ENCONTRO PROVINCIAL DE EDUCADORES LASSALISTAS São Paulo, junho de 2012 arturmotta@gmail.com www.arturmotta.com
NOSSOS ALUNOS? NÓS???
E da instituição escolar Lassalista? Que implicações traz essa realidade ao trabalho da instituição escolar? E da instituição escolar Lassalista? Como tudo isso impacta o nosso trabalho educativo?
OS DESAFIOS HUMANÍSTICOS DA EDUCAÇÃO
De onde virá o caráter HUMANISTA de nossa Educação? Virá da constatação de que, mais que um humanismo a resgatar, há um humanismo a construir.
Subjetividade IDENTIDADE FRAGMENTADA
ISOLAMENTO SOCIAL, DESPOLITIZAÇÃO E Cidadania ISOLAMENTO SOCIAL, DESPOLITIZAÇÃO E FIM DAS UTOPIAS
Ação no Mundo TRABALHO FLEXÍVEL E DESTRUTIVO
E as novas exigências postas ao trabalho escolar???? CRISE OPORTUNIDADE PERIGO
Apresentar o PROJETO DO REINO NOSSA OPORTUNIDADE Apresentar o PROJETO DO REINO No impulso do ESPÍRITO SANTO Concretizado em JESUS DE NAZARÉ
Harmonia consigo mesma Relação filial com Deus PESSOA como centro Fraternidade com os outros Respeito e Integração com a Criação
No contexto da crise, portanto, somos chamados a ser... CONSTRUTORES DA ESPERANÇA
A CONSTRUÇÃO DA ESPERANÇA não se dá de qualquer modo, mas... ...através da ESCOLA.
Em especial, da Educação Escolar? Diante de tudo isso, o que seria responder aos DESAFIOS HUMANÍSTICOS DA EDUCAÇÃO? Em especial, da Educação Escolar?
Fundamentos Epistemológicos (Como concebemos o conhecimento?) Fundamentos Didático-pedagógicos (Como escolarizamos o conhecimento e as relações?) Fundamentos Ético-políticos (Em que bases se constroem as relações?)
Conjunto de conhecimentos a ser construído CURRÍCULO Conjunto de valores a ser apropriado Conjunto de verdades a serem descobertas
Liberdade ativa e responsável RELAÇÕES Liberdade ativa e responsável Construção social Transformação social
Aprendizagens significativas MÉTODOS Educação de Qualidade Aprendizagens significativas
Respeito e Defesa dos direitos das crianças e jovens MÉTODOS Respeito e Defesa dos direitos das crianças e jovens Formação para os deveres das crianças e jovens
Práticas “tradicionais” Entregar vivo o que se recebe vivo. MÉTODOS Novas Tecnologias Práticas “tradicionais” TRADIÇÃO Entregar vivo o que se recebe vivo.
Reflexão crítica das práticas docentes Ressignificação das funções docentes Por quê?
Modelos Cartesianos Modelos Sistêmicos Cultura Gutenberg Cultura Net
? Redes Sociais Linguagem Cultura Meios de Comunicação Tradicionais Valores, símbolos, ritos, celebrações, etc
Possibilidades educativas junto às redes sociais Participar das redes sem invadir privacidades e sem cair em “promiscuidade”
Possibilidades educativas junto às redes sociais Utilizar a rede como recurso pedagógico
Possibilidades educativas junto às redes sociais Formar as Famílias e a Equipe Docente para uma nova compreensão e uma nova relação com as redes e nas redes
Possibilidades educativas junto às redes sociais Ter curiosidade Encantar-se!
Concluindo... O trabalho com a TECNOLOGIA, fundamentado num HUMANISMO A CONSTRUIR, deve ser uma decisão INSTITUCIONAL.
Concluindo... Deve contar com a adesão progressiva dos Profissionais da Instituição e das Famílias, para que se torne uma CONSTRUÇÃO COLETIVA.
Essa ADESÃO deve ser apoiada por medidas concretas das mantenedoras, dos sindicatos e dos coletivos docentes, para a FORMAÇÃO PERMANENTE EM SERVIÇO.
Deve ocorrer em ESPAÇOS e TEMPOS compreendidos pelas Mantenedoras como ESPAÇOS PROFISSIONAIS. Portanto, assim reconhecidos, na forma de salários ou outras que se mostrem possíveis através de negociação com a equipe docente.
Pode e deve iniciar-se a partir DAQUILO QUE JÁ É FEITO, procurando explicitar o que serve e corrigir o que não serve.
Deve mobilizar cada um e cada uma, PESSOALMENTE, a reconhecer a necessidade e dar o primeiro passo...
Os tempos podem ter mudado, mas o que nos move deve permanecer!
ENCONTRO PROVINCIAL DE EDUCADORES LASSALISTAS OS DESAFIOS HUMANÍSTICOS São Paulo, junho de 2012 OS DESAFIOS HUMANÍSTICOS DA EDUCAÇÃO arturmotta@gmail.com www.arturmotta.com