AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Comissão de Avaliação da Docência Comissão Própria de Avaliação – CPA
Advertisements

CPA – COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO FIQUE SABENDO Porto Velho 2010/2011.
Eveline de Oliveira Medeiros 4° Período
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
OPERAÇÕES E LOGÍSTICA EQUIPES Perfil Recrutamento e Seleção Treinamento INSTRUMENTOS E MATERIAIS Distribuição Empacotamento CONTROLES Sistema Integrado.
Resumo do Levantamento da Monitoria / CTRN
Programa Tutores FMUSP Estrutura e implantação na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Patrícia Lacerda Bellodi*, Maria Eugenia Vanzolini,
Questionário de Avaliação Institucional
Secretaria Virtual S I A
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 04
Atividades Complementares, Monitoria e de Extensão
Integrando Escola – Empresa - Aluno
Estágios Supervisionados
Formação Profissional na Construção Civil
Fique Sabendo! Outubro de 2007 Informes do 2º semestre Uma vez por semestre (duas vezes ao ano) a equipe da CPA apresenta a toda Comunidade Educativa seu.
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
RESULTADO GERAL DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2008/2
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
UNIDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DE ANÁPOLIS - UEG
A Identidade da minha Escola
UNIP/Brasil Maior IES – Instituição de Ensino Superior do país
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
“Aperfeiçoamento e Avaliação Docente: processo e reciprocidade”
PUC Campinas - Prática de Formação- Prof. Dimas Gonçalves
Núcleo Pedagógico DE Centro Sul
Decisões.
Perfil Sócio-Econômico e Avaliação do Grau de Satisfação do Aluno
Iniciando o Censo Escolar 2011
AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E
OBJETIVOS Apresentar a metodologia de ensino das disciplinas on-line. Fornecer informações acadêmicas referente as disciplinas on-line.
Relatório sobre o Curso de Graduação de Administração – FEA USP.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Educação Física Núcleo de Avaliação da Unidade Resultados da terceira etapa de trabalho Avaliação.
DINAMIZADOR DE TECNOLOGIAS INTERATIVAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Procedimentos de Assessoria de Imprensa Maio/ 2012.
UNINILTONLINS Nossa Missão: Educar a Amazônia. CALENDÁRIO.
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 02.
Auto-avaliação Institucional Auto-avaliação institucional RESULTADOS Comissão Própria de Avaliação - CPA JULHO/2010.
Aula Inaugural.
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
PROCESSOS DE TREINAMENTO
SAI – 2009 SISTEMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL A forma de como a comunidade percebe os resultadosA forma de como a comunidade percebe os resultados A Etec.
Universidade Anhembi Morumbi Índice de Satisfação Discente ISD – 2007/01.
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
Currículo Quais são as finalidades do curso?
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
MÉTODOS E TÉCNICAS DA PESQUISA
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Educação Física Núcleo de Avaliação da Unidade Resultados da terceira etapa de trabalho Avaliação.
Transporte 172 funcionários e servidores afirmaram utilizar os serviços de transporte da Segov. Desses, 61,4% estão satisfeitos com os serviços prestados;
Auto Avaliação: Direção Coordenação Secretaria de Registro Acadêmico Departamento Financeiro Serviços de Reprografia Corpo Docente/Discente Coordenação.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação
INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS/UFJF
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
15 DE ABRIL DE ª. Reunião Monitoria IV SELL.
Blablabla Lorem Ipsum Café com RH Cluster Goiânia – Ago/14.
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Questionário do Estudante Enade
GESTÃO PARA A APRENDIZAGEM PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE GESTORES VAGAS PARA CONSULTORES/FORMADORES Iniciamos o processo de seleção externa de Formadores de.
TEMA: A SEMANA PEDAGÓGICA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
FACULDADE MORAES JÚNIOR MACKENZIE RIO
Avaliação Própria de Curso (APC) Resultados Preliminares.
Ajudando na construção do conhecimento…. O que você encontrará aqui? O que é o Educa.Net? O que faz o Educa.Net? Quem pode se beneficiar com o sistema?
CONDUÇÃO DA DISCIPLINA. INTERNET Todas as atividades relativas à disciplina encontram-se reunidas no “site” do Professor / docentes LOCAL/HORÁRIO.
Projeto Avaliação Institucional 2010 FEOL – FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE OLIVEIRA OLIVEIRA/MG.
Capacitação de Coordenadores de Cursos Técnicos de Nível Médio e de Graduação do IFPA Belém, 02 de maio de 2016 Atribuições e Aspectos Gerais da Coordenação.
Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia Mecânica Turma A : Mecânica dos Sólidos – Letícia (R. 4502) Turma B : Energia e Fenôm. Transporte.
Programa 5’S Stahl Brasil. 2 Dia “D” O que não é Dia do Faxinão Dia do descarte Dia do bota fora Festa do 5S’s O que é É um conjunto de ações que se criam.
Transcrição da apresentação:

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2010.2

À COMUNIDADE CAIRU Apresentamos os resultados quantitativos e qualitativos atribuídos pelo corpo discente a si (auto avaliação), aos docentes, à Instituição e aos coordenadores. Procuramos ser fiéis aos aspectos qualitativos atribuídos, ao resumirmos as críticas, sugestões e elogios dos itens avaliados. Esperamos continuar contando com a participação consciente e responsável de todos neste processo.

AUTO AVALIAÇÃO DOS ALUNOS Participação nas aulas, estudos e trabalhos. Frequência % 4 - Excelente 574 47.3 3 - Bom 550 45.3 2 - Regular 75 6.2 1 - Ruim 14 1.2 Total 1213 100.0 Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

AUTO AVALIAÇÃO DOS ALUNOS Assiduidade às aulas (regularidade). Frequência % 4 - Excelente 542 44.7 3 - Bom 552 45.5 2 - Regular 103 8.5 1 - Ruim 16 1.3 Total 1213 100.0 Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

AUTO AVALIAÇÃO DOS ALUNOS Pontualidade (horário de chegada). Frequência % 4 - Excelente 549 45.3 3 - Bom 486 40.1 2 - Regular 156 12.9 1 - Ruim 22 1.8 Total 1213 100.0 Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

AUTO AVALIAÇÃO DOS ALUNOS Utilização da biblioteca. Frequência % 4 - Excelente 336 27.7 3 - Bom 514 42.4 2 - Regular 284 23.4 1 - Ruim 79 6.5 Total 1213 100.0 Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

AUTO AVALIAÇÃO DOS ALUNOS Relação de cordialidade com os docentes. Frequência % 4 - Excelente 741 61.1 3 - Bom 421 34.7 2 - Regular 39 3.2 1 - Ruim 12 1.0 Total 1213 100.0 Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

AUTO AVALIAÇÃO DOS ALUNOS Participação em congressos, seminários, palestras, simpósios... Frequência % 4 - Excelente 308 25.4 3 - Bom 527 43.4 2 - Regular 289 23.8 1 - Ruim 89 7.3 Total 1213 100.0 Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

AUTO AVALIAÇÃO DOS ALUNOS Realização das atividades acadêmicas. Frequência % 4 - Excelente 607 50.0 3 - Bom 514 42.4 2 - Regular 74 6.1 1 - Ruim 18 1.5 Total 1213 100.0 Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

AUTO AVALIAÇÃO DOS ALUNOS Postura ordeira e disciplinar em sala. Frequência % 4 - Excelente 788 65.0 3 - Bom 375 30.9 2 - Regular 38 3.1 1 - Ruim 12 1.0 Total 1213 100.0 Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

Minha maior insatisfação está nas aulas da sala DM19 (noturno) Gostaria que a coordenação verificasse, pois as aulas estão sendo prejudicadas. A reclamação é geral por parte dos alunos e dos professores. Reconheço que a minha turma é bastante agitada. Sugiro que alguém da coordenação venha falar com os alunos, pois tem muita gente insatisfeita. O professor precisa se impor em sala para manter a disciplina.

AUTO AVALIAÇÃO DOS ALUNOS Utilização das referências bibliográficas indicadas Frequência % 4 - Excelente 482 39.7 3 - Bom 535 44.1 2 - Regular 151 12.4 1 - Ruim 45 3.7 Total 1213 100.0 Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

ALUNOS AVALIAM A INSTITUIÇÃO Atendimento da Secretaria Acadêmica (cortesia e rapidez). Frequência % 4 - Excelente 328 26.8 3 - Bom 561 45.9 2 - Regular 238 19.5 1 - Ruim 96 7.8 Total 1223 100.0 Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

ATENDIMENTO SECRETARIA Atendimento de alguns funcionários. Sugestão: chamar atenção;

ALUNOS AVALIAM A INSTITUIÇÃO Horário de funcionamento da Secretaria Acadêmica Frequência % 4 - Excelente 563 46.0 3 - Bom 495 40.5 2 - Regular 116 9.5 1 - Ruim 49 4.0 Total 1223 100.0 Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

ALUNOS AVALIAM A INSTITUIÇÃO Atendimento da Secretaria das coordenações de cursos Frequência % 4 - Excelente 416 34.0 3 - Bom 574 46.9 2 - Regular 172 14.1 1 - Ruim 61 5.0 Total 1223 100.0 Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

ALUNOS AVALIAM A INSTITUIÇÃO Processo de Matrícula. Frequência % 4 - Excelente 397 32.5 3 - Bom 496 40.6 2 - Regular 209 17.1 1 - Ruim 121 9.9 Total 1223 100.0 Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

MATRÍCULA Matrícula através do site; Mais rapidez na matrícula; Não aceita a idéia de ter um fiador; Demora na devolução dos contratos de estágio assinados

ALUNOS AVALIAM A INSTITUIÇÃO Limpeza das salas de aulas. Frequência % 4 - Excelente 553 45.2 3 - Bom 482 39.4 2 - Regular 136 11.1 1 - Ruim 52 4.3 Total 1223 100.0 Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

SALAS DE AULAS Mais limpeza nas salas de aulas; Conservação dos quadros; Liberação dos projetores para os alunos e aumento na quantidade; Os corredores lembram mais um hospital que uma faculdade; Colocação de uma impressora no laboratório para facilitar e agilizar;

ALUNOS AVALIAM A INSTITUIÇÃO Serviço de manutenção (ar condicionado, iluminação e rede elétrica). Frequência % 4 - Excelente 341 27.9 3 - Bom 461 37.7 2 - Regular 270 22.1 1 - Ruim 151 12.3 Total 1223 100.0 Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

MANUTENÇÃO AR... Manter os aparelhos de ar condicionados limpos, pois estão com poeira e fazem mal para a saúde; Aparelhos de ar no inverno ficam frios demais e no verão não gelam tanto; O barulho e a temperatura do ar condicionado da sala DM43;

ALUNOS AVALIAM A INSTITUIÇÃO Limpeza e conservação das instalações sanitárias. Frequência % 4 - Excelente 325 26.6 3 - Bom 422 34.5 2 - Regular 285 23.3 1 - Ruim 191 15.6 Total 1223 100.0 Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

INSTALAÇÕES SANITÁRIAS Atenção à limpeza nos sanitários; Portas sem trancas, sem suporte para bolsa. Fazer manutenção em alguns itens que se encontram quebrados e/ou com infiltrações, ao tempo em que parabeniza a higiene;

INSTALAÇÕES SANITÁRIAS A estrutura é muito ruim, tentar melhorar; Restauração nos banheiros; Trocar o desinfetante; Os boxes são minúsculos; As pessoas que utilizam não têm educação

ALUNOS AVALIAM A INSTITUIÇÃO Serviço de portaria Frequência % 4 - Excelente 641 52.4 3 - Bom 457 37.4 2 - Regular 94 7.7 1 - Ruim 31 2.5 Total 1223 100.0 Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

PORTARIA Rever o horário de entrada nas dependências da Faculdade, pois somente temos acesso a partir da 06h. Neste horário a rua é completamente deserta e perigosa, com histórico de diversos assaltos;

ALUNOS AVALIAM A INSTITUIÇÃO Atendimento do protocolo (cordialidade e presteza) Frequência % 4 - Excelente 459 37.5 3 - Bom 541 44.2 2 - Regular 161 13.2 1 - Ruim 62 5.1 Total 1223 100.0 Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

ALUNOS AVALIAM A INSTITUIÇÃO Comunicação interna (em relação aos eventos, oportunidades e portarias). Frequência % 4 - Excelente 373 30.5 3 - Bom 561 45.9 2 - Regular 215 17.6 1 - Ruim 74 6.1 Total 1223 100.0 Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

ALUNOS AVALIAM A INSTITUIÇÃO Comunicação externa (campanhas, mídia impressa e virtual). Frequência % 4 - Excelente 288 23.5 3 - Bom 536 43.8 2 - Regular 289 23.6 1 - Ruim 110 9.0 Total 1223 100.0 Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

Informações desencontradas entre os setores; COMUNICAÇÃO Informações desencontradas entre os setores; Intensificar divulgação interna e externa; Precisa trabalhar mais a comunicação dentro da Fundação com professores, funcionários e alunos.

ALUNOS AVALIAM A INSTITUIÇÃO Acervo bibliográfico Frequência % 4 - Excelente 302 24.7 3 - Bom 506 41.4 2 - Regular 260 21.3 1 - Ruim 155 12.7 Total 1223 100.0 Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

ACERVO Existem muitos livros defasados; A biblioteca não tem os livros indicados pelos professores; Críticas à cobrança de multa por atraso dos livros; Realização de eventos com a finalidade de compra de livros para a Biblioteca.

ALUNOS AVALIAM A INSTITUIÇÃO Atendimento da biblioteca (cortesia e rapidez). Frequência % 4 - Excelente 634 51.8 3 - Bom 454 37.1 2 - Regular 103 8.4 1 - Ruim 32 2.6 Total 1223 100.0 Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

ALUNOS AVALIAM A INSTITUIÇÃO Horário de atendimento da biblioteca Frequência % 4 - Excelente 606 49.6 3 - Bom 499 40.8 2 - Regular 87 7.1 1 - Ruim 31 2.5 Total 1223 100.0 Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

Muito calor na área da Biblioteca, que dificulta os estudos Mais fiscalização, pois a biblioteca foi feita para estudar e muitos alunos ficam conversando, desconcentrando os demais; Muito calor na área da Biblioteca, que dificulta os estudos

ALUNOS AVALIAM A INSTITUIÇÃO Serviço prestado pela cantina. Frequência % 4 - Excelente 352 28.8 3 - Bom 574 46.9 2 - Regular 224 18.3 1 - Ruim 73 6.0 Total 1223 100.0 Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

Oferecer lanches com melhores preços; CANTINA Oferecer lanches com melhores preços; Atenção aos lanches do dia anterior.

ALUNOS AVALIAM A INSTITUIÇÃO Serviço prestado pela reprografia (área da cantina). Frequência % 4 - Excelente 353 28.9 3 - Bom 606 49.6 2 - Regular 209 17.1 1 - Ruim 55 4.5 Total 1223 100.0 Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

ALUNOS AVALIAM A INSTITUIÇÃO Serviço prestado pela reprografia (área de acesso ao auditório). Frequência % 4 - Excelente 364 29.8 3 - Bom 632 51.7 2 - Regular 175 14.3 1 - Ruim 52 4.3 Total 1223 100.0 Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

REPROGRAFIAS Xerox (Reprografia) mal organizada, em relação às pastas dos professores; Serviço de xerox comece mais cedo; Melhorar o atendimento Cota de impressão de trabalhos; Colocar faixas para formação de filas.

ALUNOS AVALIAM A INSTITUIÇÃO Uso dos laboratórios de informática. Frequência % 4 - Excelente 322 26.3 3 - Bom 527 43.1 2 - Regular 267 21.8 1 - Ruim 107 8.7 Total 1223 100.0 Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA 50% dos computadores não funcionam; Acesso à internet muito lento; Trocar algumas máquinas; Restauração nos computadores; O BR OFFICE em algumas máquinas não converte o XP Datashow em todas as salas de aulas.

ALUNOS AVALIAM A INSTITUIÇÃO Horário de funcionamento dos laboratórios de informática Frequência % 4 - Excelente 515 42.1 3 - Bom 531 43.4 2 - Regular 130 10.6 1 - Ruim 47 3.8 Total 1223 100.0 Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

ALUNOS AVALIAM A INSTITUIÇÃO Atendimento do Núcleo de Informática (cordialidade e presteza). Frequência % 4 - Excelente 432 35.3 3 - Bom 580 47.4 2 - Regular 157 12.8 1 - Ruim 54 4.4 Total 1223 100.0 Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

ALUNOS AVALIAM A INSTITUIÇÃO Portal da Cairu. Frequência % 4 - Excelente 436 35.7 3 - Bom 579 47.3 2 - Regular 152 12.4 1 - Ruim 56 4.6 Total 1223 100.0 Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

PORTAL CAIRU Melhorar o portal, pois ele também é uma ferramenta de propaganda da faculdade; Site mais informativo

ALUNOS AVALIAM A INSTITUIÇÃO Rede sem fio (Wireless). Frequência % 4 - Excelente 312 25.5 3 - Bom 538 44.0 2 - Regular 259 21.2 1 - Ruim 114 9.3 Total 1223 100.0 Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

Manutenção do elevador, que quebra muito. WIRELESS E ELEVADOR Melhorar o sinal; Manutenção do elevador, que quebra muito. Melhoria do acesso wireless na sala de aula.

ALUNOS AVALIAM A INSTITUIÇÃO Atendimento da Central de Atendimento Financeiro Frequência % 4 - Excelente 366 29.9 3 - Bom 590 48.2 2 - Regular 180 14.7 1 - Ruim 87 7.1 Total 1223 100.0 Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

GERÊNCIA FINANCEIRA Atender até as 20h30min, para atender as necessidades dos alunos do noturno; Em dias de pagamento o Caixa deveria ter mais funcionários; Não bloquear o acesso ao cairu on line dos alunos inadimplentes, pois o aluno tem direito de saber suas notas;

GERÊNCIA FINANCEIRA Falta de compromisso e consideração das pessoas do setor financeiro que não facilitam nas negociações e não cumprem com os acordos.

ALUNOS AVALIAM A INSTITUIÇÃO Atendimento da Telefonia. Frequência % 4 - Excelente 283 23.1 3 - Bom 529 43.3 2 - Regular 262 21.4 1 - Ruim 149 12.2 Total 1223 100.0 Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

ALUNOS AVALIAM COORDENADOR Horário de atendimento Frequência % 4 - Excelente 377 30.7 3 - Bom 589 48.0 2 - Regular 185 15.1 1 - Ruim 76 6.2 Total 1227 100.0 Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

ALUNOS AVALIAM COORDENADOR Relação de cordialidade com o aluno. Frequência % 4 - Excelente 574 46.8 3 - Bom 505 41.2 2 - Regular 101 8.2 1 - Ruim 47 3.8 Total 1227 100.0 Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

ALUNOS AVALIAM COORDENADOR Acompanhamento da vida acadêmica do aluno. Frequência % 4 - Excelente 353 28.8 3 - Bom 500 40.7 2 - Regular 257 20.9 1 - Ruim 117 9.5 Total 1227 100.0 Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

ALUNOS AVALIAM COORDENADOR Incentivo na participação de jornadas, simpósios , congressos, palestras... Frequência % 4 - Excelente 568 46.3 3 - Bom 396 32.3 2 - Regular 184 15.0 1 - Ruim 79 6.4 Total 1227 100.0 Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

ALUNOS AVALIAM COORDENADOR Agilidade na resolução de problemas acadêmicos. Frequência % 4 - Excelente 386 31.5 3 - Bom 469 38.2 2 - Regular 231 18.8 1 - Ruim 141 11.5 Total 1227 100.0 Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

COORDENAÇÃO DE CURSOS Críticas em relação ao relacionamento entre coordenadores e professores com os alunos. Conceder mais palestras para atividades complementares e mais divulgação e que as mesmas fossem na própria faculdade;

Linha de formação. Problema para a Coordenação resolver; COORDENAÇÃO DE CURSOS Oferecer cursos técnicos: Rotinas em departamento pessoal; cálculo financeiro; Linha de formação. Problema para a Coordenação resolver; Rapidez nos procedimentos acadêmicos

Melhor divulgação da Jornada do Conhecimento e dos eventos; COORDENAÇÃO DE CURSOS Melhor divulgação da Jornada do Conhecimento e dos eventos; Melhor comunicação com os alunos também para atrair outros; Melhor atendimento para formação de grades de disciplinas;

Redução de oficinas na Jornada do Conhecimento COORDENAÇÃO DE CURSOS Redução de oficinas na Jornada do Conhecimento Melhores explicações sobre atividades complementares para os novos alunos;

Faltam algumas ementas das disciplinas. Lembrar aos professores; COORDENAÇÃO DE CURSOS Avisar quando a faculdade não for responsável pela emissão de certificados; Faltam algumas ementas das disciplinas. Lembrar aos professores; Atualizar o fluxograma das disciplinas;

Ampliar o horário de atendimento do NUPEC COORDENAÇÃO DE CURSOS Mais atenção aos professores que estão prejudicando os alunos e gerando altos índices de reprovação; Ampliar o horário de atendimento do NUPEC

Promoção de mais eventos e cursos extra curriculares COORDENAÇÃO DE CURSOS Separar amizade do profissionalismo em relação aos professores e coordenação do curso, a fim de tomar medidas cabíveis; Promoção de mais eventos e cursos extra curriculares

ALUNOS AVALIAM PROFESSORES Apresentação do plano de curso Frequência % 4 - Excelente 3369 49.7 3 - Bom 2256 33.3 2 - Regular 770 11.4 1 - Ruim 381 5.6 Total 6776 100.0 Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

ALUNOS AVALIAM PROFESSORES Aulas claras e objetivas. Frequência % 4 - Excelente 3262 48.1 3 - Bom 2191 32.3 2 - Regular 847 12.5 1 - Ruim 476 7.0 Total 6776 100.0 Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

ALUNOS AVALIAM PROFESSORES Assiduidade do Professor (regularidade às aulas). Frequência % 4 - Excelente 3859 57.0 3 - Bom 2021 29.8 2 - Regular 568 8.4 1 - Ruim 328 4.8 Total 6776 100.0 Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

ALUNOS AVALIAM PROFESSORES Pontualidade do professor (horário de chegada). Frequência % 4 - Excelente 4137 61.1 3 - Bom 1815 26.8 2 - Regular 496 7.3 1 - Ruim 328 4.8 Total 6776 100.0 Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

ALUNOS AVALIAM PROFESSORES Metodologia utilizada. Frequência % 4 - Excelente 3195 47.2 3 - Bom 2277 33.6 2 - Regular 818 12.1 1 - Ruim 486 7.2 Total 6776 100.0 Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

ALUNOS AVALIAM PROFESSORES Apresentação dos critérios de avaliação. Frequência % 4 - Excelente 3466 51.2 3 - Bom 2287 33.8 2 - Regular 620 9.1 1 - Ruim 403 5.9 Total 6776 100.0 Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

ALUNOS AVALIAM PROFESSORES Relacionamento entre situações teóricas e práticas na aprendizagem. Frequência % 4 - Excelente 3539 52.2 3 - Bom 2233 33.0 2 - Regular 623 9.2 1 - Ruim 381 5.6 Total 6776 100.0 Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

ALUNOS AVALIAM PROFESSORES Domínio do conteúdo Frequência % 4 - Excelente 4543 67.0 3 - Bom 1592 23.5 2 - Regular 378 5.6 1 - Ruim 263 3.9 Total 6776 100.0 Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

ALUNOS AVALIAM PROFESSORES Relação de cordialidade com a turma. Frequência % 4 - Excelente 4186 61.8 3 - Bom 1746 25.8 2 - Regular 498 7.3 1 - Ruim 346 5.1 Total 6776 100.0 Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

Desinteresse de alguns professores; Pedido de outros professores em determinadas matérias; Elogios ao comprometimento de professores; Críticas aos critérios de avaliação de alguns

Críticas ao excesso de seminários por parte de alguns docentes; PROFESSORES Cuidado com as provas, pois alunos se beneficiam de provas iguais as de outro turno ou semestre anterior. Isso é injusto para os que não são adeptos; Críticas ao excesso de seminários por parte de alguns docentes;

Satisfação com os conteúdos acadêmicos. PROFESSORES O interdisciplinar no último semestre fica muito pesado porque coincide com o TCC. Sugestão para ser aplicado no 7º sem. Satisfação com os conteúdos acadêmicos. Parabenizar pelo nível e capacidade dos professores;

Alguns utilizam métodos antigos, só ficam lendo slides; PROFESSORES Alguns utilizam métodos antigos, só ficam lendo slides; Colocar professores que têm habilitação para ensinar e não simplesmente tapar buracos; Renovação do corpo docente, pois existem professores que se aproximam da aposentadoria ou já se aposentaram;

Mudar a metodologia de ensino de alguns professores; A faculdade deveria saber sobre os pontos fracos dos professores para serem corrigidos; Mudar a metodologia de ensino de alguns professores;

PROFESSORES Professores desmotivados e descompromissados com a real importância do TCC. Orientar não é apenas corrigir e apontar erros, mas construir COM.

Colocar à disposição dos alunos os programas das disciplinas; PROFESSORES Colocar à disposição dos alunos os programas das disciplinas; Número de atividades para os alunos do 8º semestre, são muitas atividades ao mesmo tempo.

PROFESSORES Elogios à disciplina OSM, utilizando o portal AVA, mas critica a quantidade de aulas por semana e solicita atividades no portal AVA para os finais de semana;

PROFESSORES Muitos professores agendam muitas atividades fora da sala de aula, o que dificulta para alguns alunos por trabalharem e não terem tempo; Má comunicação entre alunos, coordenação e professores causam desintendimento;

Disciplina sem conteúdo (somente trabalhos) PROFESSORES Professores mais antigos que até hoje ditam regras e “comandam” o andamento da faculdade; Disciplina sem conteúdo (somente trabalhos) Monitoria para Contabilidade e Matemática;

Professor que está dividindo a turma PROFESSORES Professor que está dividindo a turma Melhorar a dicção e postura de alguns Sistema mais rígido de ensino, onde os alunos tenham que realmente estudar para ser um bom profissional.

Aulas mais dinâmicas e que os professores motivassem mais os alunos Alguns professores devem repensar a disponibilidade de horários para que os acadêmicos não fiquem prejudicados; Ao invés de duas, três avaliações.

PROFESSORES Os professores deveriam avaliar o estudante com mais trabalhos, atividades em equipe e provas, e não apenas com uma única prova Mais comprometimento dos professores em relação às presenças nas aulas. Os professores faltam e os alunos não são avisados;

Reciclagem e inovação para alguns professores Falta de aviso em relação às aulas quinzenais;

Ouvir de um(a) prof.(a) a expressão “se vire” é realmente lamentável; PROFESSORES Muitas vezes os professores se comportam como ditadores, fazendo pressão psicológica, usando critérios arcaicos (provas) e ameaçando caso o aluno peça revisão de prova; Ouvir de um(a) prof.(a) a expressão “se vire” é realmente lamentável;

Pontualidade dos professores Falta de comprometimento de alguns. Mais seriedade e pontualidade nas aulas e variedade nos trabalhos práticos por parte dos professores. Pontualidade dos professores Falta de comprometimento de alguns.

PROFESSORES Professores que fazem da faculdade um “bico”. Jogam nas costas dos alunos todos os assuntos e não ensinam nada. Considera um descaso e pensa que os alunos não têm direito de expressão.

Comunicar o conteúdo da próxima aula; PROFESSORES “Professor sem comprometimento, porém sabe que a situação não vai mudar por causa de conveniências, mas deixo o meu registro de revolta e indignação.” Comunicar o conteúdo da próxima aula;

Atenção aos conteúdos, pois alguns estão deixando de ser ministrados; PROFESSORES Atenção aos conteúdos, pois alguns estão deixando de ser ministrados; Aguardam o início do curso de Contabilidade Básica Esperam que através deste questionários os professores sejam realmente avaliados;

Demora na entrega de resultados, por alguns professores Participação de forma construtiva e mais cordial na formação continuada;

PROFESSORES Obstáculos desnecessários que acabam desmotivados no sentido de aprender, fazendo com que os alunos apresentem resultados com pouca qualidade;

DIVERSOS Melhorias no atendimento em todos os setores; Mudança de todo o pessoal; Elogios ao funcionário Tiago, do FIES;

DIVERSOS Estacionamento para alunos; Agradecimentos à Cairu pela formação; Parabéns à Gestão por resgatar valores da Cairu; Mais rapidez na entrega de documentos solicitados;

DIVERSOS Cursos de línguas; Idéia muito boa da avaliação Críticas à obrigatoriedade da avaliação; Avaliação não forçada e divulgada com antecedência;

DIVERSOS Importante o acompanhamento e retorno desta avaliação para que nas próximas todos façam com mais critérios; Agradecimentos ao espaço para opiniões Incluir a opção de respostas objetivas em cada questão;

DIVERSOS Atividades de confraternização com professores e alunos para maior interação entre os cursos; Visão séria da faculdade em todo o conjunto; Feliz em estudar nessa Fundação, pois há coisas a melhorar, mas sente a mudança no dia a dia;

DIVERSOS Parabenizar a coordenação, segurança e biblioteca; Equipe de profissionais com muita atenção, carinho e dedicação; Mais iluminação externa e segurança

DIVERSOS Caixas eletrônicos de outros Bancos Mais reuniões com líderes de turmas Criação de um banco para trocas de materiais xerocados;

DIVERSOS Criação da empresa júnior Pronto atendimento de enfermagem; Cadeira de rodas quebrada. Que este questionário sirva para alguma coisa.

À COMUNIDADE CAIRU As críticas, elogios e sugestões foram enviadas aos gestores, coordenadores de cursos e aos setores pertinentes, para análise e providências, que serão divulgadas posteriormente, a exemplo do que aconteceu com os resultados dos itens avaliados. Agradecemos a todos pela participação neste processo. Saudações acadêmicas. Comissão Própria de Avaliação – CPA/FVC

Agradecemos a presença de todos. Cpa@fvc.br tel 21088583