Diferentes perfis de clientes e motivos de compra.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PODER DAS VITRINES Para atrair o consumidor, as lojas precisam contar uma história. Mais do que mostrar produtos ou serviços, as decisões de compra.
Advertisements

Atender Bem ou Tratar Bem?
ESTILOS DE APRENDIZAGEM
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Professor Marco Antonio Vieira Modulo II
GERENCIAMENTO CONFLITOS E NEGOCIAÇÕES
Relacionamento Terapêutico
Escola Municpal Epitácio Campos
Conhecendo as Pessoas Liderança Geral – Décima Oitava Aula
EFICIÊNCIA E EFICÁCIA NO ATENDIMENTO AO PÚBLICO
RECURSOS HUMANOS II PERSONALIDADE E COMPORTAMENTO
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
Thaís Fukasawa. Mais Grupo
Rotina....
Primeiro o Mais Importante Depois Ser Compreendido
CAPÍTULO 8 A FORMAÇÃO DE PREÇOS.
MÁSCARAS MÚSICA: Ernesto Cortazar - Dancing.way
A dinâmica do aconselhamento não-diretivo
Fácil é julgar pessoas que estão sendo expostas pelas circunstâncias.
O CONSUMIDOR MODERNO ELE ESTÁ NO COMANDO!!! SABE DISSO!!! USA ISSO!!!
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Turma: 3º A Prof. :Márcia E. S. Antunes Elinor A .Veit Somensi
O que é uma Plataforma de Vendas ?
Rotina....
Introdução ao Secretariado Aula 3
Treinamento: Atendimento, vendas e fechamento.
Ética e Moral na formação dos filhos
Este dia conversava com um amigo e ele falou que tinha saudade de uma ex- namorada. Ele falou na saudade que tinha dela e ao mesmo tempo no medo de.
O que é uma Plataforma de Vendas ?
Eduacação para a Vida Com o objetivo de ajudar os pais em sua caminhada na educação dos filhos.
cHEVROLET VIAMAR VEÍCULOS
Eterno.
Fidelização de clientes
Entendendo a linguagem corporal
Profª. Drª Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II Comportamento de Compra x Consumo O que provoca as decisões de compra? Forças Sociais – tendências demográficas,
FALAR EM PÚBLICO.
COMO CRESCER NA VIDA SE TORNANDO UMA PESSOA AMADURECIDA
O que pode facilitar o desempenho de seu filho
O Modelo AIDA de Comunicação Eficaz
Crianças e adolescentes não aprendem da mesma maneira.
NEGOCIAÇÃO EMPRESARIAL
AS ESTRATÉGIAS DE ABORDAGENS AOS DIFERENTES TIPOS DE CONSUMIDORES
Empreendedorismo.
Rotina....
do’s and don’ts mudou de carreira, decidiu empreender, e agora conta os “do’s and don’ts” que gostaria que alguém tivesse para compartilhar.
QUEM É O CONSUMIDOR.
MARKETING PESSOAL E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Reunião de Responsáveis 3º bimestre
1. Compreensão e Comprometimento com os Princípios Espirituais.
Comportamento do Consumidor
Everton Saulo Silveira
REUNIÕES DE TRABALHO.
Professora: Janine Fernandes
Análise Experimental do Comportamento FASF – /06/15.
Eterno.
AMIGOS DO ZIPPY em casa. Objetivos Potencializar o desenvolvimento emocional das crianças participantes do AZ Compartilhar c/pais os conceitos básicos.
O USO DAS EMOÇÕES NAS VENDAS: Como vender mais para o consumidor final e profissionais de arquitetura FLAVIA MARDEGAN As 4 Etapas Principais Para Se Criar.
PADRÃO DE SUCESSO 1º SONHO 2º COMPROMISSO 3º LISTA DE CONTATOS 4º CONVITE 5º APRESENTAÇÃO 6º ACOMPANHAMENTO 7º VERIFIQUE SEU PROGRESSO 8º ENSINE O PADRÃO.
4 – FUNDAMENTOS PSIQUICOS EM VENDAS
Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Unidade 5 Equipe, Parceria e Sinergia Objetivos Ao finalizar esta Unidade, você deverá ser capaz.
Eterno, é tudo aquilo que dura uma fração de segundo, mas com tamanha intensidade, que se petrifica, e nenhuma força jamais o resgata!
CAPÍTULO 6 A INSERÇÃO DA PEQUENA EMPRESA NO MERCADO ECONÔMICO.
“Técnicas Básicas de Negociação”.
O QUE É SER VENDEDOR? Quais as Principais Características de Um Profissional de Vendas? Conforme Eduardo Botelho, Qual é o “Perfil” Ideal de Um Vendedor?
BRUNA BRAGGION MISSON. Etiqueta é um conjunto de regras cerimoniosas de trato entre as pessoas e que são estabelecidas a partir do bom senso e do bom.
ESAG Jr. Março e usa a EMPATIA para encantá-lo, conquistá-lo e para identificar como ELE gosta ser atendido. D.I.S.C. conheça os tipos.
O CAMINHO PARA O SUCESSO PROFISSIONAL
Diferentes perfis de clientes e motivos de compra.
Transcrição da apresentação:

Diferentes perfis de clientes e motivos de compra. Simone Guedes - Consumo

Na negociação, conhecer a pessoa do outro lado é fator fundamental e determinante para o sucesso, bem como identificar o perfil e o comportamento do cliente, para perceber necessidades e desejos. Simone Guedes - Consumo

O professor da FGV, C.A. Júlio, criou quatro perfis distintos para classificar os clientes de acordo com o comportamento no ambiente de vendas. A partir destes quatro perfis é possível identificar alguns padrões que nos permitem agir de forma positiva respeitando as diferenças de cada um deles:   Pragmático, Analítico, Expressivo e Afável. Simone Guedes - Consumo

Para identificá-los, comece coletando a maior quantidade de informações que puder sobre a pessoa com a qual vai negociar. Observe o comportamento com relação ao cumprimento, forma como fala, como conduz as conversas, a mensagem que passa com a linguagem corporal, olhar, tom de voz, quem o acompanha no momento, estilo de roupa e adereços, identifique se é do tipo que gosta de aproveitar os prazeres da vida, se pratica esportes, se é interessado em novidades tecnológicas etc... Simone Guedes - Consumo

O cliente pragmático É assertivo, objetivo, gosta de formalidades, o poder lhe agrada, apreciar os prazeres da vida, pode ser insensível. Dê respostas seguras a um pragmático. Imagine se o vendedor tem um comportamento mais expressivo, adora se relacionar, fala muito e é pouco formal, mas atende uma pessoa que é totalmente pragmática, o que significa que ela não gosta de intimidades. O resultado não será dos melhores! Simone Guedes - Consumo

O cliente pragmático O pragmático é aquele que se baseia na razão para comprar, vai direto ao assunto e se irrita se o vendedor fica com conversinhas. Para identificá-lo, analise o tom de voz forte, o aperto de mão firme e a decisão rápida por aquilo que quer. Atendê-lo bem significa dar respostas diretas e objetivas. O sucesso da compra vai "por água abaixo", quando o vendedor é lento e não tem respostas comerciais na ponta da língua. Simone Guedes - Consumo

O cliente analítico Busca informações. Gosta de avaliar todas as possibilidades, suas feições mudam de acordo com as informações que lhe são passadas em uma conversa (está avaliando cada palavra), mas não são emoções, são apenas momentos de avaliação do que está sendo dito. Ele também é regrado pela razão, o que significa que não compra por impulso. Não adianta empurrar-lhe mais uma mercadoria, porque dificilmente ele aceitará. O que o difere do pragmático é que não tem pressa para comprar, fala com voz constante e ainda tem gestos pensativos. Simone Guedes - Consumo

O cliente analítico Gosta de ter muitas informações à disposição e de pesquisar, é metódico e idealista. Adora tabelas, gráficos, informações técnicas e números. Dê números a um analítico. Separe o maior número de material possível para ajudá-lo a escolher. "Queimar-se com um cliente analítico é querer impor-lhe as respostas ou não lhe dar o devido tempo para que tome suas decisões. Como é mais racional que emocional, você não deve tratá-lo com muita intimidade. O melhor é ser formal". Simone Guedes - Consumo

É uma pessoa suave na forma como se comunica, dá muita importância à harmonia e valores sociais, suas avaliações são subjetivas, busca a paz e tem apego à tradição. Busca criar relacionamentos duradouros. Via de regra, é uma pessoa fácil de lidar, porque usa mais a emoção do que a razão e, por isso, dá mais atenção ao vendedor. Dê atenção ao afável. Gosta de ser tratado mais como profissional que como um amigo. O cliente afável Simone Guedes - Consumo

"Podemos identificá-los por sua natureza calma, voz e gestos suaves. É alguém que pede e aceita conselhos, quer estabelecer um relacionamento e confia na sua assessoria". Por isso, muitas vezes, ele deixa que o vendedor tome decisões por ele. A relação entre o vendedor e o cliente afável é baseada na confiança: falem de família, experiências de vida e profissional, do tempo e do clima. Mas não deixe de cumprir um compromisso marcado com ele. O cliente afável Simone Guedes - Consumo

O cliente expressivo Comunicativo, gosta de conversar de diversos assuntos, quer criar um envolvimento emocional que garanta durabilidade no relacionamento. Seus gestos são largos e o tom de voz é alto, ele é rápido e agitado, extrovertido e gosta de ser o centro das atenções, usa mais a emoção. Tem interesses diversos além dos negócios e baseia-se muito na intuição para tomar decisões. Simone Guedes - Consumo

O cliente expressivo Busca popularidade e tende a ser centrado em si mesmo. Elogie o expressivo. Objetividade não é seu forte. Gosta de histórias e de pessoas, da informalidade e compra baseado no relacionamento que manteve com o vendedor. "Atendê-lo bem significa relacionar-se intensamente, elogiá-lo por seus feitos, ser parceiro sempre". Simone Guedes - Consumo