Devido ao aumento do tempo livre

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PSICOLOGIA DO TRABALHO E DAS ORGANIZAÇÕES Objectivo:  melhorar a eficiência, a satisfação e o bem-estar das pessoas no exercício da sua profissão.
Advertisements

Educação Pré- Escolar Ensino BásicoEnsino Secundário Ensino Superior Politécnico Universidade 1.º Ciclo 2.º Ciclo 3.º Ciclo E D U C. P R É - E S C O L.
PREVENÇÃO Promoção # Prevenção Promoção é mais amplo e visa desenvolvimento de pessoas, melhor entendimento e controle de sua saúde e bem estar; visa.
Instruções para Calouros 2016 Módulo I Sistema de acesso e Informações Assessor do Curso de Educação Física ( ) Macapá - MAIO
GESTÃO DE PESSOAS COMO FATOR DE RETENÇÃO DE CONHECIMENTO – UM ESTUDO DE CASO EM UM HOSPITAL DO VALE DO RIO PARDO Aluno: Jonas Sommer.
ÁREA - CONHECIMENTOS 9º Ano. A BASE DO SISTEMA EDUCATIVO É O ALUNO, E A ESCOLA UMA VIA INSTITUCIONAL ENTRE OUTRAS, DE ACESSO À EDUCAÇÃO E IMPLICITAMENTE.
RECREAÇÃO - A recreação, educação e educando uma relação necessária no contexto educacional, contribuindo para o desenvolvimento: físico;Intelectual; Emocional;
PNE- PEDET. AS REFORMAS EDUCACIONAIS E OS PLANOS DE EDUCAÇÃO RELAÇÕES DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ( PNE) X COM O PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO PARA TERESINA.
A ONG Futebol de Rua é uma organização sem fins lucrativos, com sede em Curitiba desenvolvendo desde 2006 projetos em todo Brasil na área de inclusão.
Pré-Escolar: características fisiológicas e psicológicas Pré-Escolar: características fisiológicas e psicológicas (Parte II)
Estatuto da Criança e adolescente. Art. 1º Esta lei dispões sobre a proteção integral à criança e ao adolescente. Integral= Inteiro, total.
ÁREA - CONHECIMENTOS 9º Ano.
Orientação Escolar e Profissional Escola Secundária Inês de Castro
HISTÓRIA DAS UNIVERSIDADES  Bem cultural acessível à minoria  Universidade é privilégio de poucos História das Universidades Agência formadora seletora.
Direito da Infância e da Adolescência
Bem vindo ao Técnico! Ano letivo
Anamnese ocupacional – NR 7
Direitos da Criança.
Curso Treino Desportivo / Escola Superior de Desporto de Rio Maior
Educação Especial e Inclusiva
O QUE SÃO DIRETRIZES OPERACIONAIS
O Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares do Concelho de Setúbal
SANDRINE GONÇALES PEREIRA
Bem vindo ao Técnico! Ano letivo
Formador, Contextos e Perfil
Curso de fisioterapia pós graduação
1Acadêmico do curso de Agronomia – UDC
Projeto NutriBem Desportivamente
CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO/A DE APOIO À GESTÃO DESPORTIVA
INSTRUMENTOS DE OTIMIZAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA
Projeto de Golfe na Escola
PROCESSOS DIDÁTICOS E PEDAGÓGICOS
Formação Contínua de Professores no Desporto Escolar
O Cuidar da Enfermagem: Aspectos Psicológicos. Com Jaqueline e Thamires.
1Acadêmico(a) do curso de Administração – UDC
FORMAÇÃO DESPORTIVA & DESENVOLVIMENTO DESPORTIVO FEMININO.
EDUCAÇÃO NO SÉCULO XX PROGRESSO. PROGRESSO, GUERRA E REVOLUÇÃO SÉCULO XX: GRANDES TRANSFORMAÇÕES NUM SÉCULO SÓ 2 GRANDES GUERRAS AVANÇOS DA MEDICINA AUMENTO.
O sistema de acções, o motivo, o contexto/organização social que levam à pratica da actividade física Motivos para a prática da Actividade Física Com o.
Dinamização do jardim do Campo Grande
TRATAMENTO DA ÁGUA Autores: Estudantes do 3º Curso de Pós–Licenciatura de Especialização em Enfermagem de Saúde Comunitária Luanda, 2017.
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
LEI DE INCENTIVO AO ESPORTE
Orçamento participativo 2017/2018
PLANO DE AULA 2ª SÉRIE ENSINO MÉDIO
PEP SUAS MÓDULO 1
Instrumentos para o Diálogo
SOCIOLOGIA SOCIEDADE E INDIVÍDUO Socialização
ISO 9001:2000
Avaliação Institucional A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9394/96, aborda em diferentes artigos a necessidade de a escola manter padrão.
EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO: EDUCAÇÃO NÃO FORMAL Modulo 4 Mestrado em Formação, Trabalho e Recursos Humanos.
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
Curso: Leomaura Miranda de Andrade Soares Censo Escolar da Educação Básica Sistema Educacenso.
Introdução Você quer viajar? Destino: Rio Grande do Sul
Desenvolvimento da Comunidade
EDUCAÇÃO INCLUSIVA... sky
Ministério da Educação / República de Angola
Núcleo de Desenvolvimento Académico
EDUCAÇÃO FISICA NO ENSINO MÉDIO
ANEXO IV Segurança e qualidadE da Vida nocturna o Papel dos psicólogos Raquel raimundo Lisboa│Dezembro 2017.
CUIDADORES DE DOENTES DE PARKINSON 10 Novembro 2006 Leiria
PNLP . Elementos de referência . Princípios orientadores . Objectivos
ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA Por: FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA.
Introdução e Conceituação
Metodologias Ativas O TRABALHO EDUCATIVO COM ADOLESCENTES Profª. Drª
16 de março de 2019.
PROMOÇÃO DA SAÚDE TRABALHANDO COM OS POSTAIS
Núcleo de Desenvolvimento Académico
Curso de Legislação Educacional Aprofundamento
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
Semana da Educação Física 17 a 21 de outubro
Transcrição da apresentação:

Devido ao aumento do tempo livre O valor dos desportos como meio de recreação e de educação permanente, no quadro da evolução do tempo de trabalho e dos sectores profissionais Fomos educados para um mundo sustentado e organizado numa lógica do trabalho É necessário começar a ver todo o sistema pela organização do tempo livre que ,actualmente, assume uma extrema importância Devido ao aumento do tempo livre A escola prepara os alunos para o mundo do trabalho, mas também deve estar atenta e ensina-los para o mundo do lazer

A ocupação dos tempos de lazer na prática das AFD As AFD devem ser vistas como uma pausa recreativa do 1º trabalho, e simultaneamente uma pausa preparadora do 2º trabalho Estamos perante dois objectivos que ocorrem simultaneamente: 1-Dar satisfação a várias necessidades presentes, imediatas e de repouso ou de distensão do corpo e da alma (o repouso não pressupõe necessariamente a imobilidade) 2-Treinar o indivíduo, pelo desenvolvimento e manutenção de certas qualidades psicofísicas, para o futuro trabalho

A ocupação dos tempos de lazer na prática das AFD Torna-se assim urgente criar hábitos de uma prática regular de AFD durante a infância e a juventude para que, em idade adulta, e já no mundo do trabalho, o indivíduo possa desenvolver uma boa prestação a nível profissional ser útil para a sociedade ter qualidade de vida

A animação desportiva Em que consiste? Incide no bem estar físico, mental e social e na criatividade, na diversão e no prazer de participar Tem como objectivo promover a participação social e a extensão das actividades físicas como hábito de saúde, de formação e de diversão Consiste num método capaz de transformar uma situação normal numa situação agradável e lúdica que fomenta a criatividade e o prazer pela participação Surgiu com o objectivo de descontrair e de superar as dificuldades criadas pelos problemas quotidianos, através de actividades praticadas de acordo com os princípios inerentes à motivação e à recreação

Campo específico da animação desportiva Liberdade Voluntariedade Condição física Animação desportiva Recreação Prazer Actividade física Descontracção Formas de actuação

A animação desportiva Em que circunstâncias ocorre? Surge com grande regularidade associada a: Preenchimento dos tempos livres Preenchimento das férias escolares Desporto escolar Desporto para todos Programas de exercício para população idosa nas autarquias