Ensino, Pesquisa e Extensão

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bem-vindos!.
Advertisements

ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos- PROEJA CAPES/SETEC.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
A pesquisa na UCG e no Departamento de Zootecnia
Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos
Profª Ivaneide Medeiros Nelson
Prof.Orientador: Profª Drª.Lílian Lisboa Miranda
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
A Universidade e a Formação Docente
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
SÉCULO XX.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
CAP/UnC Universidade do Contestado - UnC AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Curso de Docência Universitária
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
Flexibilização Curricular
Vitor Luiz Sordi Pró-reitoria de Graduação
Similitudes e dissonâncias no percurso de formação: a gestão pedagógica no exercício da docência no Ensino Superior.
A AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO
Projeto integrado. Aula 05 Metodologia e cronograma
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O papel do conteudista.
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Aula 09 A pesquisa-ação e a pesquisa participante
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
ORIENTAÇÃO? Silvana de Paula Quintão Scalon
A Matemática na Educação Básica As Ciências (relações) Novas Tecnologias e a Informática Profissionais (Formação) Profissionais (Formação) Ambientes.
1 Profa. Dra. Clara Dornelles Julho de Licenciatura em Letras (UFSC, 1996) Mestrado em Letras (UFSC, 2000) Doutorado em Linguística Aplicada (Unicamp,
Metodologia Científica
BASES TECNOLÓGICAS DE INTRODUÇÃO A PESQUISA EM SAÚDE
O que é Pesquisa? Pesquisa é o procedimento racional e sistemático que tem como meta proporcionar respostas aos problemas propostos para a investigação.
Trabalho de conclusão de curso
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES)
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
Metodologia Científica
ALUNAS: MARIA DIVINA DE OLIVEIRA MARIA ELENA GONÇALVES MARIUSA PEREIRA
Política Educacional Brasileira
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
ROTEIRO DA AULA * proximidades e diferenças entre o trabalho do professor e do pesquisador. * apresentação do programa da disciplina; * o que é Pós-graduação.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO GABRIELA DE O. N. BRASSAROTE Disciplina: Organização do Trabalho Científico Professor: João Fernando Custódio da Silva.
A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.
Prof.ª Chayane C. de Souza
Introdução ao Serviço Social
Universidade Federal de Minas Gerais VII ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE EXTENSÃO DAS IES PARTICULARES - FOREXP Pró-Reitoria de Extensão Centro Universitário.
Comunicação Científica
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
TCC.
Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação: Profª Drª Célia Regina Granhen Tavares São Paulo, outubro de 2015 “O Impacto do Financiamento da Pós- graduação.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Trabalho de Conclusão de Curso
MÉTODOS DE PROJETOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Prof. Gilvan Viana Curso de Pós Graduação.
Objetivo geral Proporcionar aos alunos os elementos necessários para a organização e realização de trabalhos científicos.
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.
A Crise Paradigmática da Ciência segundo Boaventura Sousa dos Santos Athais Goulart Furtado – Estudante de Biblioteconomia e Ciência da Informação na UFSCar.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Tema: O que é Pesquisa ?. O que é Pesquisa? O que é pesquisa? Procedimento racional e sistemático; Surge quando não se dispõe de informações suficientes.
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Transcrição da apresentação:

Ensino, Pesquisa e Extensão Relato de experiência: perfil e trajetória acadêmico-profissional de uma doutora Profª Drª Alcilene Cavalcante

Pesquisar: fragmento 1 “No dia-a-dia das pessoas, pesquisa, como expressão educativa, significa a capacidade de andar de olhos abertos, ler criticamente a realidade, reconstruir as condições de participação histórica, informar-se adequadamente. Não se trata aí de esperar elaborações teóricas, teses e ritos formais, assim como não se espera isto da criança que entra na primeira fase da educação infantil. (...) Na vida acadêmica (...) pesquisar é saber pensar, aprender a aprender” (DEMO, 2000:34/35). Profª Drª Alcilene Cavalcante

Pesquisar: fragmento 2 “(...) só se aprende, só se ensina pesquisando; só se presta serviços à comunidade, se tais serviços nascerem e se nutrirem da pesquisa (...)O professor precisa da prática da pesquisa para ensinar eficazmente; o aluno precisa dela para aprender eficaz e significativamente; a comunidade precisa da pesquisa para dispor de produtos do conhecimento; e a universidade precisa da pesquisa para ser mediadora da educação. A extensão de serviços empacotados deriva facilmente para o serviço manipulatório e ideologizante” (SEVERINO, 1999: 13). Profª Drª Alcilene Cavalcante

Pesquisar: fragmento 3 “(...) a definição de pesquisa, conhecimento ou ciência: questionamento sistemático crítico e criativo, mais intervenção inovadora. (...) como conceito maior, abrangendo todo o processo de construção de caminhos científicos e de resultados inovadores, incluindo-se também sua ilação educativa, na condição de estratégia de questionamento crítico e criativo, teórico e prático” (DEMO, 2000: 39). Profª Drª Alcilene Cavalcante

Pesquisa e trajetória A pesquisa se tornou uma prática permanente em minha trajetória de vida – antecedentes (pesquisa investigativa; crítica) e universidade. Curiosidade, desafios, métodos, disciplina, investigação sistematizada, descobertas, associações e prazer. Embora seja um instrumento da docência, tratarei da pesquisa, especificamente na minha formação e produção acadêmica. Profª Drª Alcilene Cavalcante

pesquisa: graduação em História (UFOP) Monitorias (pesquisa bibliográfica) Iniciação científica (programas com bolsas de agências de fomento estaduais; do CNPQ- Conselho nacional de desenvolvimento científico e tecnológico – e da CAPES-Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Trajetória pessoal: PET (CAPES) Projeto Piloto dos Estudantes da UFOP (Extensão) Projeto Supletivo: instrutora de História (levantamento bibliográfico; pesquisa dos exames de avaliação; construção de linguagem específica). Profª Drª Alcilene Cavalcante

Pesquisa bibliográfica e documental Identificação de tema; Levantamento bibliográfico Leitura dos textos: compreender a arquitetura do texto (filiações teórico- metodológicas dos autores; hipóteses; fontes; argumentos...). Construção do problema (associação, crítica, detectar lacunas historiográficas...) Seleção, leitura e análise das fontes Associação com os apontamentos bibliográficos; Elaboração do texto: projeto de pesquisa; artigos, comunicações, dissertações... Profª Drª Alcilene Cavalcante

Pesquisa de mestrado: Unicamp Procedimento de pesquisa. Dissertação de História. “ A ação pastoral dos bispos da diocese de Mariana no século XVIII: mudanças e permanências. bibliografia: História da América Portuguesa; História da igreja; História de Minas Gerais; resoluções do Concílio de Trento. b) Fontes documentais Cartas pastorais dos bispos ( centenas de cartas manuscritas). c) Máxima: Sérgio Buarque de Holanda (História do Ocidente e História eclesiástica; CDD). * Construção de conhecimento: ação da igreja católica Profª Drª Alcilene Cavalcante

Pesquisa de doutorado: UFMG Procedimento de pesquisa interdisciplinar (História/Literatura: tensões: verdade e ficção; conceitos e metáforas) Tese de doutoramento em Letras: Estudos Literários. “Uma escritora na “periferia do império”: vida e obra de Emília Freitas (1855- 1908). a) bibliografia: História do Ceará e da região a amazônica; História das mulheres; História do livro e da leitura; história da cultura; abolição da escravização; espiritismo... b) Fontes documentais: periódicos; literatura c) Os desafios da interdisciplinaridade (métodos; complexidade; institucionalmente); *construção de conhecimento sobre escritoras brasileiras. Profª Drª Alcilene Cavalcante

Pesquisa de Pós-doutorado: UFF Procedimentos de pesquisa: menor tempo; requer densidade. Projeto: “cultura política feminista nas telas: filmes de autoria feminina no Brasil e na Argentina, no período de transição democrática”. Artigos; Comunicações em eventos acadêmicos; Oferta de cursos específicos na Graduação (e na Pós-Graduação). *construção de conhecimento sobre cinematografia de autoria feminina (representação do passado; emancipação feminina). Profª Drª Alcilene Cavalcante

Frases sobre Pesquisa (http://www.sitequente.com/frases/pesquisa.html) "Pesquisa é curiosidade formalizada. Estar mexendo e estar procurando com um propósito." (Zora Neale Hurston) "O pesquisador da educação e o docente devem compartilhar a mesma linguagem." (Lawrence Stenhouse) "Pesquisar é ver o que outros viram, e pensar o que nenhum outro pensou."  (Albert Szent-Gyorgyi) "Para pesquisar a verdade é preciso duvidar, quanto seja possível, de todas as coisas, uma vez na vida." (René Descartes) "Aquele que dúvida e não pesquisa, torna-se não só infeliz, mas também injusto."  (Blaise Pascal) "O problema com a pesquisa é que ela lhe diz o que as pessoas estavam pensando ontem, não amanhã. É como dirigir um carro usando o espelho retrovisor." (Bernard Loomis) "Pesquisa é o processo de entrar em vielas para ver se elas são becos sem saída."  (Marston Bates) "Se eu soubesse o que eu estava fazendo, não seria chamada pesquisa." (Albert Einstein) "Pesquisa é o que eu faço quando não sei o que estou fazendo." (Wernher von Braun) "Bastante pesquisa tenderá a apoiar suas conclusões." (Arthur Bloch) Para finalizar: a pesquisa é... prazer , crítica e condição indispensável para a construção de conhecimento!! Profª Drª Alcilene Cavalcante