Cléria Bittar Bueno Vice Coordenadora do PPG/PS da Universidade de

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ministério da Educação
Advertisements

POMMAR/USAID-Partners
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
Programa de Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado
AGENDA TOCANTINENSE DE PRIORIDADES DE PESQUISA EM SAÚDE
I Seminário Preparatório ao EREJA/CO/2011
Ações Estratégicas na Atenção Básica
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
Avaliação dos cursos que obtiveram nota 4 no último triênio Maria Inês Schmidt Mariangela Cherchiglia Reunião Capes e Coordenadores de Programas de Pós-Graduação.
I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE
CERNAS 2004/2005 Elementos para análise de caracterização e desempenho Henrique Pires dos Santos, 2006 Bolseiro de Gestão de Ciência e Tecnologia CERNAS.
Cooperação entre os Programas de Pós-Graduação em
Formação e Produção Científica e Tecnológica na Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos – Um Projeto em Parceria - Apresentadora:
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos- PROEJA CAPES/SETEC.
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Descentralizando a Saúde para o Desenvolvimento Regional
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO PARA A SAÚDE
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE A investigação científica dos processos didático-pedagógicos da educação.
República Federativa do Brasil Ministério da Educação Rede Federal de Educação, Profissional Científica e Tecnológica.
Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente
PROPOSTA DA DIREÇÃO PARA O PLANO DIRETOR DA PÓS-GRADUAÇÃO – 2005/2008
Pediatria Ambiental Rio de Janeiro – maio/09
1-Como organizar-se/montar-se uma Clinica
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Clique para editar o estilo do título mestre Clique para editar os estilos do texto mestre –Segundo nível Terceiro nível –Quarto nível »Quinto nível 1.
SÉCULO XX.
2009.
Objetivo Contribuir para melhorar a qualidade da educação infantil por meio da formação de educadores, nas modalidades de extensão e pós-graduação.
PROFª. VERA L. G. STIVALETTI PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO
Escola GHC -Grupo Hospitalar Conceição
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Dra . Sueli Rezende cunha Tutora; deyse da conceição Santoro
Parto Normal está no meu Plano Movimento ANS em favor do Parto Normal
A INTERVENÇÃO NA COMUNIDADE NA FORMAÇÃO DOS FISIOTERAPEUTAS
Prof. Dr.ª. Teodolina Batista da Silva Cândido Vitório
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde
AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO NUTESM - NÚCLEO DE TELESSAÚDE/TELEMEDICINA
Salas de Matemática.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
Eliane S Souza Faculdade de Odontologia da UFBA REDPECT/UFBA: educação e saúde Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar.
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Integração para o Fortalecimento da Pós-Graduação: Experiências das IES Paranaenses Aldo Nelson Bona Reitor da UNICENTRO Berenice Quinzani Jordão Reitora.
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Profa. MSc. Lúcia Inês Kronemberger Andrade
Gestão pedagógica em EaD
Elaboração de Artigo Científico
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DOM JOAQUIM Projeto: Facilitando a diminuição das vulnerabilidades e a construção de uma cultura.
Nome do Apresentador Titulação Cargo que ocupa na Gestão da ABEn.
Papel das Escolas na Saúde Pública do Século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Setembro de 2004.
Trajetória da Pós-graduação ENSP/Fiocruz 40 ANOS.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
SIMPÓSIO SOBRE POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE
BNDES, Rio de Janeiro – 14 de agosto de APRESENTAÇÃO Mestrado em Avaliação de políticas Públicas - MAPP: I. Estrutura e funcionamento II. Resultados.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
O que é Enfermagem? PROFA. HALENE MATURANA..
Vice Direção de Pós-graduação Stricto Sensu Julho de 2008 ENSP / FIOCRUZ.
TEMAS: LINHAS DE PESQUISA EM ENFERMAGEM DESDOBRAMENTOS E PERSPECTIVAS Dra Sueli Rezende Cunha.
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
Campanha de Promoção de Saúde
CRIAÇÃO DO NASF.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
PROPOSIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA PARA A SAÚDE E OS DESPORTOS José Fernandes de Lima Conselho Nacional de Educação.
Transcrição da apresentação:

Painel I: Avaliação de programas de formação e suas estratégias pedagógicas Cléria Bittar Bueno Vice Coordenadora do PPG/PS da Universidade de Franca Coordenação: Mônica de Andrade Morraye

Trajetória da implantação de um Programa de Pós graduação stricto sensu em Promoção da Saúde na Universidade de Franca/SP PPG PROMOÇÃO DE SAÚDE

Municipio de Franca - SP Entorno de Franca

HISTÓRICO DO PROGRAMA Mestrado aprovado pela CAPES em agosto de1999 Primeira defesa: 2002 Reestruturação a partir de 2005 Conceito CAPES no Triênio 2004-2006: 4 Doutorado aprovado pela CAPES em março de 2011.

OBJETIVOS Formar pesquisadores e docentes, comprometidos com as cinco estratégias da Carta de Ottawa: construção de políticas públicas saudáveis; criação de ambientes favoráveis; reforço da ação comunitária; desenvolvimento de habilidades pessoais reorientação dos serviços de saúde.

CORPO DOCENTE 2011 13 docentes + 1 colaborador Enfermeiras (2) + 1 Psicólogas (2) Educadores Físicos (2) Biólogos (2) Médicos (2) Dentista (1) Fisioterapeuta (1) Médico Veterinário (1)

ESTRUTURA CURRICULAR Área de Concentração: Promoção da Saúde Linhas de pesquisa: Políticas, Práticas e Tecnologia em Promoção de Saúde Vulnerabilidade Social, Riscos e Promoção de Saúde 20 créditos de disciplinas obrigatórias 12 créditos de disciplinas optativas demais créditos M/D (dissertação / tese)

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS Promoção de Saúde: Aspectos Históricos, Conceituais e Metodológicos Políticas de Saúde no Brasil Fontes de Informação em Ciência e Tecnologia em Saúde Metodologia da Pesquisa Científica em Promoção de Saúde Ambiente e Promoção de Saúde Seminários de Dissertação (M) e de Pesquisa (D)

DISCIPLINAS OPTATIVAS Abordagens Qualitativas de Pesquisa Bioestatística Epidemiologia Promoção de Saúde em Grupos Vulneráveis Promoção de Saúde na Família Atividades e Exercícios Físicos como Modelo de Intervenção em Promoção de Saúde Saúde e Desenvolvimento Sustentável Tópicos em Promoção de Saúde Apoio social e promoção de saúde (D) Promoção de saúde em comunidades: empowerment e advocacy (D) Metodologias participativas para promoção de saúde (D) Redação científica (D) Tópicos avançados em promoção de saúde (D)

Projetos 2010 1.Formação profissional para promoção de saúde; Linha Políticas, Práticas e Tecnologia em Promoção de Saúde 1.Formação profissional para promoção de saúde; 2.Integralidade em saúde: ações e concepções; 3.Promoção de saúde na família; 4.Subsídios para a implementação de ações, políticas e avaliação de estratégias em promoção de saúde. Linha Vulnerabilidade Social, Riscos e Promoção: 1. Atividade física e laboral para promoção de saúde; 2. Diagnóstico ambiental em saúde; 3. Fatores de proteção, risco e vulnerabilidade para grupos populacionais específicos; 4. Promoção de saúde, mudanças ambientais e desenvolvimento sustentável e regional.

PERFIL DO EGRESSO Fisioterapeutas ( 25%), Enfermeiros (15%), Odontólogos (11,5%), Psicólogos (10,3%), Educadores físicos (10,3%), Fonoaudiólogos (8%) Cerca de 90% são docentes em universidades públicas e privadas e profissionais de saúde (principalmente em Minas Gerais e São Paulo). Predominância de mulheres (72%)

ORIGEM DOS EGRESSOS

Até maio de 2011 220 dissertações defendidas RESULTADOS Até maio de 2011 220 dissertações defendidas Participação docente/discente nos principais congressos nacionais e internacionais da área da PS

TEMAS MAIS PESQUISADOS

Sujeitos Cenários TEMÁTICA 1 Crianças e adolescentes Instituições sociais Pré-escola Escolas fundamentais Escolas de Ensino Médio Famílias Unidades de Saúde Hospitais TEMÁTICA 1 Nutrição, alimentação, atividade física, melhoria do ambiente físico (ergonomia), fatores de risco, violência, grupos especiais.

Sujeitos Cenários TEMÁTICA 2 Mulheres Famílias Unidades de Saúde TEMÁTICA 2 Nutrição, alimentação, atividade física, obesidade, enfrentamentos, risco de doenças crônicas

Sujeitos Cenários Idosos Institucionalizados Famílias Unidades de Saúde TEMÁTICA 3 Atividade física, perfil sócio-economico, equilíbro postural, risco de doenças crônicas

Sujeitos Cenários Trabalhadores Unidades de Saúde Coleta de resíduos TEMÁTICA 4 Condições de vida e trabalho, risco de adoecer, conhecimentos sobre saúde ambiental, papel no SUS.

DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS Técnicas Metódicas Comunicação Sociais Organização de cuidado de serviço pessoais Sócio-políticas Sócio-ambientais :

DISSERTAÇÕES Diagnósticos com propostas de intervenção na reorientacão dos serviços públicos de saúde. Alguns foram apresentados aos gestores, para subsidiá-los em ações concretas.

PROJETOS EM ANDAMENTO COM FINANCIAMENTO Edital de Pesquisa em Mudanças Climáticas Globais na interface com a saúde humana (FAPESP – Prof. Manuel Cesário e Profa. Monica Morraye) Recursos do Projeto Temático FAPESP (2011-2014) R$652.990,00 sendo o único Projeto Temático FAPESP na UNIFRAN

MINTER Em projeto com a FACEMA (Maranhão) a ser submetido em junho de 2011.

Obrigada! cleria@unifran.br