Mediação da Aprendizagem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESCOLA PREPARATÓRIA DE CADETES DO EXÉRCITO REALIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO
Advertisements

Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
PSICOLOGIA.
Imagens da infância Crenças e valores das mães com filhos na escola primária De Paula Castro e Maria Benedicta Monteiro.
2º encontro – Professores Maio de 2012
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR Professora: Lucy Almeida
Educação e Práticas Pedagógicas
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
A EDUCAÇÃO SEXUAL EM CONTEXTO ESCOLAR - Breve Reflexão -
Concepções de Aprendizagem.
Aprendizagem Significativa
Currículo por competências: da teoria à prática
In (disciplina) no Contexto Escolar
Tema: Metodologia do Esporte Coletivo
Ivoti.
Quando falamos em aprender...
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Considerações sobre jogos e Educação Matemática
Currículo oficial de São Paulo
O brincar e a matemática
3 Teorias da Aprendizagem Matemática
Teoria Psicogenética de Piaget
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Escola Comum e Inclusão
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Didática: organização do trabalho pedagógico
Nerli Nonato Ribeiro Mori Nilse Antonia Corte Bicudo
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
8°SENAED – Seminário Nacional ABED de Educação a Distância FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS EM EaD Profa Dra Léa Depresbiteris
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA EM AMBIENTES INFORMATIZADOS
Teorias da Aprendizagem
Necessidades Educativas Especiais das Crianças com Autismo
INTELIGÊNCIA E APRENDIZAGEM
INCLUSÃO EDUCACIONAL: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL – VYGOTSKI (1896 – 1934) Premissa básica da Teoria Sócio-Histórico-Cultural: a.
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
Preparar-se para ser um mediador na escola espírita de evangelização: Evangelizar é uma tarefa árdua e sublime, que exige de nós muito empenho, dedicação.
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Teoria Cognitiva Social da Aprendizagem
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
Método de Ensino.
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
Psicologia, Infância e Educação
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
O objeto de estudo da Didática: o processo ensino-aprendizagem
Termo de Terminalidade
M ÉTODOS COGNITIVOS Características gerais A organização do conhecimento, processamento de informações estilos de pensamento ou estilos cognitivos, comportamentos.
Matriz de avaliação processual
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Prof.ª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira
Transcrição da apresentação:

Mediação da Aprendizagem Teoria da Modificabilidade Estrutural Cognitiva Reuven Feuerstein

O professor facilitador da aprendizagem e a influência dos ambientes na inteligência.

Baixo nível de estimulação. Ambiente tipo A. Baixo nível de estimulação.

Comida e água acessível. Nada mais para “fazer”.

Resultado: apatia, baixo desenvolvimento.

Alto nível de estimulação. Ambiente tipo B Alto nível de estimulação.

Cores, movimentos, três dimensões...

Resultado: bom desenvolvimento.

Alto nível de estimulação. Mais: Labirinto para chegar à comida. Ambiente tipo C. Alto nível de estimulação. Mais: Labirinto para chegar à comida.

Resultado: Alto nível de desenvolvimento

O que faz a diferença no desenvolvimento da inteligência é a superação de dificuldades, a conquista de desafios, a multiplicidade de estímulos integrada a situações-problema.

A negligência é tão perniciosa quanto a superproteção. Tais posturas não aproveitam o potencial de desenvolvimento do sujeito.

Três fases da Autonomia. Anomia. Heteronomia. Autonomia.

Simbiose.

Vencendo a simbiose. Função Paterna. Adolescência.

Função paterna.

As formas de ensinar e de avaliar são coerentes com a concepção de criança e de educação que os professores têm.

Como era a Educação Infantil Tia Criança Aluno Mini adulto Jardim de infância Pré-escola

Espiritualizada Inatismo Ambientalismo

Interacionismo

Prova de Ciências realizada por um menino de 10 anos de idade em que há indícios de atraso mental ou algum outro tipo de síndrome. Atitude a ser tomada: encaminhamento a profissionais da área de saúde para diagnóstico diferencial.

Redação na 7.a série. Conteúdo x Forma

C / D = ? C C / D = 3, ... C / D = 3, 14 D π = 3, 14 ...

Defina aprendizagem significativa. Definições – possíveis erros Circularidade Oposto Sinonímia casa toca

Aprendizagem Significativa David Ausubel Aprendizagem significativa é aquela que se relaciona, se interliga a aprendizagens já realizadas, a conteúdos pré-existentes no sujeito.

Exemplo de uma atividade prática com material concreto e com alto nível de envolvimento do aluno na tarefa prático-manipulativa.

Situação A Educação bancária.

Preencher o retângulo com os quadradinhos dados.

Situação B Professor mediador.

Preencher o retângulo com os quadradinhos dados.

?

Que conceito geométrico foi desenvolvido?

Conceito desenvolvido: Área do retângulo b . h

Área do triângulo. S = b . h 2

Professor e o “show de aula”. Explo: Comércio de escravos “Não dá tempo para aprender”. O professor precisa parar de falar para que o aluno possa refletir, pensar, argumentar… Explo: Comércio de escravos

Professor explicando novamente: Precisa mudar o estímulo.

MODIFICABILIDADE ESTRUTURAL COGNITIVA

Reuven Feuerstein

Teoria da Modificabilidade Estrutural Cognitiva PEI LPAD AM Mediação

Os 12 critérios de mediação: 1 - Intencionalidade e reciprocidade 2 - Transcendência 3 - Significado 4 – Sentimento de competência 5 - Auto-regulação e controle do comportamento

6 - Compartilhar 7 – Individuação e diferenciação psicológica 8 – Busca e planejamento de objetivos 9 - Desafio 10 – Modificabilidade 11 – Alternativa positiva 12 – Sentimento de pertença

7 – Individuação e diferenciação psicológica 8 – Busca e planejamento de objetivos 9 - Desafio 10 – Modificabilidade 11 – Alternativa positiva 12 – Sentimento de pertença 13 – Construção do vínculo. (Proposto em 2004)

Pô Moisés! Ô Moisés! Mediação não é dividir tudo ao meio. Será que dá pra parar com isso e tomar logo seu banho?!

Uma pessoa só muda quando a dor de permanecer for maior que a dor de mudar.

marcosmeier@yahoo.com

Esquema Ilustrativo da Transcendência (Aprendizagem). Meir Ben-Hur tarefa Princípio 1 Princípio 2 generalização descontextualização recontextualização significado Transferência lateral Transferência vertical Esquema Ilustrativo da Transcendência (Aprendizagem). Meir Ben-Hur aplicações realização