LIÇÕES DA LIDERANÇA DE NEEMIAS

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Transcrição da apresentação:

LIÇÕES DA LIDERANÇA DE NEEMIAS Um Líder com o Coração na Missão

PAIXÃO PELO QUE FAZ Paixão pelo Que Faz É claro que paixão aqui tem o sentido de “entusiasmo muito vivo por alguma coisa”, “arrebatamento”. A paixão é um grande passo para a realização. Seu desejo determina seu destino.

A PAIXÃO DE JESUS “Se amamos a Jesus, gostaremos de para Ele viver, de apresentar-Lhe nossa oferta de gratidão, de trabalhar para Ele. O próprio labor será fácil. Anelaremos sofrimento, labuta e sacrifício por Sua causa. Simpatizaremos com o Seu anseio pela salvação dos homens. Sentiremos pelos homens a mesma terna paixão que Ele sentiu”. Pense em grandes líderes e ficará impressionado pela paixão deles: Gandhi pelos direitos humanos, Winston Churchill pela liberdade, Martin Luther King Jr. Pela igualdade, Bill Gates pela tecnologia, e o maior de todos, Jesus Cristo pela restauração da humanidade. Ellen G. White, Parábolas de Jesus, pp.49,50.

Se você observar a vida de líderes eficientes, descobrirá que freqüentemente eles não se encaixam em um modelo estereotipado. Por exemplo, mais da metade de todos os CEOs das empresas listadas na Fortune 500 tiveram média C na universidade. Quase 75% de todos os presidentes americanos estavam entre os piores alunos da classe. Mais de 50% de todos os empresários milionários nunca concluíram o curso superior. O que permite a pessoas aparentemente comuns alcançarem grandes coisas? A resposta é paixão. Nada pode substituir a paixão de um líder. É por isso que um líder com grande paixão e poucas habilidades sempre supera um líder com grandes habilidades e desapaixonado.

FORMANDO UMA EQUIPE Num primeiro estágio há apenas um agrupamento de pessoas que não se relacionam entre si. É o estágio denominado Série de Indivíduos. O estágio mais alto de uma organização é quando o trabalho coletivo transforma-se em trabalho em equipe, mas antes vamos conhecer os estágios iniciais até chegarmos a equipe.

Hierarquia de Trabalho A segunda fase de organização surge na medida que começa a estabelecer-se entre os indivíduos do mesmo conjunto alguma espécie de interação, que se verifica segundo regras, rotina de trabalhos e organização estereotipada das interações funcionais. A característica mais marcante desta fase que se denomina Hierarquia de Trabalho, é a falta de interação entre os liderados do mesmo nível hierárquico e setores de uma mesma Unidade.

GRUPO A terceira fase da organização é chamada Grupo de Trabalho, existe maior grau de complexidade na integração dos componentes do grupo, em virtude do aumento do número de ligações funcionais e de sua maior flexibilidade. A maioria das organizações estrutura-se nesta fase do trabalho coletivo. A maioria das organizações estrutura-se nesta fase do trabalho coletivo. No grupo há uma constante trocas de experiências e todos se ajudam mutuamente, na verdade constitui-se no primeiro passo para as pessoas se conhecerem, fortalecer laços e daí transformar um grupo aparentemente, simples, frágil e definitivo em uma equipe de sucesso, que veremos a seguir. . O grupo procura concentra-se mais nas tarefas desenvolvidas do que na forma como elas são executadas, ou seja, o objetivo maior é vencer cumprindo as tarefas. O trabalho individualizado é que tem valor.

TRANSFORMANDO UM GRUPO EM EQUIPE DIRIGIR nesta fase, a equipe está na busca de uma identidade já que os membros não se conhecem direito. É uma etapa cheia de ansiedades e expectativas. O trabalho é concentrado na missão e no estabelecimento de metas e prioridades para iniciar a escalada. Trabalhar na fase do trabalho, são esclarecidas as funções e responsabilidades de todos os membros da equipe. Alguns obstáculos serão encontrados no caminho, mas como o trabalho está sendo desenvolvido pela equipe, certamente ela estará preparada para enfrentar os desafios. Para construir uma equipe de sucesso, as pessoas devem estar dispostas a percorrer um longo caminho, já que todas as equipes passam por estágios de desenvolvimento. Mas para passar por estas fases, a equipe deve conhecer sua missão, objetivos e responsabilidades

AVANÇAR depois de estabelecer a missão, as metas, as diretrizes da equipe e se esclarecer as funções e responsabilidades dos seus membros, agora é a fase em que a produção deverá ser intensa. Nessa fase as pessoas estarão experimentando o trabalho em equipe, no entanto, será preciso saber dominar os conflitos, oferecer “ feedback” e tomar decisões. ATINGIR a chegada ao topo da montanha será temporária, pois para conseguir manter a conquista, a equipe deverá contar com o contínuo comprometimento dos seus membros.

ESCALADA

EQUIPE A quarta fase da organização do trabalho coletivo constitui a Equipe de Trabalho que se caracteriza basicamente pelo alto grau de participação e envolvimento de todos os componentes em torno de um objetivo. objetivo compartilhado constitui a própria essência da Equipe , ao lado da forte vinculação entre os participantes a nível emocional e valorativo, traduzida no conhecido “espírito de corpo” ou no sentimento de vestir a camisa

A UNIÃO FAZ A FORÇA Amamos os heróis e os individualistas audazes, pessoas que lutam sozinhas, a despeito das adversidades ou da oposição que enfrentarem: o colonizador que encontra um lugar para si nos campos selvagens de fronteiras; xerife do Velho Oeste que enfrentara destemidamente um duelo; o piloto que corajosamente voa sozinho pelo Oceano Atlântico; o cientista que transforma o mundo através do poder de sua mente. Jonh C. Maxwell

O VALOR DO TRABALHO EM EQUIPE As equipes envolvem mais pessoas, reunindo assim, mais recursos, idéias e energia do que uma única pessoa. As equipes maximizam o potencial de um líder e minimizam suas deficiências. Os pontos fortes e as deficiências ficam mais expostas em indivíduos sozinhos. As equipes apresentam múltiplas perspectivas sobre como atender a uma necessidade ou alcançar um objetivo, divisando várias alternativas para cada situação. Raramente o discernimento de um grupo quando este assume um problema. Todos sabem a importância e responsabilidade de suas funções, bem como, as atividades desempenhadas por outros, podendo substituí-lo em caso de necessidade. Na equipe o que agrega valor é o “resultado do conjunto”. Portanto, podemos observar que saber trabalhar em equipe é tarefa difícil, lento e progressiva que demanda esforço, paciência, persistência e tolerância.

d) As equipes compartilham o crédito das vitórias e as responsabilidades das perdas. Isto favorece humildade genuína e comunhão autêntica. Os indivíduos recebem os créditos e a culpa sozinhos. Isso alimenta o orgulho e, ás vezes, um sentimento de fracasso. As equipes cobram do líder a responsabilidade pelo objetivo. Indivíduos que não mantêm relações com ninguém podem mudar seus objetivos sem responsabilidade final.

As equipes aumentam a produtividade. Melhora a comunicação. Realizam tarefas que grupos comuns não podem fazer. Fazem melhor uso dos recursos. São mais criativas na resolução de problemas. Tomam decisões de alta qualidade. Resultam em melhores produtos e serviço. Apresentam processos melhorados e diferenciam enquanto integram.

Como Motivar Sua Equipe A) Descubra por que seus liderados querem ser motivados por você. B) Reconheça que a verdadeira motivação dentro de você. C) Direcione os liderados para o que é mais importante e significativo. “Homens e mulheres querem fazer um bom trabalho, um trabalho criativo. Se lhes proporcionarem um ambiente propício, conseguirão”.

D) Evite o medo e a manipulação eles não apresentam bons resultados. E) A técnica do torrão de açúcar raramente funciona. F) Aprecie o que cada pessoa tem de especial. G) Peça opinião para aumentar a satisfação. H) As pessoas valorizam objetos cheios de significados. I) Deixe que os liderados se sintam “donos do negócio”.

GRÁFICO