NATURALISMO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mario Raul de Moraes Andrade
Advertisements

O Naturalismo foi um movimento cultural relacionado às artes plásticas, literatura e teatro. Surgiu na França, na segunda metade do século XIX. Este.
O Romance Experimental
Naturalismo O discurso.
Realismo e Naturalismo
REALISMO/NATURALISMO NO BRASIL 1881
REALISMO - NATURALISMO
Escola Palomar REALISMO - NATURALISMO Profª Leila Cordeiro
Aluisio de Azevedo.
PROFESSORA CAMILE BACCIN 1º ANO - LITERATURA
Naturalismo no Brasil.
EDER.
Naturalismo “Para os naturalistas, o homem é visto como um “caso” a ser cientificamente analisado.”
AULAS 27 E 28 CADERNO 4 AINDA!!!!.
Naturalismo Casa e capela de Antônio Raposo, de João Batista da Costa.
NATURALISMO Profª Vivian Trombini.
PRÉ-MODERNISMO Uma introdução Daniele Leite de Morais
2ª Série - Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
NATURALISMO.
REALISMO / NATURALISMO
NATURALISMO.
O pré-modernismo foi um período literário brasileiro, que marca a transição entre o simbolismo e modernismo e o movimento modernista seguinte O pré-modernismo.
Características (Arte e Literatura) Naturalismo Alunos: -Bruno Correia, nº2 -Diogo Santos, nº4 Disciplina: Português Professora: Cristina Pimentel Ano.
Teófilo Leite Beviláqua
Naturalismo BRASILEIRO
A Besta Humana Émile Zola. Definição Naturalismo é um movimento artístico-cultural que atingiu às artes plásticas, literatura e teatro em meados do século.
“As respigadeiras”, Millet REALISMO E NATURALISMO.
Parnasianismo Principais Aspectos.
Poesia de vanguarda / século XX IFRN – Campus Natal Cidade Alta Curso de Tecnologia em Produção Cultural Disciplina: Estudos de literatura brasileira Professor:
A circulação de prosa de ficção no jornal Commercio do Amazonas Objetivo Diante da necessidade em reunir os chamados romances-folhetim em jornais amazonenses.
Psicologia Ciência e Profissão Prof. Felipe Pinho Aula 1 – Introdução à Psicologia.
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas habilidades;
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UNIDADE UNIVERSITÁRIA EM CRUZ ALTA CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA- LICENCIATURA; COMPONENTE.
CRÔNICA A CRÔNICA É UM GÊNERO DISCURSIVO QUE TEM COMO MATÉRIA-PRIMA A REALIDADE, O COTIDIANO, MAS NÃO É MERA REPRODUÇÃO DO REAL. O CRONISTA SE INSPIRA.
Peneiradoras de trigo, de Gustave Coubert,
Temas recorrentes Reafirmando significados Temas recorrentes A paráfrase é um exemplo de tema recorrente, isto é, temas que retornam porque são universais.
A narrativa fantástica
REALISMO E NATURALISMO
LITERATURA MODERNISTA O Modernismo brasileiro começa com a Semana de Arte Moderna de Produto das transformações sofridas pelo Brasil nas duas.
AS DIVERSAS EXPRESSÕES E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA ESCOLA
SIMONE RODRIGUES DE OLIVEIRA
ECLLP I – 2o sem/2017 Profa. Fabiana Carelli
Realismo e Naturalismo no Brasil
“Oliver Twist” (1838) de Charles Dickens ( )
ESCOLA ESTADUAL JOSÉ ALVES RIBEIRO
Literatura – 3ºA Concretismo Narradores Personagens
LITERATURA BRASILEIRA I
OS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
Disciplina: Filosofia da Educação Professor: Laudenice Alunos: Maria José da Silva Cruz Daniela Silva Santos Jessica Santos de Lima.
DIVISÃO E LOCALIZAÇÃO HISTÓRICA.
NO BRASIL PROFESSOR: LOURIVAL SOARES. O QUE É?  O Simbolismo é um movimento literário da poesia e das outras artes que surgiu na França, no final do.
Enem REVISÃO.
O impressionismo de Raul Pompéia
REALISMO-NATURALISMO EM PORTUGAL
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
1 Crônicas A casa de DeusOraçãoLouvoradoração.
O Realismo e o Naturalismo
REALISMO/NATURALISMO → 2ª. metade do séc. XIX
Conteúdo Gênero textual
Max Weber  .
TRABALHO DE PORTUGUÊS TRABALHO DE PORTUGUÊS. CLARICE LISPECTOR.
PRÁTICA DE ENSINO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA II
Longe dos olhos De Ivan Jaf.
Prosa Romântica no Brasil. Folhetim A difusão da prosa romântica foi impulsionada pelo folhetim. Os folhetins eram capítulos de romances de periodicidade.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Língua Portuguesa Ensino Médio, 2ª Série TÓPICO: A Literatura Realista.
A época dos Grandes Mestres
Características e contexto histórico. CONTEXTO HISTÓRICO  Como escola literária, as bases do sentimentalismo romântico e do escapismo pelo suicídio foram.
DIVISÃO E LOCALIZAÇÃO HISTÓRICA. “Arte literária é mimese(imitação); é a arte que imita pela palavra.” (Aristóteles, séc. IV a.C.) Literatura como imitação.
LITERATURA CONTEMPORÂNEA Língua Portuguesa Docente: Marcela Discente(s): Alex (1) - José (19) - Leandro (21) - Ueslei (29)
FID – FACULDADES INTEGRADAS DE DIAMANTINO LICENCIATURA EM LETRAS RANIELY DA SILVA SAMPAIO A VOZ DA MULHER QUE SOBRESSAI NO ROMANCE NAÇÃO CRIOULA Diamantino.
Transcrição da apresentação:

NATURALISMO

A presença marcante da ciência e da industrialização na vida cotidiana das pessoas lança novos desafios para os escritores. Qual deve ser o papel da literatura diante dessa presença?

WILLIAM BELL SCOTT – 1861 (Óleo sobre tela) o mundo do trabalho industrial ganha destaque como tema da arte do período.

Émile Zola (1840 – 1902) inaugurou o Naturalismo quando, em 1867, publicou o romance Thérèse Raquin.

O naturalismo chega ao brasil No Brasil, o Naturalismo conquistou vários seguidores. O principal deles foi Aluísio Azevedo, que deu início ao movimento quando publicou, em 1881, o romance O mulato. Júlio Ribeiro – 1888 – A carne. No romance, a personagem Lenita é dominada por instintos de natureza sexual, comportando-se de modo animalesco, o que provocou violentas reações da sociedade.

Adolfo Caminha – 1893 – A normalista (moça educada seduzida pelo padrinho) e em 1895 O bom crioulo (homossexualismo entre marinheiros) Domingos Olímpio – 1903 – Luzia Homem (condição humana e social do sertanejo)

Características do Naturalismo A principal característica do Naturalismo é o cientificismo exagerado que transformou o homem e a sociedade em objetos de experiências. Descrições minuciosas e linguagem simples. Preferência por temas como miséria, adultério, crimes, problemas sociais, taras sexuais e etc. A exploração de temas patológicos traduz a vontade de analisar todas as podridões sociais e humanas sem se preocupar com a reação do público.

Ao analisar os problemas sociais, o naturalista mostra uma vontade de reformar a sociedade, ou seja, denunciar estes problemas, era uma forma de tentar reformar a sociedade.

Aluísio azevedo Em sua obra, destacam-se: Casa de pensão (1884) e O cortiço (1890). Essas duas narrativas tematizam alguns dos problemas da realidade brasileira vividos pelas classes sociais mas desfavorecidas, na segunda metade do século XIX. Com eles, Aluísio Azevedo consagrou-se “o primeiro romancista de massas” da literatura brasileira.

Raul pompeia O seu romance mais famoso, O ateneu, foi publicado primeiro em folhetins e ilustrado com desenhos do próprio Raul. O ateneu, com o subtítulo de “Crônica de saudades”, o livro conta a história da formação do menino Sérgio no internato Ateneu e se assemelha muito a um romance de memórias. O romance se diferencia das narrativas da época por apresentar um foco narrativo em primeira pessoa e por assumir um tom reflexivo que o afasta da objetividade.

referências ABAURRE, Maria Luiza M.; PONTARA, Marcela. Literatura: tempos, leitores e leituras. 2ª ed. São Paulo: Moderna, 2010. http://www.infoescola.com/literatura/natur alismo/