o exportador envia a mercadoria ao país de destino e entrega os documentos de embarque e a letra de câmbio ao banco negociador do câmbio

Seguros relativos á exportação Existem três tipos de seguros relativos á exportação que são eles: Seguro de crédito; Seguro de créditos financeiros; Seguro de caução.

Condições e mecanismos gerais Mecanismos de flexibilização do Protocolo de Quioto ou Mecanismos de Flexibilidade são arranjos regulamentados pelo Protocolo de Quioto que facilitam que as partes (países) incluídas no Anexo I

Garantias de pagamentos Fiança - É um contrato por meio do qual o banco, que é o fiador, garante o cumprimento da obrigação de seus clientes Caução - É a cautela que alguém tem ou toma como garantia de indemnização de algum dano possível ou devido à possível falta do cumprimento de alguma obrigação.

Aval é a declaração cambial através da qual uma pessoa (avalista), se torna responsável pelo pagamento de um título de crédito nas mesmas condições de seu avalizado. Garantia bancária - Documento em que o Banco garante ao beneficiário, a pedido do Cliente (ordenador), o cumprimento de uma obrigação que este contraiu.

Defesa da sociedade As cooperativas dão um importante contributo desenvolvimento socio-económico. A capacidade das cooperativas de criarem empresas variáveis e sustentáveis, assegura o emprego produtivo e a geração de rendimento, contribuindo, assim, para a redução da pobreza.