IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

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Transcrição da apresentação:

IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente 1 1 1 1 1 1 1

Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis O que é uma escola sustentável? Quais valores, habilidades e atitudes são necessários para que a escola contribua para melhorar a qualidade de vida das presentes e futuras gerações? Como transformar a escola em um espaço vivo, bonito, acolhedor, inclusivo e motivador de ações e atitudes sintonizadas com a sustentabilidade socioambiental? Como as edificações escolares podem estimular a inovação, a aprendizagem e o cuidado dos seres humanos entre si e com o meio em que vivem? Disponível em: http://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/2012-05-22-18-30-31 2 2 2 2 2 2 2

Escolas sustentáveis Escolas Sustentáveis - Conceito São espaços com intencionalidade pedagógica de se constituírem em referências de sustentabilidade socioambiental, articulando currículo, gestão e espaço físico. Escolas sustentáveis Pretendem educar pelo exemplo e irradiar sua influência para as comunidades nas quais se situam, promovendo a transição para a sustentabilidade. Desenvolvem processos educativos permanentes e continuados, capazes de sensibilizar a comunidade escolar para a construção de uma sociedade de direitos, ambientalmente justa e sustentável. 3 3 3 3 3 3 3

Escolas como incubadoras de mudanças: espaço, gestão e currículo As três dimensões e seus desdobramentos na realidade escolar: 4

Espaço físico Áreas construídas também educam Planejamento e projeto de adequação do espaço físico utilizados como instrumentos de aprendizagem; Educação de todos os envolvidos no ciclo da obra; Uso de recursos tecnológicos e naturais, sem desperdício e sem degradar o meio ambiente (eficiência energética, no uso da água e na disposição dos resíduos); Aproveitamento da topografia e da luz natural; conforto térmico e acústico; Garantia de acessibilidade a deficientes físicos; Estruturação de áreas verdes de acordo com os biomas e ecossistemas locais; Inspiração na sabedoria e no patrimônio cultural local; Uso de tecnologias e materiais de baixo carbono; Materiais de construção reciclados (subprodutos do ciclo industrial) ou pós- consumo (madeira, metal e concreto reciclados). Espaço físico 5 5

Gestão Escola sustentável requer gestão democrática Criar e fortalecer a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vida), coletivo escolar que promove o diálogo e pauta decisões sobre a sustentabilidade socioambiental e a qualidade de vida. Pautas de trabalho da Com-Vida: Políticas de consumo baseadas no conceito dos 5 R: Refletir, Recursar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar; Destinação adequada dos resíduos; Mobilidade sustentável; Alimentação natural e baseada na produção local; Práticas de saúde; Respeito aos direitos humanos e à diversidade (raça, gênero, cultural, regional); Ênfase na participação da comunidade. Gestão 6 6

O currículo na escola sustentável Questão ambiental abordada a partir das interações dinâmicas entre ambiente, cultura e sociedade. Incentivo à cidadania ambiental, com responsabilidade individual e coletiva, local e global; Valorização da diversidade, com múltiplos saberes: científicos, populares e dos povos tradicionais; Inserção no Projeto Político-Pedagógico multi, inter e transdisciplinar; Conteúdos contextualizados na realidade da comunidade; Valorização das artes, dos jogos colaborativos e da educomunicação na construção de conhecimentos. Educação com reconhecimento das diferenças, cooperação, democracia, justiça social, liberdade e sustentabilidade; Postura crítica, ética e transformadora de valores que reorientem atitudes para a construção de sociedades sustentáveis. Currículo 7 7

Divisão em 04 subtemas: Água, Ar, Terra e Fogo NA IV CNIJMA O currículo na escola sustentável (considerando as mudanças ambientais globais) Divisão em 04 subtemas: Água, Ar, Terra e Fogo NA IV CNIJMA - Hidrosfera / Recursos hídricos / Desertificação - Atmosfera / Ar e clima / Mudanças Climáticas - Biosfera/ Biodiversidade / Desflorestamento - Sociosfera / Energia e Mobilidade / Matriz energética e transportes 8 8

Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis: chamado à ação! A escola sustentável não é somente uma proposta preventiva para mitigarmos ou evitarmos problemas. É um caminho de construção de sociabilidades solidárias, de relações criativas e afetivas com a natureza, da qual somos parte. Escola sustentável é um caminho com horizonte indefinido, mas instigante, pois é fruto de um processo coletivo e participativo. É também um caminho que provoca e convida a um senso de abundância, de alegria, de construção de novas realidades. 9

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