O conteúdo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNOPAR. UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ. UNIDADE DE XAXIM
Advertisements

Registro de Estudo de Caso.
O Grupo Social Escolar Os espaços físicos da Escola
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
I- Concepção de Educação
WEB NOTICIÁRIO NOTICIÁRIO - Resenha, bloco de notícias transmitidas pelo rádio, televisão ou internet. Noticiário: televisão – telejornal; rádio – rádio.
Máscaras Africanas.
INTRODUÇÃO RESULTADOS OBJETIVOS METODOLOGIA CONCLUSÂO CAMP JÚNIOR
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
Avaliação Mediadora.
RELATO DE EXPERIÊNCIA Profº Simone Zogbi.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
NATUREZA E SOCIEDADE INTRODUÇÃO O mundo onde as crianças vivem se constitui em um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis diante do qual.
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
DIVERSIDADE E VALORES:
Educação, um direto de todos... Professor Ulisses Mauro Lima
Parâmetros Curriculares Nacionais
EDUCAÇÃO ESPECIAL A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis de ensino: Educação Infantil, Básica e Superior Educação.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
PNLD 2014 – Ensino Fundamental II
JOGOS TRADICIONAIS POPULARES
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
Marco Doutrinal e Marco Operativo
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
“Estamos passando por um processo de transformação social que não tem mais volta; hoje, temos uma nova forma de trocarmos saberes e de desenvolver conhecimento.
Realidades e experiências diversas daquelas que cada um conhece.
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
Formato 1 A MAGIA DAS CORES - 
Reunião de Pais e/ou Responsáveis 12/06/2010 COLÉGIO ESTADUAL JOÃO FERREIRA KÜSTER.
Realidades e experiências diversas daquelas que cada um conhece.
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
Sugestão de Atividade:
A Função do Professor Articulador
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Projeto: Conta que eu conto
Relatório de Proposta de Projeto
PROJETO DIA DAS MÃES DURAÇÃO: 1 SEMANA TEMA: EU TE AMO MÃE.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
Equipe responsável pela produção
O processo de inclusão do aluno com necessidades especiais na escola regular é um processo ainda muito novo e é um grande desafio para os educadores e.
Como elaborar um plano de aula
Estratégia: Perguntas Esclarecedoras
Histórias em Quadrinhos
RELATO: ATIVIDADES DO PIBID EM MATEMÁTICA NA ESCOLA LIONS PANAMIRIM
Supervisora Sílvia Martins Rodrigues
• Manejo – Formação – Professor.
Trabalhar a comanda da atividade com a sala, estipulando para o aluno com dificuldade o espaço a ser representado na paisagem.
EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR
Educação Integral: uma perspectiva ampliada
Professor(es) Apresentador(es):
Socialização e sociedade da informação
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
QUANDO A AMIZADE É UM PRESENTE
A HISTÓRIA DO MEU NOME 4ºANO B
POEMA PROPOSTA ALFABETIZAR LETRANDO
Transcrição da apresentação:

O conteúdo

A ideia inicial é tornar o conteúdo mais dinâmico, menos descritivo e valorizar mais as pesquisas, as atividades lúdicas, artísticas, investigativas e as representações subjetivas sobre os conceitos estudados. Para isso, foi elaborada uma série de materiais lúdicos ilustrados com a Turma da Mônica

Cada vez que pensamos no bem comum, que respeitamos as pessoas como elas são, que preservamos o meio ambiente, que cumprimos nossos deveres e vemos nossos direitos respeitados, estamos praticando a cidadania.

Dessa forma, a cidadania é um conjunto de princípios que precisam ser exercidos e incorporados. Durante um semestre, vamos trabalhar valores imprescindíveis para a construção da cidadania.

Esses valores foram elaborados e transformados em um conteúdo que aborda três grandes eixos: Autoestima Inclusão Valores ética e cidadania

MANUAL DO PROFESSOR Este manual irá proporcionar: 1 – Os conhecimentos e informações relevantes à cidadania. 2 – Ferramentas que o capacitam a: Transmitir às crianças, de forma clara e objetiva, informações relevantes sobre cidadania. Promover valores positivos que ajudam na construção do conhecimento. Promover junto à escola a integração dos pais e da comunidade no contexto do tema em questão.

MANUAL DO PROFESSOR Este manual é composto por três módulos: 1 – Autoestima; 2 – Ser Diferente é Legal; e 3 – Brasil, Meu Brasil Brasileiro

MANUAL DO PROFESSOR - Atividades Complementares - Atividades Complementares, presentes em todos os capítulos, têm o objetivo de divertir e reforçar o conteúdo, são elas: Histórias e histórias: são histórias na forma de quadrinhos, que servirão de referência para questionários e atividades lúdicas. Bate-papo: são perguntas dirigidas ao aluno que reforçam o tema e levam a criança à reflexão.

MANUAL DO PROFESSOR - Atividades Complementares - Atividades Lúdicas: Passatempo: são atividades gráficas como sete erros, eliminando as letras, enigma e vamos colorir. No caso de crianças menores, o professor deve ajudar. Artemanha: são experimentos e atividades plásticas. Recreio: são jogos e brincadeiras.

MANUAL DO PROFESSOR - Atividades Complementares - A palavra é sua: a criança dá sua opinião sobre determinado assunto. Textos: Texto do Professor: são texto dirigidos exclusivamente ao professor, com a função de enriquecer seu conhecimento sobre o assunto em questão. Texto do aluno: são textos a serem lidos e discutidos em sala de aula. Esses textos estão no Caderno do Aluno.

MANUAL DO PROFESSOR - Atividades Complementares - Pesquisa: pesquisas realizadas pelos alunos por meio de jornais, da comunidade, da família, livros, internet, etc. Vivencia: são exercícios que levam a compreender o conceito apresentado por meio de vivências que emocionam, divertem e elucidam suas curiosidades. Arte para aprender: são avisos de porta, cartazes e jogos que além de divertir, reforçam o conteúdo didático.

Módulo I - Autoestima Este módulo demonstra a importância da autoestima e o papel fundamental do professor nesta questão. As atividades promovem o autoconhecimento e a autoestima.

Módulo II – Ser diferente é Legal! Somos todos diferentes Pessoas com deficiência física Brasil, Berço Esplêndido

Módulo II - Ser Diferente é legal! Somos todos diferentes Evidencia como as diferenças podem ser enriquecedoras e que cada pessoa tem suas características físicas, de personalidade, de crenças e de costumes. Também realça que o convívio sem preconceito amplia nossas perspectivas e nos completa.

Módulo II - Ser Diferente é legal! Pessoas com deficiência física Apresenta a importância da acessibilidade e analisa as dificuldades que enfrentam as pessoas com uma deficiência física. Também demonstra e valoriza suas habilidades especiais, como tato, o olfato, a destreza, a comunicação não verbal e outras. São oferecidas aos alunos vivências de situações nas quais estarão privados da visão, da fala e com limitação de movimentos, com o objetivo de fazê-los perceber como é pertencer a este universo, tão difícil de lidar.

Módulo II - Ser Diferente é legal! Brasil, Berço Esplêndido Apresenta cada um dos povos que imigrou para o Brasil e também os índios que aqui viviam. Demonstra suas contribuições e nossa ascendência.

Módulo III - Brasil, meu Brasil brasileiro! Brasil, Pátria Amada Brasil, Uma República Democracia Cidadania Voluntariado, Solidariedade e Bem Comum Valores e participação

Módulo III - Brasil, meu Brasil brasileiro Brasil, uma república Define República, as diferenças entre esse regime e a monarquia, e enfoca os três poderes

Módulo III - Brasil, meu Brasil brasileiro Democracia Define e demonstra o sentido da democracia participativa.

Módulo III - Brasil, meu Brasil brasileiro Cidadania Fala sobre cidadania, direitos e deveres

Módulo III - Brasil, meu Brasil brasileiro Voluntariado, Solidariedade, e Bem Comum Mostra como as pessoas podem ser solidárias e apresenta a importância do bem comum em várias situações: em casa, nas ruas, nas praças, praias, parques, nos monumentos, no meio ambiente e na prática do consumo consciente.

Caderno do aluno Cada criança terá seu Caderno, que ficará com ela o ano inteiro. Nele estarão reunidas todas as informações obtidas em discussão de classe, pesquisas, atividades, entrevistas e experiências vividas nas comunidades. O Caderno visa estimular a criança a buscar informações, da forma mais variada possível. Possui perguntas e espaços para desenhos, fotos e textos livres, em que a criança pode falar de seus gostos, hábitos, histórias da família, etc.