REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

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Transcrição da apresentação:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS vídeo-aulAS: ferramentas a serviço do ensino de geografia do município de Campina Grande, PB. Alisson Silva Aires – ID Graduando em Licenciatura em Geografia – PIBID/CAPES/UEPB.   Profª Drª Josandra Araújo Barreto de Melo Coordenadora da Área de Geografia – PIBID/CAPES/UEPB.   Profª Maria Madalena de Paiva Vieira Professora de Geografia da E. N. E. Pe. Emídio V. Correia.– PIBID/CAPES/UEPB. INTRODUÇÃO A educação brasileira, na atualidade, tem se deparado com a inserção de técnicas e ferramentas obtidas da tecnologia, sendo estas gradativamente utilizadas em sala da aula em conformidade com o novo reordenamento cultural, econômico, social e educacional promovido pelo modo capitalista de produção. Nesta ocasião, os vídeos, têm o potencial de promover a construção de uma nova percepção na visão educacional, haja vista representarem uma ampla abordagem, promovida por seus elementos integrados que facilitam o compartilhamento do saber. OBJETIVO Discutir o uso de vídeo-aulas como ferramentas a serviço do ensino – aprendizagem em Geografia nas turmas do Curso Técnico em Eventos oferecido na Escola Normal Estadual Padre Emídio Viana Correia, Campina Grande-PB, com a intervenção e/ou colaboração dos alunos participantes do PIBID/UEPB, Subprojeto de Geografia. METODOLOGIA A Escola Normal Estadual Padre Emídio Viana Correia localiza-se no município de Campina Grande, interior do Estado da Paraíba. Especificamente na Avenida Prefeito Severino Cabral, S/N, Zona Leste da cidade. FIGURA 1: LOCALIZAÇÃO DE CAMPINA GRANDE NO ESTADO DA PARAÍBA. FIGURA 2: MAPA DOS BAIRROS DE CAMPINA GRANDE. Fonte - 1: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Paraiba_Municip_CampinaGrande.svg Fonte - 2: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Bairros_de_Campina_Grande.svg    O método utilizado foi o fenomenológico, levando em consideração a compreensão da realidade vivida pelos alunos. Nesta ótica o estudo inicial partiu . de um levantamento bibliográfico sobre metodologias, recursos e ferramentas da tecnologia para o desenvolvimento do trabalho. Em seguida, houve aplicação de questionários, para diagnóstico das turmas sobre a importância da geografia e sua aplicabilidade. Além disso, para execução do estudo, utilizamos outras atividades, tais quais, demonstração de fotografias para se trabalhar com o espaço urbano; aula de campo no centro da cidade; apresentação de vídeo criado pelos próprios aluno; confecção de cartazes com fotos retiradas na aula de campo e de sites/blogs. E por fim todos os trabalhos foram expostos no pátio da escola. RESULTADO E DISCUSSÃO As observações e relatos prestados pelos alunos do curso Técnico em Eventos. Apontaram que os mesmos necessitam compreender melhor a cidade de Campina Grande. A partir desse pressuposto os colaboradores do PIBID, iniciaram as aulas com a utilização e edição de vídeo, debates e aulas de campo no centro da cidade, que funcionaram como laboratório de estudo. Após isso, os alunos foram instigados a preparar suas próprias vídeo-aulas , preparando-as com auxilio de pesquisas em jornais, blogs, revistas, entrevista e aula de campo. E por fim, com o intuito de explorar o pensamento crítico do alunado, as produções foram exibidas ao público. Ficando claro que a inserção das vídeo-aulas na educação já se faz necessário e imprescindível. CONSIDERAÇÕES FINAIS A utilização de vídeos-aula é uma excelente ferramenta para o processo de ensino-aprendizagem de Geografia, pois contribui em alto nível na apresentação de informações que certamente aproximam o conteúdo com o conhecimento já obtido pelo alunado. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CALLAI, Helena Copetti. Escola, Cotidiano e Lugar. IN: Coleção Explorando O Ensino: Geografia, Ministério Da Educação. Brasília, 2010. p. 25-42. MORAN, José Manuel. O Vídeo na Sala de Aula. IN: Comunicação & Educação. Moderna. São Paulo, 1995. p. 27-35. SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo. Razão e Emoção. HUCITEC. São Paulo, 1996.