APRESENTAÇÃO DO PROJECTO

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Transcrição da apresentação:

APRESENTAÇÃO DO PROJECTO

Introdução O QUE PRETENDE AVALIAR? O QUE É O ENERGYPROFILER? Percepções Atitudes Competências Padrões de uso de energia O QUE É O ENERGYPROFILER? É um estudo sobre os padrões de consumo de energia dos consumidores portugueses com base na realização de um questionário nacional

Introdução QUAIS OS PRINCIPAIS OBJECTIVOS? Identificar perfis de utilização de energia Identificar condicionantes ao consumo de energia Definir princípios orientadores de medidas OS PRINCÍPIOS ORIENTADORES PERMITIRÃO AUXILIAR EM: Definição de políticas orientadas para os perfis identificados Programas de comunicação e promoção de eficiência energética Apoiar a ERSE e outras entidades na tomada de decisão Fundamentar futuros projectos de investigação

Introdução O conhecimento do perfil energético dos consumidores é fundamental para a eficácia das medidas e acções de sensibilização para um consumo mais sustentável de energia.

Metodologia O inquérito foi realizado a uma amostra representativa dos agregados familiares portugueses, através de entrevistas telefónicas nos vários segmentos de população.

Metodologia Com base na construção de escalas específicas e em instrumentos de medida nacionais e internacionais. Através de entrevistas telefónicas a uma amostra de 1019 inquiridos e caracterizada pelo grupo etário, sexo, localização geográfica e classe socio-económica.

Metodologia Validação psicométrica das escalas do questionário Análise estatística dos dados: Descritiva - caracterização de percepções, atitudes, competências e padrões de uso de energia Inferencial - determinação dos factores diferenciadores de cada perfil, e a contribuição de cada variável para a definição dos perfis.

Metodologia Comunicação e divulgação, através de: Website Relatório de resultados Publicações Conferências e seminários Questionário online Comunicação social Registo contínuo de indicadores de desempenho do projecto e reporting periódico à ERSE.

QUAIS AS PRINCIPAIS RAZÕES / MOTIVAÇÕES PARA A POUPANÇA DE ENERGIA? Resultados QUAIS AS PRINCIPAIS RAZÕES / MOTIVAÇÕES PARA A POUPANÇA DE ENERGIA? 1º Razões económicas 2º Razões ambientais 3º Poupar recursos

QUAIS AS PRINCIPAIS BARREIRAS À POUPANÇA DE ENERGIA? Resultados QUAIS AS PRINCIPAIS BARREIRAS À POUPANÇA DE ENERGIA? 1º Já faço tudo o que posso 2º Já poupo bastante 3º N sei o q fazer mais

Não procura informação Resultados QUAIS AS PRINCIPAIS FONTES DE INFORMAÇÃO SOBRE MEDIDAS POUPANÇA ENERGÉTICA? 1º Comunicação social 2º Internet 3º Não procura informação

Resultados QUAIS OS PRINCIPAIS COMPORTAMENTOS DE POUPANÇA DE ENERGIA? 1º Desligar as luzes quando não está ninguém 2º Desligar equipamentos sem ser em stand-by 3º Usar lâmpadas eficientes

Aquecimento central eléctrico Resultados QUAIS OS PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS UTILIZADOS PARA AQUECIMENTO DOMÉSTICO? 1º Lareira 2º Radiador eléctrico 3º Aquecimento central eléctrico

Resultados Equipamentos a gás: esquentador aquecimento central QUAIS OS PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS UTILIZADOS PARA AQUECER ÁGUA DO BANHO? Equipamentos a gás: esquentador aquecimento central caldeira

Resultados QUAIS OS PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS UTILIZADOS PARA COZINHAR? 1º Placa e forno a gás 2º Placa a gás c/ forno eléctrico 3º Placa e forno eléctricos

Resultados QUAIS OS FACTORES QUE INFLUENCIAM A ESCOLHA DE ELECTRODOMÉSTICOS?* 1º Consumo de energia 2º Classe energética 3º Relação qualidade/preço * Resultado correspondente à frequência da resposta. Estudos específicos sobre aquisição de electrodomésticos revelam como ordem de importância a qualidade, o preço e a energia.

IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DOS PERFIS DE CONSUMIDORES Resultados IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DOS PERFIS DE CONSUMIDORES Tipologia dos perfis Psicossociais Psico-Socio-Demográficos Variáveis definidoras dos perfis Atitude face à conservação de energia Conhecimento sobre o uso eficiente de energia Responsabilidade face ao uso de energia Comportamento Ecológico Socio-demográficas: Idade, Sexo e Área geográfica Consumo de Energia: Competência comportamental em eficiência energética Psicossociais: - Atitude face à conservação de energia - Conhecimento sobre o uso eficiente de energia - Responsabilidade na conservação de energia a nível doméstico - Comportamento ecológico Perfis de consumidores Energeticamente Eficientes Energeticamente Responsáveis Difusores de Responsabilidade Orientados para a Acção Receptivos à Eficiência Energética Foram identificados 5 cinco grupos Psico-Socio-Demográficos com base na relação entre as variáveis psicossociais e a demografia nacional. Nível de intervenção Macro / Nacional Local / Regional

Resultados PERFIS PSICOSSOCIAIS (aplicabilidade à escala nacional) Classificação dos Perfis nas diferentes Variáveis Definidoras Receptivos à Eficiência Energética Orientados para a acção Energeticamente Eficientes Energeticamente Responsáveis Difusores de Responsabilidade Comportamento ecológico Conhecimento sobre medidas de conservação de energia Responsabilidade face ao uso de energia Atitude face à conservação de energia

VARIÁVEIS PSICOSSOCIAIS Resultados PERFIS PSICO-SÓCIO-DEMOGRÁFICOS (aplicabilidade à escala regional) Grupo Sexo e Idade Região VARIÁVEIS PSICOSSOCIAIS Responsabilidade na conservação de energia Realização de comportamentos ecológicos Conhecimento sobre o uso eficiente de energia Atitude face à conservação de energia 1 Mulheres jovens e até 45 anos Continente e Ilhas MÉDIO-ALTO ALGUMAS VEZES A FREQUENTE MUITO POSITIVA 2 Homens e mulheres adultos e acima de 45 anos Ilhas e Norte ALTO ALGUMAS VEZES 3 Homens adultos e acima de 45 anos Continente 4 Homens jovens até 25 anos 5 Mulheres acima de 45 anos Centro e Sul

PERCEPÇÕES, ATITUDES E COMPETÊNCIAS FACE À CONSERVAÇÃO DE ENERGIA Resultados PERFIS PSICO-SÓCIO-DEMOGRÁFICOS (São indicados apenas os aspectos diferenciadores entre perfis) Grupo PERCEPÇÕES, ATITUDES E COMPETÊNCIAS FACE À CONSERVAÇÃO DE ENERGIA Conhecimento e atitude global ambiental Risco percebido quanto às alterações climáticas Conservação de energia a nível doméstico Motivações para poupar energia Barreiras à poupança de energia Fontes de informação sobre medidas 1 Melhor Razões ambientais; Poupar recursos; Gerações futuras; Alterações climáticas Gostaria de fazer mais mas não sei como Internet; Universidades/ Professores 2 Maior competência Razões económicas Já faço tudo o que posso; Não tenho tempo para mais Governo regional /local 3 Não é preciso/ Não é necessário Organizações Não Governamentais 4 Razões ambientais Reduziria o conforto; Não quero saber/ Não me preocupa; Não faria qualquer diferença Internet 5 Mais elevado Razões sociais Já faço tudo o que posso; Não noto qualquer redução na conta Comunicação social; Família/vizinhos/ amigos

PADRÕES DE UTILIZAÇÃO DE ENERGIA Resultados PERFIS PSICO-SÓCIO-DEMOGRÁFICOS (São indicados apenas os aspectos diferenciadores entre perfis) Grupo PADRÕES DE UTILIZAÇÃO DE ENERGIA Conservação de energia Aquecimento da casa Aquecimento da água do banho Cozinhar Factura do gás 1 Desligar equipamentos sem ser em stand-by; Usar baixas temperaturas nas máquinas de lavar; Secar roupa na corda; Tomar um duche rápido Caldeira de biomassa Fogão a lenha pouco considerado 2 Desligar as luzes quando não está ninguém 3 Aquecimento central a electricidade; Aquecimento a gás Têm a maior despesa com gás 4 Desligar equipamentos sem ser em stand-by 5 Usar máquinas de lavar na carga total; Instalação de painéis solares Lareira; Radiador a gás. Fogão /caldeira de biomassa; Equipamento solar

FACTORES QUE INFLUENCIAM A ESCOLHA DE ELECTRODOMÉSTICOS Resultados PERFIS PSICO-SÓCIO-DEMOGRÁFICOS (São indicados apenas os aspectos diferenciadores entre perfis) Grupo Sexo e Idade Região FACTORES QUE INFLUENCIAM A ESCOLHA DE ELECTRODOMÉSTICOS 1 Mulheres jovens e até 45 anos Continente e Ilhas Compraram mais electrodomésticos; Preço; Design/cor/decoração 2 Homens e mulheres adultos e acima de 45 anos Ilhas e Norte Potência/Qualidade/ Consumo de água; Capacidade de carga 3 Homens adultos e acima de 45 anos Continente Design/cor/decoração pouco considerados 4 Homens jovens até 25 anos Classe energética pouco considerada 5 Mulheres acima de 45 anos Centro e Sul Consumo de energia

Princípios de intervenção SENSIBILIZAÇÃO / PROMOÇÃO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA menos sensibilizado: homens, de todas as idades e regiões mais sensibilizado: mulheres jovens e até 45 anos de todas as regiões menos competente na conservação de energia: homens jovens até 25 anos, de todas as regiões mais competente na conservação de energia: homens e mulheres adultos e acima dos 45 anos, do Norte e Ilhas

Princípios de intervenção SENSIBILIZAÇÃO / PROMOÇÃO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA (cont.) As razões económicas são a principal motivação para poupar energia para qualquer público-alvo, no entanto as razões ambientais são muito valorizadas pelo público jovem e em especial por mulheres jovens e até 45 anos de todas as regiões O público-alvo com maior necessidade de ultrapassar barreiras e obstáculos à poupança energética são os homens de todas as idades, mas especialmente, homens jovens até 25 anos de todas as regiões Como fazer chegar a informação? A comunicação social é o principal meio de informação para os homens e mulheres acima de 25 anos, mas para o público jovem, a internet é o principal meio informativo

Princípios de intervenção COMERCIAL / VENDA DE ELECTRODOMÉSTICOS Principais factores que influenciam a escolha dos electrodomésticos: consumo de energia; classe energética e relação qualidade/preço O consumo de energia é especialmente valorizado por mulheres acima dos 45 anos, da região Centro e Sul mais compra electrodomésticos: homens jovens até 25 anos e mulheres jovens e até 45 anos, de todas as regiões menos compra electrodomésticos: homens e mulheres acima de 25 anos, do Norte e Ilhas, e mulheres acima dos 45 anos da região Centro e Sul

Princípios de intervenção COMERCIAL / VENDA DE ELECTRODOMÉSTICOS (cont.) Os homens jovens até 25 anos não valorizam muito a classe energética na escolha de equipamentos Factores que influenciam a escolha das mulheres jovens até 45 anos: o preço e design/cor/decoração dos electrodomésticos. Estes factores não são muito valorizados pelos homens acima de 25 anos, do Continente Factores que influenciam a escolha dos homens e mulheres acima de 25 anos, do Norte e Ilhas: potência, qualidade, consumo de água e capacidade de carga.

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