CARACTERÍSTICAS DA SONDAGEM PROPOSTA POR FERREIRO E TEBEROSKY:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Advertisements

A APRENDIZADEM DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS DO SISTEMA ALFABÉTICO: POR QUE É IMPORTANTE SISTEMATIZAR O ENSINO?
ÁREA DE CONHECIMENTO ALFABETIZAÇÃO.
CLARICE LISPECTOR (1920 – 1977) Medo da eternidade.
Práticas de alfabetização e letramento no 1º ciclo: em que isto implica? LÂMINAS BASEADAS NAS PALESTRAS DAS PREFESSORAS MAGDA SOARES E MARIA DO SOCORRO.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
O QUE NOS DIZEM OS DIAGNÓSTICOS? O que é necessário realizar para que todos possam se inserir na cultura escrita? O que é possível realizar já?
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
“É do buscar e não do achar que nasce o que eu não sabia”
O direito de se alfabetizar na escola
Essa sequência didática foi baseada
COLEÇÃO VIVER, APRENDER
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA “A HETEROGENEIDADE.
Orientação Técnica ALFABETIZAÇÃO.
1ª ORIENTAÇÃO TÉCNICA DE ALFABETIZAÇÃO
Orientação Técnica Recuperação Paralela Língua Portuguesa
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
ALFABETIZAÇÃO EM UM CONTEXTO DE LETRAMENTO
Professor Auxiliar nas aulas de Língua Portuguesa
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
PROJETO EDUCA + AÇÃO REUNIÃO PEDAGÓGICA 25/04/2008
Uma escola ALFABETIZADORA
Composição: Arnaldo Antunes
Planejamento PNAIC 2014.
Encontro com Professores Coordenadores dos Anos Finais fevereiro de 2014 OBJETIVO: Subsidiar os PCs do Ensino Fundamental - anos finais, quanto a sondagem.
Os quatro estágios de aprendizagem de leitura
HETEROGENEIDADE “Diferentes percursos, Direitos iguais”
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
Os conceitos de alfabetização
A apropriação do sistema ortográfico
Atividade_3.8_MarciaCessel
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
Análise Pedagógica PAEBES-Alfa Língua Portuguesa e Matemática
Alfabetização Níveis da escrita.
Estudo sobre Alfabetização – Programa Ler e Escrever
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
VOCÊ SABE INTERPRETAR AS HIPÓTESES DE ESCRITA DE SEUS ALUNOS?
RINOCERONTE GIRAFA GANSO CÃO.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Ano 2 Unidade 1.
ESTRATÉGIAS DE LEITURA
NÍVEIS DE EVOLUÇÃO DA ESCRITA ALFABÉTICA
PROJETO: LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO INICIAL
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014
PROFª Leila de Souza Ganem
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013
1º ENCONTRO DE 2015 DA EQUIPE LOCAL DO PNAIC COM OS COORDENADORES DO MUNICÍPIO DE SANTANA DO ARAGUAIA.
Etapas de uma sequência didática
Prefeitura de Pedro do Rosário Secretaria Municipal de Educação
Sugestões de Diagnóstico DA LEITURA E DA ESCRITA
Agrupamentos produtivos
ORIENTAÇÕES SOBRE PLANEJAMENTO.
Secretaria Municipal de educação
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM.
Atuação diante das dificuldades de aquisição da língua escrita
PROFª. Leila de Souza Ganem
Domínio da Leitura e Escrita
ALFABETIZAÇÃO E/OU LETRAMENTO?
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 1º ANO LEITURA E ESCRITA
Grupo: Miriã Suellén Poliana Cristina Rebeka Viviane Cristina
GÊNERO TEXTUAL FÁBULA A FÁBULA é uma narrativa curta que trata de certas atitudes humanas, como a disputa entre fortes e fracos, a esperteza e a lerdeza,
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
ROTINA DIDÁTICA PARA ALFABETIZAR-LETRANDO
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Abrir o Apetite Poético
Aula de 8/03 aprendizagem da escrita - abordagem construtivista
ALFABETIZAÇÃO.
Teste das 4 palavras e 1 frase.
Transcrição da apresentação:

CARACTERÍSTICAS DA SONDAGEM PROPOSTA POR FERREIRO E TEBEROSKY: Lista de palavras pertencentes a uma mesma categoria semântica e que apresentem número diferente de sílabas (polissílabas, trissílabas, dissílabas e monossílabas); Frase recuperando uma ou mais palavras da lista; à produção escrita, segue-se a solicitação de leitura).

OUTRAS POSSIBILIDADES: Qualquer situação de produção escrita permite investigar com qual hipótese a criança opera; Atividades de transcrição são as mais adequadas, pois facilitam o cotejamento entre a escrita da criança e a versão convencional; gêneros que permitem a memorização são os mais adequados à realização de atividades de transcrição.

APLICAÇÃO DA SONDAGEM Sabe-se que as decisões que a criança toma ao escrever nem sempre são recuperadas durante a leitura; Assim, perde-se muito em sondagens coletivas ou em grupos, pois não se pode acompanhar o processo de produção, nem confrontá-lo com o valor que a criança atribui aos sinais gráficos ao ler.

HIPÓTESES DE ESCRITA O QUE CONSIDERAMOS: Alfabético: A cada consoante e vogal da palavra corresponde uma letra, mas ainda não domina as convenções ortográficas da língua. Programa 1 - Ensinar a Ler e a Escrever em um contexto de letramento – (cd-ROM que acompanha DVD)

HIPÓTESE ALFABÉTICA Segundo Ferreiro e Teberosky, as crianças compreenderam que as letras representam os fonemas da língua. Nessa fase a criança consegue ler e expressar graficamente o que pensa ou fala. As características são: compreensão da logicidade da base alfabética da escrita; conhecimento do valor sonoro convencional de todas ou grande parte das letras; distinção de letras, sílabas, palavra e frase.

HIPÓTESE ALFABÉTICA A construção de escritas alfabéticas não significa que o processo de apropriação da escrita tenha terminado. Até aqui as crianças adquiriram o conhecimento da escrita e do funcionamento do sistema escrito, porém muitas outras questões deverão ser construídas, como a separação entre palavras, a pontuação ou normas ortográficas

Um texto do gênero parlenda QUEM ESTÁ NO TELHADO? UM GATO ASSANHADO. QUEM ESTÁ NA JANELA? UMA PATA AMARELA. QUEM ESTÁ NA VARANDA? UM URSO PANDA. QUEM ESTÁ À PORTA? UM BURRO DA HORTA. QUEM ESTÁ NO JARDIM? UM LINDO PINGÜIM. QUEM ESTÁ NO POÇO? UM CÃO COM UM OSSO. QUEM ESTÁ NO PORTÃO? UM BICHO QUE FALA, CHAMADO JOÃO.

Análise da parlenda: plano do conteúdo Os versos que formam essa parlenda propõem um interessante jogo que envolve o par pergunta e resposta: nos versos ímpares, quer-se saber “Quem está em determinado lugar?”; nos versos pares, identifica-se quem lá está.

Análise da parlenda: plano do conteúdo O par final de versos, a título de conclusão, apresenta como resposta “O bicho que fala – João”, em uma divertida brincadeira.

Unidade: frase Classificar as frases em dois grupos: as que contêm perguntas e as que contêm respostas.

Unidade: frase / (rima) Reagrupar agora cada pergunta com sua resposta.

Unidade: rima Produzir rimas QUE OUTRAS PALAVRAS RIMAM COM...? TELHADO CHIADO, DITADO, FERIADO JANELA CANELA, BERINJELA, FIVELA VARANDA BANDA, CIRANDA, QUITANDA PORTA TORTA, MORTA, CORTA JARDIM ALECRIM, AMENDOIM, RUIM POÇO ALMOÇO, MOÇO, GROSSO PORTÃO LIMÃO, FEIJÃO, VERÃO

O BICHO QUE FALA, CHAMADO JOÃO Unidade: sintagmas (Unidade formada por uma ou várias palavras que, juntas, desempenham uma função na frase.) Isolar sintagmas. ONDE ESTÁ ESTE BICHO? O GATO ASSANHADO A PATA AMARELA O URSO PANDA O BURRO DA HORTA O LINDO PINGÜIM O CÃO COM UM OSSO O BICHO QUE FALA, CHAMADO JOÃO

Unidade: palavra Localizar palavras. Nome de bicho Nome de lugar GATO TELHADO PATA JANELA URSO-PANDA VARANDA BURRO PORTA PINGÜIM JARDIM CÃO POÇO BICHO QUE FALA PORTÃO

UM BICHO QUE CHORA, CHAMADO JOÃO ANTÔNIO. Atividades de leitura e de produção de textos que também podem criar boas situações para a aprendizagem do sistema alfabético de escrita QUEM ESTÁ NO TELHADO? UM ASSANHADO GATO. QUEM ESTÁ NA JANELA? UMA PATA VERMELHA. QUEM ESTÁ NA VARANDA? URSO PANDA. QUEM ESTÁ À PORTA? UM BURRO HORTA. QUEM ESTÁ NO JARDIM? UM PINGÜIM. QUEM ESTÁ NO POÇO? UM CÃO SEM UM OSSO. QUEM ESTÁ NO PORTÃO? UM BICHO QUE CHORA, CHAMADO JOÃO ANTÔNIO.