A perspectiva da Gestão nos processos de trabalho das equipes

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Transcrição da apresentação:

A perspectiva da Gestão nos processos de trabalho das equipes Luis fernando rolim sampaio Brasilia – Dezembro, 2010 1 1 1

APS, evidência e complexidade conceituando 2 2 2

O que conduz (ou deveria conduzir) a tomada de decisões (macro e micro) Gray, 2009 – Evidence based health care and public health

O que conduz a tomada de decisões Decisoes baseadas em opinioes Decisoes baseadas em evidencias reduzir a incerteza Gray, 2009 – Evidence based health care and public health

A matriz de Stacey – complexidade nas organizações INOVACAO Source: Stacey RD. Strategic management and organisational dynamics: the challenge of complexity. 3rd ed. Harlow: Prentice Hall, 2002.

A matriz de Stacey: onde esta o campo das ESF? Discordância Caótico Complexo Complicado Concordância Simples Complicado Certeza Incerteza Adaptado por Brenda Zimmerman, Schulich School of Business, York University, Toronto, Canada

Perspectivas das políticas públicas ORDEM COMPLEXIDADE DESORDEM Reducionismo Previsibilidade Determinismo Ordem parcial Reducionismo e holismo Previsibilidade e incerteza Probabilismo Interpretação Realidade e racionalidade relacionais e vivenciadas diferentemente dependendo de dinâmicas cultuais e temporais especificas Realidade imprevisível, irredutível e indeterminada Centralizacao Descentralizacao / atomizacao Geyer&Rihani (2010) Complexity and public policy

O que conduz a tomada de decisões? Evidência Recursos e Necessidades Valores Evidência Recursos e Necessidades Valores

O que significa ignorar a complexidade do campo da APS? Verticalizar Fragmentar Especializar Reforçar ações estruturadas Aliviar a tensão da incerteza Criar resistência a mudanças

dimensões para fortalecer a gestão nas equipes 10 10 10

Aproximadamente 85% das oportunidades de melhoria (em instituições) vem de mudanças sistêmicas; 15% vem dos indivíduos. Deming, W.E. (1986)

5 dimensões chave para fortalecer a capacidade de gestão: Fonte: Skinner, H.A. (2001) DIMENSAO Afetiva Confiança, orgulho, senso de pertencimento Cultural Abertura para mudanças, criatividade, liderança suportiva Técnica Conhecimento sobre modelos e ferramentas para apoiar a mudança; sistemas de informação Estrutural Sistemas de planejamento e avaliação de performance e sistemas de recompensa (gestão por desempenho) Estratégica Direcionamento estratégico das políticas e programas

5 dimensões chave para fortalecer a capacidade de gestão na ESF: Fonte: Adaptado de Skinner, H.A. (2001) DIMENSAO Afetiva Como valorizar os profissionais e o trabalho em equipe? Como manter a motivação? Fotos, mostras, revistas, eventos, premiações, salários, estabilidade profissional Cultural Como a cultura institucional pode fortalecer a ESF? Abertura para mudanças, criatividade, liderança suportiva Técnica Quais as ferramentas disponíveis para o trabalho das equipes? PROGRAB; AMQ; SIAB Estrutural Sistemas de planejamento e avaliação de performance Planos de Saúde, Pacto de Indicadores Estratégica PNAB; PNPIC; PNPS; Pacto de Gestão

fortalecendo os princípios da APS DESAFIOS 14 14 14

Princípios Primeiro contato Longitudinalidade Integralidade Coordenação

Primeiro contato Expansão da rede com qualidade Horário de funcionamento – 24x7? Valorização social – o limite da classe média

Longitudinalidade Fixação profissionais Redução da rotatividade Formas de contratação

Salários X Ausência de profissional Enfermeiros 2002 2009 Equipes sem enfermeiros 4.35% 0.58% Salário médio em reais ESF 1.724 3.101 Salário médio em reais - Privado 40 h 1.866 2.936 Médicos 2001/02 2008 Equipes sem médicos 5.48% 7.13% 4.093 6.358 3.211 7.160 Fonte: Girardi, 2010; Queiroz, 2009

Rotatividade: quanto custa? O custo da rotatividade dos profissionais (contratação treinamento e perda de produtividade) em uma unidade com mais de 5000 funcionários nos Estados Unidos foi superior a 5% do orçamento anual da instituição Waldman et al., 2010

Relação público privado Asseguramento x prestação dos serviços Quem deve contratar as equipes? - somente funcionários públicos em serviços estatais - serviços exclusivamente públicos não necessariamente estatais - serviços privados não lucrativos - serviços privados lucrativos Como pagar as equipes? - remuneração fixa - remuneração variável

Integralidade A integralidade do trabalho em equipe A atenção a demanda espontânea e programática – agudos e crônicos A promoção, prevenção, tratamento e reabilitação (controle de causas, riscos e danos) A horizontalização dos programas verticais A integralidade na ação sobre os determinantes sociais - a intersetorialidade

Coordenação Navegando na rede Onde estão os estrangulamentos reais?

Territórios Integrados de Atenção a Saúde Rede setorial ACS ESF NASF CAP’s CEO’s UPA’s Apoio diagnostico Rede intersetorial Saúde na Escola Territórios de Cidadania Saúde Quilombola PRONASCI Bolsa Familia

fortalecendo a gestão da APS DESAFIOS 24 24 24

Sistemas de gestão por desempenho Incentivos Financeiros Do lado da oferta Do lado da demanda Incentivos Não financeiros

Incentivos para desempenho OFERTA NATUREZA DO INCENTIVO TRANSFERENCIAS NTERGOVERNMENTAIS TRANSFERENCIAS INTRAMUNICIPAL FEDERAL PARA ESTADOS FEDERAL PARA MUNICIPIOS ESTADOS PARA MUNICIPIOS PARA PRESTADORES (INSTITUTIONAL) PARA PROFESSIONAIS (INDIVIDUAL E EM EQUIPE) FINANCEIRO x xxxxx xxx xx NAO FINANCEIRO EXCEÇÕES : PET saúde e pagamentos diretos de estados a profissionais

Incentivos para desempenho Demanda NATUREZA DO INCENTIVO FAMILIAS E INDIVIDUOS COMUNIDADES FINANCEIRO Bolsa Família (condicionalidades) De volta pra casa – vinculação ambulatorial Não NAO FINANCEIRO Medicação para participar de grupos Materiais educativos nos encontros Sorteio de brindes Participação comunitária em conselhos locais e municipais (informação sobre serviços) Campanhas de TV

concluindo

O desafio de manter a motivação Direcionalidade e inovação APS no Canadá: tanta inovação e tão pouca mudança (Hutchison 2001)

O que exatamente esta gerando os resultados na SF? Política Impacto