Fabricação e Comercialização de Janelas PET

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Transcrição da apresentação:

Fabricação e Comercialização de Janelas PET Fernando Ferreira Mariana Papini Maurício Ayres Rafael Iazzetti

1. Descrição dos elementos pré-determinados Meio Ambiente: baixo grau de incerteza e alto grau de impacto Brasil: são produzidas 253 toneladas de plástico PET O índice de reciclagem pós consumo é de 54,8% As embalagens PET são 100% recicláveis e a sua composição química não libera nenhum produto tóxico. Na coleta seletiva, o PET representa em média 17% dos reciclados separados. A Caixa Econômica Federal (CEF) passou a conceder a partir de 2010 o Selo Azul para empreendimentos que implantem projetos de eficiência energética e de redução de impacto ambiental na operação das edificações concluídas, valorizando ainda mais o produto.

1. Descrição dos elementos pré-determinados Economia: grau de risco médio e alto grau de impacto O volume de crédito imobiliário previsto para 2011, da ordem de R$ 85 Bilhões, equivale a incremento de 50% sobre o total viabilizado com recursos da poupança em 2010 (R$56,2 Bilhões). O Brasil é um dos países com maior potencial de crescimento no segmento de resinas PET. O consumo per capita no país é de 2,7 quilos. Nos Estados Unidos e países europeus, atinge 8 quilos. A expectativa de crescimento da demanda de garrafas PETs para 2011 é da ordem de 8% a 12%. O acesso ao crédito e a estabilidade econômica impulsionam o crescimento das classes econômicas no país.

1. Descrição dos elementos pré-determinados Social: Maior concientização ambiental da sociedade. Maior aceitabilidade pelas classes A e B quanto a questão de sustentabilidade Aumento na geração de renda e emprego. A reciclagem incentiva o crescimento de cooperativas e promove a inclusão dos catadores na vida econômica e na cidadania.

2. Descrição das duas forças motrizes com maior incerteza e impacto selecionadas Político: grau de risco médio e alto grau de impacto Não existe norma que regula fabricação de Janelas elaboradas com materiais recicláveis, no caso o plástico PET. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituida pela lei 12305/10, ainda é bastante genérica. A regulamentação da coleta de resíduos sólidos de grandes geradores na cidade de São Paulo, em vigor desde novembro de 2010, não inclui catadores de materiais recicláveis. Conforme a Prefeitura da Cidade de São Paulo, apenas 45 empresas cadastradas podem ser contratadas para realizar a coleta seletiva. Catadores autônomos são considerados atividade impedida no município, não pode ser cadastrada/licenciada.

2. Descrição das duas forças motrizes com maior incerteza e impacto selecionadas Tecnologia: A tecnologia para a elaboração do produto ainda está em desenvolvimento e requer um alto investimento até a sua utilização no processo produtivo. Patentes tecnológicas disponíveis para o desenvolvimento agregam altos valores. Por ser um produto inovador no mercado, não temos modelos tecnológicos. Existem outras utilidades para as embalagens além do produto proposto, como a transformações das mesmas em combustível. Desta maneira, pode-se ter um alto custo motivado pela concorrência na obtenção de embalagens recicladas. Alto custo com o desenvolvimento de novas fontes de geração de energia no país, como por exemplo a fotovoltaica e a eólica.

3. Seleção de dois cenários entre os quatro resultantes da combinação das duas forças motrizes acima

3. Seleção de dois cenários entre os quatro resultantes da combinação das duas forças motrizes acima Elementos pré-determinados: 1 - Demanda por produtos derivados de materiais recicláveis em crescimento. 2 - Aumento da população e do consumo de garrafas PET's no Brasil. 3 - Necessidade do envolvimento da Sociedade para melhorar o processo e separação do material reciclável. 4 - Devido aos grandes eventos esportivos da Copa do Mundo e das Olimpiadas no Brasil, existirá um grande mercado para as janelas recicladas em hotéis, centros esportivos, etc. 5 - Conscientização ambiental crescente na população mundial 6 - Utilização da matéria prima de forma consciente, ajudando o meio ambiente

3. Seleção de dois cenários entre os quatro resultantes da combinação das duas forças motrizes acima Cenário 1: favorável – verde Elementos de incerteza neste cenário: 1 - Processos, tecnologia e incentivos fiscais favorecem a utilização de material reciclável em diversos setores da economia e no nosso caso, construção civil. 2 - Novos postos de trabalho na áreas de sustentabilidade. 3 - Desenvolvimento da legislação para favorecer organizações e pessoas na área de sustentabilidade. 4 - Governantes dispostos a resolução de problemas de questões ambientes desde regionais a federais.

3. Seleção de dois cenários entre os quatro resultantes da combinação das duas forças motrizes acima Cenário 2: desfavorável – cinza Elementos de incerteza neste cenário: 1 - Ausência de incentivos para melhorias nos processos e utilização de material reciclável por parte do governo. 2 - Demora na elaboração de leis favoráveis aos processos e tecnologia de reciclagem de materias. 3 - Novos materias surgem para produção de janelas na forma de "Produtos Substitutos". 4 - Construção civil, irá procurar importar janelas de países como a China. 5 - Aumento nos encargos de trabalhadores que trabalham com material reciclável.

4. Análise da lógica dos dois cenários selecionados e dos impactos cruzados Brasil produz aproximadamente 240 mil toneladas de lixo por dia e por isso ser sustentável agrega cada vez mais valor à empresa e aos produtos comercializados. O plástico PET reciclado vem atendendo diversos setores do mercado, tais como construção civil, automobilísticos, médico-hospitalar e distribuição de energia. O setor de embalagens para alimentos e bebidas vem se destacando pela utilização crescente dos plásticos, em função de suas excelentes características, entre elas: transparência, resistência, leveza e atoxidade. Trabalhar com a reciclagem gera mais que bens finais, ela passa por todo um processo que vai desde o incentivo à coleta seletiva, abertura de novos postos de trabalhos em cooperativas e desenvolvimento da sociedade como um todo visando a preservação do meio ambiente.

4. Análise da lógica dos dois cenários selecionados e dos impactos cruzados Atualmente cada vez mais o plástico PET está sendo comercializado como um "commodity", sendo principais fatores de competitividade, produtividade e preço. Sendo assim, a procura por equipamentos com máxima automação tem crescido cada vez mais e isso acaba dificultando para os pequenos produtores, que possuem menores condições de investimentos de concorrer no mercado. A falta de uma legislação sólida e específica cria brechas na chamada logística reversa e inovar em áreas como esta acaba sendo arriscado inibindo investidores e dando oportunidade à novos entrantes no mercado.

5. Ameaças e oportunidades Cenário 1 Oportunidades Grandes demandas originárias pelo crescimento do setor imobiliário e a oportunidade de comercializar um produto inovador no mercado agregando a idéia de sustentabilidade. Incentivo à mão de obra, envolvimento da sociedade na preservação do meio ambiente e criação de novas frentes de trabalho focadas em reciclagem. Ameaças Legislação muito geral e com pouca aplicabilidade, dificultando a comercialização e criação de novos produtos. Sem referência tecnológica para a produção de janelas feitas de plástico PET, o que requer tempo e altos investimentos em pesquisas.

5. Ameaças e oportunidades Cenário 2 Oportunidades Lançamento de produto sustentável frente à uma sociedade que está cada vez mais valorizando a preservação e condenando a exploração e o desperdício. Inovação de um produto até hoje pouco explorado na questão sustentável e que atenderá as necessidades do mercado de maneira objetiva. Ameaças Dificuldade na obtenção de recursos públicos para pesquisas. Ameaças de produtos substitutos, visto que a elaboração do produto final demanda tempo e altos investimentos. Falta de um padrão de qualidade à ser atendido, por se tratar de um produto inovador.

6. Propostas de ação 1 - Fazer parcerias com imobiliárias, para vender janelas para um prédio (B2B). 2 - Montar um stand com representantes comerciais da janela PET, assim que o espaço de um novo prédio estiver disponível para visitação. 3 - A janela PET também poderá ser comprada através do site da própria empresa (e-commerce), sendo oferecidos os serviços de entrega e instalação. 4 - Num primeiro momento, para lançar o produto, a comunicação seria feita pela internet através de um hotsite, twitter, blogs e revistas online relacionados à construção civil e sustentabilidade. 5 - Para manter a campanha, num segundo momento seriam veiculados filmes na televisão e entregues material impresso em lojas de material de construção.6 - Merchandising nas lojas de material de construção através de um representante da empresa para divulgar o produto diretamente ao cliente final.

7. Resultados Esperados 1 - Imagem de ser uma janela correta: sustentável e durável, suprindo as mesmas necessidades que as janelas feitas de outros materiais já existentes, mas com o apelo de ser feita de material reciclável. 2 - Empresa pioneira a lançar um produto inovador e que agride menos o meio ambiente no mercado de construção civil. 3 - Desenvolvimento de um novo produto que vai revolucionar o segmento de janelas. 4 - Espera-se vender 120.000 janelas no primeiro ano, e em cinco anos, ter um lucro líquido equivalente a 3.500 milhões de reais.

Obrigado!