Caio G. Souza, Leonardo R. M. das Neves e Renan A. Lage Cidades inteligentes Caio G. Souza, Leonardo R. M. das Neves e Renan A. Lage
1. INTRODUÇÃO
1.1 Motivação
1.2 Conceptualizando o termo “cidade inteligente” “Uma cidade é dita inteligente quando investimentos em capital humano e social em conjunção com uma infraestrutura de comunicação tradicional (transporte) e moderna (TIC) alimentam um crescimento econômico sustentável e uma elevada qualidade de vida, com uma administração eficiente dos recursos naturais, através de uma governança participativa”
1.3 O projeto Cidades Inteligentes Europeias Ranking de “inteligência” de 70 cidades de médio porte europeias
2. GOVERNANÇA INTELIGENTE
2.1 Definição
2.2 Fomentando a “inteligência” da governança
2.2.1 Participação nas tomadas de decisão Disseminar o máximo de informações relevantes de maneira acessível a toda população-alvo Explorar diferentes mecanismos de obtenção de informações junto à população Fomentar amplamente o engajamento dos cidadãos
2.2.2 Serviços sociais e públicos Democratizar o acesso aos serviços Explorar ao máximo informações sobre a população para conceber os serviços Elaborar os serviços em parceria com os cidadãos
2.2.3 Transparência da governança Arquitetar um framework legal, institucional, técnico e de desenvolvimento de políticas para fundamentar a promoção da transparência
2.2.4 Estratégias políticas e perspectivas Investir vigorosamente em Estatística e em Ciência como alicerces da administração pública Empregar a Economia da Felicidade para promover o bem-estar geral sustentável Investir expressivamente em governo eletrônico
2.2.4 Estratégias políticas e perspectivas Promover a inovação para aperfeiçoar a governança e para melhorar a qualidade dos serviços prestados e torná-los sustentáveis "Governos deveriam fazer escolhas sustentáveis mais facilmente disponíveis, financeiramente viáveis e atraentes para consumidores [...] através de aplicação de taxas e subsídios"
3. CIDADÃOS INTELIGENTES
3.1 Definição
3.2 Fomentando a “inteligência” dos cidadãos
3.2 Fomentando a “inteligência” dos cidadãos "Escola da Ponte - um único espaço partilhado por todos, sem separação por turmas, sem campainhas anunciando o fim de uma disciplina e o início de outra. A lição social; todos partilhamos de um mesmo mundo. Pequenos e grandes são companheiros numa mesma aventura. Todos se ajudam. Não há competição. Há cooperação. Ao ritmo da vida; os saberes da vida não seguem programas. São as crianças que estabelecem os mecanismos para lidar com aqueles que se recusam a obedecer às regras. Pois o espaço da escola tem de ser como o espaço do jogo; para ser divertido e fazer sentido, tem de ter regras. A vida social depende de que cada um abra mão da sua vontade, naquilo em que ela se choca com a vontade coletiva. E assim vão as crianças aprendendo as regras da convivência democrática, sem que elas constem de um programa..."
4. AMBIENTE INTELIGENTE
4.1 Definição
4.2 Fomentando a “inteligência” do ambiente Sistemas de transporte eficientes Sistema energético eficiente Redes elétricas inteligentes
5. MOBILIDADE INTELIGENTE
5.1 Definição
5.2 Fomentando a “inteligência” da mobilidade Multimodalidade Gerência do tráfego Dinamicidade
6. ECONOMIA INTELIGENTE
6.1 Definição
6.1 Definição
6.2 Fomentando a “inteligência” da economia Acesso à Internet Empreendedorismo Habilidade de transformação Espírito inovador Mão-de-obra qualificada Inserção internacional
6.2.1 Acesso à Internet
6.2.2 Empreendedorismo
6.2.3 Habilidade de Transformação
6.2.4 Espírito Inovador
6.2.5 Mão-de-obra Qualificada
6.2.6 Inserção Internacional
7. MODO DE VIDA INTELIGENTE
7.1 Definição
7.2 Fomentando a “inteligência” do modo de vida Estabelecimentos culturais Sistemas de saúde Segurança Casas inteligentes Educação inteligente Atração de Turistas
7.2.1 Estabelecimentos Culturais
7.2.2 Sistemas de Saúde
7.2.3 Segurança
7.2.4 Casas Inteligentes
7.2.5 Educação Inteligente
7.2.6 Atração de Turistas
8. ESTUDOS DE CASO
8.1 Luxemburgo
8.2 Santander
8.3 São Lourenço da Mata (Cidade da Copa)
9. PERSPECTIVAS FUTURAS
Cidades inteligentes: que ideias VOCÊ tem ?
Construamos um planeta mais inteligente Comecemos por nossa própria cidade Comecemos por nossa própria casa “Seja a mudança que você quer ver no mundo” (Gandhi)
10. QUESTÕES
1) Qual desafio as cidades inteligentes se propõem a abordar 1) Qual desafio as cidades inteligentes se propõem a abordar? 2) Quais são as seis dimensões nas quais uma cidade inteligente deve apresentar bom desempenho? 3) O que é o projeto Cidades Inteligentes Europeias? 4) Quais são os principais agentes de impacto ambiental no espaço urbano? 5) Quais os benefícios trazidos pela adoção do sistema de Smart Grids em casas inteligentes?
FIM