Rio: o desafio da mobilidade

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Transcrição da apresentação:

Rio: o desafio da mobilidade

Manifestações Mudança de percepção da sociedade na solução da mobilidade urbana Transporte público de qualidade rapidez regularidade conforto

% VIAGENS DIÁRIAS - RMRJ Distribuição Modal % VIAGENS DIÁRIAS - RMRJ PDTU, 2003

Distribuição Modal em Londres TFL, 2010

Evolução da frota de automóveis AUMENTO DA RENDA INCENTIVOS FISCAIS NA PRODUÇÃO FACILIDADE DE FINANCIAMENTO NA COMPRA BAIXA QUALIDADE NO TRANSPORTE PÚBLICO +35%

Previsão do congestionamento 2005 2025 LIGAÇÕES CRÍTICAS Barra da Tijuca/Jacarepaguá  Zona Sul/Centro Zona Oeste/Baixada  Centro Niterói/S. Gonçalo  Centro Zona Norte  Barra da Tijuca/Jacarepaguá

Plano de Transporte 2016 Plano de Transporte consolidou diversos projetos já existentes e nunca implantados  Jogos Olímpicos é o grande motivador, com prazo limite para implantação Forte investimento nos sistemas de média e alta capacidade (R$ 18 bi) melhorias no sistema ferroviário melhorias e ampliação do sistema metroviário implantação da rede de BRT implantação da rede de VLT no Centro implantação da rede de BRS

Rede de Transporte 2010 Trem Metrô

Rede de Transporte 2012 Trem Metrô BRT

Rede de Transporte 2014 Trem Metrô BRT

Rede de Transporte 2016 Trem Metrô BRT VLT

Evolução das viagens Nº de viagens/dia em transporte de alta capacidade em 2016 52% 17%

Melhorias do Sistema Ferroviário Reforma de estações Aquisição de novas composições Novo sistema de controle/sinalização Instalação de bicicletários nas estações

Melhorias e Ampliação do Sistema Metroviário Construção da Linha 4 Gávea - Jd. Oceânico (11 km) Ampliação da Linha 1 Gen. Osório - Gávea (3 km) e Saens Pena - Uruguai (1 km) Aquisição de novas composições

Implantação da rede de BRT Sistema tronco-alimentador, eixo troncal segregado do tráfego geral Paradas em estações com baias, permitindo serviços expressos e paradores Estações centrais acessíveis, com plataformas niveladas ao piso do veículo Cobrança de tarifa dentro das estações Operação através de Centro de Controle, assegurando intervalos regulares, monitoramento em tempo real das estações, da via e dos veículos e informação em tempo real aos usuários Preferência de passagem nas interseções semaforizadas Veículos de grande capacidade (140 a 250 pax) e climatizados

BRT Transoeste Sta. Cruz Paciência Campo Grande Alvorada Jd. Oceânico Integração trem Paciência Integração trem Campo Grande Alvorada Transcarioca Jd. Oceânico metrô Linha 4 Salvador Allende Transolímpica Junho, 2012 2º semestre, 2013 1º semestre, 2016

BRT Transoeste Extensão: 57 km, incluindo túnel de 1.1 km Estações: 58 Frota: 103 ônibus articulados (ago/2013) Demanda: 120.000/dia (ago/2013) e 230.000/dia (2016)

BRT Transoeste Tempo de Viagem de Santa Cruz a Alvorada - 63% sem BRT com BRT

BRT Transcarioca Galeão Vicente de Carvalho Olaria Madureira Alvorada Integração Transoeste Madureira trem Vicente de Carvalho Metrô Linha 2 Olaria Galeão Transolímpica Transbrasil 1º semestre, 2014

BRT Transcarioca Extensão: 39 km Estações: 44 Frota: 157 ônibus articulados (2014) Demanda prevista: 320.000/dia (2014) Redução prevista no tempo de viagem Galeão - Alvorada: 67%

BRT Transolímpica Deodoro Salvador Allende 1º semestre, 2016 Integração Transbrasil trem Salvador Allende Transoeste Transcarioca 1º semestre, 2016

BRT Transolímpica Extensão: 23 km, junto com via expressa com túnel de 1.5 km Estações: 14 Frota: 60 ônibus articulados Demanda prevista: 70.000/dia (2016) Redução prevista no tempo de viagem Deodoro - Recreio: 64%

BRT Transbrasil Missões Margaridas Deodoro Central do Brasil Centro Integração Transolímpica trem Centro Transcarioca Margaridas Missões Central do Brasil Trem Metrô 1º semestre, 2016

BRT Transbrasil Extensão: 31 km Estações: 24 Frota: 550 ônibus articulados Demanda prevista: 700.000/dia (2016) Redução prevista no tempo de viagem Deodoro - Centro: 40%

Implantação da rede de VLT no Centro Extensão: 28 km Estações: 42 Nº linhas: 6 Demanda prevista: 300.000/dia

Implantação da rede de BRS Abrangência: Leblon, Ipanema, Copacabana, Botafogo, Jd. Botânico, Flamengo, Centro, Maracanã, Tijuca, Vila Isabel e Méier Extensão: 50 km (atuais 24 km) Frota de ônibus contemplada: 3.000 (total 8.800) Redução média no tempo de viagem: 20%

Considerações Finais A sociedade passa a entender que a mobilidade urbana depende de transporte público; o automóvel deixa de ser protagonista No período 2007-2016 estão sendo investidos nos sistemas de média e alta capacidade cerca de 18 bilhões de reais; jamais se investiu este montante em transporte público na cidade Em 2016 a cidade terá uma rede de alta capacidade (trem, metrô e BRT) com mais de 360 km de extensão, com uma cobertura espacial que abrangerá todas as regiões da cidade Em 2016 os usuários de transporte público que não dependerão mais das condições de trânsito das ruas passarão dos atuais 17% para 52%; não está computada ainda a possível migração dos usuários de automóvel para o transporte público O volume de ônibus circulando nas ruas da cidade reduzirá 26% com a implantação dos BRTs, com a consequente redução de congestionamento, emissão de poluentes e nível de ruído

Considerações Finais

Secretaria Municipal de Transportes Mobilidade Carioca Obrigado Carlos Maiolino Secretaria Municipal de Transportes Rio de Janeiro