Projeto de Redes 4º Semestre Aula 2 Prof

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto de Redes 4º Semestre Aula 2 Prof
Advertisements

Planejamento Módulo 10 ● A decisão pela adoção do protocolo IPv6 gera muitas questões ● IPv6 é realmente necessário? ● Quando o IPv6 será necessário?
Sistema Web para Gerenciamento SNMP de Impressão Terceirizada da FURB Rodrigo Antonio Müller Orientador: Francisco Adell Péricas.
Disciplina: Gerenciamento e Desenvolvimento em Banco de Dados Professora: Chaiene Minella, MSc
Fernando Welter Orientador: Paulo Roberto Dias Sequência da Apresentação Introdução Objetivos Fundamentação teórica Desenvolvimento do sistema Operacionalidade.
Análise de Sistemas ll Profª Andrea Padovan Jubileu Daiane Oliveira Daniele Pires Izabele Messias.
Topologias e Simbologia
Protocolo TCP/IP Secção Objectivos Reconhecer os protocolos mais comuns Definir o protocolo TCP/IP Entender o sistema de endereçamento IP e a utilização.
Gestão de Pessoas IV – Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, Carreiras, Organizações.
FATEC – Americana Diagnóstico e solução de problemas em TI
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 12 – Parte 1 Prof
Portfólio de Serviços TI
Tecnologias Para Defesa
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Valéria Maria Lauande Março/2010
Disciplina: Sistemas de Informação
PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Sistemas Distribuídos 5º Semestre Plano de Ensino Prof
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 6 Prof
Soluções de alta disponibilidade em banco de dados
Redes de Computadores e Aplicações – Modelo TCP/IP
Gestão de processo Dutra 2017.
Laboratório de Redes I 1º Semestre Plano de Ensino Prof
Projeto de Redes 4º Semestre Aula 10 – Parte 1 Prof
Interconexão
BIBLIOTECA ITIL V3 Uma fonte de boas práticas no Gerenciamento de Serviço; Padrão de mercado Guia de boas práticas aplicável a todos os tipos de Organizações.
Arquitetura de Redes: TCP/IP
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 02 Prof
Projeto de Redes 4º Semestre Aula 11 – P2 Prof
Interconexão de Redes Locais
Definição da Estratégia Organizacional
Modelo OSI e TCP Professor: Marcos.
Projeto de Redes 4º Semestre Aula 10 – Parte 2 Prof
Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 3 Prof
Organização e Arquitetura de Computadores 2º Semestre Aula 1 Prof
Projeto de Redes 4º Semestre Aula 5 Prof
Administração de Sistemas Operacionais Não Proprietários II 3º Semestre Aula 01 Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM.
Componentes de Redes de Computadores
Projeto Estruturado de Redes
Redes de Computadores 5º Semestre Aula 07 Prof
Redes: Camada de Rede pt. I Prof. Rafael Vieira
Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas
Treinamento.
Segurança em redes sem Fio Autenticação com o protocolo 802.1x
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul
Introdução a Redes v5.1 Capítulo 3 Protocolos e Comunicações em Rede.
Modelo de referência OSI.  No início da evolução das redes de comunicação cada fabricante tinha as suas próprias tecnologias.  Necessidade do utilizadores.
GESTÃO DE PROCESSOS DE APOIO
OS SERVIÇOS COMO ATIVIDADES INTERNAS DE APOIO EM UMA EMPRESA
MBA em Gestão de Projetos
DONO DO PROCESSO Um Papel responsável por garantir que um processo seja adequado para seu propósito . As responsabilidades incluem: patrocínio; desenho;
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Por: André Aparecido da Silva
Por: André Aparecido da Silva
Prof. Msc. Diovani Milhorim
Aula 5 – Ferramentas de Modelagem
Trabalho realizado por: Tiago freitas nº7
Soluções Inteligentes para ONGs Esportivas
Visão Geral do RUP.
MODELO DE REFERÊNCIA OSI
1 Logística Integrada Prof. Msc. Bruno Silva Olher.
PESQUISA DE MARKETING “Função que conecta o consumidor e o público em geral ao profissional de marketing através de informações - usadas para identificar.
GESTAO ESTRATEGICA DE CUSTOS
A Importância da Segurança de Endpoints Jymmy Barreto Mestre pelo Centro de Informática - UFPE.
SISTEMAS DISTRIBUIDOS
SISTEMAS DISTRIBUIDOS
Análise e Projeto de sistemas Profa. Cynara carvalho
Projeto de redes de computadores Msc. Eng. Beldo Antonio Jaime Mario1.
Turma Técnico em Informática. - Módulo: Redes de Computadores. Prof. Arthur Gonçalves - Bacharel em Sistemas de Informação. ESAMAZ TEC CURSOS TÉCNICOS.
Transcrição da apresentação:

Projeto de Redes 4º Semestre Aula 2 Prof Projeto de Redes 4º Semestre Aula 2 Prof. Carlos Vinícius cvalves@senacrs.edu.br SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS

Metodologia TOP-DOWN Atualmente, as empresas dependem cada vez mais de redes de computadores para o acesso imediato à informação. Busca-se a redução do tempo de desenvolvimento e colocação de produtos no mercado. Neste cenário, um dos grandes objetivos é projetar redes de computadores que possam satisfazer as reais necessidades das empresas. Durante a elaboração de um projeto de redes é de fundamental importância a utilização de uma metodologia.

Metodologia TOP-DOWN É uma forma que ensina a pensarmos no desenvolvimento lógico de uma rede, incluindo softwares e decisões que implicam diretamente nos negócios do cliente, antes mesmo de pensarmos na negócios do cliente, antes mesmo de pensarmos na solução física dessa rede. Isso significa que devemos pensar, antes de implementar. Uma decisão errada, além do retrabalho, implica em um não-funcionamento dessa rede.

Metodologia TOP-DOWN A metodologia Top – Down é totalmente iterativa, visando primeiramente que se tenha uma visão global de todos os requisitos do cliente. Ela está dividida em etapas que são:

Metodologia TOP-DOWN Análise das metas e necessidades do cliente: Tem como objetivo levantar e analisar as metas e necessidades de negócio do cliente, sendo assim se terá uma definição da abrangência do projeto como um todo. Projeto da rede lógica: Tem como objetivo desenvolver uma topologia de rede lógica, um mapa com as interconexões.

Metodologia TOP-DOWN Projeto da rede física: Define - se o tipo de rede de acordo com o seu tamanho, bem como os equipamentos e tecnologias que serão utilizadas. Documentação: Nesta fase se executa os testes e é elaborada a documentação do projeto de redes.

Metodologia TOP-DOWN Desenvolver Projeto Lógico Analisar Requisitos Desenvolver Projeto Físico Monitorar e otimizar desempenho da rede Testar, otimizar e documentar o Projeto Implementar e testar rede

Metodologia TOP-DOWN Sem metodologia, um projeto de redes não tem chances de satisfazer os requisitos do cliente: Funcionalidade; Capacidade; Desempenho; Disponibilidades; Escalabilidade; Preço; Segurança; Gerenciabilidade.

Metodologia TOP-DOWN Estruturada para incluir um projeto lógico de rede antes de abordar o projeto físico e abordar os requisitos antes de tudo. Iterativa para inserções de novos detalhes progressivamente no projeto, à medida que se conhece melhor as necessidades do cliente e os requisitos levantados.

Metodologia TOP-DOWN Tem seu foco nos aplicativos, nas metas técnicas e na finalidade dos negócios de uma organização.

Metodologia TOP-DOWN Baseada no “modelo OSI”: Foca nas metas do negócio do cliente, suas expectativas e objetivos; Realiza a análise dos aplicativos, das sessões e do transporte de dados; Realiza a seleção exata dos equipamentos e das mídias utilizadas nas camadas mais baixas.

Metodologia TOP-DOWN Processo iterativo: O projetista (Analista de Rede) adquire uma “visão geral”, chegando aos detalhes dos requisitos e especificações técnicas. Admite alterações ao longo do processo.

As 8 Camadas... Camada 7: Aplicação. Camada que trata dos aplicativos. Esses aplicativos, entre outros, tratam do gerenciamento de desempenho de uma Rede, por exemplo, apontando para o desperdício de Largura de Banda, causada por um dispositivo de Rede mal posicionado.

As 8 Camadas... Camada 6: Apresentação. Camada responsável pela conversão, criptografia e compactação de dados. É nessa camada que são feitas, por exemplo, as conversões dos dados digitados em um e-mail para um formato que seja possível de enviar através de uma rede.

As 8 Camadas... Camada 5: Sessão. Camada responsável pelo estabelecimento, gerenciamento e encerramento das sessões. É ela que estabelece um caminho virtual para que os dados possam trafegar entre a origem e o destino.

As 8 Camadas... Camada 4: Transporte. Como o próprio nome diz, essa Camada é responsável por transportar os dados. É aqui que trabalham os Protocolos TCP (Transfer Control Protocol) e o UDP (User Datagram Protocol) que são, respectivamente, protocolos com entrega garantida e melhor entrega possível.

As 8 Camadas... Camada 3: Rede. Entre as diversas funções dessa Camada, estão os endereços IPs (Internet Protocol) e os Roteadores.

As 8 Camadas... Camada 2: Enlace de Dados. Aqui estão os endereços físicos MAC (Media Access Control), as placas de rede, as bridges e os switches.

As 8 Camadas... Camada 1: Física. Hubs, repetidores, cabos, conectores e parte elétrica.

As 8 Camadas... Camada 8: ????? É a política local de cada empresa, ou seja, para garantir que seu projeto dê certo e seja bem-sucedido, você deve conhecer fundo essas políticas e normas internas que possam interferir diretamente o seu projeto. Entre os conhecimentos que devem ser adquiridos, estão, por exemplo, os hábitos dos funcionários, a integração entre os departamentos, o conhecimento real de cada um sobre o seu trabalho, tipos de gastos da empresa (se possível) etc. ?????

Vamos ao trabalho...