AULA 1 – A área de Matemática e suas Tecnologias no Enem e na sua vida Habilidades e competências Ramos da Matemática Dados estatísticos Análise de gráficos
Objetivos Oferecer um panorama geral do curso “A Matemática e suas Tecnologias no Enem”. Estimular o raciocínio matemático, pela habilidade de resolver problemas contextualizados. Compreender como se dá a presença da Matemática no Enem e sua relação com situações vivenciadas diariamente e explicadas por essa área do conhecimento.
O planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes PETER DRUCKER
Queda das bolsas de valores Aquecimento global Novas Tecnologias Internet Comprar, alugar ou leasing? Globalização Mensalão Copa do Mundo Eleições Falta de chuvas UFC Série ou novela? Marte Trânsito caótico
Gráficos Tabelas Funções Geometria Combinações Estatística Probabilidade Escalas Proporção Razão Porcentagem NúmerosNaturais NúmerosReais Equações Trigonometria Sequências Matrizes NotaçãoCientífica
Refere-se à capacidade de realização de ações complexas ( Refere-se à capacidade de realização de ações complexas (...), enquanto habilidade está associada à capacidade de realização de ações mais simples e bem definidas. Capacidade de integrar habilidades, informações, conhecimentos, princípios, atitudes, e valores, de modo a alcançar alto nível de desempenho em uma área de atividade Competência
Habilidade É considerada como uma competência mais específica e que, juntamente com outras, comporá uma competência mais ampla à medida em que se avança na construção de um novo saber. Saber fazer contas de somar e subtrair para um estudante nos primeiros anos de escolaridade é uma competência a ser desenvolvida. Já para você, no ensino médio, somar e subtrair é uma habilidade que juntamente com outras permitirá que outras competências sejam desenvolvidas.
Mário mostrou a seguinte sequência de números para Clara. 164, 255, 366, 497, …... Em seguida ele perguntou a ela qual seria o próximo número da sequência. Clara, depois de algum tempo, observou que havia um certo padrão que possibilitava determinar qual seria o próximo número. Você consegue determinar qual é esse numero? Vamos lá! Racione! Afinal, o que você faz com o conhecimento que adquire?