Produção Cultural e Comunicação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Advertisements

Projeto Prêmio Itaú-Unicef 14º. Congresso Internacional ABED
Como organizar um, sem esquecer nada
Nome do Município data. Nome do Município data.
A Educomunicação e o Jornal Mural
Jornal Mural Literário Módulo I Características
Apresentação do Projeto
1 Ministério da Saúde FIOCRUZ Fundação Oswaldo Cruz.
ITs my World Áreas de atuação: Gestão de banco de dados, manutenção e análises de sistemas, desenvolvimento de softwares, design de websites e atividades.
Professores: Andréa, Bruna e Homero Disciplina: Seminário Integrado
Relatório Final Professoras: Andréa, Beth, Bruna e Kika
Palestrante: Maria Luiza Borges Editora-executiva
OBJETIVOS & FILOSOFIA Promoção das relações comerciais, culturais e sociais entre Itália e Brasil Envolver 25 milhões de descendentes de italianos Reforçar.
Tópicos Especiais em Comunicação II
Apresentação do portal do turismo mineiro:
MEDIA KIT acessos diários Perfil dos leitores.
A força da identidade sonora.
Apresentação SUA MARCA.
CCI / UFPA - Análise de Desafios e Oportunidade
OS TRÊS PORQUINHOS.
A CAMPANHA CONCEITO ALVO AÇÕES PRODUTOS RESULTADOS CAMPANHA.
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Eu partilho… Blogs Fernando João Fernandes Oliveira Martins
OBJETIVOS & FILOSOFIA Eventos de alto nível, porém, com ampla difusão popular no País inteiro Envolvimento ativo das instituições e da população brasileira.
Aula 3 Práticas em Mídia II.
Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Midia kit Contato:Vânia Viegas Fone:
Bolsista: MARCOS VINICIUS DA SILVA GOULART
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Faculdade de Produção Cênica
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
4º Seminário Nacional ABED Como os meios de comunicação impactam a aprendizagem Abril 2006 Mariana Raposo
Museu Memórias de Alfabetização
MARIA INÊS CORRÊA MARQUES UNEB GD/ DIDÁTICA-DEDC- I 2011/2
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Coordenadora : Profª Dra. Clarice Salete Traversini
A cultura de um povo, em suas diferentes formas de expressão, representa todo um modo de “ser e viver,” e o como se relaciona em uma dada sociedade.
... tem por objetivo auxiliar no processo de sustentação, puplicização e defesa de posicionamento do conjunto CFESS/CRESS com a categoria e com a sociedade.
Promovendo Soluções Sociais
Implementação da Lei 10639/03 em Rio Claro
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Como funciona a imprensa
Apresentação | | +55 (11)
Jornal como Recurso Didático
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
O que é Assessoria de Imprensa
Lucca Verri Rico Raquel Marques Música em Foco.
REZILDA RODRIGUES OLIVEIRA
“Não há nada como o sonho para criar o futuro” Victor Hugo
A Educomunicação e o Jornal Mural 2º. ENCONTRO Curso Aprender & Comunicar Programa Nas Ondas do Rádio SME/SP São Paulo, 2010.
R. Jacob Martins Filho, 63, frente, Campinas. tel. (19) / (19) Deu click comunicação Jornalismo com comprometimento, confiança e credibilidade.
PROFA. REANE FRANCO GOULART Letramento Digital - Publicação Video 1.
EDITAIS DO MINC I ENCONTRO DO FÓRUM DE DIRIGENTES DO TERRITÓRIO BACIA DO JACUÍPE
 1- Real X Virtual (Não se opõem!!!) Experiência.
Um blog feito pela jornalista Lívia Aguiar, 28 anos, mineira de Belo Horizonte/MG. Em 2012, Lívia deixou o emprego fixo na Editora Abril (para onde ainda.
História em Quadrinhos e Fanzine na Escola
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Consultoria Profissional, Treinamento.
Versão da Web que intensifica a participação em rede, promove a criação em diversos tipos de mídias, favorece o compartilhamento e a propagação de conhecimento.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
Sem fins lucrativos e com abrangência nacional, o Instituto Equipav é responsável pela estratégia e monitoramento dos investimentos sociais do Grupo Equipav.
RONDÔNIA. EEEF Joaquim Nabuco Atende alunos da zona urbana e rural do 1º ao 5º ano. Possui 256 alunos e 16 professores.
MÍDIAS SOCIAIS. Em 14 dias úteis após a contratação da consultoria especializada se realizou as seguintes ações: Criação da página fechada de membros.
Fundamentos do Jornalismo  O trabalho jornalístico tem o objetivo de captar e tratar a informação.  O tratamento dependerá do veículo, seja.
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Assessoria Profissional e o compartilhamento.
Fundadora da Piraporiando
A Outra Margem e o Programa BNB de Cultura Apresentam Projeto Bem Cultural A presença da Cultura do Piauí na Rede e na Rádio Web A Outra Margem e o Programa.
Missão Criar oportunidades para o pleno desenvolvimento e a participação social, cultural e política de crianças, adolescentes e jovens, por meio da democratização.
Sites COEP. SITES COEP Os sites da Rede Mobilizadores COEP, da COEP Tevê e do Sistema de Mídias e Educação (SIME), desenvolvidos pelo Comitê de Entidades.
Transcrição da apresentação:

Produção Cultural e Comunicação www.alambiquecultural.org

Alambique Cultural é uma produtora, fermentadora, provocadora e destiladora de ideias. Comunicação e expressão são as palavras-chaves de nosso trabalho. Por meio delas expandimos pensamentos e fazemos cultura, educação, arte. Abraçamos a bandeira da diversidade, do alternativo, do experimental. Acreditamos nas lutas por justiça e pela paz entre os povos. E, acima de tudo, defendemos e compartilhamos sonhos. Um brinde a todos!

Proposta A Alambique Cultural é uma plataforma multimídia que utiliza a internet como o principal meio de veiculação de seus conteúdos e produtos. Realizamos produções em formatos variados: vídeos, fotos, programas de rádio, textos. Produzimos materiais de conteúdos igualmente diversificados, mas que são, para nós, indispensáveis ao ideal de mundo que sonhamos: um mundo socialmente mais humano e feliz, culturalmente mais plural, ecologicamente mais sustentável e economicamente mais justo e solidário. Para ser mais concreto o que fazemos é, antes de mais nada, comunicação. Uma comunicação que pretende ser, no entanto, diversificada, alternativa e independente. Nosso modo de fazer comunicação se destina, por sua vez, a dar cobertura às crescentes demandas dos movimentos sociais, étnico-culturais, ambientais e artísticos atualmente presentes em nossa sociedade. Registramos, então, essas manifestações e posteriormente as divulgamos em nosso portal multimídia na Web. Nossa programação A programação do portal é feita pela equipe integrante do Coletivo Alambique e por eventuais colaboradores que se interessem em compartilhar suas produções em nossa página. A divulgação em âmbito internacional também é um interesse forte da Alambique Cultural, cuja equipe é atualmente composta por membros brasileiros e estrangeiros. O conteúdo, divulgado, deverá vir, sempre que possível, acompanhado de legenda/tradução em outros idiomas.

PROJETOS VÍDEOS Isso aqui é um pouquinho de Brasil Conteúdo: Programa sobre as minorias étnico-culturais e sociais brasileiras. Aborda temas relacionados às questões indígenas, afro-brasileiras, camponesas e outras populações marginalizadas no país. A ideia é mostrar aqui a cara de um Brasil pouco conhecido; um Brasil diverso, que não quer ser esquecido e que luta para ter o direito de ser brasileiro.  Periodicidade: quinzenal Duração: até 25 min. Formato: documentário curta-metragem Equipe: 1 cinegrafista/ 1 repórter – som direto - produtor/ 1 fotógrafo-still/ 1 editor Programa piloto: YVY TAVA – Aldeia Maracanã, uma luta pela cultura Link: https://vimeo.com/60555590 ou https://www.youtube.com/watch?v=aIXZGNgjfEU (versão em francês) ArteZona Conteúdo: Programas de video-arte. Divulgar trabalhos de novos e jovens artistas independentes nas diversas áreas das artes: teatro, música, artes plásticas, fotografia, cinema. Periodicamente será apresentado um programa especial que contemplará, na íntegra, um espetáculo em vídeo. Periodicidade: mensal Duração: 30 minutos (o tempo será expandido quando houver edição especial; a duração do programa dependerá da duração do espetáculo) Formato: curta-metragem de vídeo-arte Equipe: 1 roteirista– produtor - som direto (quando houver)/ 2 cinegrafistas / 1 fotógrafo/ 1 Editor Programa piloto: em construção.

PROJETOS VÍDEOS Vagamundo Conteúdo: Programa de variedade estilo diário de viagem, mostrando lugares, comportamentos, culturas. Aborda temas diversos: questões ambientais, de gênero, culturais, sempre mostrando como essas questões estão localmente colocadas e como elas se diversificam de um lugar para o outro. Periodicidade: mensal Duração: 30 minutos Formato: documentário média-metragem, estilo road-movie. Equipe: 1 apresentador(a)-produtor-som direto/ 1 cinegrafista/ 1 fotógrafo/ 1 Editor Programa piloto: em construção. Filtrando o planeta Conteúdo: Programa sobre ecologia e sustentabilidade. Aborda temas relacionados às questões ambientais apresentando sempre perspectivas de solução para os problemas tratados. Periodicidade: quinzenal Duração: até 10 min. Formato: documentário curta-metragem Equipe: 1 cinegrafista/ 1 repórter – som direto - produtor/ 1 fotógrafo-still/ 1 editor Programa piloto: em construção.

Retratos Conteúdo: Registro de fisionomias diversas. PROJETOS FOTOS Na rua Conteúdo: Registro do cotidiano nas ruas da cidade. Imagens de transeuntes, moradores, trabalhadores, artistas etc. Periodicidade: semanal Formato: ensaio fotográfico Equipe: 1 fotógrafo Ensaio piloto: Palhaço Karkocha/ Manifestação pelo Meio-Ambiente/ Movimento “O Maraca é Nosso” Link: http://www.alambiquecultural.org/crbst_3.html Retratos Conteúdo: Registro de fisionomias diversas. Periodicidade: semanal Formato: ensaio fotográfico Equipe: 1 fotógrafo Ensaio piloto: Aldeia Maracanã/ Retratos em P&B Link: http://www.alambiquecultural.org/crbst_12.html Quadros Conteúdo: Registro de eventos diversos: festas populares, festas tradicionais, rituais etc. Periodicidade: mensal Formato: ensaio fotográfico Equipe: 1 fotógrafo Ensaio piloto: Candomblé Link: http://www.alambiquecultural.org/crbst_7.html

PROJETOS RÁDIO E agora José? Conteúdo: Programa perguntas/enquetes para registro de opinião pública popular sobre um determinado tema. Aborda temas diversos: questões ambientais, de gênero, culturais, sempre enfocando um assunto de debate/polêmica atual. Periodicidade: semanal Duração: 10 a 20 minutos Formato: enquete/entrevistas de opinião pública estilo quadro “O povo fala” Equipe: 1 repórter com gravador Programa piloto: em construção Volta ao mundo em 180 min de música Conteúdo: Programa de música. Aborda ritmos de nacionalidades diversas. Periodicidade: mensal Duração: 200 min Formato: música mais comentários do locutor Equipe: 1 locutor-produtor Programa piloto: http://www.alambiquecultural.org/crbst_13.html Vitrola Moderna Conteúdo: Programa musical e de entrevista destinado a promover novos grupos musicas ou grupos pouco conhecidos. Eventualmente será realizado programa especial com artista antigo. Periodicidade: mensal Duração: aprox. 30 minutos Formato: música mais entrevista Equipe: 1 repórter-apresentador-produtor Programa piloto: em construção

PROJETOS TEXTOS Rascunho Conteúdo: Espaço que reúne textos de cunho opinativo sobre temas livres. Periodicidade: quinzenal Extensão: textos curtos (até três laudas) Formato: resenhas, crônicas, artigos, poemas Equipe: 1 escritor Programa piloto: em construção Conversa de botequim Conteúdo: Espaço de registro de entrevistas sobre temas livres. Periodicidade: quinzenal Extensão: entrevistas curtas (até três laudas) Formato: introdução, perguntas e repostas Equipe: 1 produtor-editor (via e-mail) Programa piloto: em construção

PROJETOS CHARGE Charge do mês Conteúdo: desenho satírico focado em um assunto polêmico da mês. Periodicidade: quinzenal Formato: desenho e texto Equipe: 1 cartunista Desenhos pilotos: http://www.alambiquecultural.org/crbst_2.html

Contrapartida às entidades parceiras PROPAGANDAS PROJETOS Serão produzidas campanhas temáticas com conteúdo educativo. Nesse espaço também entrarão as campanhas institucionais e outras de cunho socioambiental e cultural. Aqui será divulgado o material promocional das instituições parceiras e apoiadoras do projeto, que poderão nos enviar material já pronto ou encomendar uma material publicitário para ser inserido site. Contrapartida às entidades parceiras Divulgação da marca da instituição e seus respectivos produtos publicitários no portal da Alambique Cultural e nos materiais por esta produzidos; Registro de eventos e atividades promovidas pela instituição parceira; Possibilidade de participação na programação do site por meio da sugestão de pautas e reportagens a serem realizadas; Produção de propagandas e/ou campanhas institucionais para os parceiros do projeto; Produção de matérias colaborativas para uso comum do Coletivo Alambique e da entidade parceira.

Conteúdo do portal Documentários de curta e média duração; Video-arte de curta, média e longa duração; Programas socioculturais e ambientais; Propagandas institucionais e educativas; Desenhos e charges; Indicação de sites parceiros; Divulgação de material colaborativo de instituições e projetos parceiros (não produzidos pelo Coletivo Alambique, mas que compartilhe da licença copyleft); Rádio Alambique (disponibilização do conteúdo em áudio); Textos diversos; Fotografias; Divulgação de eventos realizados pelo Coletivo Alambique, tais como: cineclube e oficinas. Nesse espaço poderão também serem divulgados eventos de instituições parceiras. Lojinha para comercialização de produtos artesanais confeccionados pelo Coletivo Alambique, tais como: camisas, CD's, DVD's, pôsters, fotografias, porta-retratos. Nesse espaço poderão também serem divulgados produtos de instituições parceiras.

QUEM SOMOS? LUCIANA LIMA Maranhense de nascença, matogrossence de criação e goiana de formação. Adora cinema, fotografia, arte, cultura e diversidade. Seu combustível é a alegria. Formação superior: bacharel em comunicação social, com habilitação em jornalismo - Universidade Federal de Goiás; mestre em Comunicação e Cultura - Universidade Federal do Rio de Janeiro; especialista em Educação Ambiental - Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás; tecnóloga em Gestão Turística - Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás. Experiências profissionais: em Goiânia, participou da organização de festivais culturais e ambientais; ministrou oficinas de comunicação em escolas públicas do Estado de Goiás; trabalhou em diferentes órgãos públicos; foi ainda repórter e fotógrafa para jornais, revistas e web; participou, como voluntária, de projetos socioambientais, educacionais e culturais. Já no Rio de Janeiro, participa atualmente de projetos acadêmicos de documentação e pesquisa, atuando, sobretudo, na produção e edição de vídeos documentários. No Alambique Cultural faz produção, fotografia, filmagem e edição de vídeos.

QUEM SOMOS? BRUNO CHAUDIÈRE Formação: Design – ISD, França /2002 até 2007. Francês, tem experiências profissionais em diversos ramos do design gráfico, como: contrução de website, logotipo, ilustração. No coletivo Alambique, dedica-se à serigrafia e ao desenho, desenvolvendo projeto de produção de camisetas. É também responsável pela elaboração de toda parte de arte e identidade visual. Eventualmente também faz filmagens e edição de vídeos. Possui domínio de softwares como: Photoshop CS6, Illustrator CS6, Indesign CS6, Première CS6 etc... Gosta de bicicleta, skate, desenho, música. Seu combustível é queijo camembert.

QUEM SOMOS? JAQUELINE SILVA Formação: Comunicação Social com bacharelado em Jornalismo pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (CESMAC). Alagoana e repórter fotográfica com experiência em agências de notícias de Maceió e do Rio de Janeiro. Já realizou eventos nas áreas de comunicação e cultura, onde agora se dedica à fotografia, com preferência pela documentação de imagens em preto e branco. Apaixonada por cinema, artes plásticas, intervenções urbanas e física quântica. No Alambique Cultural, toca projetos de fotografia, criação de vinhetas e escreve artigos. Seu combustível é café.

QUEM SOMOS? LUCIANA ANTUNES Luciana Antunes é graduada em Publicidade e Propaganda pela PUC-Rio, atua com a elaboração de planos de comunicação de empresas, com ênfase nas mídias de baixo custo e longo alcance dentro de metas previstas em períodos pré-determinados de tempo. Atuou como pesquisadora no estudo Territórios da moda, sobre a cadeia produtiva da moda na cidade do Rio de Janeiro. Trabalhou na Prudential do Brasil, Rampa Lugar de Criação e Reader’s Digest Internacional e integra o coletivo Alambique Cultural. Começou a cantar ainda na faculdade e hoje em dia canta “coisas de amor”, clássicas, bregas ou escritas a próprio punho. Também corta cabelos, dança e faz colagens, pois acredita nas cores, sobretudo as de Almodóvar. Não à toa, sua cor favorita é o vermelho.

Orçamento Vídeos PROGRAMA/PROJETO VALOR MENSAL (R$) Isso aqui é um pouquinho de Brasil (vídeo) Equipe: 4 integrantes Valor: 1000,00/pessoa Edições: 2 Custos de produção (transporte, alimentação, material administrativo): 500,00 Valor total: 4.500,00 Filtrando o planeta (vídeo) Valor: 1000,00/pessoa/edição do programa Vagamundo (vídeo) Edições: 1 Custos de produção (transporte, alimentação, material administrativo): 1.000,00 Valor total: 5.000,00 ArteZona (vídeo) Equipe Alambique: 5 integrantes Valor total: 5.500,00 Plataforma vídeo (total) 19.500,00

Orçamento Vídeos Na rua (fotografia) Equipe: 1 integrante PROGRAMA/PROJETO VALOR MENSAL (R$) Na rua (fotografia) Equipe: 1 integrante Valor: 200,00/pessoa/semana Edições: 4 Custos de produção (transporte, alimentação, material administrativo): 200,00 Valor total: 1000,00 Retratos (fotografia) Valor total: 1000,00 Quadros (fotografia) Valor: 300,00/pessoa/evento Edições: 1 Custos de produção (transporte, alimentação, material administrativo): 300,00 Valor total: 600,00 Plataforma de fotografia (total) 2.600,00

Orçamento Fotografia Na rua (fotografia) Equipe: 1 integrante PROGRAMA/PROJETO VALOR MENSAL (R$) Na rua (fotografia) Equipe: 1 integrante Valor: 200,00/pessoa/semana Edições: 4 Custos de produção (transporte, alimentação, material administrativo): 200,00 Valor total: 1.000,00 Retratos (fotografia) Valor total: 1.000,00 Quadros (fotografia) Valor: 300,00/pessoa/evento Edições: 1 Custos de produção (transporte, alimentação, material administrativo): 300,00 Valor total: 600,00 Plataforma de fotografia (total) 2.600,00

Orçamento Rádio E agora José? (rádio) Equipe: 1 integrante PROGRAMA/PROJETO VALOR MENSAL (R$) E agora José? (rádio) Equipe: 1 integrante Valor: 1000,00/pessoa Edições: 4 Custos de produção (transporte, alimentação, material administrativo): 200,00 Valor total: 1.200,00 Volta ao mundo em 180 min de música (rádio) Equipe: 2 integrante Valor: 300,00/pessoa Edições: 1 Custos de produção (transporte, alimentação, material administrativo): 100,00 Valor total: 700,00 Vitrola Moderna (rádio) Valor total: 800,00 Plataforma rádio (total) 2.700,00

Orçamento Texto Rascunho (texto) Equipe: 1 integrante PROGRAMA/PROJETO VALOR MENSAL (R$) Rascunho (texto) Equipe: 1 integrante Valor: 100,00/pessoa/edição Edições: 2 Custos de produção (transporte, alimentação, material administrativo): 100,00 Valor total: 300,00 Conversa de botequim (texto) Plataforma de texto (total) 600,00

Orçamento Charge PROGRAMA/PROJETO VALOR MENSAL (R$) Charge da Mês Equipe: 1 integrante Valor: 400,00/pessoa Edições: 2 Custos de produção (transporte, alimentação, material administrativo): 100,00 Valor total: 500,00 Plataforma cartoon (total) 500,00 Obs.: os valores dos projetos foram calculados com base em nossa tabela de serviços e estão todos sujeitos à negociação .

CONTATOS Site: www.alambiquecultural.org E-mail: colabore@alambiquecultural.org Facebook: Alambique Cultural Telefone: (21) 2292-1604