MOOC – Massive Open Online Course

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Maio / 2006.
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
Pontifícia Universidade Católica
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Bacharelado em Sistemas de Informação
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
Grupo 3 Relatório Final.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
APRESENTAÇÃO À CONGREGAÇÃO RESULTADOS OBTIDOS NO POLI 2015
Formação por competências
Produção do conhecimento em EAD
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Escolhendo o nosso Futuro
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
Moodle : uma experiência de utilização na formação pós-graduada.
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
CURRICULO +.
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
Profa. Dra. Débora Mallet Profa. Ms. Luciana Santos
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
TENDÊNCIAS DE ESPAÇOS DE FORMAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA COM O USO DA WEB Patricia Thoma Eltz Dra. Patricia Brandalise Scherer Bassani – Prof. Orientadora.
Movimento dos MOOCs no Brasil Profa. Dra. Jucimara Roesler
II SEMINÁRIO NACIONAL DO PACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
Aprendizagens em Arte Coordenadora
Faculdade de Ciências Aplicadas Minas Gerais Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Gestores: é possível tornar os colaboradores.
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Professor Dinamizador de Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação Função primordial para "articular as ações  pedagógicas desenvolvidas com.
O FICINA III – J ORNALISMO D IGITAL As mídias sociais e o jornalismo Dalila Santos –
Formação de Pedagogos e as Tecnologias da Informação e da Comunicação
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS
As tecnologias da informação e comunicação, as diferentes linguagens e a formação do professor.
Prof. Dênia Falcão de Bittencourt, Dra. Consultora educacional
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
RELATÓRIO DO PROJETO Módulo de gestão integradas de mídias na educação
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
MINIST É RIO DA EDUCA Ç ÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA REGIÃO NORTE – AC, PA, RO Institui ç ão de Ensino Superior (IES): UCA-UNICAMP.
Docente: Dr. Arthur Vianna
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
TEMA 3 : PROMOVER A APRENDIZAGEM COLABORATIVA COM FERRAMENTAS DIGITAIS.
Formação continuada ANO 2015
Evolução da internet e os Recursos Educacionais Digitais para o Fortalecimento da Aprendizagem a Distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci.
AS TIC E AS TECNOLOGIAS DE APOIO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NEECP Oficina de Formação.
EAD em Rede Universidades Associadas Estaduais e Municipais da ABRUEM.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Transcrição da apresentação:

MOOC – Massive Open Online Course

Os MOOCs – Massive Open Online Course, apresentam um novo cenário para EAD, no que se refere, a transição da lógica da distribuição (transmissão), para a lógica da comunicação (interatividade) entre os mais diversos perfis de usuários. Tem seus pilares fundamentados na democratização do acesso a conteúdos educacionais validado por especialistas, e na interatividade como processo comunicacional em sua centralidade. Atualmente, os MOOCs representam para a EAD, uma mudança nos processos de aprendizagem online, intensificando a aprendizagem, colaboração e a interação, troca de ideias, dúvidas, compartilhamento de experiências e ao mesmo tempo, na construção coletiva de seus estudantes

MOOC – Massive Open Online Course Língua Portuguesa

COMPETÊNCIAS – PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS Dominar linguagens Compreender fenômenos Entender situações problema Construir argumentações Elaborar propostas Para a primeira fase 5 grandes competencias terão habilidades contempladas no currículo do curso.

ARQUITETURA HIPERTEXTUAL CONTEÚDOS ARQUITETURA HIPERTEXTUAL You Tube VÍDEOS COM ESPECIALISTAS FB GRUPOS FACEBOOK T NOTIFICAÇÕES VIA TWITTER B BLOGS TXT CONTEÚDOS DE REFERÊNCIA AVA AMBIENTE DIGITAL APRENDIZAGEM RSS REALLY SIMPLE SYNDICATION g+ Google +

ESTUDANTE- DINÂMICA DE ATIVIDADES CONSTRUÇÃO COLABORATIVA – APRENDIZAGEM ENTRE PARES REDES SOCIAIS RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ATIVIDADES OBJETIVAS/assimiliação e desempenho MOOCs ENCONTROS SINCRONOS CONSTRUÇÃO DE PROJETOS FÓRUM GERAL

PROPOSTA Desenvolver um programa de nivelamento para Língua Portuguesa no Ensino Superior, utilizando conteúdos e ambientes digitais, para atender defasagens de aprendizagens em alunos calouros das competências e habilidades, previstas nos parâmetros curriculares do Ensino Médio. Construir um MOOC - Massive Open Online Course para aplicação hipertextual desses conteúdos, que possibilite ao egresso no Ensino Superior, experiências de aprendizagem significativas, tanto em EAD, quanto para o efetivo desenvolvimento das competências e habilidades previstas nos parâmetros curriculares do Ensino Médio.

OPERAÇÃO Firmar parceria com a ABMES para oferta gratuita do curso as IES conveniadas. Desenvolver material de divulgação para as IES. Construir design educacional hipertextual que permita a caracterização de um MOOC - Massive Open Online Course. Desenvolver os ambientes de aprendizagem (conteúdos, atividades, avaliações, acompanhamento e feedback). Organizar estratégias de divulgação em redes sociais.

OPERAÇÃO Criar parâmetros e indicadores de desempenho para que os alunos possam acompanhar seu progresso. Consolidar métricas de acompanhamento dos alunos. Emitir relatórios de aproveitamento as IES. Rodar um “piloto” no período de 11/03 a 15/04. Apresentação do resultados do projeto piloto até o final de abril. Certificação ao calouro, realizada por cada IES participante.

EQUIPE Coordenação do projeto: Prof. Dr. João Mattar Docente especialista pela área de Língua Portuguesa: Profa. Dra. Debora Mallet Docentes: equipe de pesquisadores do GPTED - Grupo de Pesquisa em Tecnologias do TIDD-PUC-SP. Parceiro: REDU – Rede Social Educacional Apoio: PUC/SP, programa de pós-graduação TIDD– Tecnologia das Inteligência e Design Digital.