2º ANO sociologia CORREÇÃO DO QUESTIONÁRIO MERCADO DE TRABALHO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ciência e tecnologia.
Advertisements

Sistemas econômicos e sociais
Os sectores de actividade
MARXISMO UNIJUI- UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO
SENTIDOS DO TRABALHO.
Capitalismo / Socialismo
MACROECONOMIA INTRODUÇÃO.
Ferramentas da Qualidade 5 Sensos PDCA/MASP
A perda da identidade do trabalho por causa do capitalismo
Bibliografia: texto [11]
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
TRABALHO.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof. Rui Albuquerque
GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof. Rui Albuquerque
HISTÓRIA DO MARKETING Desde o início da humanidade as pessoas vendem e compram bens, fazendo trocas. Com o crescimento das cidades , o comércio aumentou.
Adam Smith e A Riqueza das Nações
CONTEÚDO: Definição e objeto da economia
Disponível em : files. wordpress
Estrutura familiar e dinâmica social
A Economia Política de Karl Marx
A Revolução Industrial
Demanda, oferta e equilíbrio de mercado
A análise do capitalismo por Karl Marx
Materialismo histórico e dialético
Dimensões da Globalização
População: Malthus e sua época
Pesquisa em Comunicação I Capítulo 2 - A Pesquisa como ferramenta do processo comunicativo PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO PESQUISA DE.
Adam Smith ( ) Primeiro modelo abstrato completo do estrutura e do funcionamento do sistema capitalista Interesses individuais, harmonizados pela.
Macroeconomia Aula 3 Professora: Msc.Karine R.de Souza.
FUNDAMENTOS POLÍTICOS- ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO aula 04 CURSO: PEDAGOGIA Prof. Marcelo Muzi Silva.
MUNDO DO TRABALHO.
A globalização econômica nos anos 1990
UNIDADE 1: INTRODUÇÃO A Escassez: O Problema Econômico
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 1 - GLOBALIZAÇÃO E AVANÇO TECNOLÓGICO
Karl Marx e a História da Exploração
MARSHALL( ) Escola de Cambridge
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização da produção;
TEMA: O TRABALHO NA SOCIEDADE CAPITALISTA
Educação na Sociedade Informática
O SISTEMA CAPITALISTA E O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO
A indústria e a transformação da natureza
Introdução à Questão Social
Correção dos exercícios Emile Durkhein Coesão Social
GABARITANDO Economia Política Aula 1.
Sociologia: Professor Tiago Amorim
O QUE É GLOBALIZAÇÃO? Processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as.
Macroeconomia Determinação da Renda e Produto Nacional
Grupo : Bruno, João, Mirella, Monique, Samuel
Karl Marx e as modos de produção social
Trabalho de geografia E.E.Bráz Sinigáglia
Trabalho, alienação e consumo
Professor Ulisses Mauro Lima
Prof. Esp. Jefferson Luis Brentini da Silva
“Mais-valia” Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Introdução à Macroeconomia
ECONOMIA INTERNACIONAL E COMERCIO EXTERIOR
Teorias e Técnicas de Comunicação
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
Economia II Profª Luana Abreu
O espaço industrial. A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
Acadêmicos: Franklin Schappo Rodrigo Balen Tarlan Renk.
Geografia Módulo 3 Betim – 2015/2.
Karl Marx e o materialismo histórico
Karl Marx.
TIPOS DE SOCIEDADES, CONCEITO DE TECNICA COMERCIAL E MARKETING
FUNDAMENTOS DE ECONOMIA
Atividade racional que transforma o meio natural
OS SENTIDOS DO TRABALHO CONCEPÇÕES SOBRE O TRABALHO SENTIDO DO TRABALHO NA CONTEMPORANEIDADE. Atividade complexa, multifacetada e polissêmica. Visão dicotômica.
A BASE ECONÔMICA DA SOCIEDADE
Transcrição da apresentação:

2º ANO sociologia CORREÇÃO DO QUESTIONÁRIO MERCADO DE TRABALHO

1 – Explique o conceito de trabalho e de dinheiro conforme Adam Smith: O inglês Adam Smith considerava o trabalho fator central da economia; principal força motriz da produção; fonte e medida do valor; origem de toda riqueza social. Para Adam Smith o dinheiro é uma representação do trabalho ou, mais precisamente, de tempo de trabalho.

2 – De acordo com Adam Smith o que determinava o valor de troca das mercadorias? Como denominou esta teoria? As investigações de Smith conduziram-no à teoria do valor-trabalho, na qual sustenta que o valor de troca das mercadorias é determinado pelo tempo de trabalho nelas incorporado durante o processo de produção.

3 – Karl Marx conceituou o trabalho enquanto mercadoria e especificou dois tipos de valores. Quais são? Aquele no qual se encontra agregado o valor do trabalho em si, e seu valor de uso que parece aos olhos do comprador como o determinante de seu preço.  

4 – Argumente a seguinte afirmação de Karl Marx: “ Não se reconhece quem produziu, apenas o que foi produzido.” Esta afirmação deixa claro a descaracterização do produto (mercadoria) como fruto do trabalho humano. Não se conhece quem produziu, apenas o que foi produzido. O valor da mercadoria está em si mesmo e não transcende a isto.    

5 – Defina trabalho alienado conforme Karl Marx: Karl Marx chama de trabalho alienado o fato do trabalhador produzir bens que não lhe pertencem e cujo destino, depois de prontos, escapa ao seu controle. O trabalhador, assim, não pode se reconhecer no produto de seu trabalho; não há a percepção daquilo que ele criou como fruto de suas capacidades físicas e mentais, pois se trata de algo que ao trabalhador não terá utilidade alguma.

6 – O que podemos compreender por divisão social do trabalho 6 – O que podemos compreender por divisão social do trabalho? Para Karl Marx qual o resultado desta divisão? Entende-se por divisão social do trabalho a organização da sociedade em diferentes funções, exercidas pelos indivíduos ou grupos de indivíduos. Para Marx, essa divisão no sistema capitalista industrial é responsável pela alienação do trabalhador em relação a seu trabalho, na medida em que o operário realiza uma tarefa mínima perdendo a noção da riqueza que efetivamente produz.

7 – Explique a seguinte afirmação: “A concepção de trabalho, o sentido a ele atribuído sofreu várias modificações ao longo da história” Para os romanos, a palavra trabalho significava dor, sofrimento. Deriva do latim, tripalium, que é um instrumento de tortura. Na Grécia, da mesma forma, o trabalho não era valorizado, era associado à satisfação das necessidades básicas do homem (vestir-se, alimentar-se, produzir, comerciar) e por esse motivo era relegado aos escravos. Na Idade Média, o trabalho continuou sendo considerado uma atividade pouco nobre, uma vez que os realmente nobres não deveriam trabalhar. A partir do século XVIII, entretanto, assistiu-se uma mudança essencial na concepção do trabalho. Com o desenvolvimento da indústria, o trabalho, que não era tido em alta consideração, passou a ser valorizado, por ser visto como forma de transformar a sociedade. Na sociedade contemporânea, o trabalho é visto como busca das realizações, tornando-se uma atividade que além de definir a identidade do indivíduo, ora pode gerar prazer, ora pode ser fonte de desprazer, gerando tensões e podendo causar estresse além de outras “doenças contemporâneas” para o homem.

8 – Defina Sociedade da Informação: Sociedade da Informação é um termo - também chamado de Sociedade do Conhecimento ou Nova Economia - que surge no fim do Século XX, com origem no termo globalização. Este tipo de sociedade encontra-se em processo de formação e expansão.

9 – Explique a lei da oferta e da procura: A lei da oferta e da procura diz que quanto maior a oferta de um produto ou serviço e menor a procura por este, menor será o seu preço. Já ao contrário quanto menor a oferta de um produto ou serviço e maior a procura por este maior será o seu preço.

10 – O que é Saturação de Mercado e quando ocorre? Saturação de Mercado, em termos de profissões, é a falta de equilíbrio entre a oferta e a procura de determinado trabalho no mercado. Ocorre quando há formação de excesso de profissionais e baixa procura destes, ou seja, quando não existem postos de trabalho suficientes para absorver todos os profissionais.    

11 – Defina os conceitos abaixo: - População Ativa: É o conjunto de indivíduos que constituem a mão-de- obra disponível para a produção de bens e serviços destinados ao circuito económico (inclui os empregados e desempregados). - População Empregada: É o conjunto de população que produz trabalho em troca de benefícios na forma de dinheiro ou outro tipo de remuneraço. - População Desempregada: É o segmento da população ativa que está privada involuntariamente de emprego e que o procura. - Taxa de Desemprego: É a relação que existe entre o número de desempregados e de população ativa. - Desemprego: Fenômeno social observado não só, mas principalmente em países subdesenvolvidos cujas economias não conseguem suprir o crescimento populacional. Um agravante é a crescente mecanização e informatização dos processos de trabalho, acabando com cargos que antes eram desempenhados por pessoas sem instrução/qualificação específica e, agora, por exigirem conhecimento e formação, acabam excluindo muitos trabalhadores do mercado.

12 – Leia o texto “As Transformações no Mundo das Profissões” e responda: - De que forma as imagens apresentadas nos ajudam a compreender tais mudanças? As imagens nos mostram que com o desenvolvimento da tecnologia muitas profissões desaparecem com a mesma velocidade em que outras surgiram no mercado, estas mudanças ocorrem para suprir as novas necessidades impostas pela nova estrutura de sociedade que se apresenta. - Elabore um resumo em tópicos apresentando as principais ideias do texto: Mostrar a resposta para a professora – o resumo será corrigido no caderno ou na folha.