ENCONTRO PROVINCIAL DE EDUCADORES LASSALISTAS

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Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Transcrição da apresentação:

ENCONTRO PROVINCIAL DE EDUCADORES LASSALISTAS São Paulo, junho de 2012 arturmotta@gmail.com www.arturmotta.com

NOSSOS ALUNOS? NÓS???

E da instituição escolar Lassalista? Que implicações traz essa realidade ao trabalho da instituição escolar? E da instituição escolar Lassalista? Como tudo isso impacta o nosso trabalho educativo?

OS DESAFIOS HUMANÍSTICOS DA EDUCAÇÃO

De onde virá o caráter HUMANISTA de nossa Educação? Virá da constatação de que, mais que um humanismo a resgatar, há um humanismo a construir.

Subjetividade IDENTIDADE FRAGMENTADA

ISOLAMENTO SOCIAL, DESPOLITIZAÇÃO E Cidadania ISOLAMENTO SOCIAL, DESPOLITIZAÇÃO E FIM DAS UTOPIAS

Ação no Mundo TRABALHO FLEXÍVEL E DESTRUTIVO

E as novas exigências postas ao trabalho escolar???? CRISE OPORTUNIDADE PERIGO

Apresentar o PROJETO DO REINO NOSSA OPORTUNIDADE Apresentar o PROJETO DO REINO No impulso do ESPÍRITO SANTO Concretizado em JESUS DE NAZARÉ

Harmonia consigo mesma Relação filial com Deus PESSOA como centro Fraternidade com os outros Respeito e Integração com a Criação

No contexto da crise, portanto, somos chamados a ser... CONSTRUTORES DA ESPERANÇA

A CONSTRUÇÃO DA ESPERANÇA não se dá de qualquer modo, mas... ...através da ESCOLA.

Em especial, da Educação Escolar? Diante de tudo isso, o que seria responder aos DESAFIOS HUMANÍSTICOS DA EDUCAÇÃO? Em especial, da Educação Escolar?

Fundamentos Epistemológicos (Como concebemos o conhecimento?) Fundamentos Didático-pedagógicos (Como escolarizamos o conhecimento e as relações?) Fundamentos Ético-políticos (Em que bases se constroem as relações?)

Conjunto de conhecimentos a ser construído CURRÍCULO Conjunto de valores a ser apropriado Conjunto de verdades a serem descobertas

Liberdade ativa e responsável RELAÇÕES Liberdade ativa e responsável Construção social Transformação social

Aprendizagens significativas MÉTODOS Educação de Qualidade Aprendizagens significativas

Respeito e Defesa dos direitos das crianças e jovens MÉTODOS Respeito e Defesa dos direitos das crianças e jovens Formação para os deveres das crianças e jovens

Práticas “tradicionais” Entregar vivo o que se recebe vivo. MÉTODOS Novas Tecnologias Práticas “tradicionais” TRADIÇÃO Entregar vivo o que se recebe vivo.

Reflexão crítica das práticas docentes Ressignificação das funções docentes Por quê?

Modelos Cartesianos Modelos Sistêmicos Cultura Gutenberg Cultura Net

? Redes Sociais Linguagem Cultura Meios de Comunicação Tradicionais Valores, símbolos, ritos, celebrações, etc

Possibilidades educativas junto às redes sociais Participar das redes sem invadir privacidades e sem cair em “promiscuidade”

Possibilidades educativas junto às redes sociais Utilizar a rede como recurso pedagógico

Possibilidades educativas junto às redes sociais Formar as Famílias e a Equipe Docente para uma nova compreensão e uma nova relação com as redes e nas redes

Possibilidades educativas junto às redes sociais Ter curiosidade Encantar-se!

Concluindo... O trabalho com a TECNOLOGIA, fundamentado num HUMANISMO A CONSTRUIR, deve ser uma decisão INSTITUCIONAL.

Concluindo... Deve contar com a adesão progressiva dos Profissionais da Instituição e das Famílias, para que se torne uma CONSTRUÇÃO COLETIVA.

Essa ADESÃO deve ser apoiada por medidas concretas das mantenedoras, dos sindicatos e dos coletivos docentes, para a FORMAÇÃO PERMANENTE EM SERVIÇO.

Deve ocorrer em ESPAÇOS e TEMPOS compreendidos pelas Mantenedoras como ESPAÇOS PROFISSIONAIS. Portanto, assim reconhecidos, na forma de salários ou outras que se mostrem possíveis através de negociação com a equipe docente.

Pode e deve iniciar-se a partir DAQUILO QUE JÁ É FEITO, procurando explicitar o que serve e corrigir o que não serve.

Deve mobilizar cada um e cada uma, PESSOALMENTE, a reconhecer a necessidade e dar o primeiro passo...

Os tempos podem ter mudado, mas o que nos move deve permanecer!

ENCONTRO PROVINCIAL DE EDUCADORES LASSALISTAS OS DESAFIOS HUMANÍSTICOS São Paulo, junho de 2012 OS DESAFIOS HUMANÍSTICOS DA EDUCAÇÃO arturmotta@gmail.com www.arturmotta.com