1ª Orientação Técnica Objetivo:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Instituições Escolares
Advertisements

Comissão Municipal de Elaboração
Consulta à Comunidade Interna
Organização jurídica da subsede Ata de criação ( duas via digitalizada ,com livro próprio de presença) ( com a presença de um diretor da central)
Conselho Especializado do Ramo Trabalho. FINALIDADES O Conselho Especializado do Ramo Trabalho é órgão consultivo e de assessoramento do Sindicato e Organização.
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
“Perfil da Comunidade Escolar CEM 03” Ceilândia-DF
Secretaria Municipal de Educação
Equivalente à média dos países da OCDE
EQUIPE MULTIDISICPLINAR
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
Fórum 1º FÓRUM DE GRADUAÇÃO DO ITEC. 1º Fórum de Graduação do ITEC A Direção do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará e os Diretores.
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
Este Decreto-Lei, aprova o regime de AUTONOMIA, ADMINISTRAÇÃO e GESTÃO dos Estabelecimentos Públicos da Educação Pré-Escolar e dos Ensinos Básico e Secundário.
Conselho dos Representantes dos Conselhos de Escola
PROPOSIÇÃO DA PRESIDÊNCIA PARA INSTITUIÇÃO DO COLÉGIO DE ENTIDADES.
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE JOINVILLE/SC.
CONSELHO DE CLASSE. CONSELHO DE CLASSE PARA REFLETIR... “ O Conselho de Classe precisa ser visto como uma possibilidade transformadora, favorecendo.
Equivalente à média dos países da OCDE
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Alteração do Regimento Eleitoral
OFICINA DE CONFERÊNCIA
PROGRAMA DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Portaria de Treinamento TÍTULO DO TRABALHO
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
A importância dos Órgãos Colegiados na Gestão Escolar
Programa Prevenir DER São Bernardo
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
As Atribuições do Conselho Fiscal
Uma proposta de mudança
Diretoria de Ensino – Região de Santo André
 Citar os antecedentes históricos da Secretaria especial dos Direitos Humanos;  Apresentar sua estrutura administrativa e atuação por meio do Programa.
CHAPA 1 RENOVAÇÃO E AÇÃO.
24, 25 E 26 DE OUTUBRO DE  Art. 2 o O piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica será de.
Competência Legal da CIEA-BA
Auto-Avaliação FACET Conhecer para participar....
RAFAEL BRAGA – COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO E MONITORAMENTO DE MÍDIA DO MINISTÉRIO DA DEFESA Mar/2014.
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
Contexto de atuação do CME
1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? 1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? R: Não. O ato de.
Encontro Estadual de Formação
FÓRUM DOS CONSELHOS ESCOLARES - SER II
Fórum Nacional de Educação
Diretoria de Ensino – Região de Bragança Paulista Abril 2014
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Plano de Gestão da Escola
Constituição de Grêmios Estudantis
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Professor Coordenador de Apoio
Escola Estadual “Sebastião Gurgel” Oficina: Participação Estudantil
“Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente.
Encontro Presencial 14 de Setembro de 2013
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI COMISSÃO PERMANENTE DE ENSINO - CPE.
DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE CARAPICUÍBA
O papel pedagógico do órgão gestor
Msc. MONICA SOARES SETEMBRO / ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA CONSTRUÇÃO COLETIVA DA LEI MUNICIPAL DE CRIAÇÃO DOS CONSELHOS ESCOLARES NA REDE PÚBLICA.
I Encontro Catarinense de Fortalecimento dos Conselhos Escolares A Atuação dos Programas Educacionais Conselhos Escolares Secretaria Municipal de Educação.
CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO/CEMEPE GRUPO ARTICULADOR ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL ESCOLAS MUNICIPAIS.
Conselho Municipal de Educação de Joinville O CME de Joinville foi criado pela Lei Municipal nº 2389/90, em 24 de abril de Teve seu efetivo funcionamento.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
CONSELHOS DELIBERATIVOS ESCOLARES (ou Conselhos Escolares)
Associação de Pais e Professores
Transcrição da apresentação:

1ª Orientação Técnica - 2013 Objetivo: Promover a 1ª OT com os professores representantes do Grêmio Estudantil, com o intuito de subsidiá-los para o fortalecimento deste colegiado e incentivo do protagonismo juvenil em sua escola. SEESP DE - Bauru

Exibição de vídeo do Jornal Futura

Conversando sobre o vídeo apresentado Quais ideias apresentadas no vídeo merecem, em sua opinião, ser destacadas? Por que a participação do Grêmio pode ser entendida como uma “ferramenta pedagógica”? Você vê a possibilidade de articular o trabalho do Grêmio com o Currículo Escolar? Como? A partir das ideias apresentadas no vídeo, como você pensa em incentivar a participação dos alunos no Grêmio e fortalecer esta instituição em sua escola?

COMO O GRÊMIO ESTUDANTIL VEM TRABALHANDO EM SUA ESCOLA? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ NOME DA ESCOLA:__________________________________________________ NOME DO PROFESSOR RESPONSÁVEL PELO GRÊMIO:_______________________

A Lei Federal n° 7398/85 Assegura a organização do Grêmio Estudantil como entidade autônoma que zela pelos interesses de todos os estudantes da Escola onde atua e indica que sua formação será através de estatuto, voto direto e secreto.

Comunicado SE, de 26 de setembro de 1986 Responsabiliza os Supervisores de Ensino, os Diretores de Escola e os Professores a oferecerem esclarecimentos e participarem da realização de atividades que visem ao cumprimento das finalidades estabelecidas pela Lei federal n°7.398/85.

Comunicado CEI – COGESP de 27/11/87 Afirma que é fundamental que os representantes dos Conselhos de Escola, APMs e Grêmios Estudantis participem efetivamente da elaboração do Plano Escolar. O Conselho de Escola registrará em Ata a criação e implantação do Grêmio, cuja cópia será enviada à Diretoria de Ensino.

Lei Nº 8.069, de 13 de julho de 1990 O Estatuto da Criança e do Adolescente, no artigo 53º inciso IV, garante o direito dos estudantes de se organizar e participar de entidades estudantis.

Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 Esta lei estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. A partir dela, estão garantidas a criação de pelo menos duas instituições, a Associação de Pais e Mestres e o Grêmio Estudantil, cabendo à Direção da Escola criar condições para que os alunos se organizem no Grêmio Estudantil. A lei determina ainda a participação de alunos no Conselho de Classe e Série.

Articulação do Grêmio Estudantil com a equipe escolar e Proposta Pedagógica. É recomendável que o professor representante do Grêmio e os alunos líderes/representantes de classe (e outros que tiverem interesse em concorrer às eleições do Grêmio) verifiquem a existência da Proposta Pedagógica e do Plano de Gestão Escolar para elaboração do Plano de Ação que será apresentado, no ato da inscrição, por cada chapa concorrente. As propostas das chapas deverão estar articuladas com os documentos escolares acima citados e contemplar outras demandas detectadas pelos próprios candidatos.

Visão de Futuro Que escola temos hoje? Que escola queremos construir?

Estatuto do Grêmio É o alicerce legal de qualquer associação. Fixa os objetivos e finalidades, caracteriza os sócios e atribui direitos e deveres. Define e estrutura administrativa, competências, processo eleitoral adotado, etc.

Instâncias Deliberativas do Grêmio Anos Iniciais Anos Finais e Ensino Médio Conselho de Representantes de Classe Assembleia Geral dos Estudantes Diretoria do Grêmio Conselho Fiscal

Conselho de Representantes de Classe Apenas para os Anos Iniciais Formação (Artigo 4º da Seção I) Atribuições (Artigos 5º e 6º da Seção I) Reuniões no mês de abril e extraordinariamente (Artigos 6º e 7º da Seção I) Modelo de Ata Conselho de Representantes de Classe

Diretoria do Grêmio Anos Iniciais Anos Finais e Ensino Médio Constituição (Artigo 8º da Seção II) Competências (Artigo 9º da Seção II) Anos Finais e Ensino Médio Constituição (Artigo 11 da Seção II) Competências (Artigo 12 da Seção II) Diretoria do Grêmio

Conselho Fiscal Apenas para os Anos Finais e Ensino Médio Composição: 3 alunos efetivos e 3 suplentes, se possível maiores de 18 ou, preferencialmente, cursando a 1ª e 2ª séries do Ensino Médio ou 7ª/8º ano do Ensino Fundamental (Artigo 21 da Seção III) Eleito por aclamação, na data da posse da nova Diretoria, após explicações da Comissão Eleitoral (Artigo 21 da Seção III) Atribuições (Artigo 22 da Seção III) Reuniões : ordinárias ; no dia da posse da nova Diretoria, e extraordinária, por motivos graves e urgentes (Artigos 7º da Seção I e 22 da Seção III) Conselho Fiscal

Assembleia Geral Apenas para os Anos Finais e Ensino Médio Órgão Máximo de deliberação e compõe-se de todos os sócios do Grêmio (Artigo 6º da SeçãoI) Atribuições (Artigo 10 da Seção I) Reuniões: (Artigo 7º da Seção I) MODELO DE ATA Assembleia Geral

Comissão Eleitoral Anos Iniciais Compõe a mesa apuradora de votos e é constituída por dois professores e por dois alunos de cada chapa concorrente, eleitos por seus pares (Artigo 20 do Capítulo IV). Anos Finais e Ensino Médio Orientações para sua formação no Artigo 27 do Capítulo VI. Especificação de suas atribuições no Artigo 28 do Capítulo VI. Modelo referente à Comissão Eleitoral Comissão Eleitoral

Prazos Estatuto (Escolas exclusivas) Anos Iniciais: Inscrição: Comissão Pró-Grêmio – Artigo 17. Divulgação: Comissão Pró-Grêmio - Artigo 18. Eleição: artigo 19. Estatuto Anos Finais e Ensino Médio: Inscrição: Diretoria do Grêmio Estudantil - Artigo 30. Divulgação: Comissão Eleitoral define normas- Artigos 28 e 31. Eleição: Artigo 36 Apuração de votos: ambos ocorrerão no dia imediato à realização das eleições. Prazos

Reuniões da Diretoria do Grêmio - Ordinárias Anos Iniciais a critério do presidente – Artigo 9º da Seção II Anos Finais e Ensino Médio Uma vez por mês - Artigo 12º da Seção II - Extraordinárias Anos iniciais - por solicitação de 2/3 dos membros da diretoria - Artigo 9º da Seção II Anos Finais e Ensino Médio – a critério de seu presidente ou por solicitação de 2/3 dos membros da diretoria – Artigo 12º da Seção II

Providências após Eleição Convocação da Assembleia Geral de Estudantes através de edital (Artigos 7º da Seção I e 34 do VII) Posse da nova Diretoria (Artigos 7º da Seção I e 34 do Capítulo VII) Eleição/Posse do Conselho Fiscal (Artigos 7º da Seção I e 21 da Seção III) Aprovação das contas da Diretoria cessante (Artigos 7º da Seção I e 22 da Seção III) Aprovação do Plano de trabalho (Artigos 7º da Seção I e 10 da Seção I) MODELO DE ATA Providências após Eleição

A duração do mandato da Diretoria eleita será de um ano, contado a partir da posse, respeitadas todas as etapas e datas previstas no presente estatuto, coincidindo o término com a data da posse da nova Diretoria. Duração do Mandato

Atribuições do Professor Interlocutor do Grêmio Estudantil Desenvolver e implantar estratégias para a sistematização das ideias, ações e projetos propostos pelos alunos, visando à elaboração e apresentação da Proposta de ação do Grêmio na escola, em consonância com os documentos e legislação pertinentes ao tema e ao Projeto Político-Pedagógico da escola; Promover a articulação entre o corpo docente e gestores quanto aos possíveis projetos/ações a serem estabelecidos em assembleia e implementados pelo Grêmio Estudantil; Coordenar e acompanhar a execução das ações, com foco na comunidade escolar;

Atribuições do Professor Interlocutor do Grêmio Estudantil Promover ações de formação específica para os alunos envolvidos na execução das atividades do Grêmio; Estabelecer canais permanentes de articulação entre as atividades curriculares, programas e projetos desenvolvidos pela Secretaria Estadual da Educação e as demais Associações que compõem a instituição escolar, visando: a gestão compartilhada; a ampliação das possibilidades educacionais; dinamização do ambiente sócio-cultural da escola.

O que deve conter o Plano de Trabalho? Execução: quais as estratégias que serão adotadas para a realização das atividades. Equipe responsável; Período de preparação; Recursos necessários; Período de execução; Avaliação. Calendário de reuniões: da Diretoria, do Conselho do Grêmio, do Conselho de Representantes de Classe e Assembleias Gerais.

O que deve conter o Plano de Trabalho? Diagnóstico da realidade: quais as necessidades, expectativas e possibilidades de atuação do Grêmio. Objetivos e metas: quais os resultados que se pretende atingir. Ações programadas: quais as atividades possíveis de serem desenvolvidas. Cronograma de ações: quando as atividades propostas serão realizadas. Execução: quais as estratégias que serão adotadas para a realização das atividades.

Plano de Trabalho Sugestão de Estrutura

Ações do Grêmio O grêmio estudantil, articulado à gestão escolar, busca oferecer aos alunos possibilidades de desenvolver competências que os instrumentalizem a refletir sobre si mesmos, a se inserir e a participar, ativa e criticamente no mundo social, sendo protagonistas das ações dentro e fora da escola, contribuindo, dessa forma, para uma maior interação com os colegas e comunidade.

Áreas em que o Grêmio pode atuar e atividades que pode promover ou articular

Sugestões e orientações para a administração do Grêmio Estudantil Escrituração: Livro de atas de reuniões; Livro de atas de posse; Fichário para guarda de documentos como: estatuto, plano de trabalho e outros registros importantes. Modelo de chapa. Modelos de Atas: Assembleia, Eleição Anos Iniciais, Eleição Anos Finais e Ensino Médio, Eleição do Conselho de Representantes de Classe, Eleição da Comissão Eleitoral, Reunião. Modelo de Edital de Convocação. Sugestão de crachá e cédula de votação. Modelo designação e credenciamento dos mesários. Modelo de Ficha de Votação por Turma.