Mediação da Aprendizagem Teoria da Modificabilidade Estrutural Cognitiva Reuven Feuerstein
O professor facilitador da aprendizagem e a influência dos ambientes na inteligência.
Baixo nível de estimulação. Ambiente tipo A. Baixo nível de estimulação.
Comida e água acessível. Nada mais para “fazer”.
Resultado: apatia, baixo desenvolvimento.
Alto nível de estimulação. Ambiente tipo B Alto nível de estimulação.
Cores, movimentos, três dimensões...
Resultado: bom desenvolvimento.
Alto nível de estimulação. Mais: Labirinto para chegar à comida. Ambiente tipo C. Alto nível de estimulação. Mais: Labirinto para chegar à comida.
Resultado: Alto nível de desenvolvimento
O que faz a diferença no desenvolvimento da inteligência é a superação de dificuldades, a conquista de desafios, a multiplicidade de estímulos integrada a situações-problema.
A negligência é tão perniciosa quanto a superproteção. Tais posturas não aproveitam o potencial de desenvolvimento do sujeito.
Três fases da Autonomia. Anomia. Heteronomia. Autonomia.
Simbiose.
Vencendo a simbiose. Função Paterna. Adolescência.
Função paterna.
As formas de ensinar e de avaliar são coerentes com a concepção de criança e de educação que os professores têm.
Como era a Educação Infantil Tia Criança Aluno Mini adulto Jardim de infância Pré-escola
Espiritualizada Inatismo Ambientalismo
Interacionismo
Prova de Ciências realizada por um menino de 10 anos de idade em que há indícios de atraso mental ou algum outro tipo de síndrome. Atitude a ser tomada: encaminhamento a profissionais da área de saúde para diagnóstico diferencial.
Redação na 7.a série. Conteúdo x Forma
C / D = ? C C / D = 3, ... C / D = 3, 14 D π = 3, 14 ...
Defina aprendizagem significativa. Definições – possíveis erros Circularidade Oposto Sinonímia casa toca
Aprendizagem Significativa David Ausubel Aprendizagem significativa é aquela que se relaciona, se interliga a aprendizagens já realizadas, a conteúdos pré-existentes no sujeito.
Exemplo de uma atividade prática com material concreto e com alto nível de envolvimento do aluno na tarefa prático-manipulativa.
Situação A Educação bancária.
Preencher o retângulo com os quadradinhos dados.
Situação B Professor mediador.
Preencher o retângulo com os quadradinhos dados.
?
Que conceito geométrico foi desenvolvido?
Conceito desenvolvido: Área do retângulo b . h
Área do triângulo. S = b . h 2
Professor e o “show de aula”. Explo: Comércio de escravos “Não dá tempo para aprender”. O professor precisa parar de falar para que o aluno possa refletir, pensar, argumentar… Explo: Comércio de escravos
Professor explicando novamente: Precisa mudar o estímulo.
MODIFICABILIDADE ESTRUTURAL COGNITIVA
Reuven Feuerstein
Teoria da Modificabilidade Estrutural Cognitiva PEI LPAD AM Mediação
Os 12 critérios de mediação: 1 - Intencionalidade e reciprocidade 2 - Transcendência 3 - Significado 4 – Sentimento de competência 5 - Auto-regulação e controle do comportamento
6 - Compartilhar 7 – Individuação e diferenciação psicológica 8 – Busca e planejamento de objetivos 9 - Desafio 10 – Modificabilidade 11 – Alternativa positiva 12 – Sentimento de pertença
7 – Individuação e diferenciação psicológica 8 – Busca e planejamento de objetivos 9 - Desafio 10 – Modificabilidade 11 – Alternativa positiva 12 – Sentimento de pertença 13 – Construção do vínculo. (Proposto em 2004)
Pô Moisés! Ô Moisés! Mediação não é dividir tudo ao meio. Será que dá pra parar com isso e tomar logo seu banho?!
Uma pessoa só muda quando a dor de permanecer for maior que a dor de mudar.
marcosmeier@yahoo.com
Esquema Ilustrativo da Transcendência (Aprendizagem). Meir Ben-Hur tarefa Princípio 1 Princípio 2 generalização descontextualização recontextualização significado Transferência lateral Transferência vertical Esquema Ilustrativo da Transcendência (Aprendizagem). Meir Ben-Hur aplicações realização