20 a 23 de março de 2012 – Rio Grande, RS

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Transcrição da apresentação:

20 a 23 de março de 2012 – Rio Grande, RS FEIRA DO PÓLO NAVAL/RS Brasil PAULO SÉRGIO PASSOS Ministro de Estado dos Transportes 20 a 23 de março de 2012 – Rio Grande, RS

MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES EVOLUÇÃO DE INVESTIMENTOS REALIZADOS MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES EVOLUÇÃO DE INVESTIMENTOS REALIZADOS* (Bilhões R$) * RAP LIQUIDADO + EMPENHOS LIQUIDADOS

FERROVIAS Investimentos em Ferrovias (PAC 2) Obras em andamento: 3.071 km Ferrovia Norte-Sul Conclusão do trecho Palmas/TO – Anápolis/GO em julho/2012 Trecho Anápolis/GO – Estrela d’Oeste/SP: 15% realizado Ferrovia Transnordestina 874 km em obras Ferrovia Oeste-Leste Executado 5,85% do trecho Ilhéus/BA – Caetité/BA Ferronorte extensão 260 km de ferrovia interligando Alto Araguaia/MT e Rondonópolis/MT Contornos Ferroviários em execução Araraquara/SP e São Francisco do Sul/SC

RODOVIAS CONCESSÕES RODOVIÁRIAS Investimentos em Rodovias (PAC 2) Obras de construção e pavimentação: 4.567km Duplicação e Adequação 2.293 km Manutenção: 53.831 km Sinalização: 14.668 km CONCESSÕES RODOVIÁRIAS Fase 1: 1.482 km Fase 2: 3.228 km Fase 3: 2.230 km

HIDROVIAS Investimentos em Hidrovias (R$ 2.076 Milhões) Hidrovia do rio Madeira Porto de Manaus Investimentos em Hidrovias (R$ 2.076 Milhões) Corredores Hidroviários (R$ 1.591,5 milhões) Terminais Hidroviários (R$ 341,8 milhões) Estudos Hidroviários (R$ 23,0 milhões) Ações Sociais – Tucuruí (R$ 31,0 milhões) Porto de Manaus (R$ 89,1 milhões) Hidrovia do rio Amazonas Estudos Hidroviários Hidrovia do rio Tapajós Hidrovia do rio Parnaíba TERMINAIS HIDROVIÁRIOS AMAZONAS 16 terminais 11 terminais PARÁ 3 terminais RONDÔNIA 1 terminal PROJETOS 09 terminais nos estados do PA, AC e RO Hidrovia do rio São Francisco Hidrovia do rio Paraguai Dragagem – Passo do Jacaré Hidrovia do rio Tietê Obra Estudos e Projetos Ação Preparatória Execução Hidrovia do rio Paraná Hidrovia do Mercosul

REVITALIZAÇÃO DA INDÚSTRIA NAVAL (PAC 1 E PAC 2) 948 EMBARCAÇÕES (PAC 1 E PAC 2) 221 embarcações entregues 74 embarcações em construção 209 embarcações aguardando eficácia 444 embarcações a contratar CEARÁ (19) 6 embarcações entregues 8 embarcações em construção 2 embarcações aguardando eficácia 3 embarcações priorizadas PERNAMBUCO (30) 7 embarcações em construção 23 embarcações aguardando eficácia AMAZONAS (108) 32 embarcações entregues 1 embarcação em construção 2 embarcações aguardando eficácia 73 embarcações priorizadas SERGIPE (14) 4 embarcações entregues 10 embarcações priorizadas PARÁ (231) 30 embarcações entregues 8 embarcações em construção 22 embarcações aguardando eficácia 171 embarcações priorizadas BAHIA (8) 2 embarcações entregues 6 embarcações priorizadas RIO DE JANEIRO (235) 41 embarcações entregues 31 embarcações em construção 34 embarcações aguardando eficácia 129 embarcações priorizadas SÃO PAULO (159) 34 embarcações entregues 5 embarcações em construção 113 embarcações aguardando eficácia 7 embarcações priorizadas SANTA CATARINA (133) 69 embarcações entregues 14 embarcações em construção 13 embarcações aguardando eficácia 37 embarcações priorizadas RIO GRANDE DO SUL (11) 3 embarcações entregues 8 Embarcações priorizadas

REVITALIZAÇÃO DE ESTALEIROS 32 INTERVENÇÕES (PAC 1 E PAC 2) 3 projetos concluídos 5 projetos em construção 3 projetos aguardando eficácia 21 projetos a contratar MARANHÃO 1 projeto – R$ 32,8 Mi PERNAMBUCO 5 projetos – R$ 3.228,5 Mi AMAZONAS 2 projetos – R$ 71,8 Mi ALAGOAS 1 projeto – R$ 1.058,8 Mi SÃO PAULO BAHIA 1 projeto – R$ 79,5 Mi 2 projetos – R$ 1.921,2 Mi SANTA CATARINA 2 projetos – R$ 345 Mi RIO DE JANEIRO RIO GRANDE DO SUL 13 projetos – R$ 4.351,2 Mi 5 projetos – R$ 2.364,8 Mi

CONTEÚDO NACIONAL E INCORPORAÇÃO DE TECNOLOGIA PROMEF – Programa de Renovação da Frota da Transpetro Premissas: construir os navios no Brasil e alcançar um nível no mínimo de 65% de nacionalização na primeira fase e de 75% na segunda fase; oferecer condições para os estaleiros conquistarem competitividade ao final da curva de aprendizado, com a prática de preços e prazos internacionais. Garantir escala de produção nos estaleiros, mediante a licitação de grandes pacotes de navios (Ao todo, foram encomendados até agora 41 navios, além de um pacote de 20 comboios hidroviários. Outros oito navios estão aguardando eficácia dos contratos). PROMINP – Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Elevação da participação da indústria nacional de 57% em 2003 para 75% em 2011. Valor adicionado de US$ 14,2 bilhões de bens e serviços contratados no mercado nacional Geração de 640 mil postos de trabalho no período

CONTEÚDO NACIONAL E INCORPORAÇÃO DE TECNOLOGIA

DEMANDAS DO SETOR ÓLEO E GÁS – FMM (Março/2012) PROMEF 1 Embarcação entregue 40 Embarcações contratadas/em construção 8 Embarcações a submeter ao CDFMM EBN 3 Embarcações contratadas 30 Embarcações priorizadas pelo CDFMM 6 Embarcações a submeter ao CDFMM PROMEF HIDROVIAS 100 Embarcações contratadas APOIO OFFSHORE 66 Embarcações entregues 91 Embarcações contratadas/construção 110 Embarcações priorizadas pelo CDFMM PETROBRAS: Demanda de 525 embarcações adicionais até 2017 ESTALEIROS Implantação e ampliação de estaleiros para construção de sondas e plataformas 9 estaleiros priorizados pelo CDFMM (11 projetos), sendo 3 projetos já contratados.

DEMAIS DEMANDAS DO SETOR – FMM (Março/2012) TRANSPORTE DE CABOTAGEM - CONTEINERES 3 Embarcações entregues 3 Embarcações em construção/contratadas 4 Embarcações priorizadas TRANSPORTE DE CABOTAGEM - GRANELEIROS 2 Embarcações contratadas 5 Embarcações priorizadas TRANSPORTE FLUVIAL 71 Embarcações entregues 21 Embarcações em construção/contratadas 242 Embarcações priorizadas

CONTRATAÇÕES POR TIPO DE EMBARCAÇÃO PERÍODO 2002 - 2006 PERÍODO 2007 - 2011 TIPO DE PROJETO QUANT. VALOR (Mi R$) APOIO OFFSHORE E MARÍTIMO 11 358,7 INTERIOR E CABOTAGEM 16 28,7 PESCA E PASSAGEIROS 2 4,78 TOTAL 29 392,2 TIPO DE PROJETO QUANT. VALOR (Mi R$) APOIO OFFSHORE E MARÍTIMO 238 13.487,7 INTERIOR E CABOTAGEM 232 10.443,2 PESCA E PASSAGEIROS 5 65,9 TOTAL 472 23.996,8

CONSTRUÇÃO NAVAL: GERAÇÃO DE EMPREGOS FONTE: SINAVAL

ESTRUTURAÇÃO DE CORREDORES HIDROVIÁRIOS Corredor do Madeira Aumentar o tempo anual de navegação de 7 para 10 meses para escoamento da produção de soja do Centro-Oeste e Rondônia, gerando aumento de capacidade de transporte de 10 para 20 milhões de t/ano e redução de custos operacionais dos portos e terminais. Rio Madeira: Porto Velho/RO – Itacoatiara /AM – 1.156km Rio Amazonas: Itacoatiara /AM – Manaus/AM – 240km Corredor do Tapajós Garantir um melhor escoamento da produção agrícola na região e redução dos custos logísticos do transporte de cargas provenientes das BR’s 163 e 230 com a retirada de caminhões do trecho até Santarém/PA. Miritituba /PA – Santarém/PA – 290km Corredor do Tocantins Ampliar a extensão navegável em direção à região central do país, visando o escoamento de grãos, fertilizantes e minérios, e aproveitamento do potencial de operação das eclusas de Tucuruí - 70 milhões de t/ano. Imperatriz/MA – Vila do Conde /PA – 900km

ESTRUTURAÇÃO DE CORREDORES HIDROVIÁRIOS Corredor do São Francisco Ampliar o fluxo na malha hidroviária no sentido Centro Oeste / Minas Gerais até o Nordeste; atendendo movimentação de produtos da região, especialmente grãos e fertilizantes e perenizando a utilização do transporte de carga e passageiros, trazendo de volta os transportadores que migraram para outros modais de transporte. Trecho – Pirapora/MG – Juazeiro/BA – 1198km Corredor do Paraná – Tietê Ampliação da capacidade de carga a ser transportada, aumentando a competição intermodal em importante região produtora de grãos e ampliando a extensão navegável da hidrovia do Paraná. Trecho – Guaíra/PR – UHE Porto Primavera – 245km - Participação do MT com SP na ampliação de capacidade do Tietê

ESTRUTURAÇÃO DE CORREDORES HIDROVIÁRIOS Corredor do Mercosul Tornar o corredor hidroviário um meio mais seguro e regular de transporte de cargas, garantindo a navegação internacional durante todo o ano e o incremento na competitividade do agronegócio, dando uma melhor solução logística ao escoamento da produção, especialmente de arroz, para atender o abastecimento interno e externo. Trechos – Rios Jacuí, Taquari, Gravataí, Sinos, Caí e Camacuã; Lagoas: Mirim e dos Patos; Canal de São Gonçalo – 997km Corredor do Paraguai Tornar o corredor hidroviário um meio mais seguro e regular de transporte de cargas; ampliando a extensão navegável da hidrovia do Paraguai e o fluxo na malha hidroviária a ser atendida regularmente por embarcações de carga. Trecho – Caceres/MT – Rio Apa – 1323km

RIO GRANDE DO SUL BR-470/RS Construção Ext. 75,2 km BR-386/RS Duplicação Ext. 33,8 km BR-158/RS Travessia de Santa Maria Ext. 14,3 km BR-116/RS Duplicação Ext. 13 km BR-101/RS Duplicação Ext. 88,5 km BR-448/RS Construção Ext. 22 km BR-290/RS 2ª Pte sobre o Rio Guaiba Ext. 15,3 km BR-290/RS Duplicação Ext. 116 km BR-116/RS Duplicação Ext. 220 km Porto de Rio Grande PAC 1 e PAC 2 Estudo Ferrovia Norte-Sul Panorama/SP-Chapecó/SC- Rio Grande/RS PAC 2 Extensão total: 1620 km Ext. estimada no RS: 740 km Porto de Rio Grande PAC 1 com conclusão original após 2010 BR-392/RS Contorno de Pelotas Ext. 24 km BR-392/RS Duplicação Ext. 60,6 km PAC 2 PAC 1 PAC 1 com conclusão original após 2010 Obras Ferroviárias Obras Hidroviárias e Portuárias Obras Rodoviárias BR-116/RS Ponte fronteira Brasil/Uruguai Ext. 2 km Corredor de Mercosul PAC 1 Ext. Navegável: 864 km Corredor de Mercosul terminais de carga – PAC 2

FMM: PROJETOS NO RIO GRANDE DO SUL - Estaleiros 05 projetos em estaleiros = R$ 2.348,1 Milhões Estaleiro Obra Valor * (R$ Mi) Status RG Estaleiro ERG 2 Construção 243,2 Em construção Wilson, Sons Estaleiro LTDA 259,7 Contratado EBR - Estaleiros do Brasil S.A 1.046,6 A contratar RG Estaleiro ERG2 Ampliação 518,0 QUIP 280,6 TOTAL 2.348,1 OXNAVAL: Construção São José do Norte EBR: Construção Rio Grande ERG 2: Construção/Ampliação QUIP: Ampliação Wilson, Sons: Construção * Valores priorizados pelo CDFMM Pleito em análise no Departamento do Fundo da Marinha Mercante: Estaleiro Oxnaval em Pelotas/RS

FMM: PROJETOS NO RIO GRANDE DO SUL - Embarcações 8 embarcações = R$ 281,9 Milhões Embarcação Tipo Valor* (R$ Mi) Status 4 PSV OSRV 750- 10 Apoio OffShore 230,0 A contratar 2 Barcaças para combustível liquido 5.000 m³ Carga Interior 32,2 2 Empurradores fluviais de 450 BHP 19,7 TOTAL 281,9 * Valores priorizados pelo CDFMM

MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES www.transportes.gov.br