CONSTRUÇÃO DE UM TEODOLITO ALTERNATIVO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Figuras geométricas Se olhar ao seu redor, você verá que os objetos têm forma, tamanho e outras características próprias. As figuras geométricas foram.
Advertisements

Cotagem em Desenho Técnico
PROJETO MESAS DE CONCRETO
Colégio Ideal Aula de Física Leis de Reflexão da Luz e Espelhos Planos
EBI c/JI de Santa Catarina
Informática Aplicada.
POLEGADAS 6º ano – Ensino Fundamental Disciplina: Matemática
DESENHO TÉCNICO AULA 11 Corte NBR 10067/1987 Exercícios
O que você deve saber sobre
MATERIAL BÁSICO PARA DESENHO TÉCNICO (Prof. Eneida)
1º Exercício na Prancheta
Modulo de Ensino Inovador Quanto tempo o tempo tem?
Módulo de Ensino Inovador Quanto tempo o tempo tem?
A TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO
Desenho Geométrico Ponto
Desenho Projetivo Perspectivas
3/30/2017 ISOMETRIAS 9º ano.
Arte com Cabri Géomètre II
Ângulos.
O TEODOLITO No caso de se calcular a área de um local, primeiramente o teodolito é posicionado no primeiro ponto, de forma que totalmente nivelado com.
Funções Trigonométricas
Ângulos Curso e Colégio Ideologia Professora: Francielle.
ALVENARIAS ESTRUTURAL
Fundamentos Corel Draw Aula I Prof. David Bianchini
Introdução A palavra trigonometria (do grego TRIGONO = triângulo, METRIA = medida) teve origem na resolução de problemas práticos, relacionados principalmente.
Congruência de triângulos
MÍDIAS DIGITAIS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA:
EQUILÍBRIO: DETERMINANDO EXPERIMENTALMENTE O CENTRO DE GRAVIDADE
ÂNGULOS 01/04/2017.
SEMANA DA MATEMÁTICA FÓSFOROS
A TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO
CONSTRUÇÃO DO TRANSFORMADO DE UMA FIGURA POR ROTAÇÃO
CURVAS DE NÍVEL TOPOLOGIA – Estudo das formas da superfície terrestre e das leis que regem o seu modelado.
Como usar corretamente o transferidor
Workshop do SEEDKIT Gerador Elétrico
Desenho Geométrico Esquadros.
LISTA DE EXERCÍCIOS – TEOREMA DE PITÁGORAS / POLÍGONOS
Planificando cubos e outros “dados”
Externato Infante D. Henrique
PIBID EEB São João Batista
Exemplos Resolvidos pág. 145
Departamento de Desenho e Artes Visuais
ÂNGULOS Professora autora: Maria Helena Augusto Colégio Humboldt
Marcos Germano Degenhardt
SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA FORMAÇÃO EM AÇÃO OFICINA DE MATEMÁTICA 2ª PARTE 1º SEMESTRE
Trabalho de física.
Prof.ª Letícia P. Finamore
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Instruções para o Mini-formulário Imprima a primeira página e assim que a impressora a soltar apenas gire-a conforme a figura ao lado. Ela será puxada.
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
                                                                                                                                               Escultura.
Prof.ª Letícia P. Finamore
MENU ARQUIVO Comando Imprimir Imprimi o documento atual # Impressora
Engenharia De Processos
Estudo das figuras planas Profª:Jaquicele Costa- Matemática
MATEMÁTICA E ESPAÇO Formação Geral Componente Curricular: 3ª Semana
Vaso de caixinha de leite
Ponto, reta e plano Matéria: Matemática Professora: Mariane Krull
9ª e 10ª Aulas Artes Manuais. 9ª e 10ª Aulas Artes Manuais.
ESTUDOS DOS TRIÂNGULOS
Módulo IV- Brincadeiras com ciência
Introdução à topografia.
Procedimento para resolução de problemas
CEPZ1 – 2015 – AULA 09 PROFESSORA: BRUNA CAVALLINI E RODRIGUES
PLANOS DE PROJEÇÃO. GEOMETRIA DESCRITIVA
O ensino aprendizagem da matemática no basquete
Atenção crianças, sempre peçam ajuda para um adulto! Cofre igrejinha. Materiais:*2 caixas de leite limpas; *Grampeador e furador de papel; *Tesoura; *Caneta.
Cofrinho boneca Material:*1 mini garrafa com tampa; *1 sacola plástica de preferência sem propaganda; *1folha de jornal, tesoura e estilete; *Caneta marcadora.
Geometria dos Mosaicos
DADOS, TABELAS E GRÁFICOS DE BARRAS.
Transcrição da apresentação:

CONSTRUÇÃO DE UM TEODOLITO ALTERNATIVO Profº Fausto Arnaud Sampaio

Considerações Iniciais: A construção do Teodolito é uma criação do Profº Fausto Arnaud Sampaio, autor do livro “MATEMÁGICA - HISTÓRIA, APLICAÇÕES E JOGOS MATEMÁTICOS” que publicou na edição de Novembro de 1998 da Revista Escola essa construção. Graças a colaboradores como o professor citado anteriormente que a construção do conhecimento torna-se cada vez mais acessível a todos. Muito obrigada pelos ensinamentos.

Teodolito Um exemplo bem comum de teodolito é aquele que vemos algumas vezes nas rodovias, necessário para um levantamento sobre a construção de um viaduto, por exemplo.

Teodolito Alternativo Criação do Profº Fausto Arnaud Sampaio

Construindo... Material Necessário: Pote de requeijão; 15cm de arame grosso (agulha) e 15cm de tubo de antena (mira); 20cm de barbante e uma porca (nível); xerox de um transferidor de 360° colado em um suporte firme (20 x 20)cm.

Como construir: Cole a tampa de cabeça para baixo, de modo que seu centro coincida com o centro do transferidor. Para isto, deve-se traçar na tampa dois diâmetros, fazendo um furo onde eles se cruzarem. Use o arame (conforme figura abaixo) como guia para alinhar o centro da tampa com o centro do transferidor.

Atravesse a agulha (arame grosso) diametralmente o mais próximo da borda do pote de requeijão. Para garantir que os furos serão feitos corretamente, contorne a boca do pote e desenhe um círculo em um pedaço de papel. Recorte e dobre-o ao meio. Use o semicírculo como molde para passar a agulha (arame grosso).

Cole a mira (tubo de antena) na base do pote, paralela à agulha Cole a mira (tubo de antena) na base do pote, paralela à agulha. Se achar mais seguro, faça um semicírculo em papel. De acordo com a Revista Escola, "Para refinar essa mira, cole na extremidade do tubo dois pedaços de linha formando uma cruz."

Encaixe o copo na tampa. Para ter um nível vertical, amarre uma porca na ponta de um barbante e fixe na base do papelão.

Como usar: Para medir um ângulo, a partir de sua posição, entre dois pontos, seja na horizontal ou na vertical, basta alinhar a indicação 0º com o ponteiro e girar a mira até avistar o outro ponto e fazer a leitura dos graus indicado pelo ponteiro. Quando usado na vertical, uma outra pessoa deve ficar ao lado, observando o nível e garantindo que o aparelho está posicionado corretamente.

Bibliografia e Webgrafia: http://www.ufrgs.br/cursopm/jan2009/teodolito.htm Revista Nova Escola Edição de Novembro de 1998.