Metodologia da Pesquisa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ciência atual: metodologia científica
Advertisements

O método científico em Psicologia
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Metodologia de Pesquisa
MÉTODOS CIENTÍFICOS Conceitos de Método
PESQUISA Conceito: “processo (racional e sistemático) através do qual busca- se dar respostas (e ou explicações) aos problemas que se lhe apresentam”.
CONCEITOS ELEMENTARES
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Revisão Importância do conhecimento Tipos de conhecimento
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
Método Científico. Método Científico Método Científico.
Matéria 1. 5 – Conceito e modalidades de pesquisa científica
NOÇÕES BÁSICAS SOBRE PESQUISA
Métodos e técnicas da pesquisa científica
O que é Pesquisa Científica?
Metodologia do Trabalho Acadêmico
Prof. Alan Rodrigo Antunes
AULA 2: Pesquisa Científica
Profa. Dra. Renata Medici
Filosofia da Ciência Objeto de Pesquisa
Projeto integrado. Aula 05 Metodologia e cronograma
Pesquisa: Conceitos e Definições
Pesquisa em Comunicação
Núcleo de Pós-Graduação
I - MÉTODOS E TÉCNICAS DA METODOLOGIA CIENTÍFICA
A Pesquisa e suas Classificações
METODOLOGIA DA PESQUISA
Metodologia de Pesquisa
RAIMUNDO PINHEIRO LOPES FILHO Pesquisador da EMBRAPA AMAPÁ
MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA Prof. Gabriel Henrique Collaço, Esp.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
Prof. Ms. Patricia Tatiana Soler
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Trabalho de conclusão de curso
PESQUISA.
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Conhecer Conhecimento.
Filosofia da Ciência Objeto de Pesquisa
Profa. Flávia Santos Metodologia da Pesquisa Extraído de: Roesch, Yin e metodologia da UFPR e UFSC Profa. Flávia Santos
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA- IFSC METODOLOGIA CIENTÍFICA Profa
Métodos e Técnicas de Pesquisa
Tipos de Estudos.
METODOLOGIA CIENTÍFICA (ENG2510)
PROJETO DE ESTÁGIO - METODOLOGIA
Prof.ª Chayane C. de Souza
Apostila de Práticas Investigativas
Projeto de Pesquisa FOCALIZANDO O PROJETO DE PESQUISA Escolha do Tema
O que é Ciência.
Conhecimento Científico
União de Ensino Superior de Campina Grande – UNESC Departamento de Ciências Contábeis Métodos de pesquisa.
UNICERP GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
Envolvimento do pesquisador na pesquisa MODELO CLÁSSICO DE PESQUISA: Trata os fatos sociais como coisa (Durkheim, 1973). Ciência é uma disposição para.
A Pesquisa Científica Pesquisa em Alimentos I Profa. Jean Márcia Oliveira Mascarenhas.
MÉTODO CIENTÍFICO A investigação científica depende de um “conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos” (Gil, 1999, p.26) para que seus objetivos.
PESQUISA EM EDUCAÇÃO Conceitos Classificações.
PESQUISA - Ação de propor um projeto de conhecimento e empreender atividades que conduzam a esse conhecimento - Dispor-se a conhecer cientificamente alguma.
UFSC CAD/CSE PNAP Metodologia de Estudo e Pesquisa em Administração Professora: Alessandra de Linhares Jacobsen Conteudista: Profa. Liane C. H. Zanella.
MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA
Aula sobre Ciência, método, pesquisa Profa. Lílian Moreira.
Finalidades da pesquisa científica
Metodologia Metodologia.
METODOLOGIA DA PESQUISA JURÍDICA Prof.ª Gillielen Laura Alves Lobo Ruso.
Ciência Métodos Científicos Conjunto de atividades SISTEMÁTICAS e RACIONAIS Segurança Economia OBJETIVO = (conhecimento válido e verdadeiro) Caminho a.
PROJETO DE PESQUISA Pesquisa Social.
Metodologia de Pesquisa Prof. Wolley W. Silva. Agenda Metodologia e Método científico Classificação do Método científico – Indutivo – Dedutivo Técnica.
TIPOLOGIA DA PESQUISA Profa. Dra. Geciane Silveira Porto
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Transcrição da apresentação:

Metodologia da Pesquisa Construção do Conhecimento

O que é pesquisa? Pesquisar é procurar respostas para inquietações, ou para um problema; “Atividade básica das ciências na sua indagação e descoberta da realidade. É uma atitude e uma prática de constante busca que define um processo intrinsecamente inacabado e permanente” (Minayo); “...é um processo formal e sistemático de desenvolvimento do método científico” (Gil).

Classificações das Pesquisas Do ponto de vista da sua natureza Do ponto de vista da forma de abordagem do problema Do ponto de vista de seus objetivos Do ponto de vista dos procedimentos técnicos adotados

Natureza da Pesquisa Pesquisa Básica – gerar conhecimentos novos úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais Pesquisa Aplicada – gerar conhecimentos para aplicação prática dirigidos à solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais

Forma de Abordagem Pesquisa Quantitativa – traduz em números opiniões e informações para classificá-los e organizá-los. Utiliza métodos estatísticos. Pesquisa Qualitativa – considera a existência de uma relação dinâmica entre mundo real e sujeito.É descritiva e utiliza o método indutivo. O processo é o foco principal.

Objetivos Pesquisa Exploratória – pesquisas bibliográficas e estudos de caso. Pesquisa Descritiva – envolve técnicas padronizadas de coleta de dados, como questionários e observação sistemática. Pesquisa Explicativa – explica o “porquê” das coisas, visando identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos.

Procedimentos Técnicos Pesquisa Bibliográfica – a partir de material já publicado Pesquisa Documental – a partir de material não analisados Pesquisa Experimental – variáveis de controle sobre um objeto Levantamento – interrogação direta Estudo de Caso – estudo profundo de um ponto para detalhamento do conhecimento Pesquisa Expost-Facto – experimento realizado depois dos fatos Pesquisa-Ação – resolução de um problema coletivo Pesquisa Participante – interação entre pesquisadores e membros da situações investigadas

Métodos Científicos Método Dedutivo Método Indutivo Método Hipotético-Dedutivo Método Dialético Método Fenomenológico

Método Dedutivo Proposto pelos racionalistas Descartes, Spinoza e Leibniz Só a razão é capaz de levar ao conhecimento verdadeiro Usa o silogismo Todo homem é mortal (premissa maior) João é homem (premissa menor) Logo, João é mortal (conclusão)

Método Indutivo Proposto pelos empiristas Bacon, Hobbes, Locke e Hume O conhecimento é fundamentado na experiência, não levando em conta princípios pré-estabelecidos A generalização deriva de observações de casos da realidade concreta Antônio é mortal João é mortal Paulo é mortal ... Ora, Antônio, João,..., são homens. Logo, (todos) os homens são mortais.

Método Hipotético-Dedutivo Proposto por Popper “... Quando os conhecimentos disponíveis sobre determinado assunto são insuficientes para a explicação de um fenômeno, surge um problema...” Procuram-se evidências empíricas para derrubar a hipótese

Método Dialético Proposto por Hegel Contradições se transcendem dando origem a novas contradições que passam a requerer solução. Os fatos não podem ser considerados fora de um contexto social, político, econômico, etc.

Método Fenomenológico Proposto por Husserl. Descrição direta da experiência tal como ela é. A realidade é construída socialmente e entendida como o compreendido, o interpretado, o comunicado. Existem tantas realidades quantas forem suas interpretações e comunicações.

Fases da Pesquisa Científica

Fonte: pós graduando (facebook)