Fomento: SETI - Programa Universidade Sem Fronteiras

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TÉCNICAS DE MEDIAÇÃO EMAGIS,TRF 4a.Região, 2007 HENRIQUE GOMM NETO.
Advertisements

Tema A transmissão do saber, o “eu” como agente Por
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
OS 10 MANDAMENTOS DA QUALIDADE TOTAL
METODOLOGIA PARA PROJETOS TECNOLÓGICOS
Titulo da monografia Nome do aluno: Orientadora:
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE A investigação científica dos processos didático-pedagógicos da educação.
Relacionamento Terapêutico
Equipe de Trabalho Coordenação Geral Estação RORHES-ESP/RS:
Integração das Disciplinas de Humanidades da FMUSP Centro de Desenvolvimento da Educação Médica “Prof. Eduardo Marcondes” Izabel Cristina Rios
AÇÕES SAÚDE TRANSFORMAÇÃO
Autor: Paulo Henrique Hermínio Universidade Estadual Paulista
Educação Permanente Profa. Aline Alves de Andrade.
A Produção do Cuidado na Rede Básica de Atenção à Saúde.
Apresentação: Enfª Rosilene Scottini Especialista Saúde Pública
Construindo uma teia...uma rede: conectando saberes e conhecimentos
CRISE – Capacitação em Resposta Imediata para Situações de Emergência
RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO PNEE EM CURSOS DE ELETROTÉCNICA E INFORMÁRICA BÁSICA NO IFSC- CAMPUS CHAPECÓ. Aluno: Paulo Roberto Gauto Orientador: Prof. Dr.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Saúde mental infantil e ambiente escolar: percepções e demandas dos educadores Autores: Maria Fernanda Barboza Cid, Luiza Helena de Oliveira Fernandes,
Pesquisa – Ação: M. Thiollent
PERMANECERSUS: INTEGRANDO ENSINO-SERVIÇO
Escola Classe 15 de Ceilândia.
Tipos de Tutoria.
O papel do conteudista.
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
ARTESUS: ARTICULANDO ENSINO E ARTE Marcia Tereza Campos Marques, Eremita Val Rafael, Dayana Dourado de Oliveira Costa, Luana Karonine Cordeiro Castro.
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE CAMPANHA BEBIDA E DIREÇAO ~
Lisiane Albrecht Thaís Rocha dos Santos Érica Stéfany Pimenta Figueira
Capacitação de Professores Daniela Lopes Soluções Pearson.
A mensagem é preciosa.
Curso de Capacitação em Tecnologias de Educação a Distância
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS -
Introdução O Plano Estratégico Situacional (PES) é um método de planejamento por problemas e trata, principalmente, dos problemas mal estruturados e complexos,
OS 10 MANDAMENTOS DE UM BOM PROFISSIONAL
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Aspectos Éticos na relação com a equipe profissional
Diretório de Competências em Vigilância Sanitária
(nome do curso) (Título do Trabalho de Conclusão de Curso)
Bibliografia Gama CAP, KODA MY. Psicologia Comunitária e Programa de Saúde da Família: Relato de uma experiência de estágio. Revista Psicologia Ciência.
- O projeto é a promessa, a planta da pesquisa
Edineize Cristina Michel David Natalia Barsotti Paula Malheiro AN6PP.
 Título do trabalho  Nome do Apresentador(a)  Colaboradores (se houver)  Orientador(a)  Nome do curso de graduação ou pós-graduação IX SEPECEL – Seminário.
SERVIÇO DE AUDIOLOGIA OCUPACIONAL
27 de setembro Organização Estados Caminhos do Cuidado - Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas) para ACSs e Aux/Téc. De Enfermagem.
Co-orientador: Nome do Professor Co-Orientador, se houver
Controle Social, Saúde Mental e Cidadania: Estudo dos relatos de usuários e familiares participantes de um curso de controle social Bolsista: Aline da.
SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL - CECRIANÇA
TREINAMENTO DE PROFESSORES DO JUBA - BONSUCESSO.
Curso – Preparatório para certificação de ouvidores do SICOOB.
OS 10 MANDAMENTOS DA QUALIDADE PARA UM BOM PROFISSIONAL
Título do trabalho Autor (es) e Orientador (es) Curso e Instituição
ENTENDENDO A PROPAGANDA A propaganda nada mais é do que o ato de propagar, anunciar, promover certo produto, marca ou cliente para o consumidor final.
Luana Rêgo Colares de Paula Orientadora:
O QUE Relacionados às necessidades das crianças de educação e cuidado
GRUPO OPERATIVO GESTANTES
Draft do Workshop Fernanda Piacesi Barbosa
CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS/NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA.
Projeto Feedback Gerente do projeto: Priscila de F. Q. Boechat Patrocinador: Maria Cristina G. Discacciati Data de status: 25/11/ Capacitação da.
Educação Financeira para crianças e Jovens
Orientações para realizar a avaliação.
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
Interação: ensinando e aprendendo na CdP. Olá! Para começar o curso, vamos conversar um pouco sobre aprendizagem na Comunidade de Práticas, que para facilitar,
Objetivo geral Proporcionar aos alunos os elementos necessários para a organização e realização de trabalhos científicos.
Disciplina: ENFERMAGEM INTEGRADA NA PRATICA GERENCIAL I Profª. Ms. Vera Lúcia Tavares.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
SEMINÁRIO PARA CONSTRUÇÃO DO PLANO OPERATIVO LOCAL (POL)
MÉTRICAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE: experiências em andamento no ICICT/FIOCRUZ Brasília, 1 agosto de 2008 Cícera Henrique da Silva Michele Nacif Antunes Maria.
Projeto rio+10 Saúde,Trabalho e Cidadania. COORDENADORES: Claudia D’Oliveira – Fonoaudióloga - Especialista em Saúde do Trabalhador Claudia D’Oliveira.
Transcrição da apresentação:

Fomento: SETI - Programa Universidade Sem Fronteiras O grupo focal como estratégia de construção coletiva: relato de experiência com Agentes Comunitários de Saúde de Irati/PR Relato de Experiência Vanessa Wagner, Lisiane Schindler, Roberta Polak, Solange Struwka, Rafael Siqueira de Guimarães, Cristina Ide Fujinaga (orientadora) Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO Fomento: SETI - Programa Universidade Sem Fronteiras

Objetivo: Relatar a experiência da utilização do grupo focal com Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) - comunicação em seu aspecto auditivo e vocal e como integrante da prática do acolhimento Método: Estratégia Metodológica: Grupo Focal Um encontro de 2 horas com 7 ACS’s. “Quais os assuntos/temas que fazem parte do seu dia a dia e que vocês gostariam que fizessem parte de um material para um curso de capacitação?” Falas gravadas e transcritas

Principais Resultados: Exercício profissional dos ACS’s: A gente usa muito a voz né, então... o dia todo. Chega de tarde a tua voz já está... sem fala!P2 [...] Barulho é.. e até também automóveis, veículos por perto... às vezes passa aquele caminhão assim, acelerando né? Você precisa parar de conversar, esperar passar, e continuar a conversa né. [...] P5 Acho assim, que o nosso trabalho não é uma forma só de buscar atender a pessoa no termo de SUS né, mas principalmente a comunicação... essa questão é que vai trazer confiança para a pessoa né? P5 Conclusões: Fala dos ACS’s foi imprescindível para subsidiar a construção do material didático instrucional que realmente está direcionado as necessidades e demandas locais Necessidade de aprofundar e construir novos conhecimentos a fim de embasar intervenções relacionadas ao tema Comunicação” com ACS’s.