Recuperação de Filosofia – 3º ano

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
 Tales de Mileto “ÁGUA”  Anaximandro de Mileto “MATÉRIA INFINITA”  Anaxímenes de Mileto “AR”  Heráclito de Éfeso “FOGO”
Advertisements

DEUS, obrigado por não permitir que eu perca o equilíbrio, quando sei que há inúmeras forças que querem que eu caia.
AUGUSTO COMTE E A EDUCAÇÃO. Racionalismo e Empirismo- causam grande revolução do conhecimento científico. - O uso da razão como único instrumento de explicação.
CRIE – Comunidade de Reflexão e Investigação Ética Jomar T. Gontijo.
2. Filosofia 1. Ciência 3. Religião ? É c i ê n c i a !.. É f i l o s o f i a ! Não é religião! mas... LUMEN Editora...sem ser uma religião, conduz essencialmente.
BC0101 AULA 10 OS LIMITES ÉTICOS DA CIÊNCIA. INTRODUÇÃO I. TESES A SEREM DEFENDIDAS : 1. Há limites éticos para a investigação científica, para a invenção.
Filosofia Moderna Contexto Histórico: – Renascimento Cultural – Cientificismo – Conquista da América – Reformas Religiosas.
Filosofia Prof. Ms. Paulo Dias. Cristianismo: público x privado.
Ética em sala de aula: alguns temas para reflexão. Prof(a): Marianna Carla Lucena.
INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ CAMPUS SANTANA COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA TEORIA DO CONHECIMENTO João Morais da Costa Júnior Santana/2017.
Thomas Hobbes: o estado de natureza como guerra entre todos
Paisagem: natureza, cultura e poética
Liberalismo Econômico
MARCO TÚLIO CÍCERO Sobre a Amizade (De Amicitia)
O LIVRO DOS ESPÍRITOS DOS TRÊS REINOS 2ª Parte DO MUNDO DOS ESPÍRITOS
FILOSOFIA POLÍTICA: MODERNA E CONTEMPORÂNEA
ROTEIRO Liberdade natural, liberdade de pensar e liberdade de consciência Livre- arbítrio e responsabilidade Livre arbítrio e fatalidade O princípio de.
DAS LEIS MORAIS DA LEI DE ADORAÇÃO 3ª P Cap II.
O LIVRO DOS ESPÍRITOS “ESTRUTURADO PARA AUTOAVALIAÇÕES”
O Iluminismo Profa. Lucélia Sena.
O LIVRO DOS ESPÍRITOS TRADUÇÃO DE GUILLON RIBEIRO.
Jean-Paul Sartre ( ) Plinio Lukian e Douglas Nunes.
O LIVRO DOS ESPÍRITOS DAS CAUSAS PRIMÁRIAS DO PRINCÍPIO VITAL
DA LEI DIVINA OU NATURAL
1.
Objetivos que deverão ser atingidos com o estudo da unidade:
APOIO.
Problemas Filosóficos
Século XIX.
Psicologia Raphaella Pizani.
O A M O R VERDADEIRO.
Tomo: 1 - Módulo:VIII Roteiro: 1
A ÉTICA NAS NEGOCIAÇÕES
Tomo: 1 - Módulo:VIII Roteiro: 1
FILOSOFIA DO DIREITO.
LIÇÃO 9 A ADORAÇÃO INTEGRAL ENSINADA POR JESUS
Thomas Hobbes ( ).
ARISTÓTELES. Estagira 384 a.C. Atenas 322 a.C. 18/09/2018
Pré-socráticos A filosofia nasceu de uma necessidade em explicar o mundo de uma forma racional.
Senso comum & Ciência Cezar Augusto, graduando em Ciências Sociais / Conexões de Saberes - UFAL.
EBD Lição 1, 2º Trimestre 2018 O que É Ética Cristã.
D E U S.
Implicações Práticas e Conclusões.
Consultar o livro: A Vida é Missão (Edições ASMP)
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
12/11/2018 Práticas Judiciárias.
FILOSOFIA POLÍTICA Professor Fábio Will.
MÓDULO VII – PLURALIDADE DOS MUNDOS HABITADOS
Curso Básico de Espiritismo
Justiça e direitos naturais
D) Filosofia Política A melhor definição possível para a Filosofia Política (às vezes conhecida também como Teoria Política) é a mais ampla possível:
Prof. Julio Cesar Ferreira Santos
Federação Espírita Brasileira PROGRAMA FUNDAMENTAL
Filosofias para lidar com o sofrimento
KANT e o Transcendental
FENOMENOLOGIA.
Objetivo, Definições, Significado
Filosofia Módulos 1, 2 e 3: origens da Filosofia e primeiros filósofos
(Aristóteles: Metafísica, I, 982b 10)
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
A filosofia moral de Kant
Deveis saber, portanto, que existem duas formas de se combater: uma, pelas leis, outra, pela força. A primeira é própria do homem; a segunda, dos animais.
Filosofia Moderna Pascal e Spinoza
John Locke
A Crítica da Razão Prática
Fundamentações e perspectivas
As Leis de Newton Prof. Rafael Dias 23/02/2019
Aristóteles Ética & Política
Santidade e vida cristã
FILOSOFIA Kaliméra! Bom dia! Kalispéra! Boa tarde!
Transcrição da apresentação:

Recuperação de Filosofia – 3º ano O pensamento filosófico: O saber filosófico, é profundo, mesmo quando parece mais claro e transparente. Ela deve ser estudada e ensinada com base nos problemas da vida e das indagações mais pertinentes da existência do homem. O percurso da filosofia é caracterizado pela exigência de clareza e de livre crítica. A Metafísica Aristotélica: No que diz respeito à metafísica de Aristóteles e sua teoria do primeiro motor, sabemos que o primeiro motor é imóvel, caso contrário, alguma causa deveria movê-lo e ele não seria mais o primeiro motor; é imutável, porque é ato puro. O primeiro motor é também imutável, do seu movimento ele gera os demais movimentos do Universo. Ele é puro ato, pois nele não há movimento e transformação. Ele é e sempre será o mesmo. A teoria do Estado Moderno segundo Hobbes: De acordo com a teoria de Estado Moderno trazida por Hobbes, sabemos que no estado de natureza, o homem é como um animal: age por instinto, e não tem a noção do que é justo e injusto. Justiça e injustiça são qualidades que pertencem aos homens em sociedade e não no Estado Natural. Só podemos falar em justiça e injustiça quando é instituído o poder do Estado. Os homens não convivem bem no estado de natureza, por isso há a necessidade do soberano, que Hobbes deu o nome de Leviatã (o grande monstro). Sendo os homens, por natureza, “tão iguais, quanto às faculdades do corpo e do espírito” é razoável que cada um ataque o outro, quer seja para destruí-lo, quer seja para proteger-se de um possível ataque. A condição dos homens que vivem sem um poder comum é de guerra generalizada, de todos contra todos. O homem, por natureza, vive como selvagem, lutando pela sobrevivência. Para não ter a vida ameaçada, os homens criaram o Estado.

A teoria de Estado Moderno segundo Rousseau: Com a passagem do estado de natureza para o estado civil, o homem passa a agir baseado em princípios da justiça e da moralidade, orientando-se antes pela razão do que pelas inclinações. A mudança significativa que ocorre para o homem, na passagem do estado natural para o estado civil, é a de que o homem passa a conduzir-se pela racionalidade e a proposta de solidariedade. Com a passagem do estado de natureza para o estado civil, o homem obtém vantagens que o faz um “ser inteligente e um homem”, obtendo, assim a “liberdade civil”, submetendo-se, apenas, “à lei que prescrevemos a nós mesmos”. Questões para pesquisar e responder: O que é empirismo e como David Hume teorizou suas ideias? Segundo Hegel, o homem deve desenvolver sua consciência a um alto grau, chegando a desenvolver o chamado Espírito Absoluto. Segundo ele, o que é o espírito Absoluto e como é possível chegar a isso? Segundo Schopenhauer, a vida é um constante sofrimento. Por que o filósofo tem essa visão tão pessimista da vida? O que Nietzsche falava sobre a moral religiosa? Pesquise três temáticas que estudamos durante o ano e que não estão presentes na aqui na revisão e fale sobre elas.