AULA 1 – A área de Matemática e suas Tecnologias no Enem e na sua vida

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Título do Trabalho: A prendizagem de números complexos como entes geométricos. (PUIC). Área: Ciências Matemáticas e Naturais. Professor Orientador: Msc.
Transcrição da apresentação:

AULA 1 – A área de Matemática e suas Tecnologias no Enem e na sua vida Habilidades e competências Ramos da Matemática Dados estatísticos Análise de gráficos

Objetivos Oferecer um panorama geral do curso “A Matemática e suas Tecnologias no Enem”. Estimular o raciocínio matemático, pela habilidade de resolver problemas contextualizados. Compreender como se dá a presença da Matemática no Enem e sua relação com situações vivenciadas diariamente e explicadas por essa área do conhecimento.

O planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes PETER DRUCKER

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Refere-se à capacidade de realização de ações complexas ( Refere-se à capacidade de realização de ações complexas (...), enquanto habilidade está associada à capacidade de realização de ações mais simples e bem definidas.   Capacidade de integrar habilidades, informações, conhecimentos, princípios, atitudes, e valores, de modo a alcançar alto nível de desempenho em uma área de atividade Competência

Habilidade É considerada como uma competência mais específica e que, juntamente com outras, comporá uma competência mais ampla à medida em que se avança na construção de um novo saber. Saber fazer contas de somar e subtrair para um estudante nos primeiros anos de escolaridade é uma competência a ser desenvolvida. Já para você, no ensino médio, somar e subtrair é uma habilidade que juntamente com outras permitirá que outras competências sejam desenvolvidas.  

Mário mostrou a seguinte sequência de números para Clara. 164, 255, 366, 497, …... Em seguida ele perguntou a ela qual seria o próximo número da sequência. Clara, depois de algum tempo, observou que havia um certo padrão que possibilitava determinar qual seria o próximo número. Você consegue determinar qual é esse numero? Vamos lá! Racione! Afinal, o que você faz com o conhecimento que adquire?