Código deontológico dos técnicos oficiais de contas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Processos e regras de base
Advertisements

Curso de Inspeção de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo
1 -ANS 001- Curso de Inspeção de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo ASOCEA Maio / 2011.
O que leva os consumidores à inadimplência?
ÉTICA EM NEGOCIAÇÃO Profa.: Mayna Nogueira.
Responsabilidade dos Técnicos Oficiais de Contas: Novas oportunidades
Técnicos Oficiais de Contas
A EVOLUÇÃO DA PROFISSÃO II CONGRESSO DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS DOMINGUES AZEVEDO.
Lopes Pereira 3 Novembro O Controlo da Qualidade Profissional.
Treinamento para Casais
Responsabilidade Profissional
RESPONSABILIDADE TRIBUTÁRIA DOS ADMINISTRADORES EDMO COLNAGHI NEVES.
Um foco na Ética.
Código de Ética dos Conciliadores e mediadores judiciais
PLANEJAMENTO NA ABERTURA DE UMA EMPRESA.
MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM É útil contar como uma terceira pessoa para auxiliar no encaminhamento da solução. Deve ser alguém que não esteja diretamente envolvido.
Conflito de Interesses
PLANIFICAÇÃO DE UMA AVALIAÇÃO.
ÉTICA E POSTURA PROFISSIONAL
Código Deontológico dos Técnicos Oficiais de Contas
CÓDIGO DEONTOLOGICO DOS ENGENHEIROS
CÂMARA DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS. BADAJOZ CONGRESSO INTERNACIONAL DA CILEA A FRAUDE E EVASÃO FISCAIS.
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
DIREITO INTERNACIONAL
Avaliação de Desempenho
Março 2010 Programas de Estágios Profissionais Divulgação de três estados membros da UE Programas de Estágios Profissionais Divulgação de três estados.
O que é o Nota Fiscal Paulista?
EDAISMO Sabe o que é ?.
A Deontologia na construção de uma cultura organizacional
Gerência de Projetos de TI 11
Normas relativas ao ICMS Nas operações de Logística e Armazém Geral
07/05/09 Lei n.º /2013 O Conflito de Interesses sob a ótica de Entidades de Direito Privado Carlos Higino Ribeiro de Alencar Secretário-Executivo.
HOTEL RUANDA….
Legislação e ética Como ser um bom profissional?.
-Actividade social (980) Artigos do código comercial
DURAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO
CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO
Códigos deontológicos Psicólogos Elaborado por Denise Garcia.
Disciplina: HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA Prof: RITA DE CÁSSIA PAULA SOUZA
Processo de Decisão de Tomadas
Escola EB 2,3/sec. João Garcia Bacelar - Tocha.  Define o que é retribuição?  Tipo de retribuição que podem existir.  Definição de falta e o seu respetivo.
O dever pessoal de cuidar da saúde: exigência para os indivíduos
ÉTICA PROFISSIONAL E ESTATUTO DA OAB
ÉTICA PROFISSIONAL Seminário: Métodos de Trabalho.
Códigos deontológicos
ÉTICA E POSTURA PROFISSIONAL
Ética e Contabilidade.
Um foco na Ética.
É a etapa dos trabalhos de auditoria onde se definide a natureza dos exames (quais os procedimentos a serem aplicados), a extensão dos exames (quanto será.
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais Módulo 2- Código de Normas-Parte Geral Aula 2- Deveres dos registradores e CNPJ.
PRINCÍPIOS ÉTICOS BÁSICOS Deontologia e responsabilidade
TEORIA DA CONTABILIDADE
Fernando Antonio Costa de Sá
Mercado de Trabalho.
ATENDIMENTO AO CLIENTE
CÓDIGO DEONTOLOGICO DOS ENGENHEIROS ORDEM DOS ENGENHEIROS Esperança Antunes1.
Capítulo 4 Temas societários e de legislação. Como evitar desentendimentos entre sócios? Características do sócio: Competências e conhecimentos; Qualidade.
02 de Setembro Missão Assegurar adequada prestação de serviços aos consumidores e a sustentabilidade dos operadores nos sectores de energia, água,
ESTRUTURA DO LAUDO PERICIAL (TP 01)
Responsabilidade, ética e zelo
A contratação colectiva
Facebook, Twitter, Instagram e Youtube Certamente, você já ouviu falar de alguma destas redes sociais e, por algum motivo, faz parte de pelo menos uma.
PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA SECRETARIA DE TURISMO TRABALHO E RENDA CAPACITAÇÃO: AMARIV e ASCAMARE - ATRIBUIÇÕES DA DIRETORIA - PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS.
Contabilidade Aula 3.
O QUE É SER VENDEDOR? Quais as Principais Características de Um Profissional de Vendas? Conforme Eduardo Botelho, Qual é o “Perfil” Ideal de Um Vendedor?
CESSAÇÃO DA RELAÇÃO JURÍDICA DE EMPREGO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Lei nº 12-A/2008, de 27/2 Lei n.º 59/2008, de 11/9.
REGIME TRANSIT Ó RIO - MEDIA Ç ÃO DE SEGUROS O novo regime jur í dico Vicente Mendes Godinho 31 de Janeiro de 2007.
Aspectos Éticos e Legais
“Contribuindo para o Incremento da Segurança Operacional no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro”
Aviso prévio-Conceito, natureza jurídica, redução da jornada de trabalho, duração, efeitos da concessão e da não-concessão, entre outros ponto importantes.
Transcrição da apresentação:

Código deontológico dos técnicos oficiais de contas

O código deontológico dos técnicos oficiais de contas Aplica-se a todos eles enquanto exercem as suas funções, devendo respeitar e aplicar as normas legais e os princípios contabilísticos, adaptando-os aos seus clientes, procurando sempre saber a real situação financeira e o seu património, podendo adoptar leis que não estejam na legislação desde que sejam entidades competentes a estabelece-las. Evitando sempre que a sua independência profissional diminua devido às influencias externas ou aos seus próprios interesses.

Deontologia É um conjunto de valores e normas profissionais aplicados a uma profissão. Normas profissionais São regras criadas pelos próprios profissionais, para serem aplicadas nas suas funções, de maneira a adaptarem a sua correcta postura aos seus clientes.

Valores pelos quais os T.O.C. se regem: Integridade – Devendo agir sempre com boa fé e ser honesto. Independência – Não deixando que os seus interesses ou influências exteriores se sobreponham às suas funções. O contrato feito pelo TOC não pode afectar a sua independência técnica perante a entidade a quem prestam serviços, nem infringir as leis de contabilidade e o código deontológico. Se houver conflito por causa do código, o TOC deve procurar uma solução baseada nos valores deontológicos ou pedir opinião à direcção da câmara. Não deve actuar segundo opiniões de terceiros, que possam influenciar a sua independência técnica.

Responsabilidade – Assumindo sempre as responsabilidades dos seus actos ou dos actos dos seus colaboradores, sendo que estes também serão penalizados por qualquer erro ou prejuízo causado à entidade a quem prestam serviços. Competência – Respeitando as leis, usando técnicas e conhecimentos divulgados e respeitando os valores contabilísticos. Devem manter-se sempre informados e actualizados e desenvolver os seus conhecimentos e qualificações, devendo também vigiar e avaliar trabalhos de sua responsabilidade, e usar todos os meios e técnicas, aceites perante a lei, para realizar os seus serviços. Sempre que se justifique devem recorrer à assessoria técnica. Confidencialidade – Manter sempre o sigilo profissional sobre todos os assuntos que digam respeito a quem prestam serviços. Sigilo que se mantém depois da cessação do contrato, terminando apenas quando os seus serviços são dispensados, ou quando são obrigados a dar informações à Direcção Geral dos Impostos ou à Inspecção Geral das Finanças.

Equidade – Não discriminar, mantendo sempre a igualdade de tratamento Equidade – Não discriminar, mantendo sempre a igualdade de tratamento. Idoneidade – Realizando apenas os trabalhos para os quais se achar habilitado. Lealdade entre Técnicos Oficiais de Contas - Devem ser correctos e cívicos, não devendo fazer criticas destrutivas ou ofensas pessoais. - Devem sempre respeitar outros colegas e evitar fazer trabalhos que não sejam da sua competência, por forma a que a sua profissão seja sempre honrada. - No caso de substituição de um TOC, o que o vai substituir deverá ser informado em 20 dias e esclarecido de qualquer duvida, não devendo este pronunciar-se sobre o trabalho do seu colega anterior e se o fizer tem de ser com respeito, devendo também ser informado sobre eventuais dividas e se o contrato se tornar impossível deverá comunicá-lo à direcção da câmara.

Contratos escritos Todos os contratos feitos entre os TOC e os seus clientes devem ser escritos e só terminam quando estipulado, a não ser nos casos de rescisão por justa causa ou mutuo acordo. E devem mencionar a entrada em vigor, o serviço a desempenhar, a forma, local e prazo de entrega de documentos, honorários e forma de pagamento. Deve também mencionar que o Técnico Oficial de Contas não é responsável aquando do incumprimento do cliente.

Direitos e deveres perante quem prestam serviços Os Técnicos Oficiais de Contas têm o direito à colaboração dos clientes por forma a prestarem um bom serviço, caso contrario, podem recusar assinar as declarações fiscais. É falta de colaboração, a omissão, destruição ou falsificação de documentos. O TOC pode desresponsabilizar-se do não cumprimento de prazo de entrega determinado, se o seu cliente se atrasar na entrega dos documentos necessários à contabilidade.

O não pagamento de honorários é justa causa para a rescisão do contrato, devendo o TOC fazer carta registada com aviso de recepção ao cliente a informá-lo da sua saída. A entidade a quem prestam serviços deverá assinar uma declaração de responsabilidade, em como não foram omitidos documentos ou informações. Deveres: Têm o dever de informar sobre todas as obrigações contabilísticas, fiscais e legais. Explicar o significado de todos os documentos e condições legais que podem afectar as entidades a quem prestam serviços.

Relações com a câmara e outras entidades Devem colaborar com a câmara na informação dos estatutos e regras deontológicas e agir sempre com verdade.

Incompatibilidades Devem recusar prestar serviços: - Sempre que a sua Independência possa ser posta em causa. - Sempre que seja parte financeira interessada. - Sempre que fiscalize contas de organismos da Administração Central Regional ou Local. - Sempre que haja litígio entre ele e o seu cliente.

Conflitos entre clientes Devem evitar conflitos entre clientes. No caso de haver conflito, devem: -ter colaboradores diferentes para os clientes em conflito. -evitar fuga de informação entre os colaboradores dos clientes em conflito. -se mesmo assim não resultar, recusar ou terminar o contrato.

Critica sobre um comportamento Sei do caso de um Técnico Oficial de Contas que necessitou dos serviços de um colega da mesma área para o ajudar. Hoje tem um processo em tribunal, por ter sido responsabilizado pelo seu colaborador, que quebrou o sigilo profissional em relação a informações sobre o cliente a quem estavam a prestar serviços.

Comparação entre vários Códigos deontológicos: Comparando vários códigos deontológicos, de várias profissões, posso concluir que quase todos se regem pelos mesmos valores de conduta: Integridade, Idoneidade, Independência, Responsabilidade, Equidade e Lealdade. E que o incumprimento dessas regras, por parte dos profissionais, pesam no futuro da sua carreira e na sua postura na vida pessoal.

Trabalho elaborado por: Margarida Matos 01-12-2009 ( revisto a 01/01/2010) O trabalho não está completo, visto que não desenvolveu o seguinte objectivo: - Reconhecer valores de referência em organizações distintas (comparar alguns códigos deontológicos e ver o que têm em comum). NÃO ATINGIDO