Instituto de Inovação Educacional1 e-EPoca: Educação e Património Enquadramento 1. Suscitar o debate sobre os diferentes modos de configurar a actividade.

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Transcrição da apresentação:

Instituto de Inovação Educacional1 e-EPoca: Educação e Património Enquadramento 1. Suscitar o debate sobre os diferentes modos de configurar a actividade educativa na sua relação com um contexto social em vias de mundialização 2. Contribuir para auxiliar os intervenientes no processo educativo a compreender e a explorar os processos inovadores em curso 3. Apostar na produção de conteúdos susceptíveis de se constituírem como ferramentas pedagógicas para trabalho em contexto educativo

Instituto de Inovação Educacional2 e-EPoca: Educação e Património Objectivos 1. Produção de materiais pedagógicos com recurso às tecnologias de informação e comunicação numa estratégia de promoção do acesso a métodos melhorados, a recursos didácticos e a resultados obtidos, em especial através do intercâmbio transnacional de informação, experiências e boas práticas. 2. Oferta de formação: Educação para o património e a sua utilização pedagógica; Concepção, construção e manutenção de websites. 3. Promover a emergência de redes de discussão e de partilha de informação em torno de matérias subordinadas aos temas da educação artística e da educação para o património. 4. Interagir com entidades com experiências diferenciadas, procurando enriquecer a reflexão e explorar métodos de trabalho inovadores de aproximação entre as áreas da educação e da cultura no espaço europeu, através do estabelecimento de parcerias transnacionais. 5 Elaborar produtos comunicáveis especificamente dirigidos ao estudo e divulgação do património

Instituto de Inovação Educacional3 e-EPoca: Educação e Património Resultados Previstos Materiais pedagógicos especificamente dirigidos ao estudo e divulgação do património Produtos e serviços baseados na Web, nomeadamente: disponibilização de toda a informação produzida em diversos suportes: texto, som e imagem; bases de dados dos recursos disponíveis, bibliográficos, iconográficos e outros; possibilidade de realização de videodifusões para comunicação síncrona com som e imagem; Produção de conhecimento

Instituto de Inovação Educacional4 e-EPoca: Educação e Património Metodologia Constituição de equipas, compostas por professores e alunos de diferentes níveis de ensino, com o objectivo de realizarem projectos de trabalho em colaboração com diferentes entidades de carácter museológico. Cada equipa desenvolverá: Estratégias pedagógicas inovadoras na abordagem do património Modelos de relação escola-museu Recursos: Seminários de formação no âmbito da educação e património Utilização de forum de discussão na internet, circunscrito aos intervenientes

Instituto de Inovação Educacional5 e-EPoca: Educação e Património Contribuição e composição da parceria Coordenação Instituto de Inovação Educacional Entidades Participantes Ecomuseu Municipal do Seixal Museu Nacional de Arte Antiga Palácio Nacional de Queluz Núcleo Museológico Casa da Balança, Câmara Municipal de Évora Museu do Papel Moeda da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda Associação para o Museu dos Transportes e Comunicações Consultoria Isabel Barca: Universidade do Minho Margarida Lima de Faria: Instituto de Investigação Científica Tropical

Instituto de Inovação Educacional6 e-EPoca: Educação e Património Fase I-Concepção e desenvolvimento dos projectos Dezembro 2000 a Fevereiro 2001 Constituição das equipas; Definição dos projectos (preenchimento da ficha); Apresentação e discussão dos projectos; Início do trabalho de campo Fevereiro 2001 Seminário de formação; Fevereiro a Maio 2001 Desenvolvimento dos projectos Maio 2001 Seminário de formação Fase II – Produção dos materiais pedagógicos Outubro a Dezembro 2001 Produção dos materiais pedagógicos; Disponibilização progressiva dos materiais na homepage do projecto; Avaliação do projecto nas dimensões processos e produtos; Acções de divulgação do projecto e de disseminação dos seus produtos.

Instituto de Inovação Educacional7 e-EPoca: Educação e Património Disseminação Participação em encontros, seminários, congressos ou feiras subordinados ao tema da produção de materiais pedagógicos para a internet; Possibilidade de garantir a continuidade do projecto, alargando-se à colaboração de outras entidades que revelem interesse em participar; Através dos media: Inscrição da homepage do projecto nos principais motores de pesquisa; Associação a portais temáticos nos domínios da educação e da cultura; Disponibilização regular de informações para a imprensa; Recurso a formas de publicidade com carácter institucional;